Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

BRASIL: O PAÍS DA DESESPERANÇA (BRAZIL: THE COUNTRY OF DESPAIR)

POR MARI MONTEIRO



Há muito tempo ouvi um causo mais ou menos assim:
 


“Deus, passando com um Anjo, que carregava um saco cheio de ‘presentes’ relacionados à natureza e à povoação do mundo,  estava fazendo a distribuição entre os locais que seriam  os países tal como conhecemos hoje. 

No caminho, Ele  ordenava:

‘- Aqui deixe bastante gelo. ’

‘- Aqui areia em abundância. ’

‘- Aqui muitas árvores e animais. ’

‘- Aqui muito frio’.

'- Aqui muito calor’.E assim por diante. 

Quando chegaram sobre o Brasil, Deus já cansado respirou fundo.

 O Anjo lhe perguntou:

‘- E aqui Senhor?’

‘- Aqui pode jogar tudo que tiver restado no saco. ’

‘- Mas, Senhor! É muita diversidade! Isso será o paraíso. Terá de tudo um pouco.  Poderá ser o lugar mais rico da Terra. ’

Ao que Deus respondeu:‘- É porque você não sabe o tipo de gente que colocarei aqui. ’ “ 



Desde então, sempre pensei que  o "tipo de gente" a quem  Deus se referiu eram os políticos. E são! Retrucando este causo, sempre encontro quem diga: "Ah! Mas, no Brasil não tem guerra! Aqui estamos no céu!". É um paraíso sim; mas, para os corruptos; é o pais da impunidade. Nós, pobres, honestos e trabalhadores vivemos em meio a uma guerra velada todos os dias pela sobrevivência. Desemprego; violência; descaso com educação e saúde...



Penso que a maioria de nós brasileiros, não acordou bem hoje. Impossível digerir tanta coisa ruim e nefasta. Não podemos sequer nos dar ao luxo de SEPARAR O JOIO DO TRIGO. Só tem joio! Pra onde quer que olhemos, dá nojo!

 


Quando digo “Brasil: a desesperança”... Refiro-me ao nosso DESESPERO somado à  falta de esperança. Não estamos conseguindo acompanhar os fatos. Nossa insegurança beira o caos. Não há ninguém que possa nos trazer uma fala que amenize nossa decepção e nos faça acreditar em dias melhores.
 


Há menos de 48h  tínhamos noticias de que a economia estava dando mostras de aquecimento. Uma luz no fim do túnel. Mal assimilamos isso, vem a bomba. E o caos que a sucede. NÃO PODEMOS CONFIAR EM NINGUÉM. Chegamos  a tal ponto de pilantragem que, mesmo seguindo a Constituição Federal,  o que vemos numa possível eleição indireta é UMA FILA DE SUCESSORES CANALHAS!!! Imaginem Rodrigo Maia como presidente, mesmo que interino, seria o fim. 
 


Por ora, não me acusem de pessimismo. Vejo-me como a maioria dos brasileiros: CANSADO; DECEPCIONADO; ENVERGONHADO;  PERDIDO e TRISTE. Uma tristeza legítima  que precisa se equilibrar com a justa indignação  a fim de nos proporcionar o raciocínio e o discernimento de que necessitamos nesse momento para agir em prol da JUSTIÇA e do BEM COMUM, se é que isso ainda é possível.
 

Vou para por aqui. Volto daqui uns dias... Quem sabe com um tantinho de esperança pra compartilhar com vocês...  



COMENTE!