Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

FILME RECOMENDADO: “DEUS NÃO ESTÁ MORTO” (GOD’S NOT DEAD)

POR MARI MONTEIRO



No sábado, dia 06 de novembro, vi na HBO o filme: “Deus não está morto”. A principio eu pensei: “mais um filme gospel”. Contudo, o enredo, apesar de ter sido duramente criticado em 2014, o ano de lançamento do filme, possui diálogos muito interessantes e pertinentes, os quais cabem perfeitamente em discussões nas aulas de filosofia e até mesmo de Língua Portuguesa, já que o poder de ARGUMENTAÇÃO é amplamente empregado durante o filme.

Em tempos de extremismo; radicalismo e fanatismo religioso, convém “abrir a mente” para conhecer outras crenças, não para a mudar  nossa ou a do outro; mas, para aprender a respeitar. O enredo oferece reflexões que instigam o ato de rever nossas posturas e; sobretudo, mensurar nosso nível de fidelidade para conosco mesmos.



Especificamente sobre a QUESTÃO DIDÁTICA presente no filme, este se torna muito “útil” na medida em que questiona a validade do autoritarismo do professor em relação ao aluno. Além disso, são citados pensadores e estudiosos como: Isaac Newton; Stephen Hawking; Fyodor Dostoevsky e outros. o que enriquece muito o DEBATE UNIVERSITÁRIO.

Dentre as muitas falas marcantes durante o filme, estas permanecem latentes em meu pensamento:

“Às vezes, o diabo permite que as pessoas levem uma vida sem problemas para que elas não procurem por Deus.” (fala de personagem)

“Só um risco real testa o poder da fé.” (C.S. Lewis). A propósito, esta citação me fez lembrar outra de Clive Staples Lewis: “NÓS CONSIDERAMOS DEUS COMO UM PILOTO CONSIDERA UM PÁRA – QUEDAS DELE; ESTÁ LÁ PARA EMERGÊNCIAS, MAS ELE ESPERA NUNCA TER QUE USÁ-LO.” Lembrando que C.S. Lewis é o autor do Best Seller:” AS CRÔNICAS DE NÁRNIA”.

Enfim, segue o trailer do filme caso queiram ilustrar uma aula de Filosofia ou refletir sobre nossa própria existência:



COMENTE!