Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ANO NOVO: PRESENTE DO INDICATIVO

POR MARI MONTEIRO

Conheci uma pessoa que, em determinado dia da semana, numa destas tardes mornas, dizia: “VAMOS TOMAR UM SORVETE E BRINDAR O ANO NOVO?”. “VAMOS TOMAR UM VINHO E BRINDAR O ANO NOVO?” E brindávamos o Ano Novo, por decreto nosso, em qualquer dia ou mês do ano. Bastava sentir vontade! Isso revigorava nossas esperanças. Sorríamos e recomeçávamos de onde havíamos parado. Essa pessoa já não está entre nós. Mas ainda sigo seus ensinamentos. Decreto que  meu ano novo é numa quinta- feira à noite, 22 de agosto e brindo.  E recomeço diferente, de onde parei.

Para ser politicamente correta, geralmente não sou e nem me importo muito com isso... Mesmo porque aqueles que mais apregoam este clichê são as pessoas mais hipócritas de que eu tenho notícias. Pois, na maioria das situações em que temos de ser politicamente corretos, estamos vivenciando momentos de tensão e de medo; logo, se formos politicamente corretos e não “EXPLODIR”, estaremos sendo hipócritas... Ao menos conosco mesmos. Mas, retomando a expressão “politicamente correta”, o Ano Novo simbolicamente é o primeiro dia de cada ano.

Diante disso, penso na questão da energia que deve pairar no ar nesta noite, mais precisamente “na virada”. A contagem regressiva marca, então, o fim de um ciclo e o recomeço de outro.  Isso me remete à vontade de MUDAR ou de que algumas coisas mudem (pra melhor, de preferência). Daí o título do artigo: se a essência do Ano Novo é a MUDANÇA, então que seja no momento da virada e constantemente.  Na minha cabeça, isso corresponde a conjugar o VERBO MUDAR no presente do indicativo: EU MUDO; tu mudas; ele muda, NÓS MUDAMOS; eles mudam. Foi aí que percebi, mais uma vez, que a mudança começa por mim: “EU MUDO”... E quiçá, com o tempo, as circunstâncias à minha volta mudem...

Sendo assim, decreto meu Ano Novo muitas e muitas vezes durante o ano. É tranquilizador, saber que não preciso esperar um ano inteirinho para fazer pedidos; “pular as sete ondas”; comer sete uvas; fazer brindes; fazer orações; agradecer; abraçar; fazer uma lista das COISAS BOAS que aconteceram (que sempre é maior que as ruins... Mas, seres humanos que somos, tendemos a superestimar as ruins.); fazer promessas... Posso fazer isso no dia em que eu quiser e até várias vezes ao dia.

Outra coisa que aprendi, na medida em que cresci e perdi algumas pessoas amadas, é o entendimento sobre o que levaremos daqui (desta terra em que pisamos): A casa? A mobília? As roupas e sapatos? Os aparelhos eletrônicos? Nenhum bem nos salvará de nossa EMPÁFIA e ARROGÂNCIA. O que ficou de quem se foi? Lembranças, cheiros, imagens que tenho medo que se apaguem da minha mente... , o timbre da voz (morro de medo de esquecer como era a voz do meu pai, muito embora eu tenha ouvido muitos gritos dele)... Ainda preferiria seus gritos à sua ausência. O QUE FICARÁ DE MIM QUANDO EU PARTIR? Que lembranças  eu deixarei aos meus amigos, ao meu filho?

Outro motivo para não esperar pelo último dia do ano: como não sabemos quando será a última vez que fitaremos a íris de quem amamos, devemos colher cada momento. Celebrar cada DIA NOVO! Deitar-nos sem arrependimentos causados por PALAVRAS MAL DITAS ou por PALAVRAS NÃO DITAS. 

Eu, Mari, por exemplo,  sei bem do que preciso para continuar a ser feliz, claro que os vazios doem. A cada ano falta alguém na hora do abraço... E uma lágrima de saudade sempre escapa no cantinho dos olhos. Mas é apenas saudade, sem remorsos por não ter passado mais tempo juntos ou por não ter dito “EU TE AMO”. Todos dizem (mas EU NÃO SOU "TODOS"!) que não é preciso dizer “eu te amo”, que o que valem são as atitudes. Além de achar isso brega e clichê, penso que atitudes dignas para com quem se ama é um dever recíproco; é o mínimo que se deve fazer quando estamos com a pessoa amada. PRECISAMOS (ao menos, eu... Sem vergonha de assumir   rsrs) OUVIR QUE SOMOS AMADOS! Por que, de um modo geral, é tão mais fácil de dizer: “Que raiva de você!” do que “Quanto amor tenho por você!”?

Por isso , a qualquer momento que você queira, estarei aqui, à sua espera, com uma taça na mão para brindar um NOVO ANO; comemorar e AGRADECER coisas como:

- Os ABRAÇOS demorados. Aqueles que já acontecerão e os que estão por vir.
- Os AMIGOS verdadeiros, mesmo que sejam poucos.
- O AMOR que somos capazes de oferecer e o AMOR que recebemos.
- A que nos acompanha e a força de busca-la quando nos sentimos enfraquecidos.
-A LUZ que nos guia quando nos damos conta de que caminhar sozinho é uma forma egoísta de morrer em vida.
-Os REENCONTROS, que só foram possíveis pela dor do desencontro.
- O PERDÃO que já chegou ao nosso coração e os pedidos que ainda virão.
- A FAMÍLIA que nos aceita. E a volta da família desfeita.
- A SAÚDE que nos permite agir e reagir. E aqueles que cuidaram de nós quando não estávamos tão bem assim.
- Aos OLHARES que, mesmo silenciosos, nos dizem muito.

Com afeto,
Mari.




COMENTE!