Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ALGUNS MOTIVOS PARA VALORIZAR E PARA GOSTAR DE LITERATURA

POR MARI MONTEIRO



Confesso que uma das minhas maiores dificuldades como professora de Literatura sempre foi atrair a atenção dos alunos para este campo de estudo. Minha inquietude levou-me a procurar auxílio na resposta da seguinte pergunta feita a mim mesma: POR QUE EU ME APAIXONEI POR LITERATURA? Ao encontrar as respostas (minhas respostas...) consegui enxergar uma série de aspectos. Aspectos estes que, se despertaram meu DESEJO e minha PAIXÃO, possivelmente, haveriam de motivar também meus alunos.


Animada, revirei o RELICÁRIO que tenho na memória, e elaborei os seguintes tópicos:

► A Literatura é uma espécie de “porta” para diferentes “mundos”.



REFINA os olhares sobre todas as circunstâncias; ou seja, olhamos de forma mais sensível para tudo o que nos cerca.

► Permite “vivenciar” muitas vidas numa ÚNICA existência. Se o indivíduo não lê, ele só tem sua própria história como parâmetro. Através da Literatura, ele pode vislumbrar muitas outras possibilidades para si mesmo.

► Graças aos grandes CLÁSSICOS da Literatura e ao estudo destes, a escola pode retomar ”resguardar” e valorizar a NORMA CULTA DA LÍNGUA. E, através do acesso à norma culta, nos tornamos menos vulneráveis diante da elite manipuladora.


► Agrega valores através das reflexões que ela permite.

► A produção literária acompanha as transformações dos contextos social, cultural e histórico de cada época e local. Diante disso, os enredos literários nos propicia o conhecimento de costumes, características, gostos musicais, figurinos, regimes políticos etc de épocas distantes de nós. A Literatura ANUNCIA e DENUNCIA.

► Enriquece o VOCABULÁRIO do autor, do leitor e do falante. Apropriamo-nos de uma gama cada vez maior de vocábulos, o que faz com que tenhamos mais opções para formular hipóteses e para defender diferentes pontos de vista.

► Quanto mais se estuda obras literárias, melhor se escreve e melhor se fala.



► O olhar da Literatura sobre os mais variados assuntos é TERAPÊUTICO, pois permite um distanciamento da nossa realidade e, ao mesmo, tempo nos oferece a oportunidade de “voltar” diferente após cada leitura.

► Literatura é ARTE e arte é alimento para a alma.

► Quando lemos um bom livro, as cenas MARCANTES permanecem na nossa memória, assim como as características dos personagens e as tramas que os envolvem.


Diante disso, todo começo de ano letivo uma das primeiras atividades que realizo do Ensino Médio é entregar uma cópia destes aspectos e conversar profundamente sobre cada um deles. No final da conversa, lemos e interpretamos (oralmente) a letra da canção “Sintaxe à Vontade”, da autoria de Fernando Anitelli - O Teatro Mágico (letra anexa). Durante todo o ano letivo, desde que adotei esta prática há três anos, não ouço nenhum tipo de lamentação, durante o ano inteiro, quando vamos estudar Literatura. ISSO ME DEIXA MUITO FELIZ! Por isso, “sintaxe à vontade” você também.

O TEATRO MÁGICO
Sem horas e sem dores
Respeitável público pagão
A partir de sempre toda cura pertence a nós
Toda resposta e dúvida

Todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser
Todo verbo é livre para ser direto ou indireto
Nenhum predicado será prejudicado
Nem tampouco a vírgula, nem a crase nem a frase e ponto final!
Afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas
E estar entre vírgulas é aposto
E eu aposto o oposto que vou cativar a todos
Sendo apenas um sujeito simples; um sujeito e sua oração
Sua pressa e sua prece

Que a regência da paz sirva a todos nós... Cegos ou não
Que enxerguemos o fato de termos acessórios para nossa oração
Separados ou adjuntos, nominais ou não, façamos parte do contexto da crônica.
E de todas as capas de edição especial
Sejamos também o anúncio da contracapa, mas ser a capa e ser contracapa
É a beleza da contradição, é negar a si mesmo e negar a si mesmo

É muitas vezes, encontrar-se com Deus, com o teu Deus
Sem horas e sem dores
Que nesse encontro que acontece agora
Cada um possa se encontrar no outro até por que... Tem horas que a gente se pergunta...
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?
(Link: http://www.vagalume.com.br/o-teatro-magico/sintaxe-a-vontade.html#ixzz2rpWyERlG)

87 comentários:

  1. Explorar

    A Literatura é algo muito "requintado", "chato" e difícil. Porém, ela não é monótona; ela não repete termos, argumentos e palavras. O tipo de linguagem, na maioria das vezes, é muito arcaica, deixando seus textos muito bem elaborados e quase incompreensíveis para a maioria. Livros que eu já li, por exemplo, Admirável Mundo Novo, O Símbolo Perdido e Meu Pé de Laranja Lima continham um tipo de linguagem muito antiga. Atualmente, a maioria das obras são readaptadas para a linguagem "moderna". A Literatura impõe ao sujeito palavras novas todos os dias, música nova, livros novos; impede que o indivíduo limite os seus gostos e preferências. Por exemplo, aquela linguagem abreviada da internet, uma música, ou o mesmo artista, um mesmo lugar, uma mesma rotina, etc...
    A Literatura abre a sua mente, te oferece oportunidades de conhecer e explorar coisas novas. Literatura é arte, lazer e, principalmente, cultura. E ela nunca vai te cansar ou te deixar enjoado, pois traz coisas novas todos os dias para oferecer.
    Particularmente, gosto muito de ler também biografia de artistas na Wikipédia; mas; na versão americana tem mais conteúdo e detalhes e na versão brasileira não. Assim, quando você põe o texto no tradutor, ele sai todo desorganizado e sem nexo.
    Enfim, a Literatura é importante; porém, há muito ainda a ser feito. O Mundo digital ainda não tem todas as informações concretas. Por isso, os livros ainda continuam sendo uma grande ferramenta de aprendizagem.

    Vinicius Moreira
    3º Ano | Ensino Médio

    ResponderExcluir
  2. Querido Vinicius.

    Fico muito feliz que você enxerga a Literatura como uma das formas para explorar o "desconhecido"; ou seja, conhecer outras pessoas, outros lugares e outras formas de se relacionar e de agir... O que, sem dúvida, enriquece muito nossa maneira de ser e de agir com relação aos outros e ao mundo de um modo geral.


    Parabéns pelo texto!

    Abraço.

    Mari.

    ResponderExcluir
  3. Alimentando a Alma.

    A Literatura é uma arte que não tem idade, que nos leva a novos “mundos”, onde vivemos junto aos personagens no enredo da obra; vivemos em outro tempo, conhecemos lugares diferentes, sentimos tudo aquilo que a personagem sente.
    Uma boa obra alimenta a alma de uma forma única e inexplicável, uma palavra tão simples, mas que engloba muitos aspectos.
    Fernando Pessoa já havia dito “Escrever é esquecer. A Literatura é a maneira mais agradável de ‘ignorar’ a vida...”.
    Portanto, as obras literárias enriquecem o nosso vocabulário, o que nos liberta da alienação cotidiana, leva você a pensar de modo diferente (“fora da caixinha”).


    Rafaela Cruz de Sousa.
    1º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, mimo...

      Que bom que postou sua narrativa. Gostei muito do seu texto; sobretudo, quando você citou FERNANDO PESSOA: "A Literatura é a maneira mais agradável de 'ignorar a vida'."

      Como você disse, ler boas obras equivale, realmente, a "pensar fora da caixinha".

      Parabéns pelo texto!

      Beijo

      Mari

      Excluir
  4. Olhos literários!
    Definição de literatura para muitos é “Algo que aconteceu no passado e que não têm importância”. O que piora muito, quando algumas obras relatam como eram as vidas antigamente, por isso existem palavras muito confusas. Mas literatura nada mais é que o conjunto dos saberes.
    A literatura tem o poder de criar fantasias, possibilitando acreditar em contos de fadas e lendas, e expandir a imaginação de qualquer indivíduo.
    Na infância, a literatura é de grande importância, pois faz com que a criança se divirta com histórias. Ao mesmo tempo favorece o senso crítico e a sensibilidade, através de alguns personagens. Já na fase adulta, a literatura é capaz de transformar opiniões e circunstâncias.
    Portanto, a literatura pode transformar qualquer pensamento por meio da imaginação mesmo sendo histórias fictícias ou baseadas em fatos reais.

    Letícia de Andrade Viana
    1º A /Ensino Médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, mimo...

      Seu texto está muito bem escrito e suas ideias são objetivas.

      A Literatura é, com certeza, uma das ferramentas mais criativas e interessantes de motivar nossa imaginação e, consequentemente, causar uma série de "micro - transformações"; as quais, quase sempre, são perceptíveis apenas a médio ou a longo prazo.

      Parabéns!

      Beijo

      Mari

      Excluir
  5. A literatura como ela é

    Como o próprio tema já diz, a literatura é muito importante para o desenvolvimento humano. Pois é através dela que aprendemos a gostar de livros importantes para a vida acadêmica, aprendemos palavras que nunca vimos antes, aprendemos sobre a nossa história em termos literários ou até mesmo de outros países.
    Muitos dos livros que lemos da literatura, no Brasil, são de Portugal; afinal, é o país que nos colonizou. Nela temos várias fases, tais como : Trovadorismo, Classicismo, Romantismo e muitas outras.
    Geralmente, os poetas, na literatura ficam conhecidos após a morte. Enfim, podem ser citados os poetas mais famosos após a morte : Camões, Gregório de Matos entre outros.

    Yasmim Jacó Cavalieri
    2° A / Ensino Médio

    ResponderExcluir
  6. Yasmim, mimo

    Gostei muito do fato de você mencionar alguns poetas famosos, enquanto uma espécie de homenagem e de reconhecimento póstumo. Antigamente, os autores não contavam com as "facilidades" das quais dispomos hoje: publicidade; mídia; internet... Enfim, tudo era muito difícil, mas (isso é um ponto de vista muito pessoal) havia mais glamour e inspiração. Tanto que muito poemas e muitas obras são lidas, revisitadas e readaptadas até os dias atuais,

    Parabéns pelo texto!

    Beijo

    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LITERATURA E SUAS CONTRIBUIÇÕES

      Quem nunca leu um livro e percebeu que em tão pouco tempo sua mente começou a mudar? Novos horizontes, experiências diferenciadas, que trazem outros olhares no decorrer da leitura.
      A literatura tem como uma de suas características, contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e físico de cada um, proporcionando o despertar de sua criatividade, imaginação e ate mesmo na mudança de comportamento.
      Porem, há certos tipos de livros que não trazem essas mesmas qualidades, ao invés do crescimento que a mente pode produzir, acaba se destruindo ao ler conteúdos que deturpam o aspecto moral do homem.
      Portanto, observa-se que todo ser humano deve apropriar-se de uma boa leitura, pois desta forma contribuirá para eu desenvolvimento geral.

      Giovana Cristina de Oliveira
      2° A / Ensino médio

      Excluir
    2. Giovana, mimo...

      Que bom que você reconhece as diversas contribuições da Literatura para o desenvolvimento humano. Esta é uma grande prova do seu amadurecimento e do seu interesse intelectual.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  7. A literatura na sociedade
    A literatura hoje é amada por uns e odiadas por outros. Mesmo assim a literatura é muito importante , usamos a literatura em tudo e em todos os lugares , principalmente na escola onde mais usamos em todas as matérias , para que nós posamos compreender cada matéria. Diante disso a literatura nós ajuda a abrir nossa mente para o mundo e a sociedade onde vivemos , sempre com coisas novas e nos ajudando com as palavras e ampliando nosso vocabulário.
    Eu , particularmente , gosto da literatura pois esta ampliando meus conhecimentos sobre tudo , estou conhecendo muitos autores e obras ótimas.
    Enfim , a literatura é essencial , pois assim a nossa imaginação nunca terá limites para nada que precisarmos na vida.
    Jessica Henriques Rodrigues 08 2 EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, mimo...

      Realmente, você tem toda razão. Ao longo dos anos, lecionando Literatura, é nítida a percepção de que parte das pessoas ( e, infelizmente, não são muitas e não as culpo por isso; pois a escola deveria incentivá-las melhor...) não gostam de Literatura. Mas, acredito que com ações como estas que fazemos, incansavelmente, todos os anos, este paradigma possa ser transformado.

      Parabéns pelo texto!

      beijo.

      Mari

      Excluir
  8. A importância da literatura em nossa vida
    Afinal , por que a literatura é importante para nossa educação ? A literatura nos ajuda a desenvolver novas ferramentas de aprendizado que nós ajudam a encontrar novos caminhos , aprender e conhecer pessoas e culturas novas etc. Um ótimo exemplo de literatura são as leituras de obras clássicas. Se uma pessoa não lê , ela não adquire um vocabulário requintado e exemplar. Essa pessoa não enxerga um novo mundo. Ela só enxerga a própria vida.
    Quando lermos um bom livro , uma poesia ou um texto , acabamos guardando na memoria. E isso nos ajuda a enxergar e entender novas perspectivas nos cenários ( histórico , social, e econômico). Oque acaba mudando as técnicas de estudo , no dia a dia etc. A literatura , o vocabulário , a imaginação etc ; em resumo há literatura muda tudo na nossa vida. A literatura é uma ótima solução para resolver quase todos os seus problemas ; nos mostramos desde a realidade da vida ate o poder da nossa imaginação , criatividade , carácter , estilo de vida etc.
    Portanto , a literatura é um "portal" para nossa imaginação , aprendizado , educação etc ; porque nos mostra novos horizontes , caminhos , e mundos , novas realidades e tudo isso acaba se tornando um só : a" Literatura'.
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 2 EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha, mimo...


      Antes de qualquer coisa, preciso dizer que você está escrevendo cada vez melhor. Concordo com você. A Literatura nos mostra outros "horizontes", além de tantos outros benefícios sobre os quais já conversamos em sala de aula.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  9. Literatura, por que estudá-la ?

    A Literatura é uma porta para diversos ''Mundos'', você se ''sente'' como se estivesse onde a leitura se passa, sendo uma música ou uma obra literária com escritas antigas. Mas muitos ainda se perguntam o porquê dos estudos sobre literatura.
    Ao se fazer esta pergunta você já está cometendo um ''erro''. A Literatura está, praticamente, em tudo o que fazemos, não só em escritas, obras literárias etc. Usamos a literatura até nas falas, claro que não precisa ''sair'' falando o português arcaico, sem nenhum erro.
    A Literatura enriquece o leitor, autor e falante, os textos lhe passa informações sobre todos os tipo de assuntos, aumentando o conhecimento, como ler um jornal, artigo ou algo de gênero, não que um livro, uma poesia ou uma música não passe conhecimento, cada tipo de literatura passa um conhecimento diferente.
    Enfim, a literatura é importante para tudo que vamos desenvolver falas, textos, tudo o que envolve língua portuguesa.

    Marcelo Tadeu nº10 2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, querido,

      De fato, a Literatura é um ramo de estudos enriquecedor. E os motivos são os vários já citados no seu texto. E, conforme conversamos na sala de aula; sobretudo, para nos auxiliar no que se refere à argumentação e à expressão dos nossos sentimentos.

      Parabéns pelo texto!

      Um abraço.

      Mari

      Excluir
  10. A Literatura na minha vida

    A literatura Brasileira é uma grande parte da História, pois cada grande autor de uma obra literária tem grande presença na História de nosso pais como no século 16 do Classimismo até hoje o Modernism, que hoje em dia tenho a grande inspiração que é o mangá que é uma história em quadinhos Japones que eu gosto muito, por causa da sua inscrita e sua ilustração que eu gosto muito, e tenho varias inspirações por causa do enredo e das animações que nele contém.

    Também gosto de ler muitos livros de jogo e acebei lendo o livro do jogo "Assassin´s Creed Brotherhood" que já comtém a linguagem mais puxada para o latim que já é meio que fora do padrão de linguagens dos livros atuais. Eu até gostei do livro,achei bem detalhado em varios fatores como na descrição de personagens e na descriçoes de cenarios e objetos.

    Por iso,eu gosto muito da literatura Brasileira quanto a de outros Páises, Principalmente aquelas histórias que dão inspiração para mim, e para outras pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Leonardo, querido.

      Gostei muito dos seus argumentos sobre a importância da literatura; principalmente, no que se refere à analogia entre as diferentes linguagens por ela utilizada ao longo da história. Quando você abordou a questão da INSPIRAÇÃO advinda da Literatura, considerei uma excelente colocação; pois a maioria das pessoas não pensa assim.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  11. “Literavida”

    A literatura tem sua importância de diversas formas, como na vida social e na vida pessoal.
    Adoro literatura, pois não é só aquela coisa que a maioria das pessoas rotula como “chata” porque é só ler, ler e ler! Sim literatura também é ler, mas não é apenas isso. É cultura em geral.
    Já imaginou um mundo sem literatura? Seria um mundo de pessoas vazias, que não usufruem da boa música, bons livros ou boas palavras, um mundo de pessoas “ignorantes”.
    Enfim, cada um de nós precisa de literatura, não só na escola, mas também na vida. É muito importante que tenhamos cultura para aprimorar nossas atitudes e pensamentos, assim como a educação e, principalmente, nosso desenvolvimento.

    Milena Caetano. 1° ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, mimo...

      Pra começar, amei seu título: "LITERAVIDA". um neologismo criativo e pertinente à nossa conversa sobre as relações entre a Literatura e a vida real. Além disso, o fato de você associar o "consumo" de obras literárias à aquisição de CULTURA, me deixou imensamente feliz.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari.

      Excluir
  12. Título: Lliteratura é cultura.
    A literatura é uma obra que fazemos sendo ela fictícia ou não, podendo expressar nossos sentimento através dela e assim quando passado para outra pessoa é comparada e analizada, podendo até mesmo ajudar o leitor em momentos particulares de sua vida.
    Ela vem nos trazendo novos conhecimentos, abrindo nossas mestes para novas idéias e aprimorando nossa linguagem, sobretudo, através da descrição dos sentimentos.
    Às vezes, lemos livros que nos leva a vários momentos passado, épocas diferentes, nos deixam encantados, levando nos para dentro da história, e essa experiência é muito incrível.
    Por isso, leia bastante. Ler é um momento que podemos parar para refletir, nunca deixe de ler, procurar livros diferentes, autores diferentes, sua mente e sua cultura enriquecerão bastante.
    Larissa Silva 1°ano A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, mimo...

      Gostei muito quando você disse que a Literatura traz novos conhecimentos ao leitor. Pois, sabendo disso, não há como não gostar dela e, consequentemente, não desenvolver a prática da leitura. O fato de você encerrar seu texto incentivando a leitura me agradou muito.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  13. O desenvolvimento da sociedade

    Hoje em dia é muito comum vermos por aí pessoas lendo no trem, ônibus, etc, é um hábito que se torna cada vez mais comum. A literatura está em todos lugares, quando estamos por exemplo, navegando na internet observamos páginas e redes sociais em que temos acesso a literatura, ou também a trechos de obras clássicas.
    O hábito de ler enriquece e desenvolve o ser humano, torna-o uma pessoa mais culta e interessada, além de melhorar seu jeito de falar e escrever, a leitura lhe proporciona mais conhecimento, melhorando também o seu vocabulário.
    Pode-se dizer que a literatura é uma "evolução" na nossa sociedade. É um modo de aprendizado que se torna cada vez mais comum nas escolas e nas universidades.
    Enfim, a literatura é importante para a nossa educação, abrindo novos caminhos e novas portas para o futuro e possíveis entrevistas de emprego. Pode-se concluir, inclusive, que significa mais um avanço para a sociedade.

    Henrique Morroni 2ºano EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, querido...

      Seu texto ficou bastante interessante, principalmente, a parte em que você afirma que a Literatura contribui para a evolução do ser humano. Concordo com você. A Literatura, de fato, "abre" nossas mentes e nos possibilita perceber outros ângulos de atuação, seja quais forem as circunstâncias.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari.

      Excluir
  14. A Influência da Literatura

    A Literatura é uma porta que se abre para universos mais amplos e criativos. Sua importância vem desde os tempos mais remotos até os dias atuais. Literatura, significa muito mais do que poetas e eras antigas, seu significado está comumente associado à ideia de: Beleza, estética e revolução.
    Vivemos em um mundo onde a Literatura nos cerca de todos os modos possíveis, seja em um filme, uma peça de teatro, um bom livro, ou até mesmo numa frase de uma boa música. Entretanto, temos que ter o discernimento de que nem tudo pode ser classificado como Literatura, independente de qual forma ela esteja, ela tem que nos trazer algum tipo de sentimento refinado, uma reflexão mais profunda, e com certeza, embasada em algo que nos traga algum tipo de conhecimento.
    Enfim, conclui-se que, a Literatura sempre foi e sempre será importante para a vida dos seres humanos, pois, sua finalidade é nos tornar pessoas melhores, não só na intelectualidade, mas também como seres humanos.


    Letícia Barbosa 3° E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, mimo...

      A Literatura exerce mesmo uma forte influência sobre os sujeitos leitores. Isso porque cada obra lida representa uma possibilidade diferente de ver e se sentir as "coisas". Além disso, a leitura favorece uma expressão mais nítida e precisa das circunstâncias e dos contextos sociais e históricos.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari.

      Excluir
  15. Modificações Literárias

    A Literatura é importante devido ao fato de que enriquece o vocabulário e nos torna mais sábios para fazermos reflexões sobre cada livro ou a cada informação que lemos. A leitura nos proporciona não somente um vocabulário mais rico, mas também uma forma de vermos o mundo diferente, não necessariamente pelos livros, mas também pelos filmes (bons de fato) ou peças de teatro, etc.
    Quando nos deparamos com livros mais antigos (Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, etc), percebemos rapidamente a mudança da linguagem na sociedade, pois são linguagens que refletem a época em que se passavam as histórias, enquanto que os livros de hoje parecem mais fáceis de compreender. pois a linguagem não é tão refinada quanto antigamente.
    Conclui-se que a Literatura está presente no cotidiano; pois os enredos que estão nos livros podemos associá-los com determinados acontecimentos da nossa vida.

    Júlia Toledo 3º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, mimo...


      Fiquei muito feliz com o destaque que você deu aos clássicos da Literatura Brasileira. pois, como conversamos, de certo modo, dependemos destes clássicos para manter VIVA a norma culta da língua, o que nos "protege" da manipulação da elite dominante.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  16. Literatura, para que ?

    A literatura está cada vez mais próximo da Língua Portuguesa, nela podemos encontrar vários textos e biografias com uma forma diferente, explicando cada vez mais. Ela tem uma linguagem diferente. Mas nós conseguimos ler. Porém, para entender, temos algumas dificuldades e recorremos ao dicionário.
    A literatura está no nosso dia-a-dia. Sem ela, a gente não é nada não e nada se a gente não souber ler ou escrever, nós não vamos conseguir entrar no mercado de trabalho.
    Portanto, a literatura é muito importante para a nossa vida para o desenvolvimento. Sem Literatura ou a Língua Portuguesa nós não vamos saber entender os textos que as pessoas entrega para fazer entrevista.

    Gabriel Silva Mantelato 2º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, querido...

      Quanta alegria ao perceber que, logo no início do ano, sua escrita (elaboração textual) evoluiu tanto! Por isso, continue escrevendo sempre mais e mais.


      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari.

      Excluir
  17. Expandindo horizontes

    Para que a Literatura é importante? Qual a sua influência no cotidiano do ser humano? Um assunto que, do ponto de vista de um aluno, pode ser massante, cansativo e tedioso, algo completamente "chato". A literatura amplia horizontes, faz com que enxerguemos além da nossa própria visão carnal. Vista de um ângulo diferente do que o aluno desinteressado pensa, ela serve como alimento para nossa alma. Basta querermos nos nutrir e saciar nossa fome.
    Riqueza... É certamente isso o que adquirimos quando nos interessamos por Literatura, não uma riqueza material, mas sim intelectual e emocional de conteúdo. Idealize uma pessoa que é capaz de desenvolver demasiadamente bem qualquer espécie de assunto. Exatamente! Essa pessoa com certeza convive com a Literatura, ou melhor, vive a Literatura.
    Concluo que a Literatura é indispensável para o progresso humano. Tenho a convicção de que aquele que lê viaja em perspectivas mais amplas; ou seja, capazes de expandir os horizontes. Eu desfruto do desejo de tornar-me assim.

    2° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laísa, mimo...

      Gosto muito de textos que iniciam com questionamentos. isso porque, a partir deles, o desenvolvimento do texto se torna mais coerente e coeso. E, neste sentido, seu texto respondeu satisfatoriamente os questionamentos feitos.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  18. Paraíso transformado por letras.
    Literatura apenas dez letras que representam a repercussão de milhares de sentimentos ; diversas emoções e dezenas de críticas. Um poço de exuberância, um lindo paraíso transformado pelo poder de frases, versos, rimas e palavras.
    A literatura pode ser descrita em apenas uma palavra "Arte", nela abre portas para diversos mundos, nos leva além de tudo e de todos. Nos provoca sabedoria imaginação e conhecimento nos tornando pessoas melhores como escrito por (Maximo Gorky) " A tarefa da literatura é ajudar o homem a compreender se a ele mesmo".
    Portanto, a literatura e como um dia chuvoso, provoca criticas e, ao mesmo tempo soluções, o que eu quero redigir nessa frase é que para alguns ela causa discordância já para outros a concordância a solução.

    REALIZADO PELA ALUNA : Vitoria Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, mimo...

      Realmente a Literatura e a Arte são inseparáveis. Inclusive, gostei muito do fato de você mencionar Maximo gorky, pois ele tem toda razão quando afirma que a literatura auxilia na compreensão de quem somos. Fantástico!!!

      Parabéns pelo texto!

      Beijo

      Mari.

      Excluir
  19. Literatura cotidiana
    Hoje em dia a literatura está presente em tudo, do nosso dormir ao nosso acordar porque a leitura é uma cultura embora no Brasil em desenvolvimento, pois nem todos no país praticam a literatura
    Muitos não a praticam , pois acham chata,difícil e alguns até complicadas de ler mas na verdade algumas são realmente, complicadas de se entender tanto que algumas pessoas começam e param por contas das linguagens presentes na literatura. Mas atualmente essas literaturas estão se tornando muito fáceis de serem lidas e compreendidas, pois as facilidades de hoje são inúmeras existe até mesmo um dicionário para algumas palavras,internet, em meio de entendimento, Porem sabendo que a literatura é importante nem todos os livros são interessantes existem alguns livros que nem deveriam estar presentes na literatura pois são extremamente sem nexo, e sem apresentar qualquer informação com base, mas na literatura antiga tudo parece ser mais complicado mas tudo bem interessante e divertido como por exemplo romantismo trovadorismo e etc.., no romantismo existia a coita que era o sofrimento por amor ( nem um pouco diferente de hoje ainda se sofre por isso) existia um trovador que era um cavaleiro medieval que por sua vez era enamorado por uma princesa nobre esse era um dos motivos da coita, também existem sátiras poesias satíricas, pelo que li pod ser bem interessante
    Emfim, penso que , diante de tudo que já aprendi sobre literatura,trata-se de uma forma mais antiga de história, mas as vezes contada em prosas e poesias satíricas claro que é uma forma mais complicada de se entender mas na realidade é bem divertido, alem disso a literatura te trás muitos conceitos novos sobre a humanidade te faz ter uma visão mais ampla do mundo, poque quem Le muito tem mais conteúdo mental e da mesma forma um maior conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (...)

      Perfeita sua colocação de que a Literatura, apesar de eventuais dificuldades de alguns vocábulos, é algo muito interessante e divertido de se fazer. Isso equivale afirmar a aprendizagem de vocábulos novos e/ou diferentes vale a pena, já que tudo isso corresponde à ampliação dos nossos conhecimentos.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  20. 2° em Marcos Vinicius (esqueci de por)

    ResponderExcluir
  21. A literatura no cotidiano

    A literatura não é algo muito comum, justamente porque os brasileiros não possuem este hábito. A maioria tem preguiça de ler e falta de interesse. Quando se fala em literatura, é pior ainda, pois as obras literárias de fato não são fáceis de entender.
    Hoje em dia é muito comum, ver pessoas com um livro na mão, na rua e nos transportes. A literatura está em todo lugar e até em redes socias, na forma de citações de autores clássicos.
    A literatura enriquece tanto o vocabulário, como a mente. Uma boa leitura nos leva para outro mundo se nos entregamos para ela, sempre vamos querer mais e mais. A literatura é muito importante em escolas também para formar um aprendizado mais correto, pois a pessoa se torna mais interessada, culta e com mais conhecimentos.
    Portanto, o acesso á literatura é essencial em nossas vidas, para nosso futuro. No mundo de hoje são muitas disputas para vagas de emprego e a literatura auxilia na nossa preparação para o mercado de trabalho.

    Beatriz Morroni 2° ano EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, mimo...

      Você tocou num aspecto crucial: a falta de hábito dos brasileiros em relação à leitura. Este, apesar de verdadeiro, é um fato lastimável; mas que, a meu ver, se as escolas se empenhassem com rigor, seria algo senão totalmente reversível, ao menos amenizado. Incentivar a leitura não é uma tarefa apenas da escola; mas, principalmente dela.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  22. A terapia da literatura

    O que é literatura? Muitos ainda não sabem discernir literatura de Língua Portuguesa. Mas, afinal, qual é esta diferença? E qual a sua importância para nós?
    Apesar de a literatura estar, de certa forma dentro da Língua Portuguesa; Nela podemos encontrar inúmeros, textos, poesias e biografias com uma linguagem um pouco mais refinada e mais complexa. Muitas vezes encontramos também em linguagem arcaica, que não é qualquer um que consegue ler de maneira fluente. Ler nós conseguimos; porém , com muitas pausas, para que possamos compreender da melhor maneira aquilo que está registrado.
    Literatura é considerado uma arte. Ela nos proporciona inúmeros fatores que nos agregam valores imensuráveis em forma de conhecimento, quanto mais se estuda obras literárias, maior será o enriquecimento do seu vocabulário, tanto na escrita quanto na fala. Além disso, quando lemos obras literárias, podemos começar a desenvolver uma visão diferente da vida, de acordo com a experiência que cada obra nos proporciona.
    Portanto, nunca abandone a leitura, não deixe que o avanço tecnologia corroa, dentro de si, a sede por leitura. Afinal, literatura é arte. E arte é o alimento para a alma.

    Guilherme Martins Andrade dos Santos, 2° ano EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, querido...

      Fiquei muito contente que você tenha abordado a questão do avanço tecnológico, pois há uma ideia equivocada de que uma coisa exclui a outra. Isso não é verdadeiro. É possível que tenhamos o hábito da leitura e, ainda assim (e até de modo concomitante), continuemos a desenvolver as atividades que envolvam a tecnologia. A propósito, este equilíbrio, assim, como todos os outros, é muito saudável e necessário.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  23. "Quem me dera ao menos uma vez fazer com que o mais simples fosse visto
    como o mais importante" (RRusso).

    E a literatura faz com que um simples livro vire a coisa mais importante
    para o leitor. E através da leitura constante de livros, é possível fazer
    com que você relembre o passado e até conheça outros mundos, vivenciar
    aventuras, dramas e sentir medo.
    Com ajuda da literatura você conhece palavras palavras que nunca tinha
    ouvido na vida, aumentando seu vocabulário em fim, casa linha lida, você
    acaba se aprofundando mais na história. Então, você sente que está dentro
    da história, começando a ver detalhes, como por exemplo, um determinado
    lugar ou uma sala imaginando o rostos dos personagens e até se
    identificando com a história.

    Atenciosamente,
    Victor | victor123_msn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Victor, querido...

    Adorei a forma como você iniciou seu texto (se bem que sou suspeita para dizer isso, pois sou fã incondicional de Renato Russo). Esta citação, além de enriquecer seu texto, chama a atenção para o fato de que a Literatura é algo de suma importância para o desenvolvimento humano.

    Parabéns pelo texto.

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  25. Literatura na Humanidade
    Literatura desenvolve meios de observar as pequenas e grandes coisas e ajuda a construir o senso critico, te torna uma pessoa critica e observadora. Trata-se de um meio de compreender as coisas que acontecem ao seu redor, e ajuda a imaginar as coisas boas para se esquecer do que esta acontecendo ao seu redor, Literatura é um ótimo alimento para a imaginação, observação, criatividade, ela te leva a uma forma de cada vez mais aprimorada de comunicação.
    “A Literatura não escolhe pessoas é algo livre, o que te prende a não entender é você m esmo”, em minhas observações, ler transforma a pessoa, é ótimo conversar com alguém culto, tanto que eu mesmo descobri meu gosto pela literatura há pouco tempo, sempre que possível peço recomendações de livros para as próprias, mão para se como elas, mais, sim abrir meus olhos para as coisas que não percebi. “Enfim, a Literatura é arte, conhecimento, emoção, sentimento, resumindo. É um mundo em palavras, que ninguém acha que mundos tão bons existiam, ainda mais em papel”.

    Teló 3º M

    ps.:té amanha mari, bjbj


    ResponderExcluir
  26. Vitor, querido...

    Você espero que você tenha ideia do quanto evoluiu no que se refere à elaboração da escrita. É impressionante! Isso me deixa extremamente feliz.
    No que se refere especificamente a este texto, suas ideias estão colocadas de forma clara e pertinente.

    Parabéns pelo texto.

    Abraço.

    Até amanhã.

    Mari

    ResponderExcluir
  27. Literatura é Arte e Arte é Alimento Para a Alma
    A literatura é importante para melhorar a escrita,o
    vocabulario e a leitura.Uma boa leitura seja de um livro,
    jornal,revista ou na internet pode te levar a outros "lugare"
    tirar você do cotidiano,mudar suas ideias ou reforça-las.
    Quando lemos uma historia,seja de aventura,romase ou terror,
    nos imaginamos que estamos ali como se participacemos da historia;
    Vivemos as emoções.Asim que vivermos varias vidas,com aventura
    diferentes, com amores diferentes,lugares e pessoas diferentes.
    Sem a literatura nós não teríamos tanto conhecimento,nao
    exercitaremos tanto nossa mente,nao teria como dechar ideias
    para proxima geração,nao se expressaria,não teria como anuncia
    e denuncia.

    Atenciosamente,
    Alexandre

    ResponderExcluir
  28. Alexandre, querido...

    Como um texto que representa nosso primeiro contato (professora-aluno), creio que você tenha se saído muito bem. Pois, o conteúdo abordado por você expressa entendimento acerca do que conversamos e sobre as maneiras que existem de contribuição da Literatura para nosso aprendizado; não apenas no que se refere à questão intelectual, mas também emocional...

    Parabéns pelo texto!

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  29. Ler para conhecer

    A Literatura é um dos melhores meios de se obter conhecimento. Através da leitura conseguimos desenvolver nossa capacidade de vocabulário e criatividade. Por meio dela conhecemos um novo mundo, idéias diferentes, críticas diferentes, histórias diferentes e, assim, passamos a enxergar as coisas de um modo diferente.
    A escrita nos proporcionou o conhecimento de vários povos, seu cotidiano, costumes e hábitos no passado. Isso serviu de base para a formação do nosso presente, que também servirá de base para pesquisas futuras e auxiliará no desenvolvimento científico e tecnológico para o bem da humanidade.
    Contudo, sabe-se que o hábito da leitura não faz parte da vida do brasileiro, isso é cultural, porém, pode ser mudado. O povo brasileiro deveria ler mais, isso os tornaria pessoas mais críticas e formadoras de opiniões e não seriam facilmente influenciadas.

    Thalita França Pereira 3º E.M

    ResponderExcluir
  30. Thalita, mimooooooooo

    Fico muito feliz sempre que você elabora um texto. Você está escrevendo e lendo cada vez melhor. Enfim... Já te disse isso: Você se supera a cada dia!!!!

    Parabéns pelo texto e pelas atitudes!!!

    Beijo.

    Mari

    ResponderExcluir
  31. Literatura: essencial para a nossa vida
    O que seria das nossas vidas atualmente sem a Literatura? Seria bom ou ruim? Imagino que sem ela não conseguiríamos definir, pois e faz parte base da razão juntamente com outras coisas, ela faz parte do embasamento porquê, mesmo que seja uma história de ficção uma parte do autor está ali, e sempre tem verdades que podemos até levar para o resto da vida. E desde os tempos mais antigos, o homem se desenvolve com o benefícios da Literatura.
    Tenho a absoluta certeza de que a Literatura é essencial para todos nós, pois ela e a porta de entrada para novos caminhos, novos universos, a cada história uma lição que aprendemos e que possa nos ajudar em alguma ocasião.
    Para as pessoas que praticam bem a Literatura seria como se essa pessoal nutrisse a própria alma, “A Literatura e arte e arte e alimento para alma”. A Literatura e chave para a liberdade interior, nossa imaginação, pois enquanto lemos aquela realidade (tratada no livro) passa a se tornar a própria realidade naquele exato momento de leitura.
    Portanto, posso dizer que a Literatura e essencial para o ser humano em quase todos os aspectos, sociais, culturais e comportamentais; principalmente, porque é algo libertador: quanto mais conhecemos novas palavras; diferentes culturas e diferentes modos de pensar (através do enredo), mais livres nos tornamos!
    Caio Ferreira
    3° ano EM

    ResponderExcluir
  32. Caio, querido...

    Enfim!!!! rsrsrsrsrs

    Digo isso porque gostei muito do seu texto. Principalmente, da parte que você afirma que a Literatura é capaz de nutrir nossa alma...

    Quem diria hein??? Bem você que não gostava de Língua Portuguesa e nem de Literatura...

    Parabéns pelo texto!!!

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  33. Literatura: a escrita de vida e de paixão

    A história humana passou a ser conhecida e passada de geração em geração a partir do momento em que o homem passou a fazer registros em pedras, paredes, folhas e etc. Antes da criação da escrita, histórias e vivências humanas eram passadas adiante através da fala. A escrita foi um grande passo na evolução humana.
    O homem fez bom proveito dessa ferramenta ao deixar registros de seu cotidiano, no entanto aprender a converter os sentimentos em palavras com perfeita descrição foi revolucionário. Assim nasceu a literatura.
    Existem vários tipos de literatura: desde a literatura infantil até a literatura erótica. A partir de estudos descobriu-se que esse tipo de escrita existe desde a Grécia Antiga. Vários povos em diversas partes do mundo possuem um vasto arsenal de obras literárias, inclusive o Brasil.
    No Brasil, tivemos grandes e fortes movimentos literários como o Romantismo, o Realismo e o Naturalismo, acompanhados de escritores que se tornaram imortais por suas obras; como por exemplo: Machado de Assis, eternizado nas linhas de Crisálidas, nos “versos do túmulo” de Brás Cubas e “nos olhos de cigana” de Capitu. A literatura brasileira é carregada de vida e de paixão.
    Assim sendo, nos estudos de língua portuguesa e de literatura percebemos a importância dessa arte e dessas obras em nossas vidas. Todo livro e toda leitura nos agregam informação, porém nem todos nos agregam conhecimentos e valores. A linguagem utilizada na literatura torna a sua interpretação difícil, e o preço desses livros diminui o contato da população com essa forma de arte que oferece amplo acesso à cultura.

    Maria Luiza Santana de Meneses
    3º EM
    @marrie_currie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luiza, mimo...

      Estou muito feliz diante da possibilidade de nos conhecer melhor... Até já percebi que, em alguns aspectos, somos bem parecidas... rsrs
      Seu texto aborda muito bem a questão da Literatura enquanto registro para a compreensão dos fatos num determinado tempo ou espaço. E, claro, gostei muitíssimo dos exemplos mencionados.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo

      Mari

      Excluir
  34. A Literatura é importante e necessária para todos nós, mas nem todos tem o prazer e o bom gosto de apreciar e de se interessar por aquilo que é uma arte, que nos traz conhecimento e nos permite viajar para outros "mundos".
    Através dela podemos nos permitir a vivenciar as histórias e experiências dos livros e contos, compreender conceitos históricos e sociais, enriquecer o vocabulário com palavras novas, refletir sobre o comportamento social entre outras coisas.
    O maior prazer que podemos ter através da Literatura é com os livros, pois eles nos leva a usar a imaginação, nos permite sentir o mesmo que os personagens nas histórias, nos transmite uma mensagem ou aprendizado.
    Portanto, a Literatura é sim muito importante, porém, são poucas as pessoas que conseguem enxergar isso e que conseguem tirar proveito das coisas boas que ela nos ensina.


    Bianca 3° E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, mimo...

      Realmente a Literatura nos proporciona muitas experiências boas. Gostei também do fato de você mencionar que a Literatura nos leva a usar a imaginação. Isso é perfeito! Pois, como já disse a vocês, quando vemos um filme, a imagem já está pronta... a mente só ouve e vê... "NÃO CONSTRÓI!".

      Parabéns pelo texto!

      Beijo Mari

      Excluir
  35. Literatura para a vida

    A literatura transcende tudo, inclusive muita coisa, história, idéias. Muitas coisas não seriam possíveis sem ela, como o conhecimento de antigas culturas, a troca de conhecimento e muitas coisas mais.

    As escolas necessitam do conteúdo literário, para ensinar os alunos, todas as matérias precisam dela; inclusive, esse texto não estaria sendo lido por você se não fosse ela.

    Não seria possível visitar lugares míticos através das palavras bem colocadas, claro, dependendo do autor e viver grandes aventuras com seres existentes dentro da nossa cabeça.

    Literatura é totalmente necessária, não só porque desenvolve a escrita, mas a fala também. O que seria dos seres humanos sem a troca de informações? Coisas descobertas no passado não fariam sentido hoje se não fossem os registros das pessoas que quiseram compartilhar tudo que aprenderam, descobriram ou sentiram.

    Portanto, concluo que estamos no nosso tempo devido a tudo que foi passado desde os primórdios até hoje, não podemos esquecer que a literatura serve para expressar sentimentos e pensamentos e, certamente, a música está totalmente relacionada a ela

    Eliel Móbile de Oliveira 3°EM

    ResponderExcluir
  36. Eliel, querido...

    Você reparou quantas vezes você escreveu apalavra "coisa (s)" no primeiro parágrafo??? kkkkk
    Brincadeiras à parte, conheço bem o seu potencial de escrita.
    Seu texto é objetivo e convincente devido à qualidade dos argumentos que empregou.


    Parabéns pelo texto!

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  37. Enxergue Melhor
    A literatura é uma ponte que une a sua realidade com a realidade de outras pessoas. Ela te tira do seu mundo corriqueiro, para conhecer o desconhecido e ver o invisível.
    Sem ela, teríamos uma visão distorcida sobre várias coisas, desde a história do ser humano até uma simples situação crítica pela qual uma pessoa passa. Já com ela podemos aprimorar o nosso reconhecimento sobre o que é errado ou certo, o que faz com que passamos fazer escolhas melhores em nossas vidas, através das críticas e das análises que a literatura nos traz.
    Devemos levar em consideração não só na forma de pensar, mas também no aprimoramento da escrita e da fala. Essa arte não é apenas encontrada em livros, é encontrada em músicas e em pinturas. Então só depende de você aproveita-la ou não. Portanto, não se prive dela, pois ela otimiza sua forma de pensar e de ver. Afinal, se não aproveitar ficará “cego” e terão muitos que irão se aproveitar de sua “deficiência”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo Sandes Rinaldi
      3ºano EM

      Excluir
    2. Leo, querido,

      Perfeita sua colocação de que "a Literatura é uma ponte que une a sua realidade à realidade de outras pessoas". O que nos permite "vivenciar" diferentes circunstâncias/situações... Ou seja, um leitor assíduo sempre terá mais parâmetros para balizar suas decisões.

      E, o mais importante, basta querermos "tirar proveito" das boas leituras, conforme você mesmo disse.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  38. A Literatura nunca morre
    A Literatura é uma porta para outros mundos, como o armário que levava para Nárnia. Desde a primeira palavra até o último ponto final de um livro, você viaja para outro mundo e vive outra história completamente diferente de tudo que você conhece.
    Você é o que você vive. Entre outras palavras, você é o que você lê. Qual o melhor jeito de vivenciar outras histórias do que lendo? Absolver outros exemplos de vida e situações que você nunca viveu e quem sabe, mais tarde, passar por algo parecido e já fazer uma ideia de como lidar com isso?
    A Literatura vive e entra na nossa vida de várias formas. Não gosta muito de ler? Escute uma música que você se identificar; porque, assim como um livro, ela também foi escrita antes de ser cantada. Que tal optar por algo mais curto, por exemplo? Um poema ou até mesmo uma frase, por mínima que seja. Tudo isso pode te influenciar de alguma forma. Porque, às vezes, cinco palavras juntas numa linha, formando uma frase com coerência podem dizer mais para você do que todos os livros do mundo juntos.
    Mesmo que esses livros, essas histórias, músicas, frases e poemas sejam fictícios eles têm um pouco de verdade entre uma palavra e outra. “Nenhuma obra é completamente fictícia e nem completamente verdadeira. – Mari Moon”.
    A possibilidade de amar ou de odiar personagens que nem existiram ou que foram baseados em pessoas verdadeiras; de se emocionar com uma cena que nunca aconteceu, sentir o que o autor quis passar e perceber que ele sente ou pensa exatamente igual a você, ouvir aquela música, ler aquela frase e lembrar-se de algo ou alguém especial são coisas que só a Literatura pode oferecer.
    Mesmo que você não tenha acessos a livros (que realmente são hoje em dia muito caros) você pode vivenciar a Literatura de varias outras maneiras. Uma revista ou uma coluna de um jornal velho. Tudo isso é Literatura. Não pode comprar histórias? Escreva a sua própria. As palavras são e sempre serão de graça;
    Enfim, as palavras veem tocando as pessoas há centenas de anos, mesmo que com o passar do tempo elas tenham mudado, mesmo que a linguagem e os costumes não sejam mais ou mesmo. A Literatura sobrevive, se transforma, muda, conquista, emociona e nunca, nunca morre.
    - Valéria S. Oliveira 3° E.M

    ResponderExcluir
  39. Valéria, mimo...

    Se tem uma pessoa que pode opinar e dissertar sobre Literatura é você. O fato de você se interessar não apenas pelos enredos, mas também pela biografia dos autores que lê, é algo fantástico. Isso faz com que valorizemos ainda mais as obras e os processos de criação pelo qual os autores passam.

    Ainda penso que você será uma grande escritora!!!

    Parabéns pelo texto!

    Beijos

    Mari

    ResponderExcluir
  40. A importância da literatura para o desenvolvimento humano

    A importância da literatura para o desenvolvimento humano é muito importando porque muitas pessoas na hora de explicar alguma coisa não sabe argumenta , sabe o que é mais não sabe explicar , e lendo livre , jornais , revistas, as pessoas aprendem palavras novas e outros jeitos de explicar .
    Quando você for dar uma entrevista de emprego se você não souber se expressar bem conhecer o português bem você terá poucas chances do corretor te chamar .
    As vezes quando a gente lê algum livro a gente parece que está dentro dele , parece que ele está contando sua vida resumida em palavras, e talvez a gente muda o nosso jeito de lidar com as pessoas, com a família.

    Lucas 1ºAno




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, querido...

      De forma concisa, você foi capaz de expressar a importância da Literatura na vida social, exemplificando através de uma situação de entrevista de emprego. Pois esta é uma situação em que a linguagem e o MODO DE SE EXPRESSAR contam muito e que, infelizmente, não é considerada pela maioria dos estudantes.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  41. A importância da Literatura
    A Literatura é muito importante para a vida de todos nós. Ela é a abertura para novos conhecimentos. Ela está em várias partes do nosso cotidiano, como por exemplo nos livros. Se você não ter o costume de ler livros, você também pode vê-la em outras partes como revistas, jornais, cinemas etc.
    O fato de você se emocionar, chorar, gostar ou não de um personagem, são coisas boas e interessantes que a literatura oferece. Coisas boas porque se, em alguma parte que você considera importante do livro, você pode levar isso como uma lição para a sua vida, mesmo que talvez não tenha acontecido de verdade.
    As obras são quase como novelas, porém não podemos considerar novelas como literatura, pelo fato de que elas não são mostradas como escritas.
    Uma boa obra além de enriquecer nosso vocabulário, ela também faz com que vivêncemos histórias que não são somente as nossas.
    Enfim, como todos sabemos a literatura é uma arte e, por isso, não podemos saber se a história é fictícia ou se ela é verdadeira.

    Nathalia Ramos, 1° EM .

    Beijos Mari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, mimo...

      Gostei muito do seu texto. A abordagem da questão das emoções relacionadas às obras literárias é perfeita. Também fico feliz por você ser tão atenciosa e participativa durante as aulas de Literatura e de Língua Portuguesa.

      Parabéns pelo texto!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  42. Ler pra quê?

    Ler é realmente importante? Sim! Não basta saber ler e escrever, "o pior analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê(Osvaldo Felix).
    Quem não conhece a literatura, apenas entende a experiência da própria vida e não conhece o que os livros podem dar... É um mundo só que através dos livros, já pensou em conhecer os países sem ter que viajar? Pois bem, o livro consegue dar tudo isso para você e muito mais.
    A leitura é essencial para a vida. Não há uma pessoa inteligente que não seja um bom leitor. A literatura é capaz de proporcionar a você um futuro promissor.
    Não basta pegar um livro e ler por estar sem fazer nada ou, mais absurdamente, ver quantas páginas contém para acabar o mais rápido possível. É questão de querer ler.
    Enfim, o livro não serve apenas para ler e sim para conhecer e elevar a capacidade do leitor.

    Fábio Constantino 2 EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, querido...

      Fiquei feliz pelo interesse que você demonstrou ao elaborar seu texto, mesmo sem ter estado presente nos nossos debates sobre a importância da Literatura para o desenvolvimento humano. Isso mostra que, de alguma maneira, a Literatura já ocupa um espaço considerável na sua vida.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari.

      Excluir
  43. Literatura em toda parte

    A literatura faz parte da vida da maioria dos seres humanos, seja em livros, revistas, internet, e outros meios de literatura.
    Trazendo notícias os jornais e a internet são os meios que mais informam as pessoas, atualizando os conhecimentos, trazendo novidades, noticias sobre tragédias e muitos outros assuntos.
    No que se refere, especificamente as obras literárias como exemplo o livro da série Harry Potter, que no filme conta uma história e o livro conta uma história mais detalhada, se aprofundando mais do assunto que conta no livro. E no livro Jogos vorazes que é um personagem que nasce em um lugar aleatório, e precisa sobreviver a fome e ao ataque de monstros que querem impedir sua sobrevivência.
    Enfim, entendo que a literatura está em toda a nossa volta, não importa onde estejamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnicius Teo. 1ºAno

      Excluir
    2. Vinnicius, querido...

      Você tem toda razão. A Literatura está à nossa volta. Muito embora, a maioria não reconheça este fato. E reconhecer a presença da Literatura em nossas vidas é uma parcela bem significativa de todo o processo de aprendizado e da aquisição do hábito da leitura.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  44. Os Benefícios Da Leitura



    A literatura é muito importante para o desenvolvimento humano; pois, quando uma pessoa começar a ler, essa pessoa esta dando um grande passo para uma aprendizagem melhor, além de estar aprimorando seu conhecimento.
    Atualmente no Brasil, a leitura é apreciada e executada por poucas pessoas, até porque a educação fornecida por alguns estados brasileiros não são boas.Com esse acontecimento, os alunos de escolas públicas, não ligam para a educação, e muito menos para a leitura, além disso, muitos alunos conseguem passar de ano em escolas públicas, sem saber do conteúdo estudado no ano. Existem até alunos mesmo que passam de ano sem saber ler.
    A solução para este problema pode ser resolvida se os governantes fornecerem uma educação mais rígida em escolas estaduais, e que os alunos passem de ano de acordo com suas notas bimestrais. Que pelo menos os alunos aprendessem a ler para que a leitura no Brasil seja apreciada e executada pela maioria dos brasileiros.
    Enfim, infelizmente para a literatura brasileira está em baixa. Para a literatura brasileira estar em alta, seria necessário, primeiramente, uma boa educação em escolas estaduais, municipais e até em algumas escolas particulares


    Nicolas Magalhães - 2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas, querido...


      Você enfatizou uma questão muito importante: o fato de que, no Brasil, há pouco leitores. O que é lamentável; mas, de certa forma, justificável: os alunos NÃO são devidamente incentivados ao que chamo de "LIVRE LEITURA" (o que aliás, é um tema para um artigo futuro); os preços dos livros não os fazem acessíveis à maioria das pessoas (mesmo aquelas que gostam muito de ler, não conseguem "consumir" a quantidade de livros que gostaria)... Enfim, empecilhos não faltam à formação do leitor.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  45. A literatura é importante para o nosso cotidiano, porém, não a usamos todos os dias da nossa vida.
    Ler tais livros nós leva a mundos diferentes e a épocas passadas que nos encantam.
    Conhecer novas formas de escrita sempre é muito bom. Existem vários gêneros literários : dramática, épica, entre outras, todos são muito interessantes e bem legais de ler. Como eu via literatura de Khaled Hossenni um falar muito legal pra mim.(ÇACADOR DE PIPAS) '' Foi há muito tempo, mas, descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história que podemos enterrá-lo porque , de um jeito ou de outro , ele sempre consegui escapar ''.

    Thiago Lauriano 1ºANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, querido...

      É muito interessante saber que você se apropria da leitura de tal modo que ela lhe permite elaborar conexões com sua realidade e, mais, fazê-lo pensar sobre o que é verdadeiro (e possível) e o que não é real. Isso lhe permite "crescer" muito enquanto ser humano.

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  46. A literatura é útil para muitas coisas

    A literatura realmente é difícil e é uma matéria chata de trabalhar mas é necessária para a ampliação do vocabulário, para a forma de se expressar, de ler melhor e de saber o que está lendo.
    Muitos livros, quando lemos, ensinam a ter mais noção e aprender coisas novas e ver o seu próprio erro de escrita. E quando lemos uma história romântica ou um conto; se realmente for bom, fica uma marcação para sempre.
    A música em si pode despertar sentimentos nas pessoas. Quando ouço minhas músicas favoritas , me sinto livre e também aprendo muitas coisas com minhas músicas. E a literatura está sofrendo muitas mudanças, principalmente, no que se refere à linguagem e à cultura. Isso sempre vai acontecer, porque ela acompanha tudo o que acontece na sociedade; ou seja as tendências culturais os fatos históricos sempre influenciarão os autores e seus estilos.

    Simone Oliveira - 3° ano EM

    ResponderExcluir
  47. Literatura e "seus lados"

    A literatura tem alguns valores como enriquecer seu vocabulario sua criatividade é elevada, agrega valores, abre portas para o conhecimento, novos mundos, além de que, para algumas pessoas, é uma das melhores coisas para se fazer em horas de lazer.
    Hoje infelizmente, não há autores bons como antes, em outras épocas. com isso os livros de hoje tambem não são tão bons, por nao terem um nome valorizado. Os livros bons de "ontem" aionda são lidos pelos jovens de hoje, justamente por serem bons, ainda que tenham palavras dificeis que, as vezes, não estão nem no dicionário. Diante disso, aprendemos palavras "novas" e podemos futuramente escreve-las em nossas redações, textos e outros. Além de usa-las nos diálogos em situações de emprego, busca de boa colocação em concursos e vestibulares.
    Para mim, a literatura é um mal necessário, pois não gosto de ler livros, escrever textos. Apenas leio quando necessário ou quando me interessa, como matérias, reportagens, artigos, coisas que fazem mais parte do meu cotidiano. Vejo a literatura, não apenas como livros, e sim, também, como filme bons (renomados), musicas boas de compositores bons, dessa forma você tambem consegue tirar muito proveito disto, aprendendo muitas coisas com elas.
    Enfim, a literatura é essencial a todos para conhecer, viver e aprender novos hábitos, histórias, palavras. Alguns podem ser chatos, dificeis, mas devemos fazer um esforço para exercer tais atividades, apesar de hoje, conseguir livros bons é um pouco dificil, pois ou são caros e/ou dificeis de serem encontrados e, claro, muito dificeis para serem lidos e compreendidos.

    Victor Marques 3° E.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, querido...

      Que bom que postou!!! Não gostaria de "perder" de vista o seu texto. Pois, apesar de não gostar de Literatura, você é um exemplo de dedicação e de "disciplina". Ou seja, gostar, você não gosta... Mas reconhece sua importância. O que, para mim, já está de bom tamanho!!! rsrrss

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  48. Literatura, por que sempre presente?

    "A literatura nutre a alma e a consola." (Voltaire)

    Pergunto-me, como seria o mundo sem a literatura?
    Com certeza seria um mundo incolor e sem graça, tudo em nossa volta está ligado à literatura, mesmo que seja minimamente, mas pode ter certeza que está uma música, um texto, um poema, até mesmo em uma bula de remédios. A literatura e a leitura são como uma válvula de escape desse mundo em que vivemos hoje, com todos esses problemas que parecem a cada dia mais sem solução. Todos precisamos da literatura em nossas vidas, ela nos faz pensar, refletir, nos ajuda a tomar conclusões entre outros vários benefícios.
    A literatura, como várias outras coisas no mundo não é fácil de entender, não foi feita para entender e sim para sentir. A literatura é como uma porta para outras mil dimensões, que estão dentro de nossas cabeças, esperando para serem “descobertas”. Se tiver a oportunidade descubra, pois vale muito apena.
    Leia, pense, reflita, produza, compreenda, analise, estude, VIVA.

    PS: Marizinhaa que saudades desses textos, estava dando uma olhada pelo seu blog, e vi o texto sobre a literatura, então resolvi escrever algumas coisinhas também, confesso que estou muito enferrujado agora, mas é o que eu consegui produzir, relembrando as nossas aulas com aquele U torto no meio da sala kkk. Enfim, não sou mais seu aluno é verdade mas dane-se não estou nem ai, vai ter que me aturar por aqui agora kk, e sempre que tiver textos pros alunos postarem me informe que quero participar também U.U... Miiil Beijoos
    Henrique Rodrigues (antigo número 06)


    ResponderExcluir
  49. Henrique, meu eterno aluno e amigo querido!!!!

    Você acaba de me proporcionar um dos momentos mais FORTES e INTENSOS da minha carreira. Seu gesto representa CONSIDERAÇÃO; VALORIZAÇÃO e RECONHECIMENTO... Alimentos dos quais, confesso, minha alma estava precisando muito.

    É claro que estou chorando muiiiiiiiiiito de ALEGRIA... Um dos sentimentos mais incríveis desta vida!!!

    Sinto demais sua falta. Às vezes, te "vejo" pela sala... E ainda fazermos o "U" torto... rsrrsrss

    Quanto ao seu texto, não é um simples texto. Além de ter sido escrito por uma pessoa que entende MUITO de Literatura, é um incentivo para todos e um presente que guardarei para sempre comigo.

    Não há palavras que expressem o quanto você me fez feliz agora...

    Muito obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    Beijos

    Mari

    ResponderExcluir
  50. Palavras me faltam para descrever tudo,sinto muita saudade das aulas de português e literatura,e acima de tudo se não fosse por VOCÊ eu não teria o imenso prazer de ler que tenho hoje,minha vida mudou muito desde o momento em que você começou a fazer parte dela...Não vou deixar te deixar escapar,toda vez que termino um livro novo eu fico orgulhoso de mim mesmo,por que sei que o seu trabalho conosco foi intenso e isso me motiva ainda mais,não chego nem perto do seu conhecimento,mas estou tentando alcançá-lo através dos meus queridinhos livros que estão me ajudando cada vez mais!
    Saudades e é Nois Marizinha!!!

    ResponderExcluir
  51. É "NÓIS" Henrique!!! (E isso também é Língua Portuguesa!)...

    Vou te contar um segredo (que agora não será mais rsrrsrs). De hoje em diante, todas as vezes em que me sentir frustrada, desanimada ou triste com a "EDUCAÇÃO" (principalmente, com a educação das pessoas), voltarei aqui e RELEREI seu comentário. E. bastará apenas uma lida e terei de volta o brilho nos olhos de que necessito para continuar ensinando e aprendendo!!!!

    Super Obrigadaaaaaaaaaaaaaa!!!

    Abraços.

    Mari

    ResponderExcluir
  52. Literatura em toda parte

    A literatura faz parte da vida da maioria dos seres humanos, seja em livros, revistas, internet, e outros meios de literatura.
    Trazendo notícias os jornais e a internet são os meios que mais informam as pessoas, atualizando os conhecimentos, trazendo novidades, noticias sobre tragédias e muitos outros assuntos.
    No que se refere, especificamente as obras literárias como exemplo o livro da série Harry Potter, que no filme conta uma história e o livro conta uma história mais detalhada, se aprofundando mais do assunto que conta no livro. E no livro Jogos vorazes que é um personagem que nasce em um lugar aleatório, e precisa sobreviver a fome e ao ataque de monstros que querem impedir sua sobrevivência.
    Enfim, entendo que a literatura está em toda a nossa volta, não importa onde estejamos.

    Vinícius Teo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius Teo, querido...

      Fiquei muito feliz com seu texto. Suas abordagens são muito pertinentes. sei que, durante o ano, enquanto nos conhecermos melhor, seu gosto por Literatura aumentará... E o mérito terá sido todo seu!!!

      Parabéns pelo texto!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  53. A importância da literatura para o desenvolvimento humano

    A literatura está em tudo que vemos. Além disso, é, de certa forma, um meio que podemos nos expressar, expressar nossos sentimentos, o nosso viver, o que acontece em nossas vidas.
    Com a literatura também podemos entrar em um novo "mundo", ou até mesmo, diversos "mundos" através de livros de fantasia, ficção científica, etc. Com esses novos "mundos", podemos aprender sobre novas culturas, novas etnias (sejam elas, verdadeiras ou fictícias); enfim, novas "tudo".
    Além de todas essas coisas, tudo o que nós vermos, sentirmos, podemos acrescentar em nossas vidas, para quem sabe, ter uma vida melhor e "ficar de bem" consigo mesmo.
    Portanto, devemos apreciar essa arte chamada Literatura, apreciar cada momento e tentar aprender o máximo com isso para trazer ao nosso viver e se tornar um ser humano melhor.

    ResponderExcluir
  54. João Rafael, querido...

    Gostei do seu texto na íntegra, mas o que me chamou mesmo a atenção foi o fato de você perceber que a Literatura é capaz de acrescentar "coisas" boas à nossa vida. O que é uma grande verdade. Isso me deixou muito feliz.

    Parabéns pelo texto!

    Abraço

    Mari

    ResponderExcluir

COMENTE!