Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 24 de março de 2013

APENAS PARA LEMBRAR...

Por Mari Monteiro
Há tempos que o educador vem sendo ludibriado com "agradinhos" aqui e acolá. Lamento informar às autoridades que ainda não perceberam (e não o fizeram porque se fazem de cegas, surdas e mudas!) que o professor  quer e NECESSITA  é DIGNIDADE!. O que começa com um salário JUSTO, porque, como todo trabalhador HONESTO (o que não inclui determinados políticos, que trabalham pouco e ganham muito...) o professor precisa morar minimamente bem  e suprir as necessidades básicas de sua família. Além disso, precisa de TEMPO. Planejar boas aulas pressupõe pesquisas, pesquisas pressupõe tempo. Tempo este que não existe, pois já que o salário não é digno, é preciso que trabalhar em mais de uma escola. 




Os professores que não gostam de falar sobre os seus salários que me desculpem, mas... das duas uma: ou trabalham por diversão (não acredito nisso), ou são sustentados pela família (conheço alguns, cujo dinheiro é só para os próprios gastos particulares); ou seja, não arcam com despesas como contas de LUZ, ÁGUA, TELEFONE, ALIMENTAÇÃO, MORADIA, SAÚDE, TRANSPORTE... SEM CONTAR A COMPRA DE LIVROS (isso seria luxuoso demais!!!).




E a mídia continua mostrando escolas  de primeiro mundo. Por acaso seu filho já estudou numa destas? Você já trabalhou numa destas? Quantas assim existem na sua cidade??? Enfim, NÃO ADIANTARÁ "INAUGURAR" MEIA DÚZIA DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL ( para inglês ver), SE O PROFESSOR NÃO ESTIVER INTEIRO...


COMENTE!