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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ENEM 2014: CONTAGEM REGRESSIVA!

POR MARI MONTEIRO



“Após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, o número de inscritos da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, superou as expectativas do próprio Ministério da Educação. Os dados foram divulgados na última segunda-feira, dia 16, pelo ministro Henrique Paim e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares. No total, foram confirmados 8.721.946 participantes.”    http://www.infoenem.com.br/numero-de-inscritos-no-enem-2014-ultrapassa-87-milhoes - acesso em 30/09/2014)

Como podemos perceber a CONCORRÊNCIA SERÁ ACIRRADA.

Faltam exatos 38 dias para a realização do ENEM 2014. É interessante ressaltar alguns  aspectos do Exame Nacional do Ensino Médio. Sempre que converso com o Ensino Médio sobre o ENEM, faço questão de esclarecer ( e  até de advertir!) que a gente não estuda para o ENEM apenas no 3º ano do Ensino Médio; mas, sim durante TODO O ENSINO MÉDIO. Daí o nome: “EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO”.

Não desmerecendo nenhuma área de ensino, pelo contrário, TODO conhecimento tem sua relevância, ressalto também que toda  a preparação para o ENEM, assim como para todo vestibular, passa; sobretudo, pelo domínio da LEITURA E DA ESCRITA e  PELA HABILIDADE DE INTERPRETAR E DE ARGUMENTAR. Isso porque, independentemente, da área de estudo e/ou de atuação do candidato, a COMPREENSÃO DOS ENUNCIADOS e das alternativas é primordial para que as questões sejam corretamente solucionadas.


Além disso, há a REDAÇÃO, cuja pontuação máxima equivale a MIL PONTOSDiante disso, faço o possível para que, desde o 1º ano do Ensino Médio, meus alunos realizem o máximo possível de escritas e de reescritas de DISSERTAÇÕES ARGUMENTATIVAS, já que  este tem sido o  gênero textual solicitado no ENEM desde o seu início até hoje. Confesso que NÃO É FÁCIL. Tenho apenas QUATRO AULAS SEMANAIS em cada sala do Ensino Médio para “dar conta” de uma apostila de Língua Portuguesa e uma de Literatura Brasileira.

Assim, a partir de hoje, serão postados alguns fragmentos das NOSSAS OFICINAS DE REDAÇÃO (esse nome é por minha conta, puro sonho de Mari kkkkkk. Não temos aulas para tanto!), os quais, espero, possam contribuir para que TODOS OS PARTICIPANTES obtenham um rendimento SATISFATÓRIO NO ENEM 2014.

Abraços.
Mari Monteiro


OFICINA DE REDAÇÃO: ÀS PORTAS DO ENEM I  – Prof. Mari Monteiro

Veja as regras da correção da redação do Enem 2014


A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre foi motivo de muita discussão e polêmica, especialmente quando se trata dos critérios de correção e atribuição de nota adotados.Nos últimos anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vem promovendo mudanças para aperfeiçoar a correção das redações do Enem, como investimentos na capacitação dos corretores e alterações de alguns critérios, que ficaram mais rigorosos. Vale destacar também a vista pedagógica da avaliação dos textos, que é liberada alguns meses após as provas. 


Mas,  independente disso, como candidato você deve saber que conhecer as regras para avaliação e definição da nota é parte fundamental do caminho para um ótimo resultado na redação do Enem. Pensando nisso criamos este artigo com os principais critérios utilizados para correção da redação do maior exame do país. Confira!

§ Serão avaliadas somente as redações transcritas para a Folha de Redação (cuidado para não confundir com o rascunho!) com caneta esferográfica de tinta preta;

§ Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas ;

§ A nota da redação pode variar de 0 e 1000 pontos, sendo que o candidato receberá cinco notas isoladas de 0 a 200 pontos para cada umas competências compreendidas pela produção textual;

§ Cada prova será avaliada, em princípio, por 2 corretores;

§ Nos textos em que as notas dadas por cada corretor tiverem diferença igual ou superior a 100 pontos, um terceiro corretor entrará em ação;

§ As redações que tiverem discrepância igual ou maior que 80 pontos para uma única competência também passarão por um terceiro corretor;

§ Nos casos em que a diferença permanecer, mesmo passando por um terceiro avaliador, o texto será encaminhado para uma banca avaliadora, composta por mais três corretores, que atribuirão uma nova nota final e decisiva.

§ O Título não é obrigatório, fica a critério de o candidato incluí-lo ou não;

§ Quanto à letra, pode ser de fôrma ou de mão, o importante é que seja legível.

Também é necessário saber estruturar de forma adequada seu texto e entender o que cada uma das competências exige de fato. Para isso, recomendamos nossa Apostila de Redação para o Enem 2014, que traz mais de 100 páginas com dicas e orientações para um texto nota 1000. (In. InfoEnem – acesso em 26/08/2014)


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