Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

E SE NÃO HOUVER TEMPO? ( AND IF THERE IS NO TIME?)

Por Mari Monteiro


Às vezes,  penso que a vida é breve demais, que corremos demais e que vivemos de menos!


Por que não nos demoramos nos olhares dos outros quando falamos? Por que não silenciamos os celulares enquanto conversamos AO VIVO? Por que não dedicamos mais tempo às coisas gratuitas e "leves" desta vida (caminhar de mãos dadas; ver o por do sol; ver bons filmes...)?

Por que não pensamos mais sobre o que ouvimos? E sobre o que falamos? Por que não silenciamos para ouvirmos o som da nossa própria voz?Certamente, gritaríamos menos, falaríamos palavras menos ásperas e mais pausada e serenamente; principalmente no AMBIENTE ESCOLAR.



Em casa ou com nossos amigos... é preciso questionar o tempo - EM QUANTIDADE E EM QUALIDADE - para, mais tarde não passar pela "sofrência" (palavra linda muito usada pelo meu filho Daniel) do arrependimento. Não é nada bom se arrepender; sobretudo, do "NÃO FEITO": do tempo que não passamos juntos; das conversas interrompidas e nunca mais retomadas; das festas em que não fomos...


Principalmente, me ocorreram pensamentos sobre o último instante de cada um de nós. Como fazê-lo perdurar o bastante para um derradeiro olhar nos olhos de quem amamos? Aquele que renunciamos por estarmos ocupados demais trabalhando ou ao telefone... Impossível, creio. Inevitável, assim, pensar que precisamos URGENTEMENTE viver com MENOS URGÊNCIA... SERENIDADE  e com mais, muito mais PROFUNDIDADE.

Tarde pra isso? Se ainda escrevo, e você ainda lê, não é tarde... ainda não!




P.s. Escrito originariamente numa tarde de agosto de 2013, em que tive oportunidade de observar o meu (e o nosso)comportamento alucinado diante de uma rotina robotizada de trabalho e de nenhum resultado concreto o bastante para ter valido a pena... à  exceção da oportunidade de refletir e de escrever o texto acima e DESEJAR mudar, desacelerar... me (RE) HUMANIZAR, enquanto ainda posso.

COMENTE!