Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

ENXERGAR O OLHAR

POR MARI MONTEIRO




Há um verso admirável de Chico Buarque que diz: “(...) Acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus (...)”. Esta coisa de “esquecer” o olhar nos remete a uma espécie de calmaria. Um olhar demorado, talvez passional, de quem não tem PRESSA e nem MEDO de olhar nos olhos do outro.

Isso me faz pensar no quanto desaprendemos a olhar nos olhos das pessoas no cotidiano. Não que isso não aconteça mais. Mas é algo autômato, rápido... Um dos dois desvia rapidamente o olhar. Não me sinto à vontade com isso. Lembro-me que tínhamos mais coragem (ou talvez uma vida menos acelerada...) para tanto.

Não é fácil enxergar um olhar. Isso implica em muita sensibilidade e; sobretudo, num sentimento escasso hoje em dia: PACIÊNCIA. Falamo-nos às pressas, muitas vezes por gestos, sms, e – mail, Skype...  E tudo isso AFASTA OS OLHARES e tudo o que de mais profundo eles podem revelar.

Penso que se torna necessário REAPRENDER A ENXERGAR OS OLHARES das pessoas... Particularmente, considero este gesto, além de educado e gentil, extremamente carinhoso. É como se a outra pessoa, ao olhar nos meus olhos, me dissesse: “ESTOU AQUI, POSSO TE OUVIR MESMO QUE VOCÊ APENAS ME OLHE EM SILÊNCIO”.  Este tipo de atitude cria vínculos.

Em contrapartida, o ser humano tem uma capacidade muito eficaz de habituar-se a situações corriqueiras e, lamentavelmente, para a maioria, já se tornou um hábito desviar o olhar. Isso não pode ser bom. Causa distanciamento; transparece um descaso (que, por vezes, nem é intencional); DESUMANIZA AS RELAÇÕES. Isso é triste...

Gostaria que os leitores fizessem um teste com as pessoas próximas. Chame-as e comece uma conversa... Observem se elas param o que estão fazendo para olhar para seus olhos, para tentar fazer uma LEITURA do que você sente enquanto fala. Já fiz isso várias vezes e, a menos que você diga: “POR FAVOR, OLHE PRA MIM”, dificilmente o famoso “olho no olho” vai rolar... e , se rolar, tente mensurar o quanto dura...



Enfim, estou apenas dividindo uma angústia pessoal e profissional. GOSTO DE OLHAR NOS OLHOS DOS MEUS ALUNOS. INCLUSIVE, CONVERSAMOS SOBRE ISSO. Sei também que o que estou propondo não é nada fácil. Mas, ACREDITE, quando acontece, é MÁGICO.  Estabelece-se outro patamar de amizade, de confiança e de proximidade... É quase uma questão de SOBREVIVÊNCIA que estejamos conectados de outra forma que não seja apenas virtualmente. E que maneira melhor de DIZER E DE SENTIR  a verdade que  através do OLHAR. E, só para reforçar esta minha inusitada tese, há também um trecho bíblico que se refere à importância do olhar: "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mateus 6:22)". Que nossos corpos sejam, então, plenamente iluminados.

COMENTE!