Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

BRASIL DOENTE: UM ARTIGO INACABADO (SICK BRAZIL: AN UNFINISHED ARTICLE)

POR MARI MONTEIRO


Não sei bem como repercute fora do Brasil o que estamos vivenciando por aqui. Também não tenho a intenção de estabelecer comparativos propositais. Mas, de alguma forma, surgirão algumas inevitáveis comparações. Já que um dos temas é a corrupção, a primeira coisa que ouço é: “corrupção existe em todo o mundo.” Compreendo. A questão principal são as diferentes “formas de tratamento” que os corruptos recebem em cada lugar.

Enquanto brasileiros e otimistas natos,  somos tidos  como sinônimos de sambódromos e de estádios lotados, o que aumenta nossa  dificuldade para ADMITIR A DOENÇA que predomina entre nós. Condicionaram-nos a pensar: “Tá ruim, mas tá bom.”  Acrescenta-se a isso as dificuldades para encarar um tratamento e tentar a cura. Tudo contribui para o surgimento de uma “espécie” de epidemia: a APATIA COLETIVA. A impressão que tenho é de que o PAÍS DORMIU.

SINTOMAS: desânimo; fome; medo; baixa ou nenhuma autoestima; sensação de impotência geral; falta de perspectivas; insônia; raiva; dores em todo o corpo; impaciência; tristeza; náuseas constantes; pensamentos negativos; suicídios; depressão; carência afetiva; pensamento desordenado; dificuldade de planejamento a médio e longo prazos; esquecimento; bloqueio mental; dificuldade de se expressar e de dialogar; ausência de criatividade.
OBS. Os sintomas não aparecem na ordem mencionada. Fato é que a maioria de nós apresenta ao menos TRÊS destes sintomas em algum momento do dia... De todo dia.


CAUSAS: corrupção; injustiça; descaso; educação ruim; violência; imoralidade; desrespeito; sistema de saúde falido; desemprego; intolerância; pobreza; retrocessos; mentiras constantes; ganância; egoísmo; falta de acesso à cultura; impunidade; falta de cumprimento das leis; preconceitos de toda ordem.


TRATAMENTO:  reiniciar literalmente.
Empaquei aqui neste trecho... Ajudem. Só sei que o  tratamento não tem DATA PREVISTA PRA COMEÇAR e   apenas terá possibilidade de êxito se for COLETIVO.

PREVISÃO DE CURA: inexistente.

GARANTIA DE CURA: nenhuma.


COMENTE!