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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

ESCOLAS OCUPADAS X AUMENTO DE INSCRIÇÕES NO ENEM 2016 (SCHOOLS OF BUSY X REGISTRATION INCREASE IN ENEM 2016)

POR MARI MONTEIRO


No balanço das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que, no total, foram registradas 9.276.328 inscrições. O número é superior ao da edição de 2015, que teve 8.478.096 inscritos, mas ainda inferior ao recorde de 2014, que bateu 9,5 milhões. (Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/enem-2016-registrou-9-2-milhoes-inscritos-951287.shtml - acesso em 25/05/2016)

Apesar de não ultrapassar o número de inscritos de 2014, o aumento ocorrido em 2016, no mínimo, representa dois aspectos. Primeiro, os estudantes ainda acreditam e apostam numa oportunidade de realizar o Ensino Superior como forma de viver melhor. Segundo, apesar da crise que assola o país no que diz respeito especificamente à educação, quando até bem poucos dias atrás haviam ainda várias escolas ocupadas pelos alunos e por alguns professores, os alunos se inscreveram. O que, de certa forma, “derruba” o paradigma de que para se inscreverem no ENEM os professores precisam ficar falando e os lembrando dos prazos, importância etc.

Inclusive, através de reportagens e das redes sociais, sabemos que em algumas escolas os alunos passavam boa parte do tempo estudando em grupo e com o auxilio de professores. Independente de eventuais (e isolados) casos de vandalismo, vejo com bons olhos este movimento.  Em todos os discursos realizados pelos estudantes, além da aclamada justiça acerca da merenda escolar, a pauta era a MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO.  E, diante de uma reivindicação destas, não pra dizer que a culpa pela péssima qualidade da educação é do desinteresse da maioria dos ALUNOS.
 
Fonte: UNESCO - 2015
Não quero fazer o papel de advogado do diabo; mas, os alunos têm toda razão. E mais: na ocasião das primeiras ocupações em São Paulo, eles provaram de seu poder, fazendo com que o Governo revogasse um decreto já publicado em Diário Oficial e voltasse atrás na questão da reorganização escolar. Foi um grande feito. Conseguiram o que muitas vezes o Sindicato dos Professores não conseguiu. Isso demonstra um elevado nível de consciência por parte dos estudantes. Eles sabem o quanto o mercado de trabalho tem se estreitado e o quanto isso torna difícil a ascensão profissional em um país que ocupa um dos últimos lugares no ranking mundial de educação.

A verdade é que, há tempos, professores e alunos, vêm sendo sacrificados com os baixos investimentos na Educação e com o descaso das autoridades, o que gera falta de estrutura; péssima remuneração... E por aí vai. Uma série de aspectos mais profundos surge deste caos: descontentamento; evasão escolar; falta de professores (pelos mais variados e JUSTOS motivos) e o que chamo de DE – SÂ – NI – MO PEDAGÓGICO. Converse com um professor no domingo à noite e veja sua animação pra retomar a semana.

Fato é que os estudantes estão demonstrando VONTADE de alterar o estado de coisas na educação e, consequentemente, nas demais esferas sociais. A maioria deles anseia por frequentar uma boa Universidade. Logo, está dada a largada. Caso haja interesse sincero por parte das autoridades e dos profissionais docentes, acredito que seja possível dar um novo rumo à educação brasileira. O que equivale a afirmar que será possível aos estudantes brasileiros sonharem com vagas em Universidades conceituadas, tanto no Brasil como fora do país. Continuaremos falando sobre isso por aqui... Esperamos resultados cada vez mais positivos. ME – RE – CE – MOS.


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