Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 17 de março de 2014

ESCREVA – ME SOBRE AQUILO QUE VOCÊ GOSTARIA DE ESCREVER (WRITE - ME ABOUT WHAT YOU WOULD LIKE TO WRITE)

POR MARI MONTEIRO

"Mulher lendo" - Iman Leke

Costumo dizer aos meus alunos que, quando preparo uma atividade  avaliativa, cujos conteúdos independem da memorização de conteúdos, eles sempre terão boas surpresas. É o caso desta atividade.  Faço isso como PROVOCAÇÃO para que possam exercitar o ato de pensar. De um modo geral, isso resulta em perguntas como: “Cadê a resposta?”; “Mas Mari, isso não está no texto.” Quando estas perguntas começam a pipocar na classe, sei que alcancei meus objetivos. Isso porque se não está no texto, não existe. Não se tem o HÁBITO DE PENSAR; não se desenvolve no aluno a capacidade de “ler” a INTENCIONALIDADE DO AUTOR.  Então, já não conseguimos mais responder com nossos “pensamentos e argumentos”. Só sabemos escrever aquilo que outros autores já escreveram;  a partir daquilo que já foi pensado.

Diante disso, sempre elaboro, além das questões de “praxe”, questões que  exijam que eles pensem sobre o ato de ler. Neste caso, trata-se da última questão da prova. Fiz com eles mais ou menos o que Rubem Alves e seus colegas fizeram com os candidatos ao doutorado. Eu lhes pedi: “ESCREVA-ME SOBRE AQUILO QUE VOCÊ GOSTARIA DE ESCREVER.”

Não me lembro de um avaliação tão longa. Sobretudo, no que se refere à elaboração da resposta da referida questão. Eles se queixavam que foram sido pegos de surpresa; que tinha muita coisa da qual eles gostam, mas que não sabiam como começar... A maioria dos alunos levou cerca de três aulas para concluir  a prova. Isso não me importa muito. Afinal, eles estão sendo DESAFIADOS. Isso não pé fácil. Além disso, tenho plena consciência do quanto é difícil CORRIGIR e MENSURAR respostas discursivas. Contudo, de que outra forma saberei se estão dando conta de registrar SEUS pensamentos?


Porém, ao analisar as respostas, tive uma GRATA SURPRESA. Não apenas no que se refere à última questão; mas a outras tantas.  OS ALUNOS FORAM MARAVILHOSOS! Logo, não há registros apenas das respostas da última questão, mas também de outros tantos comentários PERTINENTES e INTELIGENTES.

Outra observação a ser feita é que a mesma atividade foi aplicada nas  séries do Ensino Médio. Contudo, na atribuição das menções, levei em conta a MATURIDADE e o DISCERNIMENTO dos alunos e de suas respectivas faixas etárias/série. Tive outra grata surpresa: ESTE CRITÉRIO NÃO PODE SER UMA REGRA!


Assim, seguem o OBJETIVO e o texto base da prova. Em seguida, e gradativamente, as postagens dos próprios alunos.

OBJETIVO: Constatar o aprendizado acerca do emprego da gramática normativa nas interpretações e nas INFERÊNCIAS TEXTUAIS; bem como o emprego desta na elaboração de respostas que satisfaçam a série em questão, demonstrando o nível de maturidade de cada aluno e/ou série.





Sobre os perigos da leitura (Por Rubem Alves)


Nos tempos em que eu era professor da UNICAMP fui designado presidente da comissão encarregada da seleção dos candidatos ao doutoramento, o que é um sofrimento. Dizer “esse entra”, “esse não entra” é uma responsabilidade dolorida da qual não se sai sem sentimentos de culpa. Como, em vinte minutos de conversa, decidir sobre a vida de uma pessoa amedrontada? Mas não havia alternativas. Essa era a regra. Os candidatos amontoavam-se no corredor  recordando o que haviam lido da imensa lista de livros cuja leitura era exigida. Aí tive uma ideia que julguei brilhante.

Combinei com os meus colegas que faríamos a todos os candidatos uma única pergunta, a mesma pergunta. Assim, quando o candidato entrava trêmulo e se esforçando por parecer confiante, eu lhe fazia a pergunta, a mais deliciosa de todas: “Fale-nos sobre aquilo que você gostaria de falar!” Pois é claro! Não nos interessávamos por aquilo que ele havia memorizado dos livros. MUITOS IDIOTAS  TEM BOA MEMÓRIA. Interessávamos por aquilo que ele pensava.


Poderia falar sobre o que quisesse desde que fosse aquilo sobre que gostaria de falar. Procurávamos as idéias que corriam no seu sangue!  Mas a reação dos candidatos não foi a esperada. Foi o oposto. Pânico. Foi como se esse campo, aquilo sobre que eles gostariam de falar, lhes fosse totalmente desconhecido, um vazio imenso. Papaguear os pensamentos dos outros, tudo bem. Para isso eles haviam sido treinados durante toda a sua carreira escolar, a partir da infância. Mas falar sobre os próprios pensamentos – ah! Isso não lhes tinha sido ensinado. Na verdade nunca lhes havia passado pela cabeça que alguém pudesse se interessar por aquilo que estavam pensando. Nunca lhes havia passado pela cabeça que os seus pensamentos pudessem ser importantes. Uma candidata teve um surto e começou a papaguear compulsivamente a teoria de um autor marxista. Acho que ela pensou que aquela pergunta não era para valer.

Não era possível que estivéssemos falando a sério. Deveria  ser uma dessas “pegadinhas” sádicas cujo objetivo é confundir o candidato. Por via das dúvidas ela optou pelo caminho tradicional e tratou de demonstrar que ela havia lido a bibliografia. Aí eu a interrompi e lhe disse: “Eu já li esse livro. Eu sei o que está escrito nele. E você está repetindo direitinho. Mas nós não queremos ouvir o que já sabemos. Queremos ouvir o que não sabemos. Queremos que você nos conte o que você está pensando, os pensamentos que a ocupam…” Ela não conseguiu. O excesso de leitura a havia feito esquecer e desaprender a arte de pensar.



Parece que esse processo de destruição do pensamento individual é uma conseqüência natural das nossas práticas educativas. Quanto mais se é obrigado a ler, menos se pensa. Schopenhauer tomou consciência disso e o disse de maneira muito simples em alguns textos sobre livros e leitura. O que se toma por óbvio e evidente é que o pensamento está diretamente ligado ao número de livros lidos. Tanto assim que se criaram técnicas de leitura dinâmica que permitem que se leia “Grande Sertão – Veredas” em pouco mais de três horas.

Ler dinamicamente, como se sabe, é essencial para se preparar para o vestibular e para fazer os clássicos “fichamentos” exigidos pelos professores. Schopenhauer pensa o contrário: “É por isso que, no que se refere a nossas leituras, a arte de não ler é sumamente importante.” Isso contraria tudo o que se tem como verdadeiro e é preciso seguir o seu pensamento. Diz ele: “Quando lemos outra pessoa pensa por nós: só repetimos o seu processo mental.”
Quanto a isso, não há dúvidas: se pensamos os nossos pensamentos enquanto lemos, na verdade não lemos. Nossa atenção não está no texto. Ele continua: “Durante a leitura nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando esses, finalmente, se retiram o que resta? Perde-se, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria… Este, no entanto, é o caso de muitos eruditos: leram até ficar estúpidos. Porque a leitura contínua, retomada a todo instante, paralisa o espírito ainda mais que um trabalho manual contínuo…”

Nietzsche pensava o mesmo e chegou a afirmar que, nos seus dias, os eruditos só faziam uma coisa: passar as páginas dos livros. E, com isso, haviam perdido a capacidade de pensar por si mesmos (…).E, no entanto, eu me daria por feliz se as nossas escolas ensinassem uma única coisa: O PRAZER DE LER! (Fonte: http://rubemalves.wordpress.com – acesso em 03/03/2014)







86 comentários:

  1. ''Eu iria falar para eles escolherem um livro sobre qualquer assunto, mas eles teriam que gostar do livro e ler não apenas para (ganhar) nota, mas para sentir o prazer da leitura.''


    ''Vou começar, falando de música. Uma boa música e aquela musica que você gosta, que faz você se setir bem.
    quando você consegue ser mais criativo, se expressar melhor, pelo menos eu consigo me expressar e, as vezes, até refletir sobre a vida. então eu acho que a música boa e aquela que você gosta , que ajuda muito naquele momento em que é precisso refletir, ser criativo ou até mesmo relaxar.''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que MÚSICA também seria um dos assuntos sobre os quais eu gostaria de falar ou escrever!!!

      Parabéns!

      Excluir
  2. '' Quer dizer que sim,nós podemos ler livros, inclusive isso é muito bom; porém nós também temos que ter nossa própria opinião sobre oque estamos lendo, além da do autor . Então, é isso que o título diz, que quando lemos um livro, por exemplo, temos o risco de perder a capacidade de pensar. O que acontece com a maioria das pessoas. ''

    '' Achei interessante a ideia do autor, porque como ele mesmo diz, muitas pessoas conseguem dizer a opinião dos outros, o que acontece quando temos que ler um livro , mas quando se tem que dizer a sua própria opinião, a pessoa trava e não consegue expressar sua opinião. Estamos acostumados a isso. ''

    '' Com a leitura do texto, me fez pensar em algo que eu nunca parei pra perceber que realmente acontece. Por isso, se eu fosse uma professora, eu ensinaria aos meus alunos que, após lerem um livro, deveriam fazer uma conclusão, e, no decorrer da leitura do livro, fazer uma pausa para pensar em sua opinião própria. ''

    '' Gostaria de falar sobre a minha paixão por novelas, sobre como eu acho incrível essas pessoas que, só pelo fato de ler o que se tem que dizer, conseguem interpretar tão bem o seu papel, a ponto de parecer até real. A incrível capacidade que eles tem para atuar tão bem. ''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus comentários sobre o texto de Rubem Alves foram muito pertinentes. Sinal de que você alcançou "nosso" objetivo: PENSAR OS PRÓPRIOS PENSAMENTOS>

      Valeu!

      Excluir
  3. '' Os perigos são que hoje em dia os professores falam bastante em ler, mas não basta somente ler, tem que entender também "

    " Eu gostaria de escrever sobre cinema , que é uma coisa que não é só " Uma tela gigante ", é mais do que isso. O cinema é um lugar que muita gente gosta de ir. Ali é um lugar que você pode descansar, assistir um filme animado, de ação comédia, é um lugar que você sai so mundo real e pode ir a uma fantasia.
    Lá você pode também se dispersa um pouco do trabalho, dos estudos, e, ás vezes, até de ficar só em casa. um bom lugar para sair com a família, amigos, a namorada. Enfim lá é um lugar diferente, Já pra você sair da rotina. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Não basta ler, é necessário; sobretudo, ENTENDER.

      Parabéns!

      Excluir
  4. "O autor está certo, não tenho críticas para ele. Afinal, todas as pessoas querem ter liberdade para expressar aquilo que tem dentro delas, embora os alunos tenham entrado em pânico, pois não é sempre que alguém lhes pede para falar sobre aquilo que quer, que pensa..."


    "A leitura com prazer,e não a leitura forçada. Ler sobre aquilo que lhe interessa, diferentes temas, diferentes formas de agir, de opinar"


    "Quero falar sobre o amor, um sentimento que gera outros sentimentos, gera saudade, tristeza, felicidade, tudo ao mesmo tempo, é incrível!
    Como não amar? Seja amar coisas,pessoas,quem sabe se as pessoas amassem mais, o mundo seria melhor?
    Ando observando muito e tem muita gente vazia, com um "frio" no coração, uma expressão de tristeza, literalmente uma falta de vida. Fico pensando "Será que isso foi causado pelo amor?". Pode ser que sim, amor mal usado, quem sabe.
    Sempre digo que amem, amem a sí mesmo, amem pessoas, amem a vida, dê cor para o seu mundo, e ao mundo dos outros"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belo tema você escolheu: O AMOR. E, como você escreveu, "como não amar?". Particularmente, não consigo "enxergar" o mundo sem amor... Talvez eu seja por demais romântica; mas me agrada ser assim.

      Parabéns!

      Excluir
  5. Rafaela Cruz de Sousa 1 E.M.

    "Quando se lê por obrigação, a leitura fica cansativa, você não lê porque quer, você lê porque você precisa.
    Você é obrigado a ler inúmeros livros para o ENEM, vestibular e até faculdade.
    Já a leitura por prazer é gostosa, não tem aquela pressão que você sofre quando é obrigado a ler algo.
    Esse tipo de leitura te enriquece; você passe seu tempo livre lendo porque é prazeroso; você 'devora' o livro de uma só vez. Mesmo que não haja tempo, se você gosta realmente do livro você arruma um tempo livre."

    "Os perigos da leitura. Ler é sempre bom, mas chega um momento que a leitura ti deixa burro; você não consegue pensar 'fora da caixinha'; não tem opinião própria; já não tem a capacidade de criticar. O autor quer alertar as pessoas sobre o risco de ler por obrigação, vivemos em um país que a diferença é esquecida, onde as pessoas devem ser todas iguais, pensar igual e agir igual, mas a diferença faz a 'diferença'; pense 'fora da caixinha'."

    "O autor decidiu surpreender as pessoas e como elas normalmente não falam o que pensam elas entraram em pânico, esse 'teste', porém, é muito válido, pois descobrimos que as pessoas não conseguem falar de si o que, aparentemente seria bem mais fácil do que falar de todos esses livros antigos com escrita difícil. Na verdade, elas decoram o livro e chegam preparadas para responder todas as perguntas, mas com o passar do tempo elas esquecem até o nome do livro.
    Liberdade de expressão enriquece você e quem escuta seus 'pensamentos', sai da mesmice; possui opiniões diferentes é melhor, muito melhor do que ter centenas de pessoas que pensam de formas parecidas como robôs."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, minha querida...

      Fiquei encantada com seus comentários. Além de pertinentes, são de uma SENSIBILIDADE ímpar!

      Meus parabéns pelo trabalho!

      Excluir
  6. "A conclusão que eu cheguei conforme o pensamento dele foi que ler é importante, mas ser obrigado a ler muitos livro e decorar, mata a sua capacidade de pensar e agir,sobre aquilo que você gosta de pensar."

    "Eu gostaria de escrever sobre o amor verdadeiro e o amor da " boca pra fora" e sobre a capacidade de um jovem se apaixonar e ele pode ser praticamente crusificado por outros que acha que é impossível um jovem se apaixonar, as vezes a nossa mãe e os adultos, fala pra gente : você não sabe o que é amor ,talvez eu não saiba mesmo, mais talvez eu saiba eles não saibam que a gente é capaz de ter pensamentos maduros e sentimentos que nem eles mesmos nem tenham sentido ainda, o amor pra mim acontece em todas as idades e é importante vivermos em sociedade e respeitar os sentimentos de adultos, jovens,crianças e idosos.
    "cada um tem o seu próprio tempo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante este tema: o amor (supostamente) como algo que teria um tempo (ou idade) certa para acontecer. Penso como você. O amor, simplesmente chega e ocupa o espaço que, acredite, LHE É DE DIREITO!!!

      Parabéns pelas considerações.

      Excluir
  7. Henrique Morroni 2º EM

    "Foi uma decisão inteligente, pois os jovens estudam a vida inteira biografia de outras pessoas, sempre uma lista de livros para serem lidos, a ideia do autor foi fazer algo diferente do que é pedido, e a reação dos estudantes foi medo, pois eles eram obrigados a ler os livros e não tinham ideia dos seus próprios pensamentos."

    "Leitura mecânica: você não presta atenção no livro, pega raiva de ler, o procedimento da leitura mecânica ocorrem em provas que precisam ser lidos os livros para realizá-los.
    Leitura espontânea; traz conhecimento e gosto pela leitura, enriquece o vocabulário, o procedimento da leitura espontânea ocorre quando a pessoa tem interesse em um determinado livro e o lê por prazer."

    "Gosto de escrever e discutir sobre diversos assuntos do dia-a-dia, tudo ao nosso redor é interessante se pararmos para pensar, mas sempre há um assunto que se destaca, que você sempre tem mais interesse, comigo não é diferente. A Mitologia Grega é um tema que vem sendo atraente para mim nos últimos dias. A ideia de que podemos ter antecedentes que tinham poderes sobre a terra na antiguidade chega a ser fascinante.
    Li uma série de livros muito conhecidos que retratam a vida de um jovem que descobre ser um semideus e começa a encarar diversas aventuras em sua vida. É um livro que você quer "devorar" rapidamente, nesta leitura você adquire conhecimento, é um tema interessante para mim e que eu gosto de falar."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Henrique,

      Já percebi que você é bastante interessado em adquirir conhecimento (o verdadeiro conhecimento). Este interesse o levará longe. seus comentários sobre "Os perigos da leitura" foram excelentes!

      Parabéns!!!

      Excluir
  8. ""Os Perigos da Leitura", esse título foi dado porque tudo o que é em excesso acaba prejudicando de alguma maneira e, nesse caso, ler demais afeta a mente das pessoas as deixando "estúpidas", muita leitura sufoca os pensamentos."

    "Certamente quem iria imaginar que em uma seleção de candidatos seria pedido para falar sobre seus pensamentos? Meio inacreditável isso. O que pega muita gente de surpresa. Considero uma decisão bem inteligente, não se quer ouvir o que já se sabe, mas sim o que não sabemos, como os pensamentos das pessoas. é bem mais interessante do que ouvir a teoria de um livro que já lemos. Dessa maneira, com essa decisão ele já saberia quem tem a capacidade de pensar por si mesmo e o que essa pessoa tem em mente, e assim fazer a seleção."

    "Eu aprecio metal sinfônico, tem violoncelos e finlandeses cabeludos que tocam muito, muito bem, gosto porque me acalma, me agrada e é uma arte. Também gosto de rock, mas é impossível gostar e conhecer todas as bandas e nem me sinto obrigada a saber. Existem ritmos de bandas que de uma maneira inexplicável acabam me atraindo.
    O que desejo é ser vocalista de uma banda, eu amo música, tenho uma conexão com ela, e fazer o que se ama é a melhor coisa que se pode fazer. Já estou caminhando para esse objetivo. Eu não canto profissionalmente, mas aprendi bastante por conta própria, farei aulas em breve. Pra banda, eu e um amigo meu (guitarrista), já estamos convocando os membros. No entanto, eu e ele temos que ensaiar uma primeira vez."

    2º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laísa, mimo...

      Somente lendo sua última questão foi que me dei conta de uma coisa: Provavelmente, se não fosse esta atividade eu não saberia que você aprecia violoncelos e finlandeses cabeludos (Meu Deus, eu nem sei o que é isso. Que maravilha aprender com vocês...!). Somente por esta "troca" entre todos os alunos do EM, já valeu muito a pena...

      Parabéns!!!

      Excluir
  9. Yasmim Jacó Cavalieri 2º EM

    " A candidata apenas leu o livro, ler por ler. Ela não pensou a respeito, apenas viveu o personagem, não com intensidade, como se faz quando se lê por livre e espontânea vontade. "

    " Este tema é um que gosto muito, afinal faz bem para a saúde e o auto astral, quando se está pra baixo isso anima. Dançar é muito bom, musicas lentas, rápidas, de qualquer tempo ( passado ou presente), de outros países. Penso que a dança faz bem tanto fisicamento quanto espiritualmente. Esta atividade faz você encontrar o equilíbrio interior."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, meu mimo...

      Gostei muito do seu primeiro comentário e destes também (rsrs). Não esqueça: Escrever é SEMPRE bom; pois tira algo de dentro da gente, seja bom ou ruim... É preciso compartilhar para que tudo se torne mais leve!!!!

      Parabéns!

      Bju

      Excluir
  10. Jéssica Henriques 2° EM

    "Nós não devemos ler por obrigação e sim por prazer, comprar livros de nosso agrado ler sem pressa e sem medo, pois só assim as pessoas vão ter gostos pela leitura '

    'Gostaria de falar sobre muitas coisas mais uma das coisas que eu mais gosto é a dança. Danço desde de meus 9 anos já participei de varias competições em vários lugares. Já dancei,Ballet Jazz, GR e por enquanto , não estou mais dançando, só estudando. Mas,pretendo retornar um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, mimo...

      Que bom que gostaria de falar de muitas coisas... Sempre será bom ouvi-la; mas, caso aconteça de vc não ter que a ouça, ESCREVA; escreva para alguém que vc confia... Escreva até para vc mesma. Faço isso e é ÓTIMO!!! rsrsrs

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  11. "A leitura, muitas vezes, pode, ser perigosa, porque pode causar em nós uma especie de paralisia no ato de pensar aquilo que queremos, e não da forma que o autor pensa.Por fim, acabamos pensando da mesma maneira que o autor, apenas uma uma ideia, e não por conta própria.Nossa mente acaba 'morrendo'!"


    "Depois de tanto se acomodar nas leituras na qual era obrigada a fazer, a moça simplesmente pensava aquilo que o autor pensava.Ela não conseguia pensar naquilo que ela queria.isso fez com que desaprendesse a arte de pensar por si mesma e, por isso, acabou não conseguindo responder aquilo que havia sido questionado".


    "a música é a arte de expressar sons e sentimentos, por isso, quando ouço uma música, consigo me expressar de um modo que muitas vezes não conseguiria se fosse com alguém, por exemplo.A música para mim, tem um papel muio importante, tenho um grande prazer em tocar instrumentos como violão e guitarra e desejo aprender muitos outros.uso isso como forma de tocar e cantar em outros lugares.
    Para mim é muito prazeroso poder tocar um instrumento com prazer e me dedicar em realizar sempre o melhor.Uso isso também como forma de adorar a Deus, na igreja e em meu ministério.
    Por isso, a música para mim é uma inspiração, uma forma de preencher meu dia-a-dia."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante como vc COMPREENDEU a essência do texto!!!
      Isso me deixa muito feliz!!!

      Parabéns!

      Bju

      Excluir
    2. Giovana.C de Oliveira 2º EM

      Excluir
  12. ''O autor decidiu fazer algo diferente, algo que penso ser muito interessante. Mas os alunos não passaram uma expressão esperada, foi algo totalmente diferente. Pois, ultimamente, para se passar em um concurso, os jurados acabam não ligando para o que você pensa. A pessoa acaba-se tornando uma ''máquina'' de estudo para passar em tal concurso. E o que realmente importa, o que você pensa, eles nem se importam, o que este autor fez foi único.''

    ''Ler por obrigação, lhe dá um ódio pela leitura, digo isto por já ter ocorrido comigo. Você acaba lendo de qual quer maneira só para conseguir apresentar o que leu. E, depois, tem ódio de todos os livros
    Já ler por prazer é totalmente diferente, você se interessa pelo tal livro e a vontade de ler só aumenta. Quando eu ''pratiquei'' a leitura, lendo meu primeiro livro por conta própria, não entendi porque eu tinha ódio de livros. Quando se é obrigado a fazer as coisas, você acaba odiando. Isso também ocorre com a leitura''

    '' Um tema que gosto muito, sou vicia.
    Música, a música que sempre está no nosso dia-a-dia, que '' meche'' conosco.
    No meu caso, pratico guitarra há quase 3 anos, e sou totalmente viciado nisso, ritmos, acordes, solos que tocam a ''alma''.
    Desde que comecei a praticar guitarra, percebi uma diferença em mim mesmo, percebo acordes onde estou. Nunca pensei que um dia fosse me interessar em tocar instrumentos musicais, para mim música era só escuta-la e não senti-la
    A guitarra mudou minha vida, algo em que penso 24 horas, algo que quero me dedicar e levar para sempre na vida''


    Marcelo Tadeu N° 13 - 2°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, querido...

      Não me lembro se já lhe disse isso. Se disse, vou repetir: VOCÊ É UM ÓTIMO ALUNO... E, está escrevendo cada vez melhor!!!

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  13. "A candidata passou por um processo de destruição do pensamento individual. Ela leu tanto as ideologias de outros, e esqueceu de como expressar as suas próprias ideias."

    "Eu indicaria livros modernos, com linguagem adaptada, com temas "mainstreams", tudo adaptado para o gosto da coletividade; faria comentários sobre o livro, importunaria os alunos sobre o roteiro do livro, tipo "spoilers", assim isso aumentaria o interesse pela leitura"

    "Crianças: uma espécie de pessoa que atrapalha o cotidiano de muitas pessoas, que causa danos na vida de cada um, onde a presença chama atenção, porém seu comportamento é intolerável. Existem vários tipos de crianças, aquelas bagunceiras, aquelas que provocam, aquelas que choram muito, etc...
    Não crie crianças, crie animais, principalmente gatos.
    Se eu fosse escrever livros, escreveria sobre manuais ou tutoriais de como um indivíduo pode se sentir realizado e poder ter uma vida confortável sem precisar criar ou gerar filhos.

    Porque afinal, o ser humano destrói a própria sociedade, e o espaço urbano aumenta a cada dia, conforme as pessoas vão expandindo seus arredores, ocupando lugares, e aumentando o IDH, etc.
    Tudo precisa de limites, até a água, que é um elemento que faz muito bem pra saúde e pro corpo, se consumida em excesso faz mal, você perde sais minerais e prejudica seu organismo, dai as pessoas hoje em dia acham que gerar um filho é super normal, natural, e não é bem assim. E também há a zona de conforto, geram filhos para ganhar serviços sociais, "segurar" o parceiro na relação, e se aproveitar da nobreza dos governos e da sociedade. Existem tantas pessoas que pegam filho dos outros pra usar numa fila preferencial em mercados. Enfim, filho é perda de tempo!"

    Como diz o velho ditado: "Filhos são como promessas, são fáceis de fazer, mas difícil de manter"

    Vinicius Moreira Alcivan
    3º Ano Ensino Médio
    Nº 11

    ResponderExcluir
  14. Vinicius, querido

    Conforme conversamos, seu "assunto" bastante polêmico. Me lembro também que minha primeira pergunta para você foi: "Mas e então? Se ninguém mais tiver filhos, a raça humana se extinguirá?" E você disse tranquilamente e seguro de si e da sua opinião: "Sim!" Mas, a proposta ofereceu esta liberdade: "escreva sobre o que você gostaria de escrever". Então, vamos aguardar os contrapontos.

    Sinceramente, eu gostaria que seu post se transformasse num fórum em que muitas pessoas opinassem. Pois, a LIBERDADE DE EXPRESSÃO ainda é um dos poucos "bens" que nos resta.

    Parabéns pelo post!

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  15. “Faria uma socialização onde os alunos escolheriam os seus próprios livros pra ler e comentar sobre, e que, por sinal, isso acontece aqui no CEC. E que eu garanto que é muito mais interessante e prazeroso do que ler um livro forçado pela própria escola.”
    “São várias as diferenças entre ler por obrigação e ler por prazer. Primeiramente quando se lê por prazer, as coisas boas daquele livro ficam gravadas na nossa mente. De certa maneira, conseguimos transmitir as coisas boas daquele livro para nossa vida e até vivendo melhor. Já, quando se lê por obrigação, primeiro que a pessoa já lê o livro sem vontade na maioria das vezes, e você não vê à hora de acabar aquele livro de acabar aquele livro. E, quando termina, a pessoa não consegue extrair coisas boas daquele livro, pois não leu com a atenção necessária. Com o tempo, você acaba esquecendo; ou melhor, você nem lembra que leu aquele livro.
    “A pessoa lê por obrigação quando uma escola ou faculdade pedem; pois terá uma prova em cima disso. E a pessoa lê por prazer quando simplesmente te dá vontade de ler aquele livro, você vai lá e lê no seu tempo, com atenção; conseqüentemente consegue assimilar as coisas boas daquele livro e acrescentar conhecimento à sua vida.”
    “Ele foi correto em tornar essa decisão, pois ele não queria algo mecânico. Ele queria ver mentes pensantes, e as pessoas não estão acostumadas assim, e sim a sempre seguir o pensamento dos outros, são todos mentes fechadas, e eles estão a procura de algo novo; de pessoas que sabem expor seus pensamentos e idéias; pessoas de personalidades fortes.”
    “São vários os assuntos sobre os quais eu poderia escrever, ou até mesmo “enchendo lingüiça”, mas um assunto um tanto polêmico, é sobre essas manifestações que vem ocorrendo e que podem ocorrer próximas ao período da copa do mundo.
    As manifestações que ocorreram em meados de julho/agosto do ano de 2013 em relação às tarifas de ônibus que estavam muito elevadas, de certa forma, obtiveram êxito, pois conseguiram fazer com que os prefeitos das cidades diminuíssem os preços das tarifas de ônibus e trem. Mas o que mais me intriga, é que no meio dessas manifestações sempre tem aqueles vândalos para quebrar e depredar patrimônios públicos. Gostaria de saber o porquê disso! As manifestações são para o fortalecimento da democracia e não para vândalos destruírem patrimônios públicos e nem particulares. Por esses e outros motivos, as manifestações muitas vezes não tem a força que deveria ter, se for pra destruir que fiquem em casa, pois no meio desses ‘animais’ ainda existem aqueles que vão para lutar verdadeiramente pelos seus direitos.”

    Guilherme Martins Andrade dos Santos, N°8 - 2 EM

    ResponderExcluir
  16. Guilherme, querido...

    É exatamente aquilo que escrevi na sua avaliação: Você ARGUMENTA muito bem!!! Estou muitíssimo feliz com seu trabalho!!!

    Parabéns SEMPRE!!!

    Mari

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um aluno chamado Vitor Tello (o Telló como o chamamos...),

    Preciso registrar que ele fez, brilhantemente, sua atividade. Com a SINCERIDADE que poucas pessoas que se dizem ADULTAS possuem; mas, para preservá-lo e poupá-lo de muiiiiiiiiiiiitos aborrecimentos futuros, removi seu comentário.

    Contudo, estou muito FELIZ com esta pessoa: o Telló! Porque, apesar de remover o post dele, trata-se de um aluno (e AMIGO) que progrediu muito; que escreve e argumenta cada vez melhor... Enfim... Não foi censura, foi zelo.

    Vitor, sinta-se avaliado (e bem avaliado) e, principalmente, TRANQUILO

    Parabéns!

    Abraço.

    Mari.

    ResponderExcluir
  18. “Os perigos da leitura”, perigos porque, atualmente , nas escolas , faculdades , cursos e etc..., a leitura se torna algo muito imposta fazendo assim com que o aluno decore o conteúdo ,O alunos por sua vez é forçado a ler e acaba pegando receio pela leitura, e não adquirindo muito conhecimento, dessa forma se tornando pessoas meio que” mecanizadas”, pois elas decoram falam na hora depois aquilo é apagado da memória pois não foi uma coisa feita espontaneamente, por esse motivo não se adquiriu conhecimento nenhum foi algo muito momentâneo “
    “Bom eu queria meio que fazer uma comparação de mulheres, mulheres meninas, atuais e mulheres da antiguidade, as mulheres da antiguidade eram muito mais civilizadas mais recatadas não se ofereciam tanto era melhor, pois nessa época existiam mulheres de verdade(não que hoje ainda não exista), porque atualmente”parça” ta complicado , porque as meninas mulheres e tal estão cada vez mais vulgares se oferecendo mais,elas acham que sensualidade e sexualidade tem o mesmo sentido, usam roupas curtas e chamativas , isso não tem nenhuma necessidade, pois não precisa ser vulgar pra ser sexy,mas claro que existem algumas que não são assim , são mais tranqüilas só um decote básico que são sensuais mas por elas mesmas não pela roupa que usam,é bom ficar com essas “mina piriga” mas só se vc quiser algo de momento e infidelidade claro nem todas são assim mais julgando grosseiramente pela maioria , mas ainda prefiro as mais tranqüilas as “sexy sem ser vulgar” , porque eu não vou querer uma mulher que usa dois pedaços de pano junto comigo, um exemplo básico de garota tranqüila é minha namorada “véy” ela é muito “suave” não fica usando esses pedaço de pano ela é tranqüila recatada “mina pra casa”

    Marcos Vínicius de Oliveira Santos n°14 2°em

    ResponderExcluir
  19. Marcos, querido...

    Gostei que você tenha comentado sobre o COMPORTAMENTO FEMININO. A propósito, ADOREI!!! O mundo não está tão perdido assim... rsrrssrrs Prova disso é que você soube muito bem "escolher" sua namorada ("mina pra casa") como você disse.

    Parabéns!!!

    Abraço.

    Bju

    ResponderExcluir
  20. Rafaela 1º EM

    “Quando se trata dos próprios pensamentos é difícil expressá-los... Farei isso de forma confusa...
    Primeiramente a música. A música me envolve, transmite tranquilidade, há musicas de todos os gostos de todos os jeitos, eu costumo ouvir a música e ficar pensando em passos de danças, se sentir em sintonia com você mesma. A dança vem da alma; quando eu subo nas pontinhas dos pés me sinto nas nuvens.
    Eu gosto bastante de assistir filmes e novelas acho simplesmente incrível o jeito que eles atuam e que de certo modo parece ser tão realista.
    Viajar, ler livros, apreciar a paisagem, prestar atenção nos mínimos detalhes, viver o momento assim dizendo; essas são algumas das melhores sensações do mundo , meu mundo; como o da Alice no país das maravilhas mas em uma versão toda pessoal e única.”

    (Mari não deu tempo de eu postar todas na escola essa é a continuação..Bjos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, mimo...

      Que bom que continuou a postagem. Suas respostas estavam muito bem elaboradas.

      Parabéns!!

      bjus

      Excluir
  21. O tema que eu gosto é musculação. Isso tira o meu "stress"faz com que eu relaxe e me deixa calmo, porque eu gasto bastante força. Na academia, relaxa mais o meu corpo, tira toda sua preguiça que você está deixa você com mais vontade cada dia mais.
    Se fosse por mim, ficaria 24 horas sem parar só fazendo o que eu gosto.

    Nome: Gabriel Silva Mantelato N:6 2°E.M

    ResponderExcluir
  22. Olá Gabriel, querido...

    Que bom que você gosta de praticar atividade física. Continue com esta vontade sempre!!!

    Parabéns

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de falar sobre nada.
    Já parou pra pensar no que você está fazendo aqui? Por que está lendo esse texto? (Se é que tem alguém lendo). Se procura algo que adicione na sua vida esse texto não é pra você.
    É meio difícil falar sobre isso, pois basicamente só tenho questionamentos a deixar sobre nada, ausência de sentido. Muitos vivem por um ideal ou por aquilo que acreditam ser certo, muitos desses podem estar acreditando superficialmente em algo que lhes foi falado desde pequeno, mas nunca pararam para tentar entender e compreender, aprenderem por si.
    Estamos vivos e podemos fazer muitas coisas, uma infinidade de coisas, o mundo é colossal, mas no final se enxerga nada. Já pensou nisso? Não? Nem devia.
    Não estou aqui para causar pensamentos negativos, que a vida é ruim. Cada um encontra seu sentido, mas que encontre um sentido que tenha encontrado por si.
    Por que queremos a resposta pra tudo? Você deve, claro, acreditar em algo que tenha fé, eu mesmo acredito, mesmo não parecendo muito. Vejo religiões se despedaçando diante dos meus olhos e ouvidos quando vejo na televisão aqueles “comercias” religiosos onde as pessoas dizem que depois que começaram frequentar a igreja estão melhorando sua vida financeira, mas o que é isso? Talvez eu seja louco, mas dinheiro não me traz felicidade. Talvez o sentido de vida pra essas pessoas seja realmente o dinheiro.
    Você não precisa viver uma ilusão somente pra ganhar dinheiro, se você quer liberdade, “liberte-se”, e não viva “preso” somente por dinheiro.
    No final eu queria ter dito nada, mas o objetivo da atividade não era esse.

    Eliel Móbile de Oliveira - Nº3 - 3ºEM

    ResponderExcluir
  24. Eliel, querido...

    Não há nada de louco nos seus questionamentos. São pertinentes. Mas, como você mesmo disse (em outras palavras) falta quem pare para pensar sobre isso: "O porquê das coisas..." . Imagino que isso se deva mais ao COMODISMO do que a outra coisa. As pessoas tem preguiça de pensar o óbvio, imagina pensar o inimaginável; pensar com tanta profundidade...

    A maioria de nós não pensa, apenas age como autômatos ou imitando os outros, obedecendo regras sociais que nem sabem para que servem; anulam-se em nome de uma reputação que não lhes dará NADA... Porque, no final, em termos materiais, lhes restará apenas o NADA!

    Acho que te entendo... um pouco. rsrrss

    Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Eu gostaria de falar sobre um sentimento , o amor ...
    O amor , na teoria , parece algo tão lindo , mas na prática para um adolescente não é bem assim , principalmente para as meninas , que costumam sempre sonhar com o príncipe encantado , com o garoto mais divertido do colégio , não necessariamente o mais bonito ; mas , sim , aquele que te faz bem , que te trata como se você fosse a garota mais especial que ele conhece , mesmo sendo só nosso amigo , sempre nos apaixonamos por esses garotos. Afinal , não dizem que de uma pequena amizade , nasce um grande amor?
    Não sei ao certo em que idade podemos dizer que descobrimos o amor de verdade. Mas , de uma coisa eu sei , toda menina ou mulher , quando se apaixona , virá uma adolescente , achando graça em tudo que a pessoa amada faz.
    Pessoas apaixonadas , são assim mesmo , querem falar com a pessoa amada 24 horas , por isso , quando ver uma jovem que não sai do celular , saiba que ela não está perdendo tempo e sim, investindo naquilo que ela julga ser o seu futuro , os adultos tem mania de não entender isso , mas tudo o que uma adolescente apaixonada precisa é de compreensão , pois , o amor nos deixa assim , desligadas do mundo , vivendo no mundo das nuvens , sabemos que não é o jeito certo de agir , mas agimos por impulso a esse sentimento nomeado amor .
    Claro , que aqui estamos falando de um amor em que a pessoa amada nem sonha com nada , mas , quando o amor não é correspondido , muitas lágrimas rolam e as coisas se complicam, até entender que muitos meninos irãm surgir , até o certo aparecer... E,quando isso acontecer, é porque foi a vontade de Deus.
    Agora , quando o amor é correspondido tudo é lindo e , mesmo com as brigas, o amor supera tudo e o jovem casal vive sonhando com o futuro.
    Enfim , o amor parece complicado agora para mim , mas , eu sei que futuramente vou entender tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My, meu mimo...

      Como já te disse, concordo com TUDO que você escreveu. Até porque também sou assim...

      Gente como nós sofre mais? Sim! Mas, com certeza VIVE com mais intensidade e sempre terá um amor para recordar e muitas histórias lindas para contar>

      Parabéns!!!!

      Bjus

      Excluir
  26. A musica sempre esteve presente na minha vida .Logo quando nasci , segundo minha mãe meu tio tocava violão e cavaquinho e ei ficava quieto sem chorar só ouvindo as notas . Mas não estou aqui escrevendo para falar da minha vida e como a música é importante pra mim .
    Pra muitas pessoas , música é somente para se ouvir e não se tocar pois elas alegam que não tem coordenação motora suficiente para tocar tais instrumentos , muitos desejam mas não tem um incentivo .
    Na música temos notas Do,Ré,Mi,Fa,Sol,La,Si nessa ordem , usamos elas para criar melodias , por sua vez, usamos a melodia e encaixamos nas letras para então criar uma música .
    Há vários tipos de músicas : erudita ou clássica , rock , sertanejo ,jazz, reagge ,etc .Em cada um há suas formas de serem tocadas , sua afinação e seus instrumentos .Antigamente , as músicas eram tocadas , geralmente , nas festa nobres,
    Sou percussionista e toco um pouco de baixo. Amo rock sou fã de muitas bandas , mas como musico tenho que ter a mente aberta para muitos estilos e tocá-los , muitas vezes, é divertido.
    Enfim, música é uma coisa que não se pode negar , cada um tem a sua preferida e não podemos brigar por isso.


    FERNANDO SILVEIRA MACHADO n º 4 2º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, querido...

      Esse também seria um tema que eu escolheria... Gostei muito. Escreva mais! Sempre mais!!!

      Parabéns!!!

      Bjus

      Mari

      Excluir
  27. Ate quando o filho do homem ira ser humilhado?

    Parece que,quanto mais o tempo está passando,mais a gente está se matando,menos as pessoas se importam com as outra não se importam com o seu futuro e o futuro dos seus filhos.
    elas não se importam com seus estudos,com seu vocabulário,e com as pessoas á sua volta.
    Alexandre placido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Alexandre, querido!

      A humilhação é uma das experiências mais dolorosas que existem. Contudo, devemos ser humildes e aprender com ela... Mas, sinceramente, preferia que não existisse...

      Parabéns pelo tema.

      Bjus

      Mari

      Excluir
  28. " Eu entendi que ele quis dizer que quando nós ficamos lendo um livro para apresentar em algum lugar, nós ficamos vidrados e, em vez de argumentar com os nossos pensamento, a gente argumento com os pensamento, a gente argumenta com os pensamento do outros. "

    " Eu gosto muito de jogos online, passo meu tempo todo jogando. Eu, gosto disso porque. Eu acho que é de família, meus tios, primos, jogam os mesmo jogos que eu.
    Quanto eu era pequeno, ficava vendo eles jogarem, e foi assim que eu aprendi a gostar de jogos.

    Lucas de Gois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, querido,

      Seu entendimento está corretíssimo...

      Parabéns pela participação!

      Abraço!

      Mari

      Excluir
  29. E gosto de eletrônica,pois,quando eu comecei a fazer um curso de eletrônica,eu ia só pra brincar pois minha mãe tinha me colocado para não ficar á toa na semana.Mas , com passar do tempo gostei daquilo pois comecei a usar o que eu estava aprendendo no curso no meu cotidiano .Como eu nem sabia arrumar um ventilador quebrado ,arrumar uma solda mal feita dentro de um ferro quebrado,e percebi que eu prestava pra alguma coisa na minha vida .Com a ajuda do meu tio ,que é engenheiro eletrico e que sempre me apoia vou até o fim com o meu objetivo de ser engenheiro eletrico



    thiago lauriano p.l 1 ano do ensino fundamental

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, querido...

      Que bom que gosta de eletrônica!
      Continue firme em suas convicções.

      Parabéns!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  30. Eu gosto muito de Rap como muitos amantes de Rap falam é realidade ao ponto,diferente de Funk que traz uma ilusão aos moradores de comunidade e bairros mais pobres.O Rap anuncia e denuncia os problemas sócias.
    Um bom exemplo é o rapper Notorius B.I.G que retratava sua vida do trafico de drogas ao sucesso mostrando a população negra dos anos 80 que todos podiam lutar e conseguir o que quiser.Diferente de outros estilos musicas , o Rap usa uma linguagem mais suja e com muitas gírias em geral fazendo assim que muitas das letras a midia censure e apenas a população mais pobre entenda.
    Eu amo ouvir Rap amo ouvir Rap com meu pai,porque ele sempre me disse que aquilo era a realidade suas batidas o flow,tudo entra na minha na minha mente no meu coração de tal forma que eu não posso explicar.Musicas como Dear mama de 2pac e Juice do Notorius B.I.G contam muito da vida deles e ainda algumas musicas de 2pac falam sobra a luta dos panteras negras pra acabar com a desigualdade social.EU simplesmente amo ouvir Rap e incentivo mas e mais pessoas ao meu redor ouvir.

    Johnny Ayslan 1 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnny, querido

      É muito termos um assunto preferido, que nos move, faz com que sonhemos mais e que tenhamos vontade de saber cada vez mais sobre ele.

      Parabéns!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  31. "Quer dizer que, apesar de a leitura nos proporcionar grandes coisas e ideias, ela também, por outro lado, pode nos "privar" de termos nossos próprios pensamentos e ideias, fazendo com que o modo de pensar do autor acabe também sendo o nosso modo de pensar, o que não é bom."

    "Na minha opinião, o autor fez o que ele queria fazer, ele fez isso, pois, de certa forma, acreditou nos candidatos, queria saber o que ele pensavam, como diz no texto, ele procurava saber as ideias que corriam no seu sangue. Portanto, eu gostei do que Rubem Alves fez; uma certa "rebeldia" em mudar o "script" naquele momento."

    "Bom, eu gostaria de falar sobre a vida. Mas na verdade, o que é a vida ? O que é que estamos fazendo aqui ? 0 que devemos fazer ? A resposta para essas perguntas podem ser fáceis e/ou difíceis.
    Pode ser até uma "viagem" minha, mas eu fico me perguntando, pensando como surgiu isso tudo; como é que surgiu o universo; isso inclui os planetas, sistemas solares, uma infinidade de galáxias, estrelas, enfim, tudo o que está ao nosso redor.
    Os Evolucionistas dizem que tudo isso surgiu através de uma "explosão", o famoso Big Bang. Já os Criacionistas, acreditam na existência de um Deus que criou tudo em 6 dias, desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos. Para essas duas "teorias" não existe uma prova científica provando se é verdade ou não. Por isso hoje em dia temos tantas opiniões e ideias próprias; cada um "defendendo o seu lado".
    Mas agora voltando para Terra, e sobre o que é a vida. Eu já ouvi e ainda ouço muitas pessoas perguntando o que acontece quando morremos ? Isso é uma pergunta que á séculos, ou até milênios, não tem uma resposta. Alguns dizem que vamos a outra vida, outro corpo; já outros, dizem que, apenas morremos; e outros acreditam que iremos para o céu, ou, para o "inferno". Quando eu ouço essa pergunta eu imagino que ficar pensando nisso é uma grande perda de tempo das pessoas.
    Portanto, não devemos ficar preocupados com o que acontecerá, devemos viver o hoje, devemos amar a quem nos ama (e a quem não nos ama também), devemos ver o que há de bom nesse mundo. Porque tudo o que você já viveu, tudo o que você já sentiu, alegrias, tristezas, toda pessoa que você conhece, já viveu nesse "pálido ponto azul" no meio do vasto universo; que é a Terra.

    João Rafael 1º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Rafael, querido...

      Gostei muito das suas considerações.

      Quanto a viver "o hoje", estou completamente de acordo com você. isso porque, se pensarmos profundamente, o que temos, de fato, é cada momento vivido... Sobre "outros mundos" e sobre "o amanhã', apenas o que temos são especulações.

      Parabéns!
      Abraço.

      Mari

      Excluir
  32. "Os perigos da leitura" a justificativa desse titulo é bem complexa, pois no texto ele tem diferentes sentidos, ler não é perigoso; ao contrário. É um excelente progresso; porém, quando se faz isso obrigatoriamente, se torna algo ruim, algo perigoso; pois pode confundir o nosso jeito de ser e a nossa própria criatividade.

    Na minha opinião, a ideia do autor foi boa, a intenção dele era compreender o modo e o ponto de vista de cada pessoa, sem seguir nenhum roteiro, apenas poder se expressar sem medo nem vergonha; porem, não foi isso que os candidatos entenderam.

    Eu procuraria saber do que eles realmente gostam de ler, assim eu começaria incentivando os a ler o que queriam e conforme eles fossem se apegando ao ato de ler, daria novos desafios, como por exemplo, livros mais maduros, mais intelectuais, entre outras coisas.

    A conclusão dele é a de que a gente só aprende quando isso realmente vem de nós. A prática da leitura é muito importante em diferentes etapas de nossas vidas. Lendo ficamos mais inteligentes, interessantes, cativantes, etc. Porém, quando somos obrigados a fazer tal coisa sem vontade nenhuma, acabamos nos prejudicando, ficamos ligados somente ao que estamos fazendo e esquecemos de nós mesmos.

    O que eu gostaria de escrever ?
    Bom eu gostaria de escrever sobre o Batman.
    Desde que eu era criança eu sempre fui fascinada por histórias em quadrinhos. Sempre achei legal entrar em um mundo tão diferente quanto os apresentados nos quadrinhos.
    Porem, entre todos os heróis o que mais me chama minha atenção é o Batman. O famoso herói da DC, o cavaleiro das trevas. Ele me cativa pois ele não tem nenhum superpoder, ele é apenas um humano comum.
    Na história dele quando ele era apenas uma criança, presenciou de perto o assassinato cruel de seus pais por um bandido. Seus pais eram pessoas boas, que ajudavam os outros necessitados e mesmo assim eles foram mortos pelas mãos de uma das pessoas que eles tentavam ajudar.
    Isso deixou um trauma muito grande para o personagem, que cresceu com ódio e vingança. Porem aos poucos ele foi percebendo que aquilo não era mais necessário, ele mesmo estava se prejudicando vivendo daquele jeito.
    Sendo assim ele resolveu transformar todo esse ódio em algo bom, decidiu ajudar as outras pessoas assim como seus pais.
    Enfim, essa historia me inspira na vida real pois nós também podemos transformar algo ruim na gente em algo bom para o outro, podemos ser heróis também.
    Não é necessário ter poderes ou coisas "do tipo", basta ter um bom coração.

    MARIANA ALVES n°09 1° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, mimo...

      Gostei muito das suas considerações... Além disso, suas respostas e comentário estão muito bem elaborados!

      Parabéns!

      Bjus Mari

      Excluir
  33. "Lendo mecanicamente, a pessoa não consegue argumentar. Ela vai saber apenas o que decorou no texto(livro). Já, lendo por prazer, na maioria das vezes, as pessoas vão se lembrar de cada parte do livro, além de aprender argumentar melhor."

    "Hoje em dia, existem muitas coisas ruins e pessoas ruins, muitas pessoas querem cuidar da sua vida. Isso é uma coisa que eu realmente não gosto, e imagino que você também não. Mas, o fato, é que, eu não ligo para o que falam de mim, podem falar o que quiser de mim. Eu tenho a consciência limpa. As únicas pessoas que sabem o que eu já fiz na vida, além de mim, são meus pais. Eu não costumo guardar mágoas de ninguém. Eu simplesmente vivo a vida da maneira que eu gosto de viver, e da maneira que eu acho correto. Sorte que em nossa vida, existe pessoas em quem podemos confiar. São poucas, mas, pelo menos, podemos contar com elas para qualquer coisa. Mesmo diante desses fatos, sigo a vida sempre feliz. Até porque, a vida é muito curta para ficarmos chateados por qualquer coisa."

    Nicolas Magalhães - 2EM - N°16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas, querido...

      Cada vez que leio algum texto seu, percebo o quanto vc aperfeiçoou sua escrita. Isso me deixa muito feliz!

      Parabéns!

      Abraço!

      Mari

      Excluir
  34. "Eu Falaria que a leitura e muito importante para nosso dia a dia ela nos ajuda a falar e escrever corretamente e o mais interessante é que ela nos deixa entrar em um planeta diferente não é como aquele que todos conhece como a terra, marte é a nossa imaginação esse Planeta pode ser do jeito que você quiser azul, preto com bolinhas, sem bolinhas.....basta imaginar e se aventurar"

    "Tudo se iniciou dia 28 de abril, lá estava minha mãe na sala em trabalho de parto, "muitos devem estar pensando onde esta meu pai, é estava tomando uma no Barzinho do Hospital" meu pai não foi uma pessoa muito responsável, demorou muito tempo para eu saber essa Historia.Demorou exatamente 13 anos mas isso não vem ao caso, irei contar essa Historia para você.
    Meu pai tem 46 anos ele e uma pessoa muito importante para mim, ele tem uma Historia interessante.Ele começou a usar drogas aos 14 anos de idade, ele já fez muitas besteiras ao longo de sua vida, uma dessas besteiras foi viver em bocas vendendo e fumando Drogas, como Crack, Maconha, Cheirando Cocaína, ele usou todos os tipos que você pensar, meu Pai já foi preso 4 vezes pela suas besteiras, a ultima vez ele ficou 2 anos la dentro.Ele já foi internado em clinicas de reabilitação umas 8 vezes só que umas 5 vezes ele fugiu, ele usou drogas exatamente 31 anos de sua vida, que perda de tempo né ? mais o que importa é que ele parou a 4 meses e estou muito feliz por isso.

    GABRIEL CELESTINO SILVA DO CARMO n°05 2°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, querido..

      Seu comentário me tocou muito; pois, conforme eu te disse, temos uma história parecida. E é muito bom que possamos expressar isso! Te respeito ainda mais por isso!

      Parabéns!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  35. "Quando o texto fala "(...) procurávamos as ideias que ocorriam no seu sangue " , eles queriam saber do que você gosta que entende do assunto e não algo que se foi obrigado a ler , estudar , e compreender o esperado é que o candidato falasse espontaneamente sobre qualquer assunto , mas , ao invés disso, pensaram que fosse uma pegadinha .Me colocando no lugar de um candidato , teria a mesma reação . É como se estudasse muito para uma prova de português e derem uma prova de matematica , eu falaria e pensaria "acho que estou no lugar errado" ou algo do tipo ."

    ResponderExcluir
  36. " A candidata leu tanto , de forma mecânica , que como se a leitura tivesse feito uma " lavagem cerebral "e ela esquecesse dos seus pensamentos das suas vontades . É como um robô que podemos apagar a memoria e reprogramá-lo do jeito que quisermos."

    ResponderExcluir
  37. ~"Acho que ação do autor é memorável , pois somente as pessoas inteligentes conseguiram argumenta sobre um assunto que gostaríamos de ouvir e sem repetir muitas vezes as mesmas palavras . Saber que a maioria ou todos os candidatos se assustaram , para mim , é normal ter uma reação espanto , porque você lê livros difíceis de ler de interpretar . "

    FERNANDO SILVEIRA MACHADO Nº4 2 º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, querido...

      Quanto mais você escreve, mais feliz eu fico.

      Parabéns pelas respostas e pelo comentário.

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  38. “Durante toda nossa vida somos acostumados a falar sobre os outros, tanto em livros, quanto em fofocas.
    As pessoas possuem tanta facilidade em falar do pensamento alheio, que acabam não elaborando seus próprios pensamento. Temos dificuldade em compartilhar idéias, sentimentos e pensamentos, isso é um perigo.”

    “Tenho admiração por conto de fadas, acho realmente que existe a magia presente neles, pois eles podem transformar uma simples camareira em uma linda princesa ou um sapo virar um belo príncipe somente com o beijo do amor verdadeiro.
    Contos de fadas encantam e alegram pois, não existem preconceitos , violências e maldades do “mundo real”.
    Nos contos tudo acaba em: “felizes para sempre”. O bem sempre vence o mal. E é por isso que eu amo contos de fadas!”

    LETÍCIA DE ANDRADE VIANA Nº7 1º E.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, mimo...

      Confesso que considerei seu tema "diferente"... E temas assim, quase que inevitavelmente, nos fazem pensar sobre eles... Me lembrei que nunca havia refletido sobre isso. Gostei.

      Parabéns!

      Bju

      Mari

      Excluir
  39. "Ela tinha lido tantos livros que ficou confusa , e não conseguia ter ideia do que ela "gostaria de dizer." Afinal, ela nunca teve a oportunidade de expressar suas opniões."
    ''Quando ele diz ''Os perigos da leitura'', ele evidencia que uma leitura excessiva pode nós prejudicar e pouca leitura também.''Quanto mais se é obrigado a ler , menos se pensa'', quando ele diz esta frase, ele fala que nos não temos vontade propria para ler.''
    ''Esta decisão foi muito criativa e interessante , afinal não é todo dia que temos a oportunidade de expressar nossas opniões, nossos sonhos e expectativas na vida.''
    ''A musica é muito importante para mim , pois só ela me compreendi , me inspira a fazer e dizer coisas novas, ter pensamentos diferentes ; eu tambem gosto de dançar. Mas minha verdadeira ''paixão'' são os animais , para mim eles são tudo ; sempre que vejo um animal na rua (cachorro , gato etc) sempre dou carinho;assim eu deixo eles felizes ,e a mim tambem. Por esse motivo quero fazer ''Medicina Animal.''
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 2 EM

    ResponderExcluir
  40. Eu Gostaria de Falar sobre a nossa vida que é tanto que uma coisa monotoma, pois só se faz a mesma coisa que é comer,beber,estudar,trabalhar e por fim morrer. Nos temos que tentar ser diferentes, bom pelo menos eu tento e aproveito minha vida ao maximo fazendo o que eu gosto e eu sinceramente eu não me arrependo de nada,claro,na adoleçencia, se faz umas decisões meio que ``Burro´´se for dizer assim, pois ja é uma coisa da idade mesmo, mas logo depois de armadurecermos e ficarmos adultos não podemos fazer as mesmas besteiras que antigamente. Nós tentamos buscar enprego dos nossos sonhos,que nos fazemos o que queremos e o que nos alegra e claro que tenha um bom salario que,cai entre nós sem dinheiro nao da pra fazer muita coisa nesse mundo consumista né,onde voce é cobrado a mais desde uma bala de cinco çentavos até uma ilha no pacifico.Com isso temos que aproveitar,sair da rotina e ser livre,viajar,conheçer lugares e pessoas e, por fim,completar sua tarefa monotoma como homen que é ter uma familia. Sendo assim,ter uma familia que seja como voce, uma familia ``Diferente´´, assim por dizer e com isso tudo realizado,voce ja pode morrer em paz e feliz com tudo que realizou e voce sim vai conseguir ser um homen dierente e eliz,porque compriu seu dever , uma letra de musica que me ispirou a fazer esse texto foi a musica dos titãs - Epitáfio do compositor Sergio Britto. Vou deixar um pedaço da musica abaixo >> Devia ter amado mais
    Ter chorado mais
    Ter visto o sol nascer
    Devia ter arriscado mais e até errado mais
    Ter feito o que eu queria fazer
    Queria ter aceitado as pessoas como elas são
    Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar...

    Devia ter complicado menos, trabalhado menos
    Ter visto o sol se pôr
    Devia ter me importado menos com problemas pequenos
    Ter morrido de amor
    Queria ter aceitado a vida como ela é
    A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar...

    Devia ter complicado menos, trabalhado menos
    Ter visto o sol se pôr.

    Link: http://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html#ixzz2x1ROqAYY

    Nome: Joao Leonardo Cordeiro Cardoso Nº 3 Ano 1ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido João Leonardo...


      Você tem razão. Ser uma pessoa feliz e realizada neste mundo consumista é algo muito difícil...
      Porém, como você expressou (em outras palavras), é possível que isso aconteça... Sobretudo se pudermos (e soubermos) fazer as escolhas "certas".

      Parabéns.

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  41. “Os perigos da leitura, não significa que faça mal. Ao contrário faz muito bem; porem, quando você está lendo o que gosta, está lendo por conta própria, é bem sempre mais prazeroso. A partir do momento em que você passa a ler para fazer um fichamento ou para responder imensos questionários você passa a pensar como o autor do livro, está apenas repetindo a ideia dele e perde o poder de sua mente; ou seja, o que você realmente acha sobre aquilo”.
    “Sempre pensamos muitas coisas no nosso dia-a-dia, coisas das mais interessantes as mais banais, para nós aquilo não vale de nada. Mas, na verdade, vale muito. Quando alguém chega em você e pergunta “fale o que você está pensando, sobre o que você gostaria de falar”, é como um “baque”, um susto, se estivermos pensando em varias coisas, esquecemos tudo do nada. E claro, é isso que deveríamos desenvolver mais, o nosso dom de pesar e falar. Abrir-se para outras pessoas não é uma tarefa fácil; porem, vale muito a pena”.
    “Bem, vou escrever sobre um menino que eu gosto, chega até ser engraçado. Mas, o que eu posso fazer se só estou pensando nele, fiquei até com um pouco de medo de ir mal na prova porque estou muito feliz; pois descobri que ele também gosta de mim. Hoje ele disse que quer falar comigo, vamos ver sobre o que é. Espero que seja bom, estou muito ansiosa, espero que de tudo certo. E é assim que eu encerro meu assunto, me sentido animada e confiante”.
    NOME: Larissa Silva N°06 ANO 1°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, mimo...

      Não sei se falo do comentário em si ou se apenas digo que estou feliz por você rsrrsrs. Acredito que seja possível fazer as duas coisas... Gostei do seu texto e gostei também da "informação que ele traz. Pois, não sei você, mas eu trabalho e estudo muito melhor, quando estou amando!

      Parabéns!

      Bjus

      Mari

      Excluir
  42. "Você sobre você"
    Você sobre você é um tema que acredito que muitas pessoas não conseguem desenvolver, pois é necessário refletir sobre seus pensamentos, seus atos e sua maneira de viver. Contudo eu penso que se descrever não seria tão difícil. Assim, vou dar início às características de uma pessoa talvez normal para a sociedade, ou não.
    Sou uma pessoa que acredita em um mundo melhor, em pessoas melhores, e penso também que o nosso país poderia ter um governo justo e agradável à TODOS.
    Não suporto pessoas hipócritas, falsas e ignorantes, pois ao meu ver, são pessoas sem quaisquer ética ou cultura e também não consigo presenciar desonestidade. Acredito que os seres humanos devem respeitar uns aos outros.
    Sou uma pessoa carinhosa, amiga e verdadeira. Logo, é possível perceber meu sentimento por determinada pessoa.
    Enfim, para me descrever seria preciso utilizar mais e mais páginas escritas, e ainda assim seria impossível falar tudo sobre mim, e você? Conseguiria se descrever? Experimente! Faça o teste do espelho e diga para si mesmo quem é você.


    Júlia Toledo Fortes, N°04, 3°ano E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, mimo...

      Sua indignação com respeito à falsidade não é só sua. graças a Deus, a maioria das pessoas de bem e com um mínimo de bom sendo, se revoltam com isso. Mesmo porque, todos os dias, quando acordamos, temos o privilegio de "escolher" entre diversas coisas: entre elas ser a gente mesma.

      Seu comentário está ótimo e que bom que você tem facilidade de escrever sobre si mesma. Isso faz muito bem em todos os sentidos.

      Parabéns.

      Bjus

      Mari

      Excluir
  43. Eu quero falar que mais de 50% do preço dos produtos brasileiros é impostos, esses são destinados a políticos. Mais de 50% do dinheiro usado por políticos é destinado a fins banais. Menos de 50% da população consegue tirar o sustento de seu salário para sua família. Menos de 50% de nossa população investe no futuro, e se preocupa apenas com aparências, desprezando os valores.
    Portanto, é fácil ver que vivemos em meio a contradições que evoluem conforme o descaso dos acomodados... E vivemos em descontrole por causa da ganância de outros.

    4) Releia o segundo parágrafo e elabore um comentário crítico sobre a decisão do autor:
    Foi uma boa ideia, pois é um modo mais fácil de analisar aquele que se destaca entre os candidatos, no entanto não são todos que tem a capacidade de sair do “automático” em momentos tão difíceis.
    Nº: 5 3ºAno EM

    ResponderExcluir
  44. Leo, querido...

    Você tocou em dois aspectos cruciais: o DESCASO e a GANÂNCIA. Sem dúvida, são dois "venenos sociais", cujo antídoto depende de algo muito complexo e difícil: a consciência do indivíduo e, consequentemente, da VONTADE de transformar.
    Pois, consciência seguida de inércia não resolve muita coisa não é?

    Parabéns.

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  45. "Umas das candidatas havia decorado o livro que lhe foi mandado ler e com isso sua mente foi preenchida por pensamentos de outra pessoa tirando-lhe a capacidade de ter seus próprios pensamentos e ideias".

    "Hoje eu gostaria de escrever sobre decepções. Por que as pessoas nos decepcionam? Talvez seja porque esperamos demais delas e no final nossas expectativas não são correspondidas. Eu, com meus apenas 17 anos de experiências sobre a vida, já tive tantas decepções que costumo dizer que sou uma colecionadora de decepções. Mas, quantas vezes um coração pode ser quebrado? Quantas vezes meu coração ainda será partido? Não me refiro só a decepções amorosas, recentemente por exemplo, me decepcionei com a pessoa que eu mais confiava e me identificava, a minha própria Irma. E não importa o tamanho do estrago sou daquelas pessoas que se magoa fácil e pra esquecer é difícil, quando sinto eu sinto muito numa intensidade muito grande, por mais que eu perdoe eu não esqueço pois fico marcada para sempre. Sou ciente de que irei sofrer muitas outras decepções mas, chegará um momento em que meu coração não aguentará mais afinal, quanto um coração pode aguentar?”.


    Bianca 3º M

    ResponderExcluir
  46. Bianca, mimo...

    Sem dúvida, escrever sobre decepções não é nada fácil; mas, reconheço, é necessário. Inclusive, sugiro ( faço isso muitas vezes) que todos escrevam até cansar a cada vez que se sentirem decepcionados com algo ou com alguém... Alivia... em certa medida.

    Gostei muito da forma como abordou o tema.

    Parabéns!

    Bjus

    ResponderExcluir
  47. MEU MELHOR AMIGO

    Há muitos anos atrás, antes mesmo de nascer, meu melhor amigo já me amava, me amava tanto, mas tanto, que deu a sua própria vida por mim. Não é fantástico? Alguém que mesmo antes de eu existir já soubesse da minha existência? Claro que... ele não é só ''meu'' melhor amigo, mas mesmo ele tendo milhares de amigos pelo mundo, mesmo assim ele sempre arranja um tempo pra falar comigo, eu amo esse poder da sua onipresença.
    Quando me sinto só, logo lembro que não estou, é como se ele me pegasse no colo e me falasse que tudo iria melhorar. Muitos me perguntam: ''mas cadê esse seu melhor amigo?'', eu sempre digo ''ele está bem aqui, no meu coração''. Eu sei, que onde quer que eu esteja, ele sempre vai estar olhando por mim, porque ele cuida de mim como a sua menina dos olhos, sou a filha dele, sou uma princesa, afinal meu pai é um rei, e antes que eu me esqueça, amo está frase: ''Não sou dona do mundo, mas sou filha do dono''.
    Nesse mundo cheio de angústias e aflições, ele sempre me ensina a passar pelas provações e a caminhar segundo o seu propósito. Meu pai, que também é meu melhor amigo, cuida de mim e de todos que eu amo, e mesmo muitas vezes esquecendo-se dele, decepcionando-o, mesmo assim ele cuida, ele toma cuidado, ele me ama e nunca me abandona, nunca vi alguém tão fiel, tão lindo e tão perfeito como o MEU JESUS.



    Letícia Barbosa 3° E.M

    ResponderExcluir
  48. Letícia, mimo...

    Estava sentindo mesmo sua falta aqui... rsrrsrs

    Seus argumentos são excelentes e, ao mesmo tempo, sensíveis. Ler o que você escreve sempre me dá muito prazer e vontade de "CONTINUAR PROFESSORA"!

    Parabéns!

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  49. Eu gosto de tudo, mas o que mais gosto é de namorar, é um sentimento bom de sentir, quando estou com meu namorado sinto que estou no paraiso, tudo fica tão bom, tão diferente, claro que tem briga mas, sempre acontece e normal. Mas a coisa que eu gosto no meu namoro é quando ele me abraça, me beija, me faz carinho, fala como foi a vida dele na semana e ele me escuta também. É tão bom saber amar alguém , tão bom mostrar para o seu futuro marido que o ama, que o deseja. Muitas vezes temos brigas por nada, mas é bom sentir que o namorado ta brigando para seu bem que ele quer ter uma vida no futuro com você. Só sei que esse vai ser o primeiro e o ultimo amor da minha vida, por que eu e ele fomos feito um para outro, e também so sei que o amo e nunca vou desistir desse amor

    Simone Oliveira Marcelino 3 ano

    ResponderExcluir
  50. Simone, mimo..

    Sempre fico muito feliz quando você se dispõe a escrever; pois percebo que esta ação aprimora sua argumentação.
    Seu assunto é bem interessante... Afinal, que pessoa não gosta de estar amando e sendo amada?

    Parabéns!

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  51. “A reação inicial dos candidatos foi de pânico, eles não sabiam sobre o que falar pois liam por obrigação, não refletindo sobre “o que” estavam lendo. Assim, perdendo a capacidade de pensar por conta própria, ou seja, a noção crítica que todo bom leitor possui.”
    “Usaria a dinâmica semelhante a que a professora Mari realiza em suas aulas, e daria um tema livre, assim, os alunos aprenderiam a ler sobre o que gostam.”

    “Reflexão
    Nos últimos dias noto o momento conturbado que o Brasil está passando com os protestos contra a realização da copa do mundo.
    Se não queriam a copa no Brasil por que não protestaram há oito anos, quando o Brasil se candidatou como país sede?
    Percebo que a maioria das pessoas não sabe o que quer e não tem objetivos claros, principalmente os mais jovens.
    Durante algumas leituras, fiquei sabendo que um livro feito pelos Maias há dois mil anos esteve na Alemanha, França e Espanha, levadas para lá por um padre espanhol que tinha como obrigação queimar todos os registros Maias que encontrassem na América, por ordem da igreja católica. Mas ele desobedeceu a ordem que lhe foi dada e guardou consigo uma espécie de livro apropriando-se indevidamente de uma cultura que não lhe pertencia.
    É costume que colonizadores invadam, destruam e se apropriem de objetos valiosos para os povos nativos, tentando eliminar os vestígios culturais que muitas vezes são mais valiosos que os seus.
    Contudo, no Brasil parte da população ainda se porta como colonizados, não valorizando os seus valores culturais, achando que tudo o que é de fora é melhor do que existe aqui. Isso acontece por que o Brasil é um país novo e as pessoas ainda não se consumaram como brasileiros natos. Acredito que daqui a algum tempo os brasileiros de outras gerações serão mais patriotas e saberão valorizar a grandeza da cultura existe aqui.”

    Thalita França Pereira Número: 09 3ºE.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, mimo...

      Quanto mais leio seus textos, mais me surpreendo! O conteúdo está cada vez mais significativo e seu vocabulário bem mais elaborado!

      E quanta informação aprendi com este seu texto!

      Fiquei muito feliz!!!

      Parabéns!!!

      bjus

      Excluir
  52. “Vou falar sobre música, porque e algo que faz parte do meu cotidiano a muito tempo, não tem um dia que eu não passe sem escutar música, independente se ela seja repetida ou não, tenho uma certa mania de quando escuto uma música e ela me agrada de uma tal forma que eu acabo escutando ela repetidas vezes, o que mais me agrada nas músicas que eu escuto são, a melodia, a harmonia entres os sons, principalmente os sons mais graves que acabam sendo mais fortes e mais intensos, causando uma sensação muito gratificante. Gosto bastante de músicas com letras falando sobre a realidade com por exemplo o rap, a maioria das músicas do gênero rap, são baseadas em fatos vividos pelos compositores, claro que nem tudo pode ser verdade mais a maior parte será.
    Acredito que, quando escutamos musicas e ainda mais as que nos agradam entramos em um estado de “paz interior”, e como se a música fosse um relaxante mental (tipo uma “Neusa”) bom, pelo menos posso afirmar isso de minha parte.”

    “Se eu fosse um “professor” tentaria abordar meu assunto de uma forma agradável, usando artifícios de diversão mas de um modo educativo, teria uma certa liberdade com os alunos para que eles possam se sentir à vontade assim, prestando mais atenção e absorvendo mais conteúdo, daria uma aula mais teórica e com um pouco de embasamento eu autores e pesquisadores, claro uma aula retirada do nada não faz muito sentido, traria conteúdo de fora apesar da escola já fornecer o material, eu trabalharia com um pessoal mais (jovem/adulto), como alunos do ensino médio.”

    “A conclusão do autor seria, a maneira que os estudantes estão lendo acaba os atrapalhando ainda mais se for excessivamente, eles acabam decorando tudo o que tem no livro mais não conseguem pensar sobre o que leram pois a única coisa que eles saber e aquilo que leram, ele diz que tudo em excesso acaba prejudicando, a leitura e algo para praticar com estudos ou para o próprio lazer mais sem excesso, pois acaba retirando a capacidade de pensar e questionar aqui que foi lido.”
    Caio Ferreira 3° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, querido...

      E pensar que você não gostava de Língua Portuguesa e nem de escrever hein??? (rsrrsrs)
      Viva a mudança! Viva você!!!

      Parabéns!

      Abraço!

      Excluir
  53. "Eu quero sair daqui e ir tomar sorvete. Quero o maior que tiver e depois entrar no trem e ir para qualquer lugar. Quero estar com as pessoas que gosto e com as pessoas que amo. Quero viver cada segundo da minha vida sempre buscando ser feliz. Quero andar por vários lugares, quero voar, ir a shows, barzinhos, parques, cidades, países, planetas, florestas, quero ir ao fundo do mar e voltar pra tomar outro sorvete e comer chocolate sem medo de engordar."

    "Na visão do autor, a candidata estava tão alienada que havia esquecido de como falar sobre aquilo que ela pensa, sente, quer e principalmente sobre quem ela é."

    "Com o título "Os perigos da leitura", o autor faz referência às conclusões que tirou das entrevistas feitas e à opinião de Schopenhauer de que: quando se lê compulsivamente, sem dar espaço entre as leituras para tirar suas próprias conclusões, o leitor está automaticamente excluindo a sua maneira de pensar. Está deixando de lado seu posicionamento sobre o assunto para aceitar o de outra pessoa."

    Maria Luiza Santana de Meneses, 3º EM

    ResponderExcluir
  54. Maria, mimo...

    "Sair daqui e tomar sorvete..." foi ótimo! rsrrsrs Nada poderia ser mais espontâneo e sincero!
    Como sempre, gostei muito das suas colocações!!!

    Parabéns!

    Bjus

    ResponderExcluir

COMENTE!