Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Hoje li um trecho da Literatura de Cordel de Patativa do Assaré (1909-2002). Diante das características do estilo do autor, desatei a pensar no tanto de conhecimento e sabedoria que, soltos por aí, por não serem formais e nem acompanhados do tão perseguido “deproma”, deixam de ser disseminados e conhecidos... Pensei sobre o prejuízo que é não poder usufruir de tamanha sapiência popular.  Expliquei aos alunos que ele (o Patativa) pode, com toda propriedade do mundo, dizer e escrever “SENHÔ” ao invés de “SENHOR”, sem que isso seja considerado um "erro ortográfico", pois, a ele cabe, além da sabedoria popular, o uso da oralidade e da licença poética. Além disso, trata-se de um autor que não passou mais que quatro meses na escola formal; cuja base da escrita é a oralidade e os fatos do cotidiano, observados com a mais profunda sensibilidade.

Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.”
 (Acesso em 19/02/2013)

Como se vê, definitivamente, não é a apenas escola formal e suas estruturas físicas e humanas as únicas responsáveis pela formação do cidadão. Sobretudo neste caso, a vivência e a humildade foram ingredientes fundamentais para a constituição de um saber que, distanciado dos grandes negócios editoriais, teve, merecidamente, suas honras. Hoje aprendi muita coisa com Patativa e com seus versos que contam a realidade, mas expõem também seus sonhos.

COMENTE!