Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 10 de maio de 2015

SÉRIE IMPRESSÕES: “CARTAS A UM JOVEM POETA” por RAINER MARIA RILKE (Título original: BRIEFE AN EINEM JUNGEN DICHTER)

POR MARI MONTEIRO



Sempre que leio uma obra que gosto, sinto vontade de compartilhar. Especificamente  a obra de Rainer Maria Rilke, me chamou a  atenção; sobretudo, por conta do gênero textual epistolar. Sou uma pessoa que TEM PROFUNDO APREÇO POR CARTAS. Ainda escreverei mais sobre isso.

Trata-se de cartas escritas por Rilke a Kappus, um jovem que aspirava tornar-se poeta, mas estava em dúvida entre escrever e seguir carreira de militar. As cartas foram trocadas entre 17 de fevereiro de 1903 e 26 de dezembro de 1908; ou seja, durante quase CINCO ANOS!


No prefácio, feito por CECÍLIA MEIRELES, dentre os tantos elogios direcionados a Rilke, ela escreve: “(...) as respostas de Rilke não oferecem a Kappus uma receita literária. VÃO MAIS LONGE: trata da formação humana, base de toda criação artística.

Outro detalhe da obra que me chama muita atenção é a paciência presente nas várias páginas de cada carta-resposta; bem como, nos seus detalhes. Não raramente, Rilke se desculpava pela demora em responder Kappus, que chegava a durar de 4 a 5 meses. Questão que ele justificava de modo irrefutável e muito educadamente.


Sobre as dúvidas de Kappus, um dos “conselhos” mais interessante lhe dados por Kappus é este: “(...) Ninguém o pode aconselhar ou ajudar, - ninguém. Não há senão um caminho. Procure entrar em si mesmo. Investigue o MOTIVO QUE O MANDA ESCREVER; examine  se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma; confesse a si mesmo: MORRERIA SE LHE FOSSE VEDADO ESCREVER?(...)

Além disso, gostei muito das diferentes formar que Rilke terminava suas cartas. Citarei um exemplo: “Que tudo lhe suceda bem em seus caminhos. Seu Rainer Maria Rilke.”

Enquanto fiz uma breve pesquisa sobre o autor, encontrei estes escritos que representa o conteúdo de uma das tatuagens da cantora Lady Gaga:



“Prüfen Sie, ob er in der tiefsten Stelle Ihres
Herzens seine Wurzeln ausstreckt, gestehen
Sie sich ein, ob Sie sterben müßten, wenn es Ihnen
versagt würde zu schreiben. Muss ich schreiben?”

“Na hora mais profunda da noite, confesse a si mesmo que morreria se fosse proibido de escrever. Procure a resposta nas profundezas do teu coração, aonde estendem suas raízes, e pergunte-se: ‘devo escrever? ’.”


Enfim, desfrutem da obra...
Sintam-se inspirados a escrever... Mas, antes, sigam a orientação mais importante de Rilke: O ATO DE “ENSIMESMAR-SE” e descobrir o convite que sua alma lhe faz.

Boa Leitura!!!

COMENTE!