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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

FILME RECOMENDADO: “MATILDA” (RECOMMENDED FILM: "MATILDA")

POR MARI MONTEIRO



Um filme encantador, lançado em 1996; mas que aborda temáticas sempre atuais.  Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecer-se de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível. Uma curiosidade (e um fato lamentável) é que a mãe de Mara Wilson Suzie Wilson, a mãe da protagonista Mara Wilson, faleceu durante as filmagens devido a um câncer de mama. Após os créditos finais, pode ser vista uma dedicatória a ela.  Ao interpretar esta personagem, a atriz ganhou o prêmio “YOUNG STAR AWARDS”. (In. http://pt.wikipedia.org/wiki).




Uma das características mais interessantes deste filme é que o roteiro foi escrito em terceira pessoa. Então, é como se alguém nos contasse a história de Matilda. Outro fato marcante é que a protagonista adora ler. “LEIO DE TUDO.” (diz ela numa passagem do filme). Matilda, inclusive, diz gostar muito de CHARLES DICKENS (1812-1870).





Outro aspecto interessante a ser considerado é o comportamento/postura da professora, que leciona numa ESCOLA AUTORITÁRIA e TRADICIONAL. Situação que a leva a fazer coisas mirabolantes em sala de aula para garantir um pouco de ALEGRIA a seus alunos.  Além disso, a certa altura, a professora e Matilda estabelecem um significativo VÍNCULO AFETIVO, capaz de mudar a vida de ambas.






Enfim, é um roteiro que revela alguns aspectos  bem cruéis de uma educação autoritária e cruel e, ao mesmo tempo, apresenta nuances de delicadezas e de encantamento. Provavelmente, por isso, a obra oferece tantas possibilidades de realização de trabalhos pedagógico sobre ela. Nesse sentido, seguem algumas sugestões de atividades que podem ser adaptadas a diversas séries/faixas etárias e, claro, ampliadas; pois trata-se apenas de uma simples introdução ao trabalho acerca de uma obra tão rica:


1 – Descreva o perfil psicológico de Matilda e teça comentários acerca de suas virtudes:

2 – Reflita sobre a cena em que o menino é obrigado a comer um bolo inteiro como castigo. Pense na expressão: “DESOBEDIÊNCIA NECESSÁRIA E SAUDÁVEL” e escreva um comentário crítico sobre a cena, enfocando o que você faria no lugar do menino:

3 – A Professora de Matilda é obrigada a “camuflar” o que considera um ambiente ideal de sala de aula. Por que isso ocorre?

4 – Formem grupo de três a cinco pessoas e dramatizem a cena eleita (pelo grupo) como favorita. Ensaiem e agendem uma apresentação para a classe.

5 – Em sua opinião, a relação entre professor e aluno é capaz de TRANSFORMAR pessoas e circunstâncias? Justifique:

6 – Havia um cartaz de regras na sala de aula de Matilda que deveria ficar exposto sempre que a diretora Agatha Trunchbull entrasse na sala. Eram regras muito rígidas. Em duplas, elaborem uma lista de “ORIENTAÇÕES” nas quais vocês acreditam; ou seja, posturas POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS para tornar o ambiente escolar o mais agradável possível. Em seguida, socializem com os demais colegas afim de montar uma "lista única":


Certamente, existem inúmeras atividades possíveis a partir do filme. Por ora, esta é uma pequena sugestão... Fiquem à vontade para fazer uso delas e compartilhar suas próprias atividades e experiências.

“GESTOS AFETIVOS FAZEM MILAGRES ACONTECEREM”. (By Mari Monteiro)







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