Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PROFESSOR AGRIDE ALUNO! E O CIRCO ESTÁ ARMADO! (MUGS STUDENT TEACHER! AND THE CIRCUS IS ARMED!)

POR MARI MONTEIRO





NADA JUSTIFICA A VIOLÊNCIA. Sobretudo, no caso a ser discutido, em que o Professor é o adulto da relação e, supostamente, a pessoa com DISCERNIMENTO suficiente para não ceder às “tentações” (PONTO!). A partir daqui, sejamos honestos: como somos TENTADOS e TESTADOS diariamente em nosso ofício! Outro fato: EXISTEM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MAUS. Tão maus, que chegam a ser diabólicos. Conheço casos seriíssimos e, acreditem, não estou exagerando. (Qualquer dia eu postarei um relato de experiência de arrepiar os cabelos, protagonizado por uma “DOCE CRIANÇA” de NOVE ANINHOS!).

Sobre a notícia veiculada em 20 de agosto sobre a Professora que agrediu o aluno que se recusou a entregar o celular, certamente, não tomarei o partido dela. Contudo, dando uma passada rápida pela coletânea de vídeos que existem na internet sobre situações de violência em sala de aula, notei algo relevante e INTRIGANTE: os vídeos que mostram alunos sendo agredidos são amplamente vistos e divulgados; enquanto que os vídeos que mostram professores sendo agredidos possuem um número bem restrito de acessos. Considero relevante, porque em minha opinião, no mínimo, os dois lados deveriam ser igualmente dignos de análise e de reflexões.

“Uma professora foi flagrada dando uma "gravata" em um aluno dentro da sala de aula, porque ele se recusou a entregar o celular para ela. A pedagoga foi afastada das funções pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo até que o caso seja investigado.” (In.  http://videos.r7.com/professora-agride-aluno-que-se-recusou-a-entregar-o-celular-em-sala-de-aula/idmedia/55d5c23b0cf2232331d71615-1.html  - Neste mesmo link, é possível ver o vídeo gravado por outro aluno da classe (é necessário copiar e colar o link). O que comprova que, na maioria dos casos, os alunos usam E ABUSAM DO USO DE CELULAR em sala de aula.



Mais uma vez, reforço: NÃO CONCORDO COM A ATITUDE DA PROFESSORA EM QUESTÃO. Contudo, vamos ponderar; tentar imaginar as cenas e as circunstâncias que antecederam a gravação veiculada pela mídia. Há quanto tempo esta professora vinha solicitando ao aluno que guardasse o celular? E quanto aos outros alunos? Praticamente todos os alunos levam celular pra sala de aula e ficam usando durante a aula sim! Existe a Lei Nº 4.131/2008 que é pra ser cumprida. Ou não??? Fato é que TODOS NÓS FAZEMOS VISTAS GROSSAS HÁ ANOS  sobre uma série de conflitos em sala de aula e, na hora do chamado “surto”, qualquer coisa serve de estopim. Dessa vez foi um celular; pode ser uma palavra mais áspera; pode ser até mesmo um determinado jeito de olhar. Quem saberá? 


Ainda há pouco, conversei com uma colega de profissão e comentamos sobre o quanto os colegas estão sonhando com a aposentadoria... E, pior, o quanto estão CANSADOS!!! Não que antes os professores não quisessem se aposentar, claro que sim. Todos querem e com muita “pra gozar no final”, como diz Rita Lee. Ocorre que agora isso virou “O” FOCO! Conheço professores e diretores que se aposentaram há dez anos e estão muito bem (mental e fisicamente!). Em contrapartida, os que estão se aposentando agora se encontram cansados, esgotados mental e fisicamente; contam nos dedos os anos que faltam. Se isso não é um sintoma de algo está muito mal na nossa profissão, não sei o que é!



Enfim, este é assunto que precisa ser amplamente tratado e discutido nas escolas, contando com o envolvimento de TODOS (pais; alunos; professores; funcionários; especialistas etc.). A propósito, o que fazemos com o slogan: “TODOS PELA EDUCAÇÃO”?  Todos quem? Que educação? A verdade é que FALTA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO! 

COMENTE!