Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

FRAGMENTOS DO DIÁRIO DE UM FIBROMIORRÁLGICO (ARTIGO EM CONSTRUÇÃO) FIBROMYALGIC DAILY - TEXT UNDER CONSTRUCTION

POR MARI MONTEIRO




Iniciei recentemente os  estudos sobre a Fibriomalgia. Num primeiro momento, achei que fosse ser algo rápido e indolor (desculpem o trocadilho rsrs). Porém, trata-se de uma questão muito mais complexa.  E, uma vez que fui diagnosticada há cerca de seis meses com esta "síndrome" e, desde então, venho tendo inúmeras dificuldades não apenas de tratamento; mas, sobretudo de COMPREENDER as dores por ela causada, passarei a registrar aqui meus aprendizados. 




Não serão conceitos ou "passo  a passo". Isso não é possível aos fibromiálgicos. Mas sim informações que contribuirão para nosso entendimento e; sobretudo, para os familiares e amigos. Sendo essa uma questão "nevrálgica" pra mim, dada a "invisibilidade" e  a falta de conhecimento sobre essa síndrome, que causa uma série de males conforme o infográfico abaixo:






Serão depoimentos; informações em formato de infográficos; alimentação; sugestões para amenizar as dores etc.


Imagem do Google. Imagino que tenha sido traduzida literalmente devido aos erros de concordância; porém, a descrição dos sintomas é válida. 


A questão da fibromialgia está tão relacionada ao especto emocional que existem sugestões de comportamentos elaborados pela Comissão dos Portadores de Fibromialgia , pensamentos e atitudes que podem auxiliar no "convívio" com a síndrome:








RELATOS MEUS...

Cheguei à conclusão de que não posso fazer um depoimento só. Então farei uma  espécie de !"Diário  de Bordo", com meus a todos e baixos. Espero assim ajudar de alguma forma ( a mim e  aos portadores de fibromialgia)



► 05/02/2018:
Hoje  estou muito indisposta. Depois de uma crise no sábado (um dia depois de ter tido uma sexta-feira incrível e praticamente sem dor), sinto-me  extremamente fadigada  e triste.


► 08/02/2018:
Na verdade, imagino que ainda não enfrentei uma crise de fibromialgia. Afirmo isso, porque nos últimos dias, as dores do sábado não passaram e eu não tive escolha a não ser fazer tudo "no automático" e à base de medicação. Contudo, creio que uma crise se aproxima... Não consigo me concentrar, os remédios não fazem efeito e  sempre me pego com a fisionomia contraída de dor (envelhecerei mais rápido assim rsrs). Acabei de acordar, estou ensaiando para fazer meus alongamentos... Sempre ajudam.




►18/02/2018:
Há um mês conheci um treinador que disse que trabalha com portadores de fibromialgia  e me propôs uns treinos experimentais baseados em ISOMETRIA. Fiquei muito feliz com a ideia e comecei... Leva tempo pra ver resultados, mas nas noites em que treinava, dormia sentindo menos dores. Aí veio a semana do Carnaval e relaxei geral. Hoje  estou bem ruim.... Principalmente nos punhos e mãos e do joelho até a sola dos pés, E, para agravar, por conta da neuropatia, sinto choques nas sola dos pés que incomodam muito. Mas, amanhã logo cedo retomarei os treinos...

Continua (em breve)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!