Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

FILME RECOMENDADO: “QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO” ( Recommended movie: “A Dog's Purpose”)

Por Mari Monteiro



Já que o assunto é Pet pra cá, Pet pra lá... Considero oportuno conversarmos sobre o filme, lançado em janeiro de 2017, “Quatro vidas de um cachorro”.  Oportuno; sobretudo porque cresce o número de abandono de animais em época de festas e de férias. E, lamentavelmente, as  adoções não crescem na mesma proporção.  Além disso, há o fato de que muitas pessoas preferem COMPRAR, talvez por supostas questões de segurança ou até – ouso dizer – status. 




Contudo, qualquer que seja  a forma de adquirir um animal de estimação, considero este filme OBRIGATÓRIO. Quem já possui um animalzinho, terá noções bem pertinentes sobre o comportamento dele. E, que pretende ter, pensará muito melhor antes. E, quando fizer sua opção,  fará consciente de sua responsabilidade  com relação ao vínculo que criamos com os animais.


 

Outro aspecto muito interessante sobre o filme é a possibilidade de realização de um trabalho pedagógico acerca do mesmo. Em tempos de isolamento social e de crianças criadas em apartamento e com os olhos vidrados em telas, é interessante ver o filme com os amigos da escola e realizar atividades diversificadas após o mesmo. O enredo do filme permite desenvolver trabalhos e diálogos sobre os seguintes temas: 


- AFETIVIDADE;

- RESPEITO AOS ANIMAIS;

- RELAÇÕES INTERPESSOAIS E FAMILIARES;

- LAZER;

- RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS. 


Apesar do surgimento de algumas polêmicas em torno de supostos maus tratos a animais durante as filmagens, o filme pode ser considerado um sucesso de bilheteria nos EUA. O que demonstra, no mínimo, dois aspectos: existem dúvidas sobre  estes supostos maus tratos e as pessoas entendem que a temática do filme está muito acima dos boatos. Enfim, seja para fins EDUCATIVOS ou de ENTRETENIMENTO entre amigos e familiares, trata-se de um filme cativante e memorável... A gente nunca mais vai olhar nos olhos dos nossos cães como antes. Confiram o trailer:

 


  

COMENTE!