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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRAZEROSO? (Pleasurable COURSE COMPLETION OF WORK?)

POR MARI MONTEIRO

Há quem se apavore só de pensar na possibilidade de realizar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).  Contudo, a realização de TCC é um procedimento cada vez mais solicitado; além das instâncias de Ensino superior, também no ENSINO MÉDIO. O que, como professora, considero muito importante. Em primeiro lugar, porque oferece uma excelente base para que o aluno entenda a importância da pesquisa no processo de aprendizagem e, em segundo, porque é uma espécie de “TCC PREPARATÓRIO” para o trabalho a ser realizado na Universidade.

Diante disso, sempre oriento meus alunos para que realizem o TCC da forma mais CONSCIENTE e PRAZEROSA possível. Invariavelmente, ao dizer isso, o que mais ouço são frases como: “Que jeito?”; “É muita coisa no 3º Médio: ENEM; VESTIBULARES e ainda TCC!!!”... E por aí vai.

Assim, elaborei uma espécie de LISTA DE AÇÕES a serem seguidas pelos alunos a fim de que eles percebam que a realização de um TCC não é algo meramente mecânico e que se limita ao em emprego das normas da ABNT.  Um TCC tem regras a serem seguidas; mas é, antes de tudo o “nascimento” e a consolidação de uma ideia que deve  proporcionar ganhos à  FORMAÇÃO GERAL , à elevação da humanização e da reflexão crítica... É A INFORMAÇÃO TRANSFORMADA EM CONHECIMENTO.

A lista a seguir não tem a pretensão de formar “FAZEDORES DE TESES” fadadas a amarelar numa gaveta qualquer até ir para o lixo.  Mas sim de transformar o trabalho de pesquisa em algo que, além de prático e dinâmico, seja prazeroso.  Para que, após a finalização (apresentação do TCC), o aluno sinta-se, no mínimo, um COAUTOR do seu trabalho; um conhecedor porque estudou e não porque “COPIOU” ou “DECOROU”...


1 – Escolha muito bem o tema sobre o qual irá pesquisar.

2 – APAIXONE-SE pelo tema escolhido.

3 – Se nos primeiros “passos” da pesquisa, você não gostar do tema, não hesite em trocá-lo por outro.

4 – Elabore um título que limite seu tema cronológica, histórica e socialmente. Caso contrário, seu trabalho corre o risco de ser amplo demais e; por isso, superficial.

5 – De acordo com o título, faça uma lista dos assuntos mais interessantes para você, sem deixar de pensar no IMPACTO que tais assuntos podem causar em termos de reflexão nos leitores do seu TCC.

– Feita a lista de assuntos, agrupe-os de modo a serem contemplados em três ou quatro capítulos.

7 – Elabore, mesmo que PROVISORIAMENTE, os títulos para cada capítulo e ordene-os. Isso ajudará muito nos procedimentos de pesquisa.

8 – Selecione os materiais de pesquisa: livros; periódicos; sites etc. relacionados ao seu tema.


9 – Inicie a leitura. Ao fazê-lo, tenha em mãos “post its” para colar nas páginas que fizerem ALUSÃO a algum capítulo de seu TCC. Cole-os, marcando na borda dos mesmos os números dos capítulos correspondentes.

10 – Ao iniciar cada capítulo, deve ser feita uma introdução relacionada ao(s) assunto(s) nele tratado. 

11- Todos os capítulos devem ser muito bem FUNDAMENTADOS Lembrem-se: muitas pessoas já dedicaram muito tempo em pesquisas sobre os assuntos abordados.

12 – Ao elaborar os capítulos, tenha em mente que o TCC é como uma “COLCHA DE RETALHOS”, cujos pedaços são “costurados” COM SUAS PALAVRAS E COM SEUS ARGUMENTOS. Portanto, "sua escrita" deve ocupar um espaço maior que as fundamentações teóricas citadas (direta ou indiretamente).

13 – Caso as fundamentações encontradas nos materiais de pesquisas não lhe causem “ESPANTO”, escreva sobre isso; ou seja, reforce com suas palavras o óbvio e expresse suas descobertas; suas discordâncias ou concordâncias; porém, sempre com FORMALIDADE e POLIDEZ. Há diversas maneiras; por exemplo, de discordar com o que um determinado autor afirmou sobre seu tema com muita propriedade (riqueza de argumentos) e de forma diplomática.


14 – Nesse percurso, certamente, se instalará um contato riquíssimo entre o aluno (coautor) e as fundamentações sobre o tema. Este contato favorece: ampliação de vocabulário; reflexões sobre o tema; conhecimento acima da informação; distanciamento do lugar comum...

15 – Uma vez terminado o trabalho escrito, cabe ao aluno escolher os recursos a serem usados para a apresentação. Estes devem ser escolhidos de modo a tornar a apresentação mais interessante e objetivando deixar o aluno mais à vontade. Ou seja; não adianta o aluno escolher um recurso apenas para seguir as tendências tecnológicas se não tem habilidade para usá-lo.

16 - Cada Universidade costuma possuir um "manual de orientações" específico. Porém, considerando que TODOS OS MANUAIS DE TCC devem estar de acordo com as normas da ABNT, eis uma  espécie de "esqueleto" com a ordem a ser seguida:

- CAPA
- PÁGINA DE ROSTO
- EPÍGRAFE
- DEDICATÓRIA
- AGRADECIMENTOS
- RESUMO
- ABSTRACT
- SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- CAPÍTULOS (I, II, III ...)
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- ANEXOS (quando for o caso)

OBS. A numeração das páginas é feita a partir da INTRODUÇÃO (canto superior direito da página), considerando a contagem das páginas anteriores a partir da página de rosto.

No mais, é "só" formatar o conteúdo pesquisado de acordo com as normas da ABNT (Associação Nacional de Normas Técnica) e NUNCA (nunca mesmo!) cometer plágio. Um pensamento, frase, argumento ou até uma simples frase só é sua QUANDO NASCE NA SUA CABEÇA. Daí a importância de FAZER NASCEREM NOVAS IDEIAS E NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE UMA TEMÁTICA, MUITAS VEZES, JÁ CONSIDERADAS ESGOTADAS. AFINAL, TUDO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO... Graças a Deus!

E o prazer? Ah! O prazer reside no fato de que, quando um trabalho de pesquisa é realizado de modo a construir CONHECIMENTO e não apenas obter INFORMAÇÃO, o aluno nunca mais pensará como antes. Ou ele terá suas ideias reforçadas ou mudará de ideias. Por que não? Paradigmas podem ser reforçados ou quebrados; mas nunca permanecerão INTACTOS após a pesquisa.

Enfim, estabeleça um “CASO DE AMOR” com seu tema. Escreva seu TCC de modo a SEDUZIR o leitor, seu público-alvo. Para isso, você deve sentir-se seduzido antes de mim e dos outros. Devo ver, em detrimento de qualquer forma de nervosismo inerente à apresentação, que você está APAIXONADO. E uma pessoa apaixonada é sempre capaz de encantar com seus argumentos e com suas convicções. Simplesmente porque não há como estar “MEIO APAIXONADO” ou fingir uma paixão pelo que não existe. Portanto, insisto: APAIXONE-SE PELO SEU TEMA. O prazer será a CONSEQUÊNCIA desta paixão.


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