Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

O AMOR NÃO CURA E NEM TEM CURA (LOVE NOT HEALING AND NEITHER HAS HEALING)

POR MARI MONTEIRO            

In memoriam de “O Mocinho”. Agradecimentos especiais à Mocinha e texto dedicado a E. K.

Anne Frank (1929-1945) disse mais ou menos isso: prefiro escrever, porque o papel é dotado de mais paciência que as pessoas.” Fato. Acrescento que , enquanto escrevo e enquanto você lê, raramente seremos interrompidos e dispersaremos. Neste momento, por exemplo, você pode estar se perguntando:o que tem a ver o ato de amar, a cura ou não do amor com um blog sobre educação?” Simplesmente TUDO. Tentemos exercer (se é que já não o fizemos algumas vezes) nossa função que, a propósito é junto a pessoas, sem “estar amando” alguém.  Estão estabelecidos o caos e a infelicidade. A educação, assim como todas as relações interpessoais, está diretamente relacionada a todas as formas de amor e de amar. Dentre todas estas formas, este texto é sobre o AMOR PASSIONAL ou sobre o AMOR ROMÂNTICO, que também ensina. Ah como ensina...

Mas para começar este “conto de amor”, precisei pedir autorização à Mocinha para falar sobre o Mocinho. Era assim que, carinhosamente se tratavam. Tomei coragem e escrevi: “Mimo, como você está? Tentei ligar, mas acho que estou me desencontrando de você (rs). Fato é que , desde o dia em que conversamos, revi muitas coisas na minha vida e preciso escrever sobre isso no meu blog. Gostaria da sua permissão para citar uma frase da sua história com o Mocinho. As pessoas precisam saber que devem fazer como vocês: "AMAR EM TEMPO"... Por favor, permita-me alertar as pessoas no sentido de entregar-se ao amor que sentem, sem priorizar materialismos e outras banalidades. Ninguém saberá de quem estou falando, pois as pessoas não sabem da nossa conversa. Mas não me sentiria bem sem sua aprovação. Amo você!!! Bjus”


Confesso que naquela noite não consegui dormir. Levantei-me  e me pus a escrever. Certamente, se a resposta da Mocinha fosse negativa, eu rasgaria as folhas. Fato é que eu precisava esvaziar meu peito. Na manhã seguinte, olhei para as três páginas manuscritas e pensei no destino que elas teriam.  

Contudo, assim que abri a internet, lá estava a resposta da Mocinha: “Mimo. que lindo! Nem preciso dizer que estou chorando.... Acho que aprendi com você. Escreve sim, com toda sua inspiração e me mostra... Aliás, me passa o texto e o endereço... Não esquece de dizer que nosso amor foi lindo desde o início e que daria tudo para tê-lo de volta. Sabe, a cada dia a dor só aumenta. Eu daria tudo para abraçá-lo mais uma vez e dizer que o amo. Não tenho perspectiva de futuro, pois nada faz sentido sem ele... 

Agora, fico me lembrando de cada momento lindo que tivemos... Tudo foi especial desde o começo... Diga pra todos valorizar cada momento, pois não sabemos o que nos reserva o futuro... Se quiser, pode usar a maneira como nos tratávamos: mocinho e mocinha. Dou essa permissão a você, mas não se esqueça de me avisar quando terminar de escrever... grande beijo.”

Diante disso, não se trata de uma atitude egoísta da minha parte: a narrativa da mudança do meu jeito de enxergar o amor, mas é também uma vontade da Mocinha de que todos saibam que é preciso AMAR EM TEMPO. Tempo este, muitas vezes, preenchido com pequenezas do cotidiano, com picuinhas que não conduzem a nada. É quase uma fuga. A impressão que tenho é que se fizermos sobrar tempo para o amor, muitos de nós não saberiam o que fazer com eles (nem com o amor e nem com o tempo). Sinto medo quando penso nisso. Estamos nos “DESACOSTUMANDO A AMAR” ou nos conformando com a superficialidade dos sentimentos a ponto de não saber demonstrar este amor ou de não ousar assumi-lo. Mas, felizmente, com o Mocinho e com a Mocinha foi diferente. Tudo foi intensamente vivido sempre.

Sinceramente, não vejo saída para quem não se permite amar; para aqueles que, mesmo tendo em mãos a possibilidade de amar e de ser amado, se recolhe (e se encolhe) num ostracismo egoísta.  É certo que ninguém precisa gritar aos quatro cantos que ama, mas demonstrar, do seu jeito... Simples assim. Se é verdade que o amor cura? Não creio. Se assim fosse, nenhum dos nossos entes amados partiria. Mas uma coisa é certa: O AMOR MUDA O NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO; nos torna mais fortes, esperançosos e seguros... E os olhos?  Estes se entregam por si só ao refletir a luz mágica. Digo mágica, porque somos mais generosos quando amamos; mais afetuosos e mais gentis. Eram assim os olhos da Mocinha com quem tive o prazer de conviver por muitas tardes em anos de amizade. Quanto à afirmação (presente no título) “e nem tem cura”, isso também é um fato: AMOR VERDADEIRO é para sempre.


A frase dita pelo Mocinho à Mocinha, depois de maravilhosos seis anos de convivência e de vitórias mudou radicalmente meu modo de pensar o amor e o desprendimento advindo dele. Isso porque se pararmos para prestar atenção, mas muita atenção mesmo é possível aprender e transformar-se nas situações mais adversas. Numa determinada manhã, após saber que Mocinha havia perdido o seu Mocinho por motivo de doença, decidi me oferecer para uma conversa e foi então que,  em meio a lágrimas e detalhes soube que a Mocinha, que por mim seria denominada carinhosamente de Princesa Guerreira, ouviu a seguinte frase do Mocinho que, em questão de horas, partiria deste mundo: “DESCULPE. EU TE AMO E QUERO FICAR. MAS EU NÃO CONSIGO. EU NÃO AGUENTO MAIS.” Esta frase me transformou visceralmente. Virou-me do avesso e percebi que era lá, no meu avesso, que morava a mais pura verdade: QUEM AMA QUER FICAR PERTO. Desde então, meu espírito desassossegou, precisava compartilhar isso. Pensei nisso por muitos dias. Qual a medida do amor? Onde ele mora? Como ele chega? Como ele se vai? (Se vai?)


De tanto pensar, agora sei. O amor verdadeiro é INTENSO e ele NÃO SE VAI. E o clichê “até que a morte os separe” é real, ao menos enquanto aqui estamos sobre esta terra de Deus. O que está à margem desta intensidade; da vontade de estar junto; de tomar a dor do outro pra si... NÃO É AMOR! Pense. O Mocinho queria continuar aqui com sua Mocinha, amando e sendo amado, mas não conseguiu. QUER DOR MAIOR QUE ESTA? Isso me fez pensar em vários tipos de pessoas que, mesmo amando e sendo amadas, e em plenas condições de fazê-lo, não investem nesse amor; não valorizam os pequenos gestos. Não me refiro a declarações de amor ditas por dizer, aquele “Eu te amo”, que soa como “saúde” para quem acabou de espirrar. Refiro-me ao respeito, ao companheirismo, às mãos dadas, ao zelo, ao afago, ao afeto, à ansiedade do reencontro, à aceitação da autenticidade, dos limites e das dores  do ser amado (não há nada mais desprezível do que fingir que não se percebe a dor do outro).



Enfim, o que sei agora é que a pessoa que amo a mim me parece perfeita. Porque, não sendo nenhum de nós perfeitos, é o meu ato de amar que o torna perfeito; que me faz, a exemplo do Mocinho, desejar ficar para amar por tempo indeterminado... Sei também do tanto que o Mocinho e a Mocinha se amaram. Saber destas certezas sossegou meu espírito.  Ah! E só pra lembrar... Tenho pra mim que AMAR só se aprende AMANDO!

69 comentários:

  1. Muitas pessoas pensam que o amor vem assim de uma hora para outra não é assim vem tudo no tempo certo e no dia certo, se não é para você tem uma mulher ou uma namorada agora é porque mais para frente está vindo uma bem melhor do que você esperava...

    Ass. Gabriel Silva Mantelato 1° em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, fiquei muito feliz com sua participação. Suas palavras são sábias e verdadeiras!!! Valeu!!!

      Excluir
  2. Ellen Rossi Patucci9 de junho de 2013 às 14:30

    "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade." ― Carlos Drummond de Andrade.

    Comumente, nos importamos tanto com trabalho, ou coisas do cotidiano que nos esquecemos do amor, nos esquecemos de amar. Sendo que, quando o fim nos chegar, não apossaremos de nenhum bem material, aqueles dos quais demoramos anos para conquistar, tudo isso ficará, tudo isso foi em "vão". Mas o que nunca sai de nós é a saudade, são as lembranças, os momentos, os simples gestos de afeto... coisas que deveríamos valorizar acima de TUDO.
    Uma vez que, nos encontramos tristes, nada melhor do que chegar em casa e ver que seu amor (ou até mesmo seu cachorro) o espera com pulos de alegria e te dá aquele beijo, como quem diz "o quão é bom te ter aqui do meu lado". Nada compra isso, nenhum bem material, nenhum dinheiro substitui o quão bom é ser amado!
    Portanto, bendito é aquele que se entrega totalmente ao amor, acredita e vai atrás por mais impossível que possa parecer. O amor é um dom divino!

    "Ninguém pode livrar o homem da dor, mas será bendito aquele que fizer renascer neles a coragem para suportar." ― Selma Lagerlof

    Ellen Rossi Patucci, 2° EM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen, quanta sensibilidade!!! Já disse que você escreve muito bem??? Parabéns!!! Valeu!!!

      Excluir
  3. O amor é a base de tudo, disto, já nascemos sabendo. Como não se sentir amado ao receber um abraço apertado ou ouvir palavras de apoio?
    Hoje em dia, muito se fala sobre amor impossível... O amor só é impossível quando desistimos de lutar por ele, ou quando nos devíamos do longo caminho rumo à felicidade, entrando num atalho repleto de coisas materiais que só nos fazem distanciar do amor e sua plenitude.
    Mesmo que todos os nossos desejos se cumpram, nunca seremos completos sem o amor.
    Um dia ouvi uma frase, e esta fez minha vida mudar em instantes, que dizia: "Nunca seremos felizes enquanto estivermos esperando o barco do amor no deserto de nossas almas".

    NATALI RANDI - 3ºE.M.

    ResponderExcluir
  4. O amor ele e um sentimento sincero, delicado que todas as pessoas sentem, so que as vezes poucos entendem. Para o amor acontecer de verdade, nao existe hora, momento e lugar certo. Nos nunca sabemos por quem vamos nos apaixor, nao existe pessoa certa, simplismente e um gesto carinhoso faz com que o seu coracao bata mais forte. Se voce ama uma pessoa e a outra pessoa nao te ama e pois nao e para q aquela "mulher ou homem" seja seu companheiro, no futuro Deus te mandara uma pessoa que realmente te mereça e que goste de vc do mesmo geito que voce gosta dela.
    Ass: Giovanna Bareti Lima 1EM

    ResponderExcluir
  5. O amor é um sentimento que nenhum ser humano está livre de sentir , as vezes ele é correspondido mas as vezes não , mas isso nos faz ver que quando não somos correspondidos , temos que "partir pra outra" , afinal , se isso aconteceu é porque esse romance não era para acontecer , o coraçao prega muitas peças em nós , mas sabendo lidar com isso , o amor sempre nos faz encontrar a pessoa certa e ser feliz junto á ela.

    Mylena Andrade Cordeiro , 1EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade My, a gente, cedo ou tarde sempre encontra apessoa certa.

      Obrigada pela participação!

      Beijos

      Excluir
  6. O amor é um sentimento que todos temos e ele tem vem num ''estralar de dedos'', ele ocorre com o tempo, mas nem por isso podemos ficar sentados esperando que ele venha, temos que ir atrás da pessoa que gostamos e ver se você combina com ela, caso contrario vá atrás de uma pessoa que você á faz feliz e ela faz você feliz.

    Marcelo Tadeu Nº 10 1ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras Marcelo. Obrigada pela participação!!!

      Bjus

      Excluir
  7. O amor,um sentimento tão puro,tão valioso e tão raro de encontrar,pena que algumas pessoas não sabem o verdadeiro significado da palavra AMOR e do sentimento chamado Amor.O amor hoje em dia é visto como negocio,pois qualquer moleque hoje pode chegar e falar "EU TE AMO",mais esse mesmo moleque,não vai ser capaz de provar isso,não será capaz de ficar ao seu lado em todos os momentos,esse moleque só vai se divertir com você.
    O amor verdadeiro não vai morrer e nem diminuir com o tempo,pelo contrario só vai se fortalecer e crescer ainda mais,ira acabar aqui nesse mundo mais em um outro ira continuar mais forte como começou.
    "Amor verdadeiro é aquele que o tempo não apaga,o vento não leva e a distancia não destrói."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique... Você está apaixonado neh??? Que lindo!!!
      esta sua última frase é muito VERDADEIRA!!!

      Valeu!!!

      Bjus

      Excluir
  8. Sempre acreditei no amor verdadeiro e olha que só tenho 16 anos, o que eu sei da vida? Pouca coisa e olha lá que pode até ser nada.
    Agora pense bem e conte nos dedos: Quantas pessoas você já amou de verdade na sua vida? Quantas você ama? E quantas te amaram? Quantas te amam? Conseguiu encher uma mão? Então meu amigo (a) você é uma pessoa de sorte.
    Não sei muita coisa sobre amor verdadeiro, mas sei que ele é real, nesse exato momento tem uma mulher la na cozinha gritando "FILHA VEM COMER" sei que ela é uma das pessoas que me amam de verdade e nada é mais forte que esse amor.
    A espera, você quer um exemplo de amor que não seja de mãe e sim de casais? Ai você me pegou. Dizem que amor quando é de verdade dura até que a morte nos separe, eu nunca conheci uma pessoa que me ama-se até a morte nos separar (Fazer o que? Só tenho 16 anos), mas sabe já vi vários casais de velhinhos de mãos dadas nas ruas e eles pareciam tão felizes. Ele estava carregando a sacola dela, ajudou ela a passar na catraca do ônibus, ficaram conversando e rindo o caminho todo, um segurou o outro pra não caírem enquanto desciam pra rua e depois eu sempre os perdia de vista, em alguma esquina por ai, mas na hora eu sempre pensava "Eles tem sorte de ter um ao outro, e vai ser muito difícil para ambos quando um deles partir, mas sei que na hora eles estarão segurando ambas as mãos um do outro com lagrimas no olhos dizendo: Eu te amo, sempre te amei e vou amar pra sempre, descanse em paz meu amor. Eles souberam aproveitar a vida, eles souberam aproveitar o amor e por isso vão partir felizes, curados não de saúde, mas sim de coração, de alma."
    Não sei se vou viver tempo o suficiente pra encontrar alguém (alem da minha mãe) que me ame de verdade, se encontrar terei é muita sorte, mas mesmo que não venha acontecer não é por isso que eu vou deixar de acreditar no amor verdadeiro pode apostar, porque ele existe sim, só não é visto e sentindo por quem realmente não quer.
    Se você tem alguém especial do seu lado, que te ama e que você também ama de valor a essa pessoa, cuide dela, diga, demostre sem medo, viva cada momento como se fosse o ultimo, porque na verdade ele pode ser. É como disse uma vez o grande Renato Russo "É preciso amar as pessoas como se não ouve-se amanha, porque se você parar pra pensar na verdade não há." Pense nisso e reflita.

    Valéria - 2º Ano E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, mimo, já a considero uma escritora. Talvez porque eu conheça o seu gosto como leitora... Excelente texto!

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  9. Bom, nunca acreditei em "felizes para sempre", amor eterno, coisas clichês do gênero.Mas hoje penso de uma forma diferente, porque, se o amor é verdadeiro, ele pode sim ser eterno. Mas está cada vez mais difícil encontrar esse amor verdadeiro, na verdade está difícil encontrar o amor nas pessoas, uma vez que ele é dito da boca pra fora, uma coisa meio superficial, e isso está cada vez mais comum, infelizmente. Eu acredito que dizer "Eu te amo" deve ser pensado ao se falar, não deve ser apenas palavras vazias, mas sim palavras cheias de sentimentos, e verdadeiro, por favor. E também não acredito em "amor a primeira vista", a pessoa certa pode demorar anos para chegar, ou pode aparecer quando você menos espera, então valorize essa pessoa quando ela parecer, prove seu amor para ela, e com certeza ele poderá ser eterno. Por isso, sim, acredito no amor verdadeiro e eterno, basta você amar a pessoa como se não houvesse amanhã.. ;D

    Mateus Andrade, 1° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Mateus!

      Não esperava menos que isso de você!

      Parabéns!

      Bjus

      Excluir
  10. Incrível como a história de Mocinho e Mocinha nos mostra que em um mundo onde a importância está voltada para o individualismo, onde as pessoas estão se acostumando com a ideia de não ter alguém para amar, ainda assim existem pessoas como eles, mesmo que sejam poucas (e eu me coloco nesse meio) que acreditam no amor. O amor não é feito por apenas um “eu te amo”, é um sentimento que é demonstrado por afeto, carinho, respeito, cumplicidade, etc. Mas não pode ser explicado por singelas palavras então dizemos “eu te amo” uma expressão atribuída para um conjunto de sentimentos e demonstrações que só quem ama entende.
    Inevitável dizer que ao ler esse texto deixei escapar lagrimas involuntariamente. Essa historia nos faz pararmos para reflexão que mesmo com todo amor de Mocinho e Mocinha ele não estava mais aguentando e mesmo querendo amar não podia e entristece-me ver que pessoas podem amar e não querem. Tocou-me no momento que Mocinho disse: “Desculpe. Eu te amo e quero ficar. Mas eu não consigo. Eu não aguento mais”. Tenho como exemplo, pois amo uma pessoa e gostaria tanto quanto Mocinho ficar com ela para amar por tempo indeterminado.
    Enfim, esse casal nos mostrou um final do amor entre os dois aqui na Terra, mas amor verdadeiro como o deles ultrapassa a fronteira do céu. Um exemplo de amor sincero e verdadeiro.

    Júlia Toledo – 2º EM

    PS: Mari, estou enviando-lhe meu texto somente agora, pois eu havia enviado às 7 e quando entrei novamente (agora a pouco) para ver se havia obtido resposta, ele não estava lá e então precisei fazer outro pois o anterior eu não havia salvo, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas Ju. O importante é que você leu e participou! Precisamos disseminar estas ideias sobre o amor. E você fez isso muito bem!!!

      Valeu!!!

      Bjus

      Excluir
  11. Muitas pessoas ainda não conhecem a verdadeira essência da palavra amor e não sabem o verdadeiro impacto que esse sentimento pode causar em nossas vidas. Muitos negam isso, mas o amor é sim capaz de mudar o nosso interior por completo. Não há nada melhor do que ver que há alguém que se importa com você, que quer o seu bem e que te ama por quem você é. Mas é triste saber que o "eu te amo" se tornou banalizado hoje em dia, já se tornou comum ouvi-lo até mesmo de pessoas que você conheceu há alguns dias atrás, e acaba não tendo mais o mesmo impacto, pois percebe-se que não é algo sincero. O amor não surge de uma hora pra outra, em dois, três dias ou uma semana depois, o amor demora pra vir, ele vai sendo alimentado com o tempo, e jamais se vai... E mesmo que a pessoa amada se parta, o amor por ela permanecerá, junto com as lembranças e a saudade.

    Gabriella Martins - 3ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, mimoooooooooooooooooooooooooo!

      Adorei seu texto!!! Realmente, o amor verdadeiro jamais se vai.


      Parabéns!

      Bjus

      Excluir
  12. O amor é a base para as nossas vidas, pois nos deixa mais felizes, levanta a autoestima, nos da coragem para enfrentar os problemas, lutar pelos nossos sonhos, entre várias outras coisas que fazem com que enxerguemos o mundo e a nossa vida com outros olhos.
    É triste saber que muitas pessoas se privam desse bem ou o ignoram, achando que o amor só gera sofrimento. O que eles não enxergam é que o amor é um dos sentimentos mais puros e que torna uma pessoa realizada.

    Naara Soares Garcia 3ºano

    ResponderExcluir
  13. Naara, também penso que o amor é o sentimento mais puro que existe e que, com ele, nos tornamos sempre MAIS FORTES.

    Valeu!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  14. Nada acontece por acaso, tudo acontece por uma razão. Todas as pessoas que conhecemos têm um papel nas nossas vidas, seja ele grande ou pequeno. Algumas irão nos machucar, trair e fazer chorar, para nos tornarmos fortes. Outras irão nos dar lições, não para nos mudar, mas para tomarmos consciência dos nossos erros e nos ajudar a crescer, fazendo de nos melhores pessoas. E outras irão nos inspirar e amar, para nos fazer felizes!
    Existe diferença entre amor e paixão, a paixão é passageira já o amor é mais intenso e por toda a vida. Quando se ama alguém não quer dizer que essa pessoa se torne "perfeita" quer dizer que você é capaz de aceitar seus defeitos. Dizer eu te amo até ursinho de 1,99 diz, se for amor verdadeiro mesmo será provado com pequenos gestos e atitudes. Será capaz de transformar lágrimas em sorrisos e independente de tempo ou distancia, em horas boas ou ruins sempre estará ao seu lado, mesmo com os obstáculos que a vida colocar no caminho.


    Letícia Gomes de Sousa nº:09 1º ano E.M

    ResponderExcluir
  15. Lindo texto mimooooooooooo!!!

    Parabéns pelo comentário e pelas palavras!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  16. Na sociedade atual, ouvimos muitas músicas falando dele. Vemos muros pintados perguntando onde ele está. Mas com tantas tragédias acontecendo fica cada vez mais difícil acreditar que o amor está realmente presente no mundo moderno. As pessoas aprenderam a buscar o benefício próprio, sem se importar com o sofrimento alheio ou as reações que isso poderia causar. A sociedade passou a ser individualista e, acredito que esse individualismo foi o primeiro passo para começar a se criar "monstros". Monstros que matam os próprios pais. Monstros que matam os próprios filhos. Monstros que não acreditam no amor, talvez por nunca terem sido amados.
    Em 2011, uma música ganhou grande destaque no cenário nacional com os seguintes dizeres: "Não existe amor em SP / Os bares estão cheios de almas tão vazias /
    A ganância vibra, a vaidade excita / Devolva minha vida e morra afogada em seu próprio mar de fel / Aqui ninguém vai pro céu". Palavras fortes, porém verdadeiras e cabíveis na explicação do "caos moderno".
    O amor é a raiz de um ser humano. Desde quando somos um embrião somos rodeados dele e crescemos aprendendo que FAMÍLIA pode ser sinônimo de AMOR. Então por que a medida que crescemos esse amor vai se extinguindo do coração do ser humano? Será que "desaprendemos" como amar? A resposta negativa dessa questão pode nos levar a outras respostas, como por exemplo, será que a falta do amor levou a sociedade a um ponto onde não se pode mais evoluir?
    O amor é um sentimento complexo, mutualista e inexplicável. Creio que um amor
    DEFINIDO é um amor INEXISTENTE. Devemos senti-lo e deixar que ele nos guie, nos mostre a melhor forma de demonstrar como amamos. O amor não liga pra dinheiro, cor, religião, idade, etc. O amor verdadeiro vem, comumente, quando menos esperamos e faz com que nossas vidas tomem outros rumos. A população, não só de SP (citada na canção), como do mundo todo, deveria ter noção do quanto o amor é importante.
    O amor não é uma luta, mas vale a pena lutar por ele. Não há tempo, nem barreira que separe o Mocinho e a Mocinha quando realmente TEM que acontecer. Quando estamos destinados a, por uma sorte do destino, encontrar aquela pessoa que dividirá sua vida em dois momentos: antes dela e depois dela.
    Aprendemos a conviver e compartilhar de nossos sentimentos junto a ela. O amor torna-se alegria e fraternidade. O amor torna-se amizade. O amor torna-se vida. O Mocinho precisa da Mocinha e vice-versa. Os dois se completam perfeitamente. Como uma frase antiga diria, são as "metades da laranja". E essas "metades de laranja" têm que se multiplicar e espalhar para o mundo todo a mensagem de que o amor é TUDO. O amor pode ser salvação. Pode ser um abrigo. Pode ser uma proteção. O amor pode ser tudo, menos uma desculpa. O amor pode ser tudo, menos um problema. O amor é uma SOLUÇÃO. Solução ao "caos moderno", citado no começo desse texto.

    Leticia Barbosa - 2º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, mimo. Seu texto me emocionou muito...
      Você entendeu perfeitamente a essência do conto: o amor como solução e a mensagem do Mocinho e da Mocinha de como a "reciprocidade" entre os que amam é importante!

      Parabéns!!!!!!!!!!!!

      Bjus

      Excluir
  17. AMAR...
    Quando você ama de forma verdadeira, não tem como se explicar, basta sentir.
    Seria muita infelicidade minha dizer que o amor verdadeiro prevalece de forma abundante nos jovens casais de hoje em dia.
    É, esse sentimento que deveria ser tão valorizado e vivido intensamente, hoje, para muitos isso é um sentimento que se tornou algo banal, pois amar, não é simplesmente dizer da boca pra fora "Eu te amo", e sim, demonstrar no dia a dia, em pequenos atos que para muitos não significam nada, mas para o seu "amor", esse ato será algo muito significativo.
    Não ame pela aparência, apenas pela pessoa ser "bonitinha (o)" ou algo do gênero, ame pelas suas atitudes, ame a pessoa do jeito que ela é, muitos saem por aí procurando um grande amor, e que esse amor seja a pessoa "mais perfeita" em beleza do mundo. Não, muitas vezes o amor da sua vida está do seu lado e você acaba nem percebendo, talvez por que a beleza dele(a) não seja tão perfeita assim não é?
    Enfim, ame de forma verdadeira, ame a si mesmo, demonstre a cada dia, alimente esse amor para que ele se torne eterno, aceite os defeitos da pessoa amada, pois nem todo mundo é perfeito, e creio que você também tem lá seus defeitos!

    “A medida do amor é amar sem medida.”

    -
    Guilherme Martins Andrade dos Santos, N°:5 - 1° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui, você tocou num ponto importantíssimo: a banalização do amor hoje em dia... ( e não pense que só acontece com os jovens não viu?).

      Parabéns pela abordagem! Ótimo comentário!


      Bjus

      Excluir
  18. Primeiramente , concordo com oque esta no texto , um exemplo é "desacostumando a amar", principalmente na atualidade, quando jovens "ficam" com as pessoas por ficarem , sem nenhum sentimento (sem falar que as pessoas estao brincando com os sentimentos dos outros). Hoje em dia, os jovens querem namorar com pessoas bonitas , sem se importarem com o caráter da pessoa (que é o mais importante), pois oque adianta a pessoa ser bonita se ela é ignorante , sem amor ?? Eu nao acredito em uma formula espcial para conquistar uma pessoa . Apenas seja voce mesmo , seja sincero e acima de tuddo tenha amor e respeito com a pessoa que voce gosta "Agente passa a entender melhor a vida , quando encontra um verdadeiro amor"(CBJr) Nicolas Magalhaes De Oliveira Alves 1º EM // Nº:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas,

      Amor e interesse, definitivamente, não combinam (não ornam, como falo na classe rsrs).
      Adorei que tenha citado CBJr. A - BU - SA - DO!!!

      bjus

      Excluir
  19. Eu concordo com oque o texto diz;porque hoje em dia os jovens só querem pessoas bonitas, com um corpo lindo e tudo mais,resumindo todos só querem oque tem por fora, não oque tem por dentro( os sentimentos, os gostos,a personalidade,o caráter,etc). E, é por essa atitude que os jovens de hoje nunca se perguntão "Será que eu amo essa pessoa de verdade,sera q não é ilusão?";bem para mim,os meninos e as meninas deveriam primeiro conhecer melhor as pessoas ,e depois ver se quer mesmo namorar com ela(e), porque se for só para ficar (uns dois,tres dias por exemplo), e depois magoa-la, então vamos pensar primeiro e a gir depois. "Acredito em amor depois falar q não quer ficar mais com aquela pessoa, com certeza essa pessoa vai começar a gostar da outra , e ficar magoada depois, e gente isso não se faz, ficar brincando com os sentimentos dos outros não é brincadeira não , isso verdadeiro , e também em respeito, confiança e maturidade".
    Agatha fernandes gonçalves pereira 1EM // N 01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha,

      Isso de respeitar e de não brincar com os sentimentos dos outros é essencial; aliás, creio que isso não faz parte de nenhuma forma de amor né?
      Gostei muito do seu comentário.

      Bjus

      Excluir
  20. Primeiramente quero dizer que o ser humano nunca chegará a algum lugar sem o amor,sim,talvez o ódio e todo o resto vão levar algumas pessoas á alguns objetivos,porém o caminho desses que buscam a destruição e o ódio é bem mais curto.
    Já passei por algumas experiências amorosas sim,todas foram falhas,houve uma época que eu não queria mais saber de amar,observe que estou falando no sentido de amar pessoas que você conhece ao longo da vida,pessoas da minha família como minha mãe,meu pai meu irmão,e minhas vós e meu querido vô,esse que já partiu infelizmente,essas pessoas você tem um amor natural já , pelo menos no meu caso , eu simplesmente amo essas pessoas , algo inexplicável. No meu caso são meninas , até hoje na minha vida só amei de verdade uma só ( em questão de ser um sentimento muito , muito grande), e essa foi a minha maior decepção . Não estou falando que amar é besteira , muito pelo contrario , amar é muito bom , mesmo quando em alguns momentos te deixam tristes , claro que esses são momentos raros afinal , se você realmente ama alguém você não vai ficar se chateando com problemas normais ( digamos assim ) , mas acho que só trará tristeza quando você não poder mais estar perto desta pessoa , isso sim trará infelicidade para quem ama , quando você perde a possibilidade de estar perto da pessoa que você ama , seu mundo desaba , saber que você nunca mais olhará nos olhos dela , nunca mais ouvirá suas palavras , mesmo quando são palavras rudes sabe ? Realmente não vejo algo mais triste que perder essa pessoa , a pessoa que você passou tanto tempo , na verdade , em alguns casos nem são muito tempo , ás vezes o fato de ser pouco tempo que é o pior , não que você vá cansar dessa pessoa , mas passar pouco tempo com o amor da sua vida é algo mais sério ainda , afinal vocês ainda tinham muitas coisas para viverem juntos , muitas emoções , muitas alegrias , muitos momentos de tristeza é claro, em determinados momentos das nossas vidas todos passaremos por tristezas , acho que não há uma pessoa que está lendo esse texto e nunca passou por uma tristeza , nem que seja algo bobo , se você sentiu tristeza , está enquadrado nela. Enfim , perder a pessoa que você ama sem antes mesmo poder ter um filho com a mesma , ter um filho deve ser uma das melhores coisas da vida , pois é o resultado de duas pessoas que se amam de verdade (é claro que existem exceções , como pessoas que simplesmente fazem esse "selo" de amor com em alguns momentos com pessoas que elas nem conhecem sabe ? É um absurdo isso , colocar filho no mundo através de alguém que você nem conhecia em alguns casos , mesmo que vocês casem e comecem um relacionamento , não vai ser algo puro , pelo menos não quando essas são forçadas á casar , ou ficarem juntos , o amor tem que ser algo que vem , algo que você sente , algo que você tem certeza , e nem precisa saber o por que , só sentir , apenas sentir.
    Fazer esse texto para mim é algo muito bom , eu estava precisando falar (escrever) algo sobre amor , pois naquela época em que eu amava aquela menina , costumava fazer poemas para ela ( algo que perdi com o tempo , depois que ela me decepcionou ) claro que isso não é um poema , mas é um texto com o tema amor , e fazia tempo que não escrevia nada sobre amor , pelo menos um desse tamanho. E com o tempo a gente vai perdendo ás vezes a noção de amor , pois hoje em dia a sociedade em alguns casos oprime essas pessoas que amam intensamente e ainda acreditam no amor verdadeiro , eu acredito nesse amor , e esse texto que eu acabo de ler , da historia da Mocinha , ela com certeza amava de verdade o homem que estava ao lado dela , pelo que você disse sobre a relação deles,eles absolutamente tiraram proveito dessa relação de amor,carinho e tudo mais,eles viveram juntos. Amor que é amor continua após a morte e resiste á tudo.
    Concluindo de uma forma não "concluidora" eu tinha muito mais coisas para adicionar nesse texto , mas esse site só aceita um texto de até 4.096 caracteres,até liguei pra Mari,querida Mari,pra falar sobre esse problema,enfim acabou o espaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliel...

      Meu anjo, chorei muito quando li seu texto, porque você é tão mais jovem que eu e já sentimos "coisas" tão parecidas. A Mocinha foi mesmo muito feliz com o Mocinho, mas como você disse, foi pouco... tinham muitos planos. E o amor tem disso, quando você ama muito alguém, mesmo sendo "carpe diem" como eu, você acaba fazendo planos... E quanto à menina que você tanto amou, a essência deste sentimento (não sei se o que vou te dizer é bom ou ruim...), o que foi bom, vai ficar aí guardadinho em algum lugar do seu coração para sempre.
      Tenho um pedido SÉRIO (sentiu o peso da palavra?) para te fazer: Nunca deixe de escrever ou de falar sobre o amor e outros sentimentos. Quando não tiver com quem conversar, "tem euzinha", que adora falar sobre isso (e olha que decepções não me faltaram...) ou escreva.
      Sinto que você escreve com o coração.
      E isso é muito bom.

      Pa -ra - béns!! (enxugando uma lágrima e sorrindo de orgulho por ter um aluno-amigo como você)

      Bju

      Excluir
  21. Achei muito legal essa história da Mocinha, que o tempo todo não decepcionou o sentimento de amor em suas ações, e com isso levou ele durante esses 6 anos, “AMAR EM TEMPO” foi o que ela nos mostrou, não como referencia aos 6 anos, já q não importa se durou muito ou pouco tempo, mas sim se foi bem aproveitado, que não é tão difícil, porque necessita apenas de duas coisas, ser você mesmo e deixar a vida acontecer.
    Temos que dar a ênfase nesse sentimento esquecido por muitos e desprezado por outros como um ponto de fraqueza, até então porque ele não é uma escolha, é uma consequência do seu viver, ou seja, sempre vai existir alguém que você vai amar pode ser muitos, mas também pode ser poucos, por isso que devemos tirar proveito de todos os dias ganhos dando o amor devido a quem merece e relevando as demais coisas que te levam pra longe de seu caminho e das pessoas que tanto te fazem bem. Foi esse o sentimento demonstrado pela Mocinha ao se deparar com a triste notícia.
    Então podemos perceber que alguns se vão, com todo respeito, mas nos deixam lições, lembranças e transformações em nossas vidas, devido a nossa participação e convivência na vida deles, que até hoje contribui na construção de histórias e ensinamentos de nosso mundo e o amor é uma grande causa de tudo isso. A final, sim, é possível ver que o amor é tão importante. Desejo tudo de bom para a Mocinha e que ela não deixe de ser ela mesma.
    - Leonardo S.R. 2ºEM

    ResponderExcluir
  22. Léo,

    Fiquei comovida com seu texto e; sobretudo, com sua capacidade de entender e de interpretar os sentimentos da Mocinha!!!!


    Parabéns!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  23. Bom, eu li esse texto e vi que amar é bem importante sim, porém não devemos devemos ser efusivos nos nossos relacionamentos! Amar é fundamental, faz bem, revigora o ser amado, ajuda na autoestima e no humor. Realmente é muito lamentável pra "mocinha" ter perdido o seu ser amado, onde ele foi companheiro bom um bom período de tempo com ela. Me recordo em que a Professora disse que 6 anos passam rapidamente, e com esse longo tempo as vezes não conseguimos realizar os nossos planos que tanto planejamos ao longo da jornada da nossa vida ao lado da nossa parceira(o), e nem mesmo viver o suficiente ao lado de quem amamos de verdade. Perder um ser amado é complicado, porque em 6 anos passaram-se tão depressa e agora ela não estará mais ao lado dele por um período extenso de tempo. Eu sinceramente ainda não consegui encontrar o verdadeiro amor e nem mesmo a verdadeira felicidade, pois se eu tivesse que cuidar do próximo deveria precaver-me antes comigo mesmo! Para você amar alguém, cuidar de alguém, se dedicar a alguém deves primeiro se importar com você mesmo. Mas um dia eu ei de encontrar!

    LIÇÃO DE VIDA:

    Muito mais do que dar coisas aos outros, é preciso dar-se a si mesmo, sua dedicação, seu tempo, seu coração.

    Vinicius Moreira Alcivan
    2º Ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini, realmente...maar e ser correspondido é algo extremamente raro. Mas, chego a duvidar que exista uma experiência tão maravilhosa como esta. Parabéns pelo comentário!

      bjus

      Excluir
  24. Possuir o amor todos possui, mas quantos sabem da essência dele? Quantos ja tiveram a reciprocidade desse sentimento? Ele se desencadeia, quando um sentimento similar a ele começa a ser compartilhado. Aquelas conversas bobas, os simples gestos, o afeto que uma hora passa a ser visto de uma forma diferente, o companheirismo, que mesmo com a distancia, se mostra perto. Infelizmente, a vida como sempre nos surpreende com os obstáculos presentes, de uma forma você enxergara, como uma maneira de não prosseguir, por temer ser uma ilusão, mas de repente se depara com a situação que a vida te impõe para ser provado o quanto você é forte para suportar e o que é capaz de fazer para o amado. O amor, um sentimento puro existente, deve ser dito com convicção, e não meras palavras como hoje em dia se tornou banalizada. Muitos se privam dele por temer o pior, mas a vida é feita de riscos, e é maravilhosa por mostrar que a essência de amar e ser amado existe. Uma vez descoberto o VERDADEIRO amor, seja o tempo que for será a melhor experiência vivida que um dia se tornara lembrança de que um dia valeu a pena e ainda vale!

    Bruna Zerbetti - 3°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, meu mimo...

      Você tem razão. É preciso uma certa dose de coragem para arriscar e se entregar a um grande amor. Mas, se assim não fizermos, como saberemos o quanto é bom ser amados um dia!!!

      Ótimo comentário!!!

      bjus

      Excluir
  25. Primeiramente, professora Mari, eu quero dizer que me emocionei muito com essa historia e com alguns comentários que li. Bom as pessoas hoje em dia não sabem o verdadeiro valor do amor, não sabem como é a sensação de amar e ser amado verdadeiramente porque a grande maioria só se importa com aparência não com o que a pessoa tem por dentro ou tem pra oferecer (falo no sentido de carinho, amor, afeto, atenção, etc.), as pessoas estão mais apegadas a coisas materiais. Eu acredito em amor verdadeiro, mas eu passei por uma experiência ruim que quase me fez desacreditar no amor. Eu estava em um relacionamento com uma pessoa que eu amava muito, ficamos juntas por mais de um ano e durante esse tempo a gente fazia muitas promessas uma pra outra, como por exemplo, amor eterno. No fundo eu sabia que não iria durar porque a gente tinha apenas 15 anos de idade, a gente ainda tinha muita coisa pra viver, pessoas pra conhecer e lições de vida pra aprender, mas eu não queria acreditar nisso, eu só queria ficar com a pessoa por muito e muito tempo, eu só queria acreditar que aquele amor fosse verdadeiro e que fosse durar. Mas por diversos motivos não deu certo, eu sofri demais, mas levei isso como aprendizado e eu meio que ‘acordei’ e percebi que ainda sou muito nova para encontrar o verdadeiro amor, que não conheço quase nada sobre a vida e sobre o amor e que tenho muita coisa ainda para aprender sobre ele, aliás, só tenho 16 anos né. Por fim, eu acredito sim em amor verdadeiro, que todos nós ainda vamos encontrar a pessoa certa no momento certo e que temos que aprender a dar valor quando encontrarmos, viver intensamente cada momento com essa pessoa porque nunca se sabe o dia de amanha e jamais brincar com o sentimento de outra pessoa.

    Bianca Rosario nº 01 2º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, mimo...

      Seu comentário me comoveu. Assim como sua maturidade. Também penso que todos nós encontramos nosso verdadeiro amor no tempo certo... E não é porque é verdadeiro, que é fácil. Os obstáculos sempre existirão até mesmo para fortalecer este sentimento!!!

      Parabéns!!!


      Bjus

      Excluir
  26. Ao ler o texto pude perceber que a vida é curta por mais que ela dure. E que o homem necessita de amor, e ao mesmo momento ele precisa amar. Aquele que ama de verdade não perde o seu tempo pensando em como demonstrar o seu amor no futuro, mas que permanece ao lado da pessoa amada até o fim de seus dias. Nunca sabemos o amanhã, e devemos amar incondicionalmente para que quando chegue o fim não tenhamos arrependimentos. Amar é querer estar junto, e quando o amor é verdadeiro ele progride, ele nos torna mais feliz a cada dia. Não pude deixar de ponderar sobre demonstrar ao invés de apenas falar, pois atitudes valem mais do que palavras. Qualquer um pode dizer “EU TE AMO”, no entanto aquele que realmente ama demonstra a cada segundo de sua vida o seu amor. Esse raro sentimento pouco valorizado é o que mantém o nosso espírito mais vivo. É o que dá cor ao nosso mundo preto e branco. A melhor coisa é valorizar o que temos a todo o momento. Muitas pessoas hoje em dia só dão valor depois que perdem, e então já é tarde demais para voltar atrás. Há muitos que sofrem por amores que realmente não deram certo, e que por mais difícil e doloroso que seja devem tomar como ensinamento e seguir em frente, não dizendo que não vai doer, vai doer sim, e muito, mas o importante é nunca desistir do amor. Hoje em dia aquele que acredita em amor verdadeiro é ridicularizado, aquele que acredita em amor eterno é apedrejado, as pessoas deixaram de crer. O amor é a base da vida. É necessidade, é “alimento”. E não há amor mais puro do que aquele onde a pessoa quer ficar e amar. Infelizmente o amor não cura, e felizmente ele não tem cura. Pois se tiver cura, saiba que não é, nunca foi e jamais será amor.
    “É preciso amar as pessoas
    Como se não houvesse amanhã
    Porque se você parar pra pensar,
    Na verdade não há.” – Legião Urbana.


    Laísa Nascimento N°08 1° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laísa... lindeza...

      Confesso que li duas vezes seu comentário. E aprendi muito com ele, no sentido de reforçar minhas convicções sobre o amor verdadeiro e sobre valorizar cada momento. Pois, como você mesma disse, raramente, nos damos conta do quanto ela é curta!


      Parabéns!!!

      bjus

      Excluir
  27. O amor è um sentimento que poucos valorizam o amor acontece assim inesperadamente, não existe hora nem lugar pra ele sinplismente acontece, e assim muitos sofrem por brincar com sentimentos de outras pessoas numca sabemos por quem vamos nos apaixonar, mais um dia vamos achar a pessoas certa.
    Jessica Henriques 1°EM

    ResponderExcluir
  28. Jessica, minha linda...

    também acredito nisso: cedo ou tarde todos encontraremos a pessoa certa! Quanto à valorização do amor, acredito que somente amando é que aprendemos a dar valor à pessoa amada e ao próprio sentimento.


    Bjus!

    ResponderExcluir
  29. e minha opinão sobre o texto aeducaçãoestásendo desvalorizada no Brasil sãopoucosos politocos que tentam colocar ideias legais para Educaçãono brasil masa ideias não vai para frentepor causada grande maioria de politicoscorruptoscontra uma menoriade politicosquetentam fazer seu trabalho de fora correta eu acho injusto o profesordar aulaseganhar pouco o brasil deveria pegar o exemplosde paises com educação boacomo Finlandia e Coreia do Sul

    Ass:Abner De Souza Dias 3 Ano Médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abner,

      Você tem razão. se o Brasil procurasse seguir bons exemplos na área da educação, com certeza, as coisas estariam melhores por aqui.

      Valeu!!!!

      Excluir
  30. Falar de amor não é algo que seja fácil de se fazer, principalmente, nos dias de hoje, onde a maioria das pessoas não sabem mais a essência desse sentimento.
    A frase " Eu te amo" ultimamente vem sido banalizada por muitos, ao ser dita ao vento, isso é lamentável, pois acredito que quando se trata de amar, nós somente devemos dizer "EU TE AMO" quando o sentimento for verdadeiro.
    Creio que o AMOR VERDADEIRO,seja algo inexplicável e incomparável, em que somente iremos descobrir sua verdadeira essência, quando estivermos apaixonados, pela pessoa certa, aquela com quem passaremos nossas vida, sendo um amigo,um namorado,um irmão,um pai, uma mãe,enfim, sendo aquela pessoa que nos completará independente de nossos defeitos.
    Além disso, ás vezes pergunto-me: "Como irei me apaixonar? Qual será a sensação? Devo entregar meu amor a primeira pessoa que eu julgar ser a certa ? "
    Assim refletindo, chego a conclusão de que AMAR NÃO É PARA QUALQUER UM. Pois, afinal, amar trás consequência, podendo ser boas ou ruins, más somente os fortes terão coragem de seguir em frente e lutar pelo seu amor, independentemente das consequências.
    E assim devemos refletir, pois se as pessoas falam tão bem sobre o amor,porque elas não amam de verdade ?
    Portanto creio que a humanidade seja formada por pessoas que falam muito de amor, mas não vivem o amor.
    Renato Russo dizia:
    "É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SENÃO HOUVESSE AMANHÃ."
    E a partir desse trecho que acredito que o amor pode curar sim, pois se todos começarem a amar como senão houvesse amanhã, o mundo seria menos agressivo, menos opressor,covarde, em fim o mundo seria melhor e amável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika!!!! Adorei a expressão: "(...) que nos completará independente dos seus defeitos. (...)". Também acredito nisso. Foi o que disse no conto, não há ninguém perfeito, será a intensidade do meu amor que tornará determinada pessoa perfeita para mim...

      Parabéns pelo comentário!!!

      Bjus

      Excluir
  31. Amor é um sentimento de carinho e demonstrações de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar. Podem ser seres humanos ou seres de outras espécies. O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferente formas: amor materno oupaterno, amor entre irmãos ,amor com pessoas especiais.
    Por: Fernando Silveira n°2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "FEINANDO"!!!! mimo!

      Adorei sua definição de amor!!! Ele acontece com pessoas especiais e nos torna pessoas especias também!!!


      Valeu!!

      Bjus

      Excluir
  32. Amar é uma palavra muito ampla, existem vários tipos de 'amores' e todos eles estão em nosso meio. Devemos exercitar a nossa sensibilidade para percebe-los nos vários momentos de nossa vida.
    O amor está além da relação 'homem e mulher', ele está presente em todas relações sociais e em nossas manifestações.
    Hoje em dia as pessoas estão mais voltadas aos bens superficiais, como: aparência, dinheiro, status e etc.
    Particularmente, 'tento' colocar em prática o respeito, o carinho e a valorização pelo próximo, pois acredito que essas ações estão relacionadas ao amor, e isso torna a nossa vida mais agradável.

    Nome: Thalita França Pereira Nº10 - 2ºE.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita,

      Penso como vc!!! Existem várias formas de amar ( e diferentes amores por diferentes pessoas). Deve isso que torna este sentimento o MAIOR e MAIS IMPORTANTE de todos em nossas vidas!!!


      Gostei!!!

      Bjus

      Excluir
  33. O amor é algo ambíguo. As vezes você ama de um forma, que contraia totalmente o jeito de amar do outro. Mas que no final, se comparar, é tudo amor.
    O amor vai alem de relações homem e mulher, o amor esta em tudo e em todos. E saber amar é uma dádiva, porque inclui ter respeito, cuidado, proteção e acima de tudo compaixão ao próximo.
    Um recado que fica é, não espere pelo amor perfeito, ame o próximo, ame seu amigo, ame sua família, ame aquele que lhe faz bem, porque assim você virará melhor.

    Letícia dos Santos 3°ÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le, mimo...


      "3ÃO" foi ótimo!!! hhahahhaha.

      Também concordo que amar ao próximo (como ati mesmo) é o melhor caminho para ENCONTRAR e para MERECER o amor verdadeiro.

      Parabéns pelo comentário!

      bjus

      Excluir
  34. Olá Mari, postarei hoje a noite !
    Lnb

    ResponderExcluir
  35. Luccas Nunes Biazotti, 13 3 E.M

    O amor caracteriza-se de um sentimento que demonstra o afeto e carinho pelo próximo, seja em seres humanos ou outras espécies. Não limita-se apenas no desejo carnal da relação, supera os limites da imaginação e desenvolve uma amizade, parceria, querer bem e tudo mais. Na atualidade o amor é confundido pela doutrina imposta pela sociedade,deixando de ser uma verdadeira dádiva de Deus, contrariando o amor com a malícia.
    Não devemos deixarmos nos levar pelo sentimento, mas sim pela inteligência que define as melhores atitudes, escolhermos muitas vezes na emoção ou pressão nunca nos leva a um resultado desejado.

    Desculpe a demora (;

    ResponderExcluir
  36. Lucas,

    Você tem razão, o amor deveria ser enxergado por todos como uma DÁDIVA DE DEUS, pois é o que ele é: um presente que precisamos aprender a valorizar!

    Gostei!

    bjus

    ResponderExcluir
  37. Ola! para todos que lerem esse comentário,pois sera único.
    Gostaria de dizer que fiquei emocionado com a historia,mas não pelo fato de ter um final trágico,porque esse e o único fato triste,mas quem leu o texto que esta bem expresso observou que durante esses seis anos de AMOR intenso foram curtos, pois tudo que e bom dura pouco.
    Acho que esse amor deveria ser tão intenso que contagiava a todos que se encontravam próximos ao casal.Essa e só uma das historia que mostram o quanto o tempo e curto e não espera ninguém amar porque temos que corre atras de quem amamos pois nunca saberemos o dia de amanha.
    Uma lição de vida que esta bem explicita no texto demonstra que quando agente devemos corre atras deste amor pois é o que buscamos, o AMOR verdadeiro e muitas pessoas n encontras por que não acreditam no que esta logo nas suas caras.
    Sinceramente acredito em amor,mesmo pelo fato de nunca ter amado eu acho,não sei, acho que sim mais isso não vem ao casa mas que todo mundo gosta de ser amado,querido, que se preocupem com "ELE" e vice-versa pois todo mundo ama por mais que seja duro por fora mais e mole por dentro.

    Ass: Caio Ferreira da Silva Nº2
    Mari espero que você goste foi de coração por mais que seja simples foi de coração.

    ResponderExcluir
  38. Caio, mimo!!!


    Claro que gostei. Você entendeu direitinho a "lição" do conto: o amor verdadeiro e intenso entre o Mocinho e a Mocinha é nossa inspiração para não desistir e encontrar nosso verdadeiro amor!!!

    Parabéns pelo comentário!!!


    Bjus

    ResponderExcluir
  39. O amor é a base (ou sentimento) essencial para toda as coisa na vida.
    Atraves desse sentimento podemos perceber que quando o amor é verdadeiro ,nós nos sentimos bem melhor.
    Tudo flui melhor em nossas vidas.
    Podemos dizer que a felicidade fica estampada nos nossos olhos,através do sorriso.
    O ser humano necessita desse sentimento para amar o seu proximo,sua familia,e a sua companheira (o).
    Ame a si mesmo,para aprender a amar os outros.
    E não perca a Esperança que o amor ainda que muitos não mais acreditam,existe.
    Em algum ser nessa terra.

    David fontes de carvalho. 3 em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David,

      Acredito sempre no seu potencial. Sempre tenho a impressão d eque você irá "despertar" e surpreender a todos com suas habilidades, como neste texto. Adorei suas ideias.

      Adorei!!!


      Beijos

      Excluir
  40. O que é amar? É difícil explicar com palavras, dizer eu te amo, soa mais sincero com gestos, um sorriso, um beijo, um abraço apertado. O amor é algo que não se compra, disso sabemos. É uma sensação prazerosa e única, é algo tão bom que às vezes nos faz chorar de alegria. Damos muito valor para coisas materiais e deveríamos prezar mais o amor, pode ser que nem todos encontrem o amor, e a explicação para isso é que talvez, nem todos estão dispostos a procurar por ele.
    Como disse Renato Russo: "Porque amar é uma arte e nem todo mundo é artista".

    André Araujo 3º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Estou orgulhosa do seu texto!!! Já te disse isso e vou repetir: Você está se tornando uma pessoa cada vez melhor, em TODOS os sentidos. Gostei muito quando você afirmou que "eu te amo" soa mais sincero através de atitudes. E... arrepiei, quando li a citação de Renato Russo. Você está ABUSADO MESMO hein pessoa linda!!!! hahhahhaha

      Beijus para a sua mami e para a sua namorada!!!

      Excluir

COMENTE!