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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ESCREVER SEM MEDO: REDAÇÃO ENEM 2016 - WRITE FEARLESS: ESSAY ENEM 2016

POR MARI MONTEIRO



“Sei tudo sobre o tema, mas não consigo colocar no papel.” Perdi a conta de quantas vezes já ouvi essa frase dos meus alunos. Realmente não é fácil expressar ideias e opiniões por escrito; principalmente, quando temos de usar a linguagem formal e sabemos que seremos avaliados em vários quesitos. 

A Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exemplo disso. No caso do Enem, o formato de redação escolhido, inclusive pela grande parte dos vestibulares, é a dissertação-argumentativa. Esse estilo de redação possibilita que o estudante construa uma tese inicial e a defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto.


Particularmente, considero este o estilo mais fácil de ser entendido e, consequentemente, escrito. Costumo dizer aos meus alunos que o principal objetivo de uma dissertação argumentativa é CONVENCER O LEITOR, o que deve ser feito através de ideias claras e de um texto muito bem escrito.

Antes de iniciar os  estudos para  a redação, é importante saber como seu texto será avaliado, assim como, o "peso" atribuído a  cada Proficiência. Observe a tabela abaixo:





Além disso, como acontecem todos os anos, especulamos algumas possibilidades de tem, as para a redação do ENEM do ano vigente. E, como não conseguimos garantir o acerto com relação ao tema, cabe aos candidatos alguns procedimentos importantes. Dentre eles, destaco:



- ASSISTIR BONS TELEJORNAIS;
- LER BOAS OBRAS, REPORTAGENS E NOTÍCIAS;
- PARTICIPAR DE PALESTRAS,                 DE DEBATES/CONVERSAS/FÓRUNS;
- ESCREVER E REESCREVER SEUS TEXTOS.





Sobre escrever, é interessante escolher temas variados e relevantes da atualidade, fazer uma pesquisa sobre os assuntos, POSICIONAR-SE e escrever sobre os mesmos. Para tanto, aconselho sempre: “ESCREVA PRIMEIRO COM O CORAÇÃO E DEPOIS COM A RAZÃO”. Quero dizer que numa primeira escrita sua você precisa deixar fluir as ideias acerca do tema e de seu posicionamento, com base nas informações obtidas sobre o tema. Outro procedimento que aconselho é “DEIXAR SUA REDAÇÃO DESCANSAR.” Ou seja, escreva e guarde-a de um dia para o outro, no mínimo, depois releia. Você ficará surpreso com o tanto de modificações que fará.



Não há outra forma para escrever bem além do “treino” e da “rotina”: ler bons textos (livros, jornais, artigos científicos, notícias etc.) e escrever. Porém, algumas dicas de revisão ajudam muito:

- atente para o tema da redação; leia mais de uma vez os enunciados que servem de base para sua redação e NÃO FUJA da proposta;

- deixe para colocar o título por último; assim que terminar o rascunho e for fazer a revisão, antes de passar a limpo, “crie” um título sucinto e original;

- tenha um vocabulário rico, o que envolve o estudo e o conhecimento de sinônimos;

- pontue corretamente seu texto, o leitor/avaliador de sua redação não estará te ouvindo; portanto, sua pontuação (sem exageros, claro) devem substituir características como: sua fisionomia, indignação, determinação e objetividade; 

- antes de começar a passar a limpo, releia sua redação e observe se não há repetições de palavras ou expressões e de vícios de linguagem... Por exemplo, tem gente que começa todo parágrafo com “E, daí...”;

- leia seu texto em voz alta e, sempre que possível, peça alguém ler para você ouvir e avaliar o “poder de perspicácia” do mesmo;

- seu texto deve ser o mais objetivo, técnico e conclusivo possível. Assim, não se esqueça do PARÁGRAFO CONCLUSIVO, que deve iniciar preferencialmente com algumas expressões específicas como: “Assim sendo”; “Portanto”; “Enfim”...

A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. Cada uma dessas partes, por sua vez tem função distinta dentro da composição do texto. Segue a estrutura de uma dissertação argumentativa:

►Introdução: é a parte do texto argumentativo em que apresentamos o assunto de que trataremos e a tese a ser desenvolvida a respeito desse assunto.·.

► Desenvolvimento: é a argumentação propriamente dita, correspondendo aos desdobramentos da tese apresentada. Esse é o coração do texto, por isso, comumente se desdobra em mais de um parágrafo. De modo geral, cada argumentação em defesa da tese geral do texto corresponde a um parágrafo.

► Conclusão: a parte final do texto em que retomamos a tese central, agora já respaldada pelos argumentos desenvolvidos ao longo do texto. (Fonte: http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/argumentacao.html - acesso em 22/08/2016)

Outro aspecto importante é ler e analisar redações consideradas excelentes de acordo com a avaliação do ENEM das diferentes edições anuais. Segue um destes exemplos:





► E, por fim, fique atento à  agenda Enem 2016:









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