Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

FÉRIAS DE PROFESSOR

POR MARI MONTEIRO



Não sei quanto à maioria, mas tenho uma dificuldade enorme de DESACELERAR. É muito provável que isso se deva ao fato de que, nas semanas que antecedem as férias, os afazeres são tão complexos e intensos e... TENSOS, que custo a me desligar de tudo. Os primeiros dias são os piores: MEU CORPO NÃO ENTENDE QUE ESTÁ DE FÉRIAS E PODE DESCANSAR. O cansaço é tanto que só consigo dormir... Mas não é um sono de descanso. É como se fosse (e deve ser) um sono de COMPENSAÇÃO.

Isso é FRUSTRANTE e distante demais da minha CONCEPÇÃO DE FÉRIAS. Porque férias para mim é sinônimo de DESCANSO. Ah! Férias! Ler vários livros... Ver vários filmes. Não pensar em quaisquer questões burocráticas. Não adoecer. Adoeci na primeira semana. Tive uma crise nervosa. Menos uma semana de férias. Estamos na segunda semana e eu cheia de problemas para resolver. Isso NÃO PODE ESTAR CERTO.


A maioria das pessoas questiona o porquê de os professores terem FÉRIAS/RECESSO DUAS VEZES por ano. Respondo. Trata-se de um trabalho de RISCO (podem discordar se quiser). Muitos de nós temos dois empregos (ou mais!). Papeladas mil para preencher e corrigir. Lidamos com os mais adversos CONFLITOS HUMANOS (só por isso já merecíamos insalubridade). Isso tudo junto entra em ebulição e assim permanece por quatro meses seguidos. Uma verdadeira panela de pressão que precisa ser desligada em tempo. E, na verdade, os especialistas em saúde e o Governo estão cansados de saber disso. Logo, é um direito indiscutível e NECESSÁRIO.



Confesso que meu maior sonho de consumo relacionado à profissão docente é poder TRABALHAR APENAS UM PERÍODO e, obviamente, conseguir me manter financeiramente assim. Sonho distante  esse!



Porém, sou otimista por natureza. E conto com as duas próximas semanas. Não quero muito. Nenhuma grande viagem... Só tranquilidade. Um tempo de “REFAZIMENTO” para voltar INTEIRA e DISPOSTA para meus alunos e colegas de trabalho. Afinal, para quem me conhece, minha máxima é: “APENAS PROFESSOR SATISFEITO É CAPAZ DE ENSINAR” ; tudo mais fora deste contexto é mecânico... Superficial... Fraudulento!

E ainda assim, existem muitos professores que planejam, para o período de férias, coisas como: reformar a casa; pintar a cozinha, planejar e preparar atividades para o semestre seguinte; fazer cursos intensivos de aperfeiçoamento... Desculpem! Isso não entra na minha cabeça! Nas férias, minha maior ambição é: DESCANSAR CORPO E MENTE.




Enfim, como não somos dotados de botões de “liga-desliga”; tenho trabalhado muito para poder aproveitar os próximos dias.  “Bora” tentar resolver todas as minhas pendências durante esta semana. Afinal, tenho uma lista de coisas boas para fazer que para muitos pode não ser nada demais, mas para mim é um LUXO: ler os livros que ganhei e ainda não li, namorar mais, assistir mais filmes, não colocar o celular para despertar, ir ao cinema de mãos dadas... Sei que, em todas as profissões, é possível conciliar tudo isso. Mas, acredite em mim. Se você é professor comprometido, pontual, preocupado com seus alunos de um modo geral... No dia a dia isso não é possível. E, para finalizar, acho mais. DEVERIAM SER QUARENTA DIAS DE FÉRIAS! DUAS VEZES POR ANO... Já que eu levo DEZ só pra me desligar... rsrs.  BOAS FÉRIAS A TODOS!!!








COMENTE!