Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 14 de abril de 2013

O PROFESSOR E A NECESSIDADE DO ÓCIO



Por Mari Monteiro
Uma nova semana se inicia. Final do 1° bimestre letivo. Correria, cansaço, tensão, Entrega de notas, conselho de classe. Aí alguns dirão (como já ouvi muito: “Escolheu esta profissão porque quis!”). Sim!  SOU PROFESSORA com muito orgulho. No entanto, essa escolha não tem que ser sinônimo de Sofrimento, desgaste, estresse etc. Você já viu o médico levar o paciente para a casa dele e passar o final de semana cuidando dele? Agora, dirão alguns (Também como já ouvi muito, inclusive dos meus superiores): “O Professor recebe horas atividades para trabalhar onde quiser, inclusive, em casa”. NÃO CONCORDO. Estas horas deveriam estar incorporadas no salário e o horário de trabalho do professor dividido de tal forma, que ele tivesse aulas (livres ou vagas, como queiram) dentro da escola e dentro do seu horário para os afazeres como planejar aulas, corrigir provas e fechar notas. Todo profissional precisa de ócio. Sem o que chamo de ÓCIO CRIATIVO, sucumbimos a meros repetidores de afazeres... Quando percebemos, está tudo funcionando no automático.


Todos precisam de um tempo para si mesmo... Sobretudo, de finais de semana LEVES e LIVRES para retomar a semana com disposição e, principalmente com BOM HUMOR. Basta reparar na fisionomia da maioria dos professores: cansaço, inexpressividade, olheiras... E ainda há quem ache isso louvável. “Nossa, como fulano trabalha!”. Eu diria outra coisa: “NOSSA COMO ESTE PROFISSIONAL ESTÁ INFELIZ E ACABADO!” E o aluno?  O aluno é o primeiro a perceber isso. É o primeiro a sentir o “azedume” do professor... Isso é patético. Deveríamos chegar à escola; felizes, bem vestidos, sorridentes, bem dispostos e trabalhar com prazer.


Enfim, espero, de verdade, que vocês, colegas professores, possam ter tido seus momentos de ócio (o que inclui muitos momentos prazerosos, de risadas e de descanso), para que amanhã possam chegar a seus locais de trabalho sentindo uma leveza interior ímpar. Porém, observem, se isso não acontecer, caso sinta seu corpo pesado e sua mente confusa a cansada, está faltando ÓCIO nas suas vidas e isso é essencial para continuar trabalhando com PRAZER e, na minha concepção, NÃO É POSSÍVEL ENSINAR USANDO UMA MÁSCARA DA CARRANCA DO RIO SÃO FRANCISCO! Boa semana de trabalho bom a todos!





COMENTE!