POR MARI MONTEIRO
Há quem se apavore só de pensar na possibilidade de realizar
um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Contudo, a realização de TCC é um procedimento cada vez mais solicitado;
além das instâncias de Ensino superior, também no ENSINO MÉDIO. O que, como
professora, considero muito importante. Em primeiro lugar, porque oferece uma excelente
base para que o aluno entenda a importância da pesquisa no processo de
aprendizagem e, em segundo, porque é uma espécie de “TCC PREPARATÓRIO” para o
trabalho a ser realizado na Universidade.
Diante disso, sempre oriento meus alunos para que realizem o
TCC da forma mais CONSCIENTE e PRAZEROSA possível. Invariavelmente, ao dizer
isso, o que mais ouço são frases como: “Que jeito?”; “É muita coisa no 3º
Médio: ENEM; VESTIBULARES e ainda TCC!!!”... E por aí vai.
Assim, elaborei uma espécie de LISTA DE AÇÕES a serem seguidas
pelos alunos a fim de que eles percebam que a realização de um TCC não é algo
meramente mecânico e que se limita ao em emprego das normas da ABNT. Um TCC tem regras a serem seguidas; mas é,
antes de tudo o “nascimento” e a consolidação de uma ideia que deve proporcionar ganhos à FORMAÇÃO GERAL , à elevação da humanização e
da reflexão crítica... É A INFORMAÇÃO TRANSFORMADA EM CONHECIMENTO.
A lista a seguir não tem a pretensão de formar “FAZEDORES DE
TESES” fadadas a amarelar numa gaveta qualquer até ir para o lixo. Mas sim de transformar o trabalho de pesquisa em
algo que, além de prático e dinâmico, seja prazeroso. Para que, após a finalização (apresentação do
TCC), o aluno sinta-se, no mínimo, um COAUTOR do seu trabalho; um conhecedor
porque estudou e não porque “COPIOU” ou “DECOROU”...
2 – APAIXONE-SE pelo tema escolhido.
3 – Se nos primeiros “passos” da pesquisa, você não gostar
do tema, não hesite em trocá-lo por outro.
4 – Elabore um título que limite seu tema cronológica,
histórica e socialmente. Caso contrário, seu trabalho corre o risco de ser
amplo demais e; por isso, superficial.
5 – De acordo com o título, faça uma lista dos assuntos mais
interessantes para você, sem deixar de pensar no IMPACTO que tais assuntos
podem causar em termos de reflexão nos leitores do seu TCC.
– Feita a lista de assuntos, agrupe-os de modo a serem
contemplados em três ou quatro capítulos.
7 – Elabore, mesmo que PROVISORIAMENTE, os títulos para cada
capítulo e ordene-os. Isso ajudará muito nos procedimentos de pesquisa.
9 – Inicie a leitura. Ao fazê-lo, tenha em mãos “post its”
para colar nas páginas que fizerem ALUSÃO a algum capítulo de seu TCC. Cole-os,
marcando na borda dos mesmos os números dos capítulos correspondentes.
10 – Ao iniciar cada capítulo, deve ser feita uma introdução
relacionada ao(s) assunto(s) nele tratado.
11- Todos os capítulos devem ser muito bem
FUNDAMENTADOS. Lembrem-se: muitas pessoas já dedicaram muito tempo em pesquisas sobre os
assuntos abordados.
12 – Ao elaborar os capítulos, tenha em mente que o TCC é
como uma “COLCHA DE RETALHOS”, cujos pedaços são “costurados” COM SUAS PALAVRAS
E COM SEUS ARGUMENTOS. Portanto, "sua escrita" deve ocupar um espaço maior que as fundamentações teóricas citadas (direta ou indiretamente).
13 – Caso as fundamentações encontradas nos materiais de
pesquisas não lhe causem “ESPANTO”, escreva sobre isso; ou seja, reforce com
suas palavras o óbvio e expresse suas descobertas; suas
discordâncias ou concordâncias; porém, sempre com FORMALIDADE e POLIDEZ. Há
diversas maneiras; por exemplo, de discordar com o que um determinado autor
afirmou sobre seu tema com muita propriedade (riqueza de argumentos) e de forma
diplomática.
14 – Nesse percurso, certamente, se instalará um contato
riquíssimo entre o aluno (coautor) e as fundamentações sobre o tema. Este
contato favorece: ampliação de vocabulário; reflexões sobre o tema;
conhecimento acima da informação; distanciamento do lugar comum...
15 – Uma vez terminado o trabalho escrito, cabe ao aluno
escolher os recursos a serem usados para a apresentação. Estes devem ser
escolhidos de modo a tornar a apresentação mais interessante e objetivando deixar
o aluno mais à vontade. Ou seja; não adianta o aluno escolher um recurso apenas
para seguir as tendências tecnológicas se não tem habilidade para usá-lo.
16 - Cada Universidade costuma possuir um "manual de orientações" específico. Porém, considerando que TODOS OS MANUAIS DE TCC devem estar de acordo com as normas da ABNT, eis uma espécie de "esqueleto" com a ordem a ser seguida:
- CAPA
- PÁGINA DE ROSTO
- EPÍGRAFE
- DEDICATÓRIA
- AGRADECIMENTOS
- RESUMO
- ABSTRACT
- SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- CAPÍTULOS (I, II, III ...)
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- ANEXOS (quando for o caso)
OBS. A numeração das páginas é feita a partir da INTRODUÇÃO (canto superior direito da página), considerando a contagem das páginas anteriores a partir da página de rosto.
No mais, é "só" formatar o conteúdo pesquisado de acordo com as normas da ABNT (Associação Nacional de Normas Técnica) e NUNCA (nunca mesmo!) cometer plágio. Um pensamento, frase, argumento ou até uma simples frase só é sua QUANDO NASCE NA SUA CABEÇA. Daí a importância de FAZER NASCEREM NOVAS IDEIAS E NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE UMA TEMÁTICA, MUITAS VEZES, JÁ CONSIDERADAS ESGOTADAS. AFINAL, TUDO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO... Graças a Deus!
E o prazer? Ah! O prazer reside no fato de que, quando um
trabalho de pesquisa é realizado de modo a construir CONHECIMENTO e não apenas
obter INFORMAÇÃO, o aluno nunca mais pensará como antes. Ou ele terá suas
ideias reforçadas ou mudará de ideias. Por que não? Paradigmas podem ser
reforçados ou quebrados; mas nunca permanecerão INTACTOS após a pesquisa.
Enfim, estabeleça um “CASO DE AMOR” com seu tema. Escreva
seu TCC de modo a SEDUZIR o leitor, seu público-alvo. Para isso, você deve
sentir-se seduzido antes de mim e dos outros. Devo ver, em detrimento de
qualquer forma de nervosismo inerente à apresentação, que você está APAIXONADO.
E uma pessoa apaixonada é sempre capaz de encantar com seus argumentos e com suas
convicções. Simplesmente porque não há como estar “MEIO APAIXONADO” ou fingir uma paixão pelo
que não existe. Portanto, insisto: APAIXONE-SE PELO SEU TEMA. O prazer será a
CONSEQUÊNCIA desta paixão.
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