Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 7 de setembro de 2014

FILME RECOMENDADO: SETE VIDAS (Título original: "SEVEN POUNDS")

POR MARI MONTEIRO



A reação dos alunos à exibição do filme foram bem VARIADAS. Obviamente, que, até metade do filme, a maioria deles assistiu às cenas de modo descontraído; alguns até mesmo sem prestar muita atenção. Porém, da metade do filme em diante, o silêncio predominou. Certamente, devido à intensidade da trama que, aumenta, gradativamente. É quanto tudo começa a fazer sentido e a SURPREENDER.


 Na saída do auditório, me deparei com olhares “fixos”; olhos lacrimejantes; abraços e – mesmo os “mais durões” – (rsrs), de algum modo, expressaram seus sentimentos. REAÇÕES: era exatamente isso que eu quis enxergar. Gostei do que vi.

Durante a aplicação da atividade sobre o filme, comentei que ao ler os conceitos dos alunos sobre: bondade; culpa; tolerância etc., estes nunca eram expressos usando as mesmas palavras e que eu considerava isso muito interessante; acertadamente, meu aluno Caio (3º Médio) disse: “MARI, ACHO QUE VOCÊ DEVE APRENDER MAIS QUE  A GENTE CORRIGINDO NOSSAS PROVAS, PORQUE VOCÊ FICA CONHECENDO A OPINIÃO DE TODOS.” Respondi a ele que, com certeza, aprendia muito mesmo e que isso me deixava muito feliz.


 Outro fato muito interessante que ocorreu foi o desejo de alguns alunos de rever o filme para entender determinadas “passagens”. Gostei disso; sobretudo, porque vi o filme quatro vezes e, a cada vez, reagi de modo diferente a determinadas atitudes do protagonista. O que é sensacional, pois comprova que se REAGIMOS DE FORMA DIFERENTE AOS MESMOS FATOS, É PORQUE ESTAMOS MODIFICADOS. Há, inclusive, um aspecto do filme que ainda me intriga: sempre penso que há uma “OITAVA VIDA A SER SALVA”: a do próprio personagem Tim Thomas (Will Smith). Fiquei feliz  e surpresa ao ler a resposta da minha aluna Larissa (Primeiro ano médio) e, no decorrer das avaliações encontrei ideias parecidas, que diz o mais ou menos o seguinte sobre as vidas que foram salvas: "que, de certo modo, Tim Thomas salvou uma 'oitava vida': a própria vida, ao livrar-se da imensa culpa que carregava."


Foi um trabalho extremamente gratificante. Sobretudo, por se tratar de uma AVALIAÇÃO BIMESTRAL. Uma avaliação deve ser sempre INÉDITA; ATRAENTE e DESAFIADORA no sentido de aprendermos juntos; de encontrarmos as nossas próprias "respostas"; ou seja,  POSSIBILIDADES de mudanças interiores, a médio ou a longo prazo... (este é um outro artigo a ser escrito).

Assim, segue o PLANO DE TRABALHO, o qual sempre faço questão de anexar à avaliação dos alunos para que eles conheçam minhas intenções. É mais um jeito que encontro de dizer a eles: "EU LHES RESPEITO."


PLANO DE TRABALHO – LÍNGUA PORTUGUESA



Profª Mari Monteiro – Ensino Médio

TEMÁTICA: A intolerância consigo mesmo.

Área: Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias

JUSTIFICATIVA: Diante de um cotidiano caótico, cuja convivência é cada vez mais pautada na intolerância entre os pares, torna-se necessário, antes, desenvolver um nível de tolerância satisfatório para as próprias atitudes. Nesse sentido, o filme “Sete vidas” proporciona profundas reflexões acerca do comportamento individual; bem como, do coletivo.

Procedimentos: 

- Apreciação do filme (2 horas)

- Realização da avaliação: tempo estimado duas aulas

- Narrativa digital: Postagem das respostas da nona questão e outras.

QUESTÕES:


Após ler o texto e assistir o filme, desenvolva as questões abaixo:

1 – A narrativa da obra é LINEAR? Justifique sua resposta: (0,5)

2 – Relacione o trecho abaixo com JUSTIÇA e MERITOCRACIA: (1,0)“Eu tenho como mudar drasticamente a vida de uma pessoa. Eu só preciso que a senhora diga se ela é ou não uma pessoa boa.” (Adap.) (1,0)

 3  Descreva DETALHADAMENTE quais seriam suas atitudes, caso estivesse no lugar de Tim Thomas, a fim de encontrar sua REMISSÃO: (1,0)

4 – O que, exatamente, Tim Thomas, procurava nas pessoas para que, de algum modo, pudesse recompensá-las? (1,0)

5 – Quem são as pessoas encontradas por Ben e de que modo ele salva suas vidas? (1,0)

6 – Por que a escolha da medusa como forma de acabar com a própria vida? (1,0)

7 – Quanto tempo de nossas vidas nós “DOAMOS” às pessoas e a nós mesmos? Qual é a QUALIDADE desse tempo? (1,0)

8        – Defina: (0,5)
a)      BONDADE:
b)      CULPA:
c)      TOLERÂNCIA:
d)      PERDÃO:

9 – Quais seriam seus critérios para ESCOLHER vidas para “salvar”? Justifique: (2,0 após postagem)


Curiosamente, a questão em que os alunos apresentarão maior grau de dificuldade foi a sétima:  Quanto tempo de nossas vidas nós “DOAMOS” às pessoas e a nós mesmos? Qual é a QUALIDADE desse tempo? Muito provavelmente porque, como a maioria deles afirmou, não doamos tempo algum... Logo, como saber a "qualidade dele".


Fato é que, sem dúvida alguma, posso afirmar que a avaliação "mexeu" com os alunos na medida em causou sensações como: INQUIETAÇÃO; EMPATIA; REFLEXÕES SOBRE TEMAS ADJACENTES (suicídio; prova de amor; bondade genuína etc.). Enfim, importa saber que, depois da realização deste processo avaliativo que inclui minhas reflexões ao ler as respostas, ESTAMOS TODOS UM TANTINHO MELHORES E MAIS PROPENSOS A PENSAR NO BEM DO OUTRO.


40 comentários:

  1. Questões da atividade bimestral.

    3- A atitude que ele teve foi muito corajosa, eu acho que eu não teria a coragem e a força que Tim teve, de morrer para ajudar, dar a vida, a outras pessoas. Sei que no caso dele, foi porque ele não se perdoou por ter causado um acidente w ter matado sete pessoas. É claro que se eu tivesse passado por isso não me perdoaria também, mais procuraria outra forma de tentar ajudar, talvez fazendo trabalhos para pessoas com deficiências, ajudando financeiramente, procurando formas de ajudar outras pessoas. Creio eu, que não teria a força, a dignidade, que ele teve.

    7- Hoje em dia, com tanta tecnologia nós não paramos para ficar com quem está perto, não dedicamos um tempo para ficar com quem gostamos; ficamos conectados conversando com quem está longe e nos afastamos quem está perto. Não nos doamos ao próximo.

    9- Na procura de pessoas para doar algo, procuraria pessoas boas, de muita fé, com bom caráter, sinceras e esperançosas. Alguém que além de necessitar da minha ajuda, tivesse que merece-la. Seria um ato de solidariedade. Ficaria muito feliz por ver alguém feliz, ainda mais se a felicidade daquelas pessoas tivesse sido caudada por mim.

    Larissa Silva N°06 1°Ano

    ResponderExcluir
  2. Larissa, mimo,

    Parabéns pelas respostas bem elaboradas e pelos argumentos empregados.
    Seu trabalho me deixou muito feliz!


    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  3. 7- Muitas vezes,na maioria do tempo,somos egoístas e só olhamos para nós mesmos.Claro que existem pessoas que pensam no bem das outras antes de sí próprio,só que pessoas assim estão em extinção,pois a ganância,inveja e etc estão causando corrompimento nas boas pessoas.Sempre que vimos um pedinte nas ruas mesmo antes de ajudar já julgamos a pessoa pelo simples fato de estar ali,ou quando alguém lhe pede um prato de comida,e a pessoa simplesmente ignora ou diz que não tem,quem não tem um prato de comida hoje em dia?
    Sempre estamos deixando para ajudas os outros quando nós mesmos precisamos de ajuda,nos tempos difíceis descobrimos quem está disposto a ajudar e quem realmente precisa.

    9-Os critérios seriam começando pela responsabilidade,simplicidade ,a necessidade,bondade,o fato de tirar o que não ter para ajudar o próximo sem pensar em consequências e fazer o bem sem olhar a quem.Por que? bem,me sentiria muito bem em saber que seria de certa forma útil para alguma pessoa e que poderia salvar uma vida,mesmo que dependesse da minha,partia feliz e sem arrependimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, querido...

      É isso! Pessoas como o protagonista do filme, que desejam reparar seus erros (seja qual for o grau) são mesmo PESSOAS EM EXTINÇÃO!

      Parabéns pelas respostas!!!

      Abraço.


      Mari

      Excluir
  4. (2.) Neste trecho o personagem quer dizer que só é justo dar ajuda a uma pessoa se ela for uma pessoa de bem, que o bem é a única "característica" merecedora de retorno.
    (7.) Nós estamos sempre com pressa de resolver algo e, geralmente, ainda acabamos fazendo as coisas de qualquer jeito. Quando damos atenção a alguém, nós não conseguimos focar na pessoa. Então, nós não doamos tempo algum ao próximo e quando prestamos atenção, este tempo é de muito pouca qualidade.
    (9.) É complicado ter que julgar se as pessoas são ou não merecedoras de uma segunda chance. Acho que o critério da bondade escolhido pelo personagem é uma ótima forma de escolher, porém, todos nós erramos na vida e ninguém é 100% bom.
    Eu escolheria as pessoas pelos seguintes critérios:
    -Passado: o que esta pessoa fez antes de adoecer e o que causou esta doença. Ex: não ajudaria uma pessoa que precisa de um pulmão por ter fumado.
    -Coragem: apesar de tudo o que ela passa ou tenha passado, ela não desiste de viver?
    -Consequências disto na minha vida: não sei se me mataria para salvar alguém. Se vivo, posso ajudar diversas pessoas; por que iria me matar para salvar apenas uma?
    Mas; mesmo assim, não sei se estes critérios seriam suficientes ou certos para fazer isso e também sei que dependendo da importância da vida dessa pessoa, sobre a minha seria capaz de tudo por ela.
    Kenia Santos Coletto Nº18 1ºEM

    ResponderExcluir
  5. Kenia, mimo...

    Suas respostas são excelentes; sobretudo, as reflexões que você colocou na nona questão.
    Parabéns pela coerência e pela MATURIDADE!

    Bjus!


    Mari

    ResponderExcluir
  6. 9-) Meus critérios seriam o caráter da pessoa, a humildade com que ela trata as pessoas, e claro , a necessidade de que ela tem de estar ganhando esse presente ...
    Acredito que pessoas de má índole não mereçam que alguém tenha tanta bondade para com elas.
    Se eu tivesse 7 vidas para salvar, tentaria fazer o máximo para ser justa , e para isso usaria esses critérios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylena, mimo...

      Sem dúvida, qualquer forma de "salvação" é mesmo um PRESENTE!


      Parabéns!

      Bjus

      Mari

      Excluir
  7. 9) Meus critérios para salvar alguem seria o mesmo que o protagonista, eu procuraria alguem que pensasse no próximo antes de si mesmo, que doasse o pouco que tem, uma pessoa muito boa, pois eu acho que dar uma segunda chance para uma pessoa que maltrata as pessoas e os animais, uma pessoa que só pensa nela própria não vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Yasmim, mimo...

    Pensar no próximo antes de si mesmo é uma atitude louvável. É uma pena que tão poucas pessoas consigam fazer isso...

    Parabéns!

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  9. 2. Relaciona-se a que Tim Thomas quer ser justo, quer mudar a vida de pessoas que ele considere merecedoras.
    3. Talvez, eu fizesse o mesmo que ele, se eu vesse que minha vida não tem mais sentido, se eu me sentisse muito culpada de algo que eu já fiz, e soubesse que eu poderia mudar a vida de outras pessoas , eu sim faria o mesmo. Talvez para muitos, o que Tim Thomas fez não seja certo, talvez para muitas pessoas isso seria uma falta de tolerância, mas não se pode imaginar a felicidade, a alegria e o quanto ele ajudou a mudar a vida dessas pessoas com seus atos.
    9. Assim como Tim Thomas, escolheria pessoas que eu visse e considerasse merecedoras, pessoas que eu visse que realmente estão precisando, pessoas que soubessem dar valor, pessoas boas.
    5. Ele ajudou Holly Aplgren doando seu fígado; para Emily Posa, ele doou seu coração; para Ezra, ele doou a visão; para seu irmão, doou um pulmão; para o treinador, o rim; para a família mexicana doou sua casa; para o menino, doou a medula.
    A oitava pessoa, eu acredito que é ele mesmo, porque de alguma maneira ele se "salvou" da "depressão" em que ele vivia, do sentimento de culpa que ele tinha.

    Nathalia Ramos 1° Ano E.M.

    ResponderExcluir
  10. Questões da atividade bimestral.

    3) Como ele, eu procuraria encontrar minha remissão ajudando as pessoas; porém, não ficaria me culpando todos os dias por um acidente do passado, isso só me lembraria o mal que eu causei.
    Ao contrario dele, não me suicidaria e nem teria um número correto de pessoas para ajudar (no caso do filme sete). Eu ajudaria o máximo que eu pudesse, conforme minhas condições permitissem.
    9) Eu escolheria pessoas de bom coração, que não fossem egoístas,nem orgulhosas, pessoas que tem coragem, por mais difícil que seja a situação elas não desistem e tem perseverança até o final.
    Eu as ajudaria da maneira que eu pudesse, seja no sentido material, físico ou mental. Afinal devemos ajudar os mais necessitados que a gente, é bom parar de pensar só em nos mesmos e pensar um pouco mais nos outros.
    Mariana Alves 1° Ano E.M

    ResponderExcluir
  11. 4. Ele procurava o desejo de viver delas, procurava a esperança nelas e era necessário que fossem pessoas boas que fizessem o bem aos outros. Ele procurava nelas o desejo de ser feliz.
    7. Todo tempo em que vivemos é doado tanto para nós como para às pessoas, o tempo corre contra nós e é por isso que deve ser despendido da melhor maneira. O tempo é precioso. Aproveitá-lo é a melhor escolha a ser feita. Usá-lo a seu favor e a favor de outras pessoas, ajudar um amigo, uma pessoa boa, aproveitar cada momento; principalmente, porque ele não pode voltar.
    9. Eu salvaria a vida de uma pessoa que fosse confiável, honesta, que desejasse viver, mas viver de verdade, que quisesse aproveitar cada minuto por valorizar seu tempo, que se empenhasse em fazer o bem, tivesse força de vontade e cultivasse seus sonhos buscasse realizá-los ainda com os pés no chão. Meus critérios seriam esses por serem raros e nobres, difíceis de encontrar, mas não impossíveis. Considero pessoas assim merecedoras de uma segunda chance na vida, elas sabem viver e desejam viver plenamente e não apenas viver por viver.

    ResponderExcluir
  12. 7. Na maioria das vezes as pessoas não se importam com seu próximo, só pensam em si mesmo não pensam que podem machucar não dando atenção, que prefere se preocupa com varias outras coisas do que aquela que está te dando força, te ouvindo prefere criticar antes que fale o que ta sentindo. Então eu mesma prefiro não conversa com minha avó a conversa com outra pessoa de fora porque sei que a pessoa de fora vai me ouvir vai me aconselha vai me dar força, na minha visão isso é triste porque percebo que a que está lá fora é mais amiga do que sua família e que muitas vezes o ser percebe que você está mal mas prefere dar atenção a outra coisa do que ti ouvir por isso prefiro ficar só o tempo que tenho com minha família não conversa ficar só no meu canto evitar brigas, porque é melhor ficar no meu mundo quando tenho tempo do que sofrer vendo que ninguém me entende na minha própria família.
    9. Na minha visão é difícil definir quem é bom e quem não é porque dentro de nos já existe certo medo de saber será que estou fazendo a escolha certa para quem devo me doar.
    As minhas escolhas seria saber como foi seu passado, se é humilde, se tem bom coração e que no final quando doar lembre-se de mim não só pelo fato de eu ser uma pessoa boa, sim porque eu peguei um amor tão forte e lembrar aquela pessoa me doou por amor e não porque queria doar só por doar e ficar boa na fita, porque hoje em dia o mundo está cheio de corrupção que não se importam pelo fato de ter ajudado o seu próximo não percebem o bem que fizeram aquela pessoa que precisava. E pelo menos morreria tranquila pensando aquela pessoa mereceu e devo estar feliz como eu estou.

    Simone Oliveira Marcelino 3° Ano EM

    ResponderExcluir
  13. 7- muitas vezes, doamos mais tempo para as pessoas do que para nós mesmos. Ajudamos os outros e esquecemos de ajudar a si próprios. Se essas atitudes forem feitas com alegria, prazer, vontade e amor, terá sido realizado com qualidade, caso contrario, não terá seu valor.
    9- Uma difícil escolha, mas meus critérios estariam baseados em pessoas:
    1- que amam;
    2- que mereçam;
    3- que se importem com a dor do próximo;
    4- que ajudem sem querer algo em troca;
    5- que sejam bondosas e misericordiosas;
    6- justas, e não mentirosas;
    7- que ajude o próximo com alegria e não por obrigação;
    Se houvessem essas atitudes e outras também, "salvaria essas vidas". Salvaria aqueles necessitados de salvação, aqueles que mereçam através de suas atitudes. Creio que todos precisam de uma chance para serem salvos.

    Giovana C
    Nº 07 - 2ºEM

    ResponderExcluir
  14. 3)Não consigo imaginar tal tipo de sentimento, nunca tive tal emoção de culpa que fosse numa intensidade extravagante, todavia, caso já tivesse em minha mente entreposto que eu fosse realizar tão renuncia, me sentiria com medo na realização de tal ato, depois teria um sentimento de satisfação por conta da benevolência
    9)Tal pessoa deve ter o toque da compreensão elevada da vida, na qual entende como a existência de diferentes, a necessidades peculiares, um tipo de pessoa que, em algum momento da vida, mesmo que fosse no último suspiro, atingisse o nirvana, o estado de visão da eternidade da vida plena, não se perturba com nada, a perfeita impetrabilidade da mente, na qual tal pessoa vai esquecer essências ruins, e somente incandecer a essência na qual muitas pessoas não veem em várias , a qual as pessoas veem como “iluminado”

    Teló

    ResponderExcluir
  15. 3) Diante das decisões inteligentes, justas e caridosas é difícil se posicionar de forma diferente, já que em sua estratégia de boas ações apenas uma vida não foi recompensada, a própria, ao invés de sete.
    E também é muito difícil falar como reagiria em um tempo e em uma situação tão longe de mim. Mas acredito que teria grandes problemas com abalos e variações psicológicas, além de demorar muito mais para confiar nas pessoas que receberiam minha ajuda.

    9) Se referindo a doação de órgãos ou qualquer outra coisa contida em meu corpo, em uma situação em que eu e pessoa que necessita saiam bem (com a oportunidade de continuar a vida), precisarei conhece-la, saber que se trata de uma boa pessoa, que mereça a doação especifica e irá fazer bom uso da sua própria vida.
    Já no caso de beneficiar alguém em troca de minha vida, faria isso apenas se estivesse com minha vida comprometida, mesmo assim teria de ser à uma pessoa mais intima, onde a doação for um modo de retribuir tudo que ela trouxe de bom pra mim ao longo do tempo, o que seria uma troca logicamente “lucrativa”, pois iria sacrificar pouco tempo de vida por uma outra vida provavelmente mais prolongada.

    ResponderExcluir
  16. 9) Eu escolheria a pessoa pelo seu carácter , suas atitudes, sua situação , e se pessoa fosse justa e honesta. Ela teria que me mostrar que merecia minha ajuda; mas me convencer com suas atitudes. Afinal na nossa sociedade atual não temos mais pessoas justas e honestas , mas nem sempre são todas.

    Agatha Fernandes

    ResponderExcluir
  17. 7-) Muitas vezes na vida, temos coisas que não damos valor, nem sequer ligamos. Seja uma pulseira, um urso, uma carta, um eu te amo, ou até um simples abraço. Às vezes, falamos coisas sem pensar, coisas que muitas vezes falamos não com a intenção de machucar.

    Descontamos nossos problemas em cima de pessoas que só querem ao seu lado estar, que só estão aqui para ajudar. Muitas vezes dizemos adeus quando o que realmente queríamos era dizer eu te amo.
    Pensamos na vida como se ela fosse curta e planejamos tudo para fazer antes da morte, e nem se quer percebemos, que na verdade, o tempo esta passando e estamos perdendo o melhor que ela nos oferece.

    Não estou falando de roupas, chuteiras, maquiagens, celulares.
    Estou falando dos amigos, da família, do simples valor que um abraço pode conter num tempo de desespero, de angustia, de dor.
    Antigamente, "eu te amo" significa um extremo carinho, uma palavra que demonstrava que mesmo que aquela pessoa não esteja por perto ela sempre estará ali te seguindo e te apoiando.
    Hoje muitos utilizam eu te amo como se fosse um mero bom dia, um simples oi, e não percebem o quão poder essa palavra pode conter.
    Às vezes, deixamos de passar um tempo com as pessoas que mais amamos só para, simplesmente, ficarmos em seus cantos, e não percebemos que algum dia elas não estarão mais aqui.

    Deixamos as oportunidades passarem e nem sequer vemos que quanto mais tempo passamos chorando e se lamentando pela vida. Mas, ela poderá nos surpreender.
    Então, a única coisa que podemos fazer quando cairmos é levantar. E se cairmos de novo, tornemos a nos levantar; pois, algum dia tudo isso irá passar e o dia voltará a brilhar.

    A qualidade desse tempo é péssima, pois ele passa e nós continuamos batendo na mesma tecla; giram em círculos e o tempo condenando cada vez mais.

    9-) Os valores refletem o que as pessoas consideram importante e significativo na sua vida. Damos importância à honestidade, à justiça, à democracia, à liberdade, à amizade ou ao conhecimento, por exemplo. Todas estas coisas têm valor para nós e queremos que elas desempenhem um papel central na nossa vida. Uma pessoa que dê valor à honestidade conduz-se com respeito pela verdade, cumpre com a palavra dada, não pratica a injustiça, etc.

    Meus critérios seriam esses: honestidade, lealdade, confiança, democracia, gentileza e os valores mais comuns e dignos que alguém pode ter.

    Os valores justificam as nossas escolhas e preferências relativamente aos atos e aos objetos. Os valores estão na base das nossas escolhas.

    NOTAS:

    *A parte que mais me chamou atenção e me cativou em todo o filme foi quando a Emily disse:

    "[...]eu queria poder ter um tempo pra poder descobrir quem eu sou, do que eu gosto [...]"

    Sabe, todos nós precisamos de um "momento reflexão" em nossas vidas, precisamos de ócio, de um tempo pra nós. É complicado, as pessoas precisam se explorar mais, saber quem são elas são, e não deixar que suas personalidades sejam moldadas, configuradas, manipuladas.

    *Achei interessante a questão da numerologia, o 7, mesmo sendo fictício no filme, todos possuem um número de sorte, o meu no caso é o 11.

    Vinicius Alcivan
    Número: 11
    3º EM

    ResponderExcluir
  18. 9-) Meus critérios seriam se fosse para alguém da minha família ou " amigo" bem próximo da família precisando de sangue, pulmão etc...
    Porque, se não fosse eu ficaria desconfiado.

    Gabriel Silva Mantelato
    Nº 6
    2º E.M

    ResponderExcluir
  19. 7- Ultimamente as pessoas não doam seus tempos para outras,"está cada um em seu mundo".Então praticamente nunca doamos tempo para outras pessoas e quando doamos,nunca é um tempo "bom",se passar de uma hora é muito.
    9- Se fosse para doar os órgãos e perder minha vida,meus critérios seriam praticamente iguais aos de Tim Thomas.Teriam que ser pessoas que fazem o bem,não só para sí próprio,mas para todos os necessitados.E,claro,para doar um órgão,a pessoa a receber deveriam realmente necessitar.

    Marcelo Tadeu 2ºAno

    ResponderExcluir
  20. 7- Em minha opinião,nós temos que nos doar a todos;pois,a vida,de certa forma,é tão curta e tudo passa tão rapidamente que ajudar as pessoas é uma forma boa de se viver,além de aumentar nosso humor e qualidade de vida.

    9- De certa forma,os mesmos critérios do filme,pois nele o ator ajuda as pessoas boas,mas ele fez até mais doando a vida para essas pessoas como forma de se livrar da culpa.Eu não tiraria minha própria vida,tentaria ajudar de outras maneiras;pois preferiria ficar vivo para ver aquelas pessoas que ajudei sendo mais felizes.E,inclusive ficaria feliz pelas pessoas que ajudei.É certa que esta ajuda não traria á vida as 7 pessoas.Mas,creio que seria um modo de me livrar um pouco da culpa.Porém,não totalmente.Isso porque uma vida não substitui a outra.

    Marcos 2º Ano

    ResponderExcluir
  21. 7) Hoje em dia, poucas vezes nos “doamos” as pessoas e a nos mesmos nosso tempo. É importante ter esse tempo para se socializar melhor com as pessoas, além de se sentir melhor contigo mesmo refletindo sobre a vida e melhorando a cada dia mais.
    9) A principio, faria igual a Bem Thomas, ajudaria as pessoas boas. Eu não ajudaria as pessoas com más intenções, pois se eu ajudar um assassino, por exemplo, estarei ajudando-o à viver para matar mais pessoas. Então, não adiantaria muita coisa. Eu ajudaria pessoas dispostas a mudar o mundo; pois, se cada um fizer sua parte, por menos que seja a boa ação, essas pessoas merecerão respeito apenas pelas boas intenções que possuem.

    Nicolas Magalhaes N°16 2°EM

    ResponderExcluir
  22. Questões avaliativas do filme sete vidas:

    - Eu me sentiria no caso muito culpada, mas não teria coragem de me matar. Procuraria outros meios para me recompor das lembranças do acidente, com ajuda voluntaria, financeira, com aquilo que fosse necessário.

    -Ele procurava alguém verdadeiro, que fosse bom em qualquer circunstâncias, que suas atitudes fossem honestas. Alguém que seria capaz de pensar no outro mesmo com tantos problemas e dificuldades.

    - 1° Bondade: a pessoa deve ser boa com todos independente de classe social, religião e etnias.
    2° verdadeiro: a pessoa precisa ser honesta, não ser boa somente na frente de quem a interessa e sim com todos.
    3° coragem: nunca desistir, não ficar lamentando a vida e sim viver intensamente, persistir e ter esperança.

    -bondade: ser bom, não guardar rancor, tratar todos de uma mesma maneira
    Culpa: quando você faz algo e se arrepende; fica lembrando do acontecido à todo o momento, carregando um peso nas costas.
    Tolerância: quando você aceita a realidade de alguém , mesmo existindo um elemento contrário.
    Perdão: quando você não senti mais ressentimento ou raiva contra outra pessoa.


    Rafaela Cruz de Sousa 1° E.M.

    ResponderExcluir
  23. 3) Enfim, Ben Thomas levou tudo isso muito ao pé da letra, ao ponto de se suicidar. Se fosse, eu no caso, procuraria recompensar ou tirar esse "fardo das costas", de algum outro jeito, não em dinheiro é claro, mas algo em valor moral.
    9) Creio que seriam parecidos com os mesmo, que Tim Thomas escolheu, procuraria saber se são pessoas boas e de bom caráter, boa índole, pessoas que fazem o bem mesmo quando ninguém está olhando.

    - Guilherme Martins Andrade dos Santos / N° 8 / 2° E.M

    ResponderExcluir
  24. 7 - Doamos grande parte de nosso tempo, conversando,saindo,curtindo e etc. Esse tempo é muito valioso,pois acreditamos que perdemos grande parte de nossas vidas com as pessoas, mas é melhor é melhpr aproveitar a vida com os amigos do que passar a vida inteira sozinho

    9 - Os meus criterios seriam simples, eu doaria para qualquer pessoas sendo ela boa ou má. Pois as oessoas tendem a ter muita discriminação, desde rqça,cor e etc,alem disso as pessoas tendem a julgar somente pelas aparências,atos e etv Elas nao chegam a querer conheçer as pessoas para ver o que ela passou e vivenciou. Por isso, eu doaria para qualquer pessoa,porque nao doando algo para uma pessoa qualquer, eu estaria sendo egoista.

    Joao Leonardo Cordeiro Cardoso 1EM nº3

    ResponderExcluir
  25. Primeiramente, ser bondosa, as vezes julgamos pessoas pelos gestos ou atitudes, mas no fundo algumas são boas, julgamos todos pela aparência. Merecimento não é fazer algo esperando retribuição, é fazer por fazer, por puro prazer de ajudar.

    Henrique Morroni nº09 2ºEM

    ResponderExcluir
  26. 3.Não sei exatamente qual seria minha atitude, mas posso garantir que entraria em um grande desespero, mas não iria ter coragem de tomar a mesma iniciativa.
    7.Estamos vivendo em um mundo egoísta e de uma maneira que não se pensa nos outros. O tempo em que doamos algo é mínimo, à medida em que pensamos em nós vai deixando pra traz a capacidade de ajudar e doar.
    Um exemplo disto é quando reclamamos de frio quando temos várias blusas para vestir enquanto moradores de rua muita das vezes tem somente uma coberta. Dessa forma podemos ver como somos egoístas e mesquinhos.
    9. Eu iria pelos mesmos critérios do Tim, pois não vejo o porquê de ajudar alguém que mata, rouba e faz o mal, pra quê? Apenas para tiras vidas de outras pessoas; não, isso não é justiça.
    Temos que admitir que selecionar pessoas para viver e outras para morrer não é de tarefa fácil.
    Então, alguns critérios seria analisar tudo que já passou. Mesmo antes de adquirir a doença e também o que vem passando, pois exige uma coragem incondicional para enfrentar, e não se entregar, já que é o caminho mais fácil e menos doloroso.
    Mas ainda mantenho minha opinião de que não seria capaz de morrer para salvar vidas mesmo eu sendo responsável pela morte de outras, mesmo eu carregando a culpa, não teria essa coragem.
    Assim, concluo que mesmo acreditando não ter forças, manteria os critérios de coragem, bondade e o passado antes de adquirir a doença.

    Letícia Andrade nº07 1ºE.M.

    ResponderExcluir
  27. 2. O trecho se relaciona com a meritocracia, pois ele só ajuda a vida de pessoa se ela for boa e isso também se liga com a justiça, pois, é certo a se fazer.

    Isabela Silva Gonçalves nº20 2ºE.M.

    ResponderExcluir
  28. 9- bondade, procurar pessoas que realmente merecem e pessoas do bem e que sei que iriam fazer o mesmo por outras pessoas.

    Beatriz Morroni N-02 2 E.M

    ResponderExcluir
  29. 7) Eu, definitivamente, não doo meu tempo aos outros a muito tempo. Principalmente, por que eu prefiro jogar e comprar roupas e não retribuo este tempo a ninguém, nem mesmo a minha namorada. Situação da qual me arrependo profundamente,e me faz refletir muito e não leva a lugar nenhum. As vezes, o tempo que dedico as pessoas alheias é bom e passa rapidamente, mas na minha opinião dedicar as coisas, todo o meu tempo, a mim mesmo é ótimo por que se eu cair só eu mesmo posso me levantar.
    9) Os meus critérios seriam extremamente rigorosos. Eu demoraria muito tempo para me decidir. Primeiramente eu gostaria de saber no que ela trabalha, se ela é justa com todos, se ela pratica boas ações todos os dias sem exceção. Se ela evita intrigas sem razão, se ela retribuiria isso ás outras pessoas futuramente, se ela precisa realmente de tal ato, se isso vai ajuda-la mesmo, o que teria que acontecer todos os dias. Somente as pessoas boas de coração, como Michael Oher ( jogador de futebol americano do filme " Um sonho possível " ). Seria mais fácil entrar para faculdades como Harvard do que receber esse tipo de ajuda.

    Fernando Silveira Machado 2 E.M N- 4

    ResponderExcluir
  30. 9) Eu Faria a mesma coisa que Tim fez. Procuraria pessoas certas para receber minhas coações, como pessoas bondosas ou mesmo pessoas que teve uma perda muito drástica, não escolheria pessoas ignorantes, seria uma grande busca, pois, boa parte das pessoas em nossa época e ignorante, seria uma busca enorme, porque existe uma em um milhão.

    Gabriel Celestino Nº05 2ºEM

    ResponderExcluir
  31. 3- Eu, no lugar dele, faria mais ou menos o que ele fez; porém, não me mataria da mesma forma e acredito que ele deve ter ido direto para o céu, pois ele deu a vida ao próximo e eu também daria a alguém que eu amo sem ao menos hesitar.

    7- Em minha opinião o tempo que doamos às pessoas amadas e a nós mesmos é muito pouco, pois com os acontecimentos e cotidiano cada vez mais exigente, acabamos nos perdendo uns dos outros na vida corrida e com isso o tempo do dia de 24 hrs se torna cada vez mais curto, onde não conseguimos ficar o tempo que gostaríamos com todas as pessoas que amamos, perdendo cada vez mais a essência dos tempos antigos, onde se era doado o tempo, a calma para conversar e o olho no olho.

    9. Eu escolheria primeiramente as pessoas que eu amo para salvar, depois disso procuraria pessoas que realmente necessitam, são boas e honestas. Não doaria nenhum órgão para nenhum hospital, pois não sei se realmente seria usado para uma boa causa ou para uma pessoa que mereça.
    Enfim, talvez fosse egoísmo, mas minha prioridade seria minha família e as pessoas que amo, não tenho esse apego com as coisas e valorizo muito a vida, por isso acho que todos merecem a dádiva de viver. Deus não pediu muita coisa, pediu apenas que amássemos uns aos outros e acredito que se eu puder fazer isso um dia por alguém eu faria, pois esse é o verdadeiro amor ao próximo.

    Júlia Toledo Fortes Nº04 - 3ºE.M

    ResponderExcluir
  32. 3- Entendo a atitude de Tim Thomas de querer ajudar a vida daquelas pessoas a fim de tentar se livrar do sentimento de culpa por ter matado sete pessoas em um acidente. Esse sentimento o destruía por dentro. Se eu estivesse em seu lugar e tivesse condições de ajudar e mudar drasticamente a vida de pessoas, com certeza, eu faria. Caso não pudesse, eu não aguentaria viver com um fardo tão grande, não suportaria o peso deste sentimento.

    7- Acredito que não tenho o tempo suficiente, o tempo merecido. A maioria das pessoas hoje em dia dá mais prioridade a coisas materiais, coisas que o dinheiro pode dar. Preferem ficar presas a algo irreal, algo virtual e artificial do que contemplar e desfrutar de momentos bons, momentos de amor, alegria e felicidade ao lado de pessoas queridas e que as amam. A ganância e a necessidade de ter tudo fazem com que as pessoas esqueçam de cuidar de si mesmas; sempre pensando em ganhar cada vez mais dinheiro. Falando por mim, quando estou com minha família, tento sempre demonstrar meu amor por eles mesmo que, na maioria das vezes, eles não demonstrem de volta. Quando estou com meus amigos, tento me divertir ao Maximo com eles para ter boas lembranças e porque isso é o que me faz bem.

    9- Salvaria a vida de uma pessoa que estivesse em situação crítica mesmo sem ter a certeza de que ela é boa ou não, porque pessoas erram mesmo sem querer, fazem coisas ruins mesmo ás vezes sem ter a intenção e ninguém merece morrer por isso. É necessário dar segundas chances.


    Bianca 3º E.M

    ResponderExcluir
  33. Questões da atividade bimestral.

    4-Ele procura pessoas boas."Eu tenho como mudar drasticamente a vida de uma pessoa.Eu só preciso que a senhora diga se ela é ou não uma pessoa boa".

    9-Eu escolheria o critério de "viver" ou seja a pessoa deveria querer uma chance de ser alguém melhor,de ter uma vida melhor.
    Na vida,existem pessoas que tem "potencial" mas não tem oportunidades,ou mesmo não quer nada e depois se arrepende,ou seja,estaria ajudando financeiramente ou mesmo medicas,para que ela possa viver bem.
    Alexandre placido N 1

    ResponderExcluir
  34. 3 – Se eu estivesse no lugar dele, primeiramente, não tiraria minha própria vida; porém , ajudaria aquelas pessoas de uma outra forma, de forma financeira ou até mesmo de forma espiritual; pois, acredito que o amor cura qualquer enfermidade. Talvez eu nunca alcançasse verdadeiramente uma remissão, mas tudo isso faria bem a alma e ficaria lisonjeada de ajudar pessoas tão boas que mereçam viver tanto quanto eu.

    9- Primeiramente, enquanto eu estivesse viva, não doaria órgãos essências para minha vida, mas doaria aqueles que posso e consigo viver sem. Doaria sem pensar pra minha mãe , pro meu pai e pro meu irmão; pois, sei que se precisasse eles também me ajudariam. Não sei se é egoísmo mas doaria só pra quem não vivo sem, não querer a morte deles é algo egoísta , mas justo pra mim. Minha vida seria diferente sem eles, e eles merecem viver tanto quanto eu, e arriscaria minha vida por eles; porque isso que é amor, amar ao ponto de arriscar sua vida pela outra pessoa.

    Letícia Barbosa 3° E.M

    ResponderExcluir
  35. 7- Não costumo doar meu tempo para as pessoas, acho que a maioria das pessoas também. Não acho isso errado, pois a maioria das pessoas prezam o individualismo.

    9- Ajudaria todos os tipos de pessoas, pois, em minha opinião, não existem pessoas totalmente boas. Também, procuraria ajudar crianças e idosos. Crianças, pois, estão no começo da vida e é injusto sofrerem ou morrerem com tão pouca idade. Idosos, pois, estão no final de suas vidas, já passaram por muitas coisas boas e ruins.

    Thalita França Pereira 3º E.M

    ResponderExcluir
  36. "Triste coisa é querer bem a quem não sabe perdoar(...)", esta frase é de uma música da banda Legião Urbana e possui total relação com o trecho citado: como fazer o bem a quem não merece? Podemos não admitir, mas o merecimento é um ponto essencial no momento de fazer algo por alguém, e fazê-lo para quem não merece diretamente nos faz mal.

    9- "Escolher" vidas é algo estranho de se imaginar. Afinal, imaginar quem somos em nossa singularidade e comparar isso com a magnitude do que é a vida, notamos que a vida possui um tamanho imensurável, inexplicável. Vejo humanos como seres corrompidos, que se degradam cada dia mais, fazem questão de fazer mal uns aos outros. Não todos? Certo, mas como saber quem não é? A grande maioria vive de mentiras. Por esses e tantos outros motivos, eu escolheria salvar animais, todo e qualquer animal, pois são puros, não tem a alma corrompida.

    Maria Luiza Santana de Meneses, 3°EM

    ResponderExcluir
  37. 3 – Eu faria o mesmo que ele fez, mas não dá mesma maneira. Existem diversas formas de se ajudar as pessoas. Algumas até mais simples. Não deveríamos ajudar as pessoas só porque precisamos nos redimir, só porque precisamos tirar uma culpa de nossos ombros e sim ajudar as pessoas sempre que for possível. Ele não tinha culpa do que fez, foi um acidente onde ele também poderia ter morrido.
    Ele perdeu tudo, estava sozinho e decidiu salvar sete pessoas antes de se suicidar. Não acho que eu me mataria, não depois de ter me apaixonado. Ele deu uma segunda chance para outras pessoas, devia ter dado uma para si mesmo.

    9 – Todas as pessoas boas merecem ser salvas e ter uma segunda chance. Todos nós erramos. O ser humano é um ser falível, mas ninguém merece morrer por isso.
    Então, se eu tivesse condições salvaria quantas vidas pudesse; ajudaria quantas pessoas fosse possível. E, às vezes, esse simples ato de compaixão poderia fazer essa pessoa ver a vida de outro jeito e acreditar mais nos outros.
    Não é necessário se ter um “critério” para salvar uma vida. Todos somos bons e ruins e todos merecemos uma segunda chance.

    Valéria Souza de Oliveira, 3º EM

    ResponderExcluir
  38. Ele escolheu pessoas quê no ponto de vista todos tinha um pouco dele mesmo e com isso ele estaria vivi em cada um

    Como no desenho Capitão planeta em que um grupo de pessoas viram uma só

    ResponderExcluir

COMENTE!