Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

SAWABONA: BONDADE TAMBÉM SE APRENDE (SAWABONA: KINDNESS ALSO LEARN)

POR MARI MONTEIRO



Foto: Jessica Hilltout/AMEN


Sempre acreditei que é possível APRENDER e DESENVOLVER atitudes e sentimentos como PERDÃO; AMOR e RESPEITO. Um dos muitos aspectos admiráveis da cultura africana nos mostra que isso é possível. Neste caso, falo da saudação: SAWABONA SHIKOBA, que, a propósito já foi bastante divulgada, quanto à praticá-lo, é uma outra história...

Basicamente, trata-se da SOBREPOSIÇÃO das virtudes aos defeitos. O que faz muito sentido. Ninguém é todo bom, mas também ninguém é de todo ruim. Mas, nós, com nossa ARROGÂNCIA e EGOÍSMO temos uma tendência cada vez maior de JULGAR e de CONDENAR os erros dos outros... Sem olhar para nossos próprios defeitos. Feito isso, simplesmente, EXCLUÍMOS algumas pessoas de nossas vidas sem, ao menos, lhes darmos outra oportunidade.


Temos muito que aprender. Não somos perfeitos. Ninguém é! Não somos eternos nesta Terra. Ninguém é! Então, para que tanta empáfia? Tantos jogos de interesse? Tanta ganância? Na hora de “fechar as contas”, queridos leitores, nós estaremos COMPLETAMENTE SÓS.  Gosto de imaginar que a pergunta final seja: “O que foi que VOCÊ fez pelo outro?”. Talvez argumentemos: “Estudei, trabalhei, adquiri bens, realizei sonhos...” E, ainda assim, insistirão: “O QUE VOCÊ FEZ PELO OUTRO QUE NÃO TENHA SIDO EM SEU FAVOR; QUE NÃO TENHA SIDO PENSADO COMO FORMA DE OBTER UMA RECOMPENSA; QUE TENHA REPRESENTADO A GENEROSIDADE GRATUITA?




Não é preciso muito esforço para prever que a maioria de nós não teria respostas plausíveis... Assim, “borá lá” aprender a SER melhor; aprender a prática da generosidade e do perdão. A origem da saudação: SAWABONA! Pode ser um bom começo. Aproveitemos e aprendamos SEM MODERAÇÃO. segue este belo exemplo de convivência e de amor ao próximo: 

Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito.Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.
A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.

A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".Sawabona Shikoba!

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO. VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM."

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é:" ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ". 





COMENTE!