Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 19 de outubro de 2014

“EX - PSEUDOAMORES” ( "EX LIES LOVE")

POR MARI MONTEIRO



ALGUMAS CONSIDERAÇÕESEste artigo, além de ter sido um dos mais difíceis de concluir, considero o trabalho de REDAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVO que realizei, pois o mesmo faz parte de um trabalho sobre DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA realizado com os alunos do Ensino Médio, cujos textos base giram em torno da temática da existência do amor verdadeiro. Ao revisá-lo foi inevitável não me lembrar do livro: "AS CINCO PESSOAS QUE VOCÊ ENCONTRA NO CÉU" (que virou um filme, recomendo.) Além disso, dedico este artigo AS QUATRO PESSOAS QUE ENCONTREI NA TERRA: Maurílio da Cunha Monteiro (meu pai, in memoriam); Edson Kemmer (meu namorado); Michele Robbles Zanini (minha amiga) e Victor Eduardo Marques (meu aluno). Muito obrigada; não precisamos esperar para nos encontrar no céu... (rs) 

Optei por iniciar este artigo com genuínas expressões de AMOR.  Sobretudo, porque – depois de tudo – ficará muito evidente que NÃO deixei de amar, apenas mudei meu JEITO DE AMAR.


Jobim, com sua licença: “EU SEI QUE VOU TE AMAR...”

"Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar.
E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida"


Assim como esta DECLARAÇÃO DE AMOR de Jobim, há outra de Fernando Anitelli que considero igualmente profunda: “SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR, VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ.”

Sempre soube que o AMOR existia.  Mas, agora, sei que ele existe e que não é exatamente como pensava que fosse. Há coisas que nos acontecem e tem o poder de revirar tudo que sentimos de forma intensa e radical. No meu caso, foram quatro pessoas e uma “situação indireta”. Isso tudo constituiu ma experiência tão intensa ao ponto de eu querer passar a fazer algo que NUNCA fiz ou deixar de fazer algo que SEMPRE fiz. Se bem que, de algum modo, sabia que faltava pouco... Muito pouco para eu mudar um hábito. Aos acontecimentos que me conduziram à mudança de PENSAMENTO e de ATITUDE, não chamarei de “lições” (não simpatizo com esta palavra). Chamarei de “SINAIS”, no sentido de alerta, de orientação, de ensinamento... Também não farei rodeios, os sinais, apesar de obedecer a uma ordem cronológica quanto à narrativa, cada um deles é carregado de uma IMPORTÂNCIA ÚNICA no meu aprendizado.

Comecemos...


   ►PRIMEIRO SINAL (minha vida inteira...):

Este fato foi um “divisor de águas”. Dizer “eu te amo” nunca foi algo que me incomodasse. Ao contrário, bastava gostar um pouco mais de alguém e lá estava o “eu te amo”. Quando senti a NECESSIDADE DE DIZER “eu te amo” para alguém que era REALMENTE IMPORTANTE PARA MIM e - ao mesmo tempo – muito frio e DISTANTE, percebi o quanto isso seria difícil. Eu já tinha mais ou menos uns 30 anos e NUNCA havia dito “eu te amo” ao meu próprio pai.  A certeza desse amor e a distância que sempre nos foi imposta, por CIRCUNSTÂNCIAS NADA AGRADÁVEIS, consistia em barreiras que, por mais que tentasse, não conseguia transpor. As tentativas eram sempre frustrantes. No momento do encontro ou da despedida: um abraço “frouxo” e um “tchau” sempre seco viraram hábito. UM HÁBITO DETESTÁVEL. Isso me incomodava cada vez mais. Numa noite, aproveitei que estava sozinha e liguei pra ele.  Ao final da conversa trivial, num ímpeto de alguém que não poderia mais esperar, eu disse: “PAI, EU TE AMO VIU?” 

(...) Do outro lado da linha: SILÊNCIO ABSOLUTO

(...) “Pai?” - perguntei.  Ouvi apenas: “Oi fia. Fica com Deus.” (SIC) Foi um dos momentos MAIS DIFÍCEIS DA MINHA VIDA. Meu estômago doía. E doía porque era como se alguém tivesse ENFIADO O BRAÇO INTEIRO PELA MINHA GARGANTA PARA ARRANCAR O “EU TE AMO”. Chorei muito. Chorei pela dor. Chorei pelo silêncio e; depois, chorei de alívio: consegui dizer. 


TENSÃO: como seria quando nos encontrássemos pessoalmente? Árduo percurso. Nos primeiros encontros, ao dizer ao meu “eu te amo”, ele respondia “OBRIGADO”. Não sei o que passava pela sua cabeça. Eu não estava lhe fazendo nenhum favor. Passei anos repetindo os mesmos gestos e ouvindo a mesma palavra: “Obrigado.”. Anos depois, do “obrigado”, avançamos para o “EU TAMBÉM!”. O que me soava como “saúde” diante de um espirro! Devo dizer que aprendi a me contentar com o “EU TAMBÉM” como resposta. E, mais, tinha muito medo de não ouvir mais isso. E assim foi até a data do nosso ÚLTIMO ENCONTRO em sua casa; quando, na hora de me despedir, o abracei e disse: “EU TE AMO PAI.” E ele, finalmente, com uma voz calma disse: “EU TAMBÉM TE AMO FILHA!”. Foi o abraço mais demorado de nossas vidas. Chorei.  Desta vez, de CONTENTAMENTO. Uma semana depois, ELE SE FOI. 


 ► SEGUNDO SINAL (meados de 2012):

Já havia começado a pensar mais profundamente no significado da expressão "eu te amo" no dia em que senti que amava meu namorado EDSON KEMMER. Ao tomar coragem para me declarar, alguns meses depois de estarmos juntos... Li a seguinte e INESQUECÍVEL resposta (por sms): “Que coisa boa de saber. Espero em breve poder retribuir...”. MEU DEUS! COMO ASSIM?! (rsrrsrs). Claro que esperava um: “também te amo!”. Afinal, este era, até então, meu melhor parâmetro... Herdado do meu paizinho.  Pensei dias sobre isso e entendi perfeitamente o quanto aquela resposta havia sido HONESTA e; por isso, SUBLIME. Não me frustrei ou me aborreci. Aprendi. Entendi que o amor não “chega” de repente. Ele é “construído” conforme o ritmo de cada um. Entendi que NÃO SE AMA DE UM DIA PARA O OUTRO; DE UMA SEMANA PARA O OUTRA... DE UM MÊS PARA O OUTRO... O amor para ser dito e “redito” precisa de tempo, o tempo dele...   


Edson me ensinou algo ainda mais importante: O AMOR NÃO É UM SENTIMENTO ABSTRATO como me ensinaram na escola.  O amor é VISTO e SENTIDO. Edson não me diz muito do seu amor por mim; mas, ELE O DECLARA COM ATITUDES; com RESPOSTAS a necessidades sobre as quais nem lhe falei; com GENTILEZAS que talvez ele nem tenha se dado conta do quanto são inéditas para mim; COM SILÊNCIO, às vezes, é só disso que precisamos... Ouvir a respiração um do outro. “E o que houve com o amor à primeira vista?”... Neste, NUNCA acreditei.


 ► TERCEIRO SINAL (agosto, 2014):

Adoro conversar. Existem pessoas com as quais eu conversaria a noite toda... Outras, o trivial “Bom dia!” já é muito...  Dia destes, tive uma conversa com uma destas pessoas: minha amiga MICHELLE ROBLES ZANINI, cujo diálogo flui em consonância com os gestos e com os olhares; pessoas com um timbre de voz que não cansa, ao contrário, ele NOS ALCANÇA e prende a  atenção dos sentidos. Durante a conversa, surgiu a questão de chamar alguém de “AMOR”. Sob o ponto de vista de Michelle, chamar alguém de “amor’ é por demais ‘genérico”, qualquer um pode ser chamado de amor. A ex-namorada era “amor”; a anterior à ex também... E a próxima também será... De certa forma, é um prejuízo de IDENTIDADE. 
 

Desde o dia em que eu e Michelle conversamos – certamente, por se tratar de uma pessoa sensível e especial (o que pode parecer um paradoxo, mas não é rsrs) – a palavra “amor” já não flui mais tão facilmente como antes no meu dia a dia. Chamar alguém de “amor” passou a ser algo FORTE e PESADO DEMAIS pra mim. E,  caso escapasse, era como se cometesse uma blasfêmia e, dependendo da situação, deixava um gosto ruim n boca... E muitos “ruídos” a me perturbar: “QUEM É MEU AMOR?”; “QUEM SÃO MEUS AMORES?”; “AMO COISAS OU PESSOAS?”... Inclusive, pensei no famoso slogan “AMO MUITO TUDO ISSO.”... Quem é ou o que é “TUDO”? Quem ou o que é “ISSO”... NINGUÉM AMA TUDO E MUITO MENOS ALGO QUE POSSA SER CHAMADO DE “ISSO”. Como professora de Língua Portuguesa, percebo, agora, que  em muitos casos a palavra (ou o "chamamento") "amor" se transformou num vício de linguagem.



 
► QUARTO SINAL (início de Setembro, 2014):


 VICTOR EDUARDO MARQUES. Conheço Victor há três anos. É impressionante como a autêntica EXPRESSÃO de seus sentimentos me causa ADMIRAÇÃO. Ele é uma das pessoas que falou comigo e que me ensinou como se fosse meu pai. Ele me ensinou que amar é muito difícil e que AMOR NÃO É OBRIGAÇÃO, nem mesmo quando se trata de alguém muito próximo. 

Com uma propriedade de quem “viveu séculos”, me disse que para era amado é preciso MERECER; logo, só ama a quem mereça seu amor.  Seus argumentos sólidos; sua voz firme e seu olhar confiante me CONVENCERAM e COMOVERAM, me tornei sua cúmplice no que se refere às suas ideias e  ideais sobre  as relações entre “AMOR E MERECIMENTO.”



 ► QUINTO SINAL (meados de setembro, 2014):


(Perceberam como os fatos começaram a surgir amiúde?)

Apesar de saber que aquelas páginas “printadas” que chegaram às minhas mãos me causarão ASCO todas as vezes que delas me lembrar, devo agradecer de algum modo; pois elas me alertaram para outro aspecto relacionado ao amor:  O USO INDISCRIMINADO E MAL INTENCIONADO DA PALAVRA. O trecho da “conversa” que segue foi “printado” de uma página do WhatsApp . Não postei o “print” da página porque se trata de uma conversa entre um “ADULTO” (por falta de adjetivo censurável) e de uma menina de 10 anos de idade. Além disso, o plano de fundo da página identificaria a mãe da criança. A propósito, o trecho é mais um monólogo que um diálogo; pois, assim que a criança lê o primeiro palavrão, ela entrega o celular à mãe...


 “(...) – AMOR, vc tá sozinha?

- Meu AMOR, preciso tocar em você.

- Sabia que vc já é uma mulher meu AMOR? E que é muito Gostosa?

- Fico imaginando vc nua AMOR. Vc está gostando AMOR?

- Vou (.......) logo meu AMOR. E vc?

- Prometo que vc vai gostar AMOR.- Pode ser agora AMOR?”(sic)


 Recuso-me a transcrever mais que isso. Porém, posso garantir que as falas do adulto adquirem proporções BIZARRAS, NAUSEANTES... Os palavrões não têm limites. A certa altura, o adulto desconfiado do silêncio da menina pergunta: “Porque vc está tão quieta meu AMOR?” (sic). E a mãe da criança que, neste momento, já estava com o celular, responde apenas “Nossa!”, com o objetivo de “coletar” o máximo de “provas” possível. Não entrarei no mérito de um acriança de DEZ ANOS possuir um aparelho com tal recurso. Esta é outra discussão... Além disso, informo que a DENÚNCIA foi feita e os PROCEDIMENTOS LEGAIS já foram tomados.


 Obviamente, a questão da pedofilia caracterizada pelo “sexo virtual” (assédio moral) me impactou profundamente. Mesmo agora, dias depois, ao escrever sobre este assunto, sinto NOJO e REPULSA. Lembro-me exatamente do rosto do adulto (fake, claro, mas me lembro). Contudo, o emprego da palavra “AMOR” em TODAS AS FRASES (exatamente todas!), provocou em mim um “Tsunami de sensações”: Amor? Que Amor? Quem é o “amor” dele? O que é “amor” para ele? O que ele sabe sobre ela para chamá-la de “AMOR”? Que amor doentio é esse? Amor que VIOLENTA moral, emocional e sexualmente? AMOR QUE MANIPULA? Depois disso tudo; depois desse “embrulho providencial” que, literalmente, me fez vomitar ( no caso da situação descrita), raramente, escapa um “meu amor” indevido (agora sei!); mas, logo sei que terá sido a ultima vez. Porque, em menos de um segundo, arrependo-me de ter dito, engulo e vomito. 

Nunca mais direi, em vão, sobre o amor...  Creio que, caso eu tivesse procurado intencionalmente um exemplo para a BANALIZAÇÃO e para “O USO INDEVIDO” da palavra amor, não teria encontrado “exemplo” mais FORTE, REAL e IMPACTANTE. Estas “facetas do amor”, se é que posso chamá-las assim, para mim, INEXISTEM. Simplesmente não as considero “variações” do sentimento mais nobre do mundo... Não são fraternais e nem passionais. São IMUNDAS e INCONCEBÍVEIS.   

ADOECI POR ALGUNS DIAS (...). Foram dias nauseantes em que não conseguia comer... 


Posso assegurar que, se algum dia, lhe chamei de “amor”, não agi com má intenção; mas, provavelmente, depois de ler este artigo, você saberá se fui VERDADEIRA ou NÃO. Além disso, se eu não sou sua namorada; senão consto na lista de seus melhores amigos; não sou sua parenta (em certos casos, isso pode até ser vantajoso; pois tenho alguns parentes pelos quais NÃO TENHO O MENOR AFETO! Ao contrário, sinto por alguns deles o que Paulo Freire chamou de JUSTA IRA; ou seja, motivos não faltam...), muito provavelmente, o “eu te amo” que você ouviu não SIGNIFICA MAIS NADA PARA MIM. Na ocasião, pode ter sido, no máximo, um gesto de carinho. Pois, meiga sei que ainda sou. (rsrs). E isso não tem nada a ver com amor. 



Não sou capaz de definir “amor”; mas sei que é um sentimento que não pertence ao LUGAR COMUM.   Confesso, inclusive, que trabalhar a “DESBANALIZAÇÃO” do amor foi como ter de “cortar na carne” muitos hábitos. Conheço-me. Ou faço assim ou protelo... Então, mudei muito (ao ponto de sentir a falta do que fui, mas não tanto ao ponto de voltar a ser o que fui); mudei nas minhas atitudes; nos meus escritos; nas minhas falas... A palavra “AMOR” e a expressão “EU TE AMO” agora são ditas para POUCAS PESSOAS e em RARAS CIRCUNSTÂNCIAS.


Agora, sim, sei que amei menos do que achei que fosse e mais do que deveria. Amei poucos e agora amo menos pessoas ainda. Não amo “coisas”! Continuo romântica; mas uma romântica menos impulsiva; porque descobri que meu amor é por demais valioso... AS PESSOAS AMADAS POR MIM SABEM DISSO E, DEPOIS DESTE “ARTIGO-CONFISSÃO”, terão ainda mais CERTEZA disso; porque elas perceberão o quanto as palavras fluirão levemente... SERÃO PALAVRAS SEM EFEITOS ESPECIAIS; desacompanhadas da afetação que a falsidade e que a superficialidade exigem... Não tenho mais "ex - pseudoamores", apenas AMORES VERDADEIROS. 

Meu sentimento em relação ao amor não foi abalado. Modificado, sim.  Já não o  confundo mais com o afeto e com o ato de gostar. Gostar é fácil... Assim como, desgostar...  Amar é difícil; assim como é difícil “desamar”. Amor é SÓLIDO, mas não é passivo. Amor é SELETIVO, porque se torna raro e escasso a cada dia... Acredito até que chegará um tempo em que AMAR E SER AMADO será considerado um verdadeiro LUXO!


Portanto, se eu lhe chamar de “MEU AMOR” ou se lhe disser “EU TE AMO” – C – O – M – T – O – D – A – A – A – S – L – E – T – R – A – S, tenha certeza de que  estará recebendo o que  de mais valioso trago comigo.




RECOMENDO (para reforçar nossa crença no amor) um artigo baseado numa HISTÓRIA DE AMOR REAL:  

http://educandoquem.blogspot.com.br/2013/06/o-amor-nao-cura-e-nem-tem-cura.html



  

52 comentários:

  1. Su, mimo de longa data (rsrsrs)

    Penso que se tivesse que comentar hoje meu próprio artigo, não conseguiria...
    Talvez, com esta única palavra, você tenha conseguido justificar o porquê...


    É isso amiga... Não dou conta de "coisas rasas"... (pense numa dificuldade dessa! rsrs)


    Obrigadaaaa!

    bju

    Mari

    ResponderExcluir
  2. A palavra anterior foi um teste técnico. Porém não elimina o adjetivo textual de "EX - PSEUDOAMORES". Mil ideias surgiram na cabeça em função da trajetória da vida no decorrer da leitura ... sentimentos e emoções mas sobretudo indagações. Não escutei ainda nada mais "romântico" do que Jobim e seus Camaradas... amor incondicional, chorado, sofrido contudo feliz... é um modo de amor... No entanto há outros... Amor por amor, algo parecido com presença, estar perto, dividir com outro, companheirismo, flexibilidade, tolerância, uma eterna aprendizagem penso eu até chegar no ponto em que Raul cantou: "Amor só dura em Liberdade" haja estrada!!! O amor é muito solitário quando se pensa sozinho, ele só toma forma com o outro mesmo que uno. Amor estúpido e o "não-amor" ... alguns se permitem fazer uso daquilo que jamais alcançaram. Sentir amor. De tudo ... Minha meiga senhorita.. pensar o amor é muito bom pois creio ser único, singular mas desmedido. Só sei que nada sei (amigo Sócrates) assim como a frase a máxima da vida é entender o amor. Amei o texto é conversa pra mais de dia. Deu um "troço" na mente. O meu singular amor me permite pensar nele como algo sólido porém intocável, algo como Beto Guedes "Tudo que move é sagrado"... Amor é puro movimento, logo pode aderir à cores, nuances, canções, formas, cheiros, estações, ... diferentes..
    PS. Vou pensar mais nisso.

    ResponderExcluir
  3. Su Lima, mimo...

    "Minha meiga senhorita" é ótimo (me lembro de MPB; nós; Nazaré Caiana... rsrs).

    Falar de amor é mesmo conversa pra mais "de dia"...

    Seu comentário, tão profundo quanto tudo que foi dito ou ficou pelo caminho... nas entrelinhas, também "DÁ UM TROÇO NA MENTE!" Acho que vc acabou de definir como me sinto agora...

    Precisamos conversar sem hora pra acabar.

    Obrigada pela linda contribuição.

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  4. MARY , SEU ARTIGO ME FEZ RELEMBRAR QUE EU USAVA MUITO A PALAVRA EU TE AMO, NO DECORRER DA MINHA TRAJETORIA DE VIDA , FATOS E AÇÕES FORAM ACONTECENDO E EU DEIXEI DE USA-LA, SOU MAIS SELETIVA AGORA, ISSO É BOM?...NÃO SEI!!! MESMO ASSIM ESTOU RETOMANDO ESTA SELETIVIDADE..SE É QUE EXISTE ESSA PALAVRA... APÓS LER SEU ARTIGO.. COMO DIZ SÚ LIMA ..PROFUNDIDADE.... E ACRESCENTO MAIS...DISTÚRBIOS DE SENTIMENTOS....DIFICIL COLEGA...BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conça, minha amiga querida...

      Fico imensamente feliz que compartilhe desta "opinião" (se é que podemos chamar assim) comigo.

      O fato de nos tornarmos MAIS SELETIVAS é muito bom para nós e para aqueles a quem verdadeiramente amamos; sobretudo, porque o amor que, agora, dedicamos a eles se tornou mais intenso e, por conseguinte, mais sólido... Ousaria dizer: eterno!

      Quanto aos "distúrbios de sentimentos", adorei a expressão! Quem sabe , você tenha acabado de NOMEAR UMA SÍNDROME da qual muitos sofrem (inclusive nós duas) , mas sabem dizer como é... (rsrrsrs).

      Muito obrigada pela linda contribuição.

      Bjus

      Mari

      Excluir
  5. Victor Eduardo Marques

    Assim como esta no texto, eu considero o amor como "algo" que seja necessario um merecimento, nao pode ser algo forçado, obrigado e muito menos "mendigado"... nao somos e nunca seremos obrigados a sentir "o amor" por alguem, por mais que seja da sua familia, alguem que semore esteve com voce. No momento posso dizer com todas as letras que nao amo ninguem na minha vida nao consigo sentir algo tao forte assim agora, ninguem faz por merecer ou fez por merecer algo tao valioso, que creio que devia ser avaliados e reavaliados por todos, pois nao se deve dizer EU TE AMO pra todos, isso e algo muito serio e todos dizem assim da boca pra fora apenas para suprir suas necessidades sem pensar no outro.
    O amor é algo que quando nao ocorre um feedback machuca, creio que , se nao estiver enganado, a dor de ser rejeitado pode see considerado uma dor fisica. E digo com todas as letras que foi a pior dor que ja senti, entre as piores hipoteses entre voce levar um nao e ser totalmente ignorado e levar um nao sem ao menos um porque e sem a pessoa olhar nos seus olhos, te tratar como um nada é algo que parte seu coracao. Mas assim como quando voce quebra um osso do corpo e ele volta ainda mais resistente, nos voltamos mais resistentes, mais seguros em relacao ao que podemos e iremos fazer. Mas se voce realmente ama a tal pessoa, voce nunca ira saber como vai reagir e nunca conseguira ser tao forte quanto para suportar isso.
    Mas o amor e algo bom, voce se sente a melhor pessoa do mundo, a mais feliz, voce faz coisas que nunca, jamais imaginou fazer por outra pessoa, voce fica bobo, apenas faz, sem medo de reaçoes...apenas sabe que isso vale a pena, se pelo menos voce tem 1% de chance.. se nunca sentiu um cala frio, um certo receio quando vai falar com a pessoa, as maos suando, voce tremendo, um nervoso desnecessario, nao saber o que falar, ficar sem palavras.. sinto muito isso nao foi amor..
    Sabendo de todas as possiveis reacoes, enquanto voce amar, voce deve se expressar, falar, demonstrar enquanto pode, porque depois pode ser tarde demais e se vai se arrepender, pelo menos se arrependa de algo que fez, nunca de algo que poderia ter feito.

    ResponderExcluir
  6. Victor, meu querido aluno e AMIGO...

    Você consegue imaginar o medo que fiquei de relatar nossa conversa, mesmo após sua permissão? Sei lá, tive medo de "distorcer" involuntariamente algumas de suas intenções...

    Mas, agora, ao ler este belíssimo comentário seu, tenho duas certezas:

    1 - VOCÊ É MUITO FIRME E CONSCIENTE DE SEUS PENSAMENTOS E ATITUDES.

    2 - VOCÊ É UMA PESSOA MUITO ESPECIAL E ÚNICA.

    Como você mesmo disse, não está amando ninguém no momento; porém quando isso acontecer, será como você escreveu: haverá merecimentos e, consequentemente, RESPEITO e TROCA. As atitudes que mais prezo no amor... Diria imprescindíveis.

    Só pra constar... Depois de escrever um excelente texto deste, sobre um assunto delicadíssimo, sobre o qual você assumiu um posicionamento CORAJOSO, ainda me lembro da pessoa olhando pra mim e dizendo: "Mari, não gosto de Língua Portuguesa!" (kkkkkkkkkkkkkkk)

    Mais uma vez, muito obrigada pela PARTICIPAÇÃO no texto e pela valorosa CONTRIBUIÇÃO.

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  7. ''O verdadeiro sentido da palavra amor''
    O amor é um sentimento que a maioria das pessoas demonstram.Esse sentimento está presente em todos os lugares e pessoas que possamos imaginar.O amor de uma família , de um animal, de um (a) amigo(a), entre namorados etc.Esse sentimento é considerado o mais ''poderoso'' de todos os sentimentos existentes, dizem que com o amor podemos fazer coisas maravilhosas.Mas,nem sempre é assim.Existe um outro ''tipo de amor'', o amor não correspondido , o qual pode fazer um estrago enorme a pessoa que esta apaixonada, e por sinal esse estrago é muito difícil de consertar.
    Talvez o amor verdadeiro exista.Mas não é igual o dos ''contos de fadas''.É muito maior que isso.Existe muito mais sentimento e atitudes , como querer compartilhar sua vida com outra pessoa e fazer parte da vida dela.Porem , isso é muito difícil para algumas pessoas , pois a maioria só liga para a aparência.Talvez algumas pessoas sintam medo de ter um sentimento mais forte e se apaixonem de verdade.É como dizem,'' você não se apaixona pelo cabelo da pessoa , pelos olhos etc,ou seja não nós apaixonamos pelo fisico da pessoa , mas sim pelo seu carácter e sua essência.
    Portanto , o que chamamos de amor , nem sempre pode se definir nesse sentido.As vezes é apenas ''atração física ou de momento '', como uma pessoa achar outra atraente , mas não ama-la, só achou bonita(o), mas não no sentido de ter um sentimento maior , como o amor.E em outros casos, pode ser considerado amor verdadeiro,quando uma pessoa se apaixona por outra, em sentido de adorar como a outra é diferente das outras(ou seja n segue os padrões da sociedade), tem um caracter diferente , gosto musical diferente, e muitos outros motivos.E sobretudo quando a pessoa se preocupa com a outra e quer protege-la de todo o ''mau''.
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 2EM

    ResponderExcluir
  8. Agatha, mimo...


    Quanta honra ter uma aluna do 2º ano do Ensino Médio, discorrendo sobre a EXISTÊNCIA do AMOR e sobre suas "variações" com tanta propriedade.

    Sabia que conheço muitos adultos incapazes de fazer analogias assim? (rsrrs) Verdade!


    Parabéns pela sua dissertação e pelos seus argumentos.


    Bjus


    Mari

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Mari , seu comentário é muito importante para mim e sua opinião também Bjs muito obrigada

    ResponderExcluir
  10. Coração acelerado batendo mais forte, mãos suando, você fica meio bobo perto da pessoa, esses são os sintomas advindos do amor. Acredito no amor, afinal, temos que acreditar nisso. Acredito que existe alguém que vai te amar incondicionalmente; que seja alguém capaz de tudo por você, que te respeite, que esteja do seu lado quando o mundo estiver contra você, apesar de todos os defeitos. Também acredito que amor não é só aceitar tudo, deve-se saber dizer não quando for necessário e se a pessoa não estiver feliz com você, saber deixar ela ir, pois amar é querer ver a felicidade da pessoa mesmo que isso custe a sua felicidade.
    Acredito, inclusive, que a maioria das pessoas que não acreditam no amor, não o fazem por causa de suas próprias decepções passadas ou por que viu alguém sofrer tanto que não que passar pela mesma coisa. Então a pessoa acaba criando uma defesa, por fim se torna fria, amarga e sozinha. Creio que ninguém merece uma vida sem amor. O amor é algo meio louco, vicia como uma droga, uma vez que você só pensa na pessoa, o seu humor depende totalmente da pessoa, você faz o possível e o impossível pra ver um sorriso no rosto da pessoa e sobre até o ultimo momento se não for correspondido.
    "... Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei..." - Corinthios 13:2. Posso dizer que acredito por causa dos meus avos, juntos desde os 13 anos e continuam se amando intensamente. Isso me faz acreditar no amor.
    Enfim, acho que o mundo precisa de mais amor. Pois, hoje em dia, vivemos em extrema carência deste. Somente assim, com as pessoas derrubando as barreiras relacionadas ao medo de amar o mundo será um lugar melhor.


    Yasmim Jacó Cavalieri 2 E.M

    ResponderExcluir
  11. Yasmin, mimo

    Lindo e sublime você citar Coríntios.

    Além disso sua dissertação tem consistência e tem coerência, aspectos fundamentais para um texto de qualidade!

    Parabéns pelo excelente texto!

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  12. Autenticidade do amor
    Primordialmente o amor é um dos sentimentos mais poderosos da humanidade, não apenas da humanidade como também além dela. Certamente, o amor existe, e está presente em todos os gestos e demonstrações afetivas. Não só acredito no amor, como sei que ele é real. Tenho como verdadeiro que cada ser tem uma outra metade; ou seja, alguém especial feito para ser seu amor.
    Visto que o amor existe, o mundo não está perdido em ódio e raiva. Ainda resta o amor no coração de algumas pessoas. Este sentimento sobrevive e faz com que a sociedade sobreviva em conjunto com ele. É a esperança da natureza humana. E se não houvesse o amor? Onde estaríamos? Tudo estaria dominado por um rancor profundo e devastador.
    Ainda mais, creio que duas pessoas estão destinadas uma à outra. Em um momento exato, cada pessoa encontra o verdadeiro amor. O tempo para esse acontecimento varia de vida para vida. Entretanto sempre acontece, leve o tempo que for. Podem haver inúmeras desilusões antes disso, ou não, porém, sem dúvida, o amor se realiza um dia.
    Em síntese, a existência do amor é autêntica. Sem o amor o mundo já estaria acabado. Não há motivo melhor para viver a vida do que para se encontrar o amor, e ser feliz. Cada coração deseja o amor, só resta não desistir de encontrá-lo. Ainda subsiste esperança.
    2° E.M.

    ResponderExcluir
  13. Laísa, mimo!!!!


    Estou duplamente feliz. Primeiro com a QUALIDADE DAS DISSERTAÇÕES que elaboraram e, segundo, porque NEM PRECISEI PEDIR QUE COMEÇASSEM a postar. Isso é pra deixar qualquer professora de de Língua Portuguesa muito honrada com o comprometimento dos alunos.

    Obrigada por me proporcionar tanta alegria e parabéns pelo EXCELENTE texto!!!

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  14. É querida Mary, pude observar em cada postagem de seus alunos o reflexo do AMOR que voce deposita na Arte de Ensinar e como ELES se apropriam disso. Fiquei emocionada ao ler o depoimento da YASMIM JACÓ quando ela cita o amor dos avós, conheci o meu marido aos 09 anos de idade e ele com 12, estamos juntos até hoje , eu com 59 e ele 62, se eu tivesse o poder que o Super Homem, em seu filme teve, de voltar ao tempo, eu o faria e começaria tudo de novo com a mesma pessoa. Como disse a Yasmim: "sem amor nada somos e vale apena sim acreditar NELE e espero que meus netos tenham a sensibilidade que Yasmim teve de observar a trajetoria de vida de seus avós .Termino com uma frase de (CARL GUSTAV JUNG) " Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conça, mimo...

      Será possível??

      Acho que não consigo terminar as leituras de comentários como o seu sem me desidratar de tanto chorar. Mas, é um choro diferente... Não conhecia esta sensação... É uma sensação estranha: uma mistura de "culpa" por mexer assim com muitos pensamentos e, ao mesmo tempo, de CONTENTAMENTO, porque as pessoas sensíveis estão abrindo seus corações e, como você e Yasmin, dando lindos exemplos de vida!!!

      Vc sempre me disse, desde que nos conhecemos ( e isso faz tempo kkkkk) a seguinte frase: "Obrigada por ne aceitar como sou"... Penso que AMAR também é isso ACEITAR o outro., como ponto de partida para que ambos "cresçam e se transformem" juntos...

      Obrigada poe abrilhantar meu blog e, principalmente, por se referir aos meus ALUNOS com tanto zelo e carinho...

      Bjus

      Mari

      Excluir
    2. Oi Conceição, obrigada pelo seu comentário, é muito bom saber o que as pessoas acham sobre os nossos pensamentos. É muito raro achar um amor assim, duradouro, principalmente hoje em dia, são pessoas como você e seu marido e meus avós que nos fazem, principalmente eu, acreditar nesse sentimento lindo e que mexe muuito conosco. Pode ter certeza que seus netos terão essa mesma sensibilidade, até por que, quando é amor, torna-se muito difícil não notar. Mais uma vez nós agradecemos de coração seu comentário.

      Bjos Yasmim

      Excluir
    3. Mas é uma linda mesmo esta Yasmim viu???

      E, de verdade, NUNCA deixe de acreditar!!!


      Bjus

      Mari

      Excluir
    4. Jamais deixarei Mari, amor é algo que devemos acreditar e colocar fé...

      Excluir
  15. Um mundo em que falta amor
    Se formos analisar questões relacionadas ao amor, podemos dizer que hoje em dia, poucos saberiam explicar o que sentem quando pensam nesse grande sentimento. Pois pasmem, a realidade atual esta baseada em violências, mortes, angustias, depressões, traições, que se esquecem, de praticar algo tão simples e valioso: o amor. E que por isso vem se esfriando a cada dia.
    É fácil perceber que o mundo em que vivemos está em falta quando falamos de amor; pois o amor é paciente, porém hoje em dia, as pessoas vivem cada vez mais ansiosas e estressadas; o amor é bondoso e misericordioso, mas as pessoas só querem massagear o seu ego, que são incapazes de estender a mão para ajudar alguém; o amor não mede esforços, mas infelizmente as pessoas só buscam obter reconhecimento; o amor é também perdoador, mas para muitos é mais prazeroso pagar o mal com o mal;
    Pare e pense! Será que em nosso dia a dia, em meio a tantas dificuldades, conseguimos amar e sermos amados? Conseguimos amar alguém, além de nós mesmos? Em você existe amor?
    Assim sendo, acredito ainda que há esperança, pois para muitos o amor não se esfriou, até porque se não houvesse amor tudo seria em vão, de nada valeria. Pois o amor quebra todas as correntes da oposição, o amor permite amar apesar de como somos, o amor apaga multidões de defeitos. Sem dúvidas, o mundo precisa de mais amor!


    Giovana C
    Nº 7 2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna, mimo

      Assim como você, acredito que, se não houvesse AMOR VERDADEIRO, a humanidade já teria sido EXTINTA. Logo, se ainda não fomos, provavelmente, é porque ainda há no que acreditar! Aliás, só tenho certeza de uma coisa: CONTINUAREI ACREDITANDO NA EXISTÊNCIA DO AMOR VERDADEIRO, de um modo mais restrito, conforme escrevi no artigo, mas acreditando SEMPRE!

      Parabéns pelo texto!

      Bju

      Mari

      Excluir
  16. Amor para ser correspondido.
    Quando falamos de amor, em primeiro lugar, o que nos vem á cabeça são as pessoas que gostamos: família, amigos, alguém que queremos passar a vida inteira ao lado. Mas o medo de amar alguém hoje em dia é extremo; sobretudo, devido á insegurança de não sermos correspondidos. Estamos em um século em que nos oferecem muitas maneiras de termos uma ótima qualidade de vida, com avanços tecnológicos, melhores roupas, carros tudo relacionado ao dinheiro. Certamente, o dinheiro é ótimo em nossas vidas. Além disso, ele nos proporciona varias coisas. Hoje em dia, as pessoas, em vez de amar umas as outras, amam os objetos. Tratam-se de ambiciosas, que sempre querem mais e mais. Contudo, esquecem o aspecto principal, que pode ser aquela pessoa que vive do seu lado. Mata e morre por você; mas você prefere o carro, a moto, os bens matérias. Precisamos lembrar que as coisas matérias nós conseguimos de volta; mas um amor perdido não.

    Com isso, as pessoas, de fato, vão se afastando e ficam cada vez mais na duvida se realmente existe amor. Isso porque, quando amamos, indubitavelmente, queremos ser correspondidos, obtendo o mesmo afeto. Portanto, se alguém nos ama, devemos corresponder esse amor da mesma maneira possível. Sem duvida, não nos arrependeremos, ao contrário, estando do lado de quem amamos tudo fica mais fácil, sabendo que podemos contar com quem gostamos para tudo.

    Larissa Silva 1°Ano E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, mimo...

      Você tocou no meu assunto preferido: RECIPROCIDADE. Quando se trata de amor então... Considero um "sentimento" imprescindível. Se eu não te magoo, por que devo ser magoada? Se eu te respeito, por que não sou respeitada? Se... Se... E por aí vão as conjecturas. Sinceramente, acho que não seja pedir muito, quando pedimos "correspondência"; não apenas no quesito amor, mas em tantos outros...

      Parabéns pelos argumentos!

      Bjus

      Mari

      Excluir
  17. Se você me ama, prova!
    Costumamos falar muito em amor, mas não somente no amor entre um homem e uma mulher; mas, sim, em todas as formas de amor que existem:o amor de mãe, amor de amigo,amor de irmão... no entanto,em minha opnião,o amor mais importante que pode existir é o amor próprio, visto que sem ele não conseguimos conquistar sequerum do restantes amores que possam vir a existir.
    Inegavelmente, as pessoas possuim posionamentos diferentes quando são questionadassobre este tema e, muitas vezes, veêm o amor de formas que contradizem umas as outras. Em geral, costumamos acreditar e procurar o amor verdadeiro, mas sempre haverá aquela pessoa que já perdeu as esperanças, que passa a acreditar que ele não existe.
    Creio que ainda não sei o que é amor,mas ele existe, só que não existe uma forma de se provar que você realmente ama alguem; o amor vai sendo provado com o tempo, é com a convivência que você começa a perceber tudo o que aquela pessoa faz você sentir e o que ela sente por você. O grande problema é que costumamos confundir o amor com a paixão, que possuem muitas semelhanças. Porém, com a diferença de que a paixão é passageira e o amor é eterno. Atualmente, é percepitível que o amor perdeu o seu valor. Algumas pessoas querem encontrar a qualquer custo a sua "alma gêmea". E, quando encontram alguém que corresponde às suas espectativas, procuram fazer de tudo para prender a pessoa a si e acabam sustentando um relacionamento que não está dando certo por pensarem que encontraram o que procuravam.
    Portanto apesar de tudo isto, ainda creio que o amor existe, é verdadeiro, e pode ser encontrado a qualquer momento e em qualquer lugar entre quaisquer pessoas.
    KÊNIA SANTOS COLETTO N-18 1EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia, mimo

      Gostei muito do fato de você ter abordado as variantes do amor. Também penso que há diferentes formas de amor e, consequentemente, diferentes intensidades e diferentes formas de demonstrar amor por alguém...

      Além disso, gosto quando um texto pretende responder a um questionamento. E seus argumentos deram conta disso!


      Parabéns!

      Bjus


      Mari

      Excluir
  18. Ele está fraco
    O amor é um sentimento que demora para ser desenvolver, para uns mais, para outros menos. Por isso devemos tomar muito cuidado com quem desenvolver, como desenvolver e quando desenvolve-lo. Isso considerando, inclusive, conflitos internos. A atualidade nos trás uma série de externos, pois sabemos que estamos acarretados de diversas tarefas, que nem sempre se encontra em um bom prazo, isso pode ser considerado como um grande empecilho.
    Deve-se prestar muita atenção a quem você está dedicando o seu tempo, por isso, é viável ter um momento de avaliação prévia, para não se enganar ou acabar enganando alguém. Acredito eu que assim como ações compradas, que podem tanto render como perder o valor conforme o tempo, o amor deve ser estudado.
    Atualmente temos muitas preocupações que podem interferir em um bom relacionamento como ambiente de trabalho, administração financeira, amigos, parentes e tudo que envolva relações sociais ou finanças.
    Por fim, concluo que o amor contemporâneo caminha tropeçando, em meio a uma correria constante, sobrecarregado por compromissos e opiniões. Assim, ele se torna fraco ao ponto de ser esquecido ou enfraquecido com outras coisas.

    Nº: 5 2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, querido

      Entendi perfeitamente o seu conceito de "amor fraco" e confesso até que devo concordar, em grande parte, com seus argumentos. Isso porque a grande maioria de nós tem se deixado levar pelo materialismo, pelo consumismo, pelo IMEDIATISMO e pela SUPERFICIALIDADES das relações. Quem sabe por pressa, medo de se decepcionar; fuga... não sei. Mas que, tudo isso junto, enfraquece o amor, é fato!

      Parabéns pelo texto.

      Um abraço.

      Mari

      Excluir
  19. Será que é amor ?

    No meu pensamento existe o " amor " entre pessoas, porque tem gente que se ama de verdade e não o namoro que existe hoje em dia.
    O amor existe para algumas pessoas. Tem gente que namora, mais não é fiel com a outra pessoa, só maltrata. Isso não é amor, é ilusão. Porque quem se ama não trai, não sai escondido com os amigos para balada só para curtição. E diferente do amor de pais você confiança, sabe que eles nunca vão te abandonar, eles vão está na horas boas e nas horas que você estiver passando dificuldades.
    Enfim, temos que saber se essa é a pessoa certa que tem que chama de amor. Muitas vezes, falamos que amamos, mai na verdade, não gosta. Só estar por estar. Mesmo, quando for falar fale para seus pais não para qualquer outra pessoa que só quer ficar com você por interesse.

    Nome : Gabriel Silva Mantelato
    2 º E.M
    N : 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, querido..

      Realmente, as dúvidas em torno desta temática (amor verdadeiro) são inúmeras... E, apenas com o tempo e com a vivência, é que podemos tentar entendê-la... Enquanto isso, resta-nos torcer para que todos vivam um "amor verdadeiro" ... ao menos uma vez na vida!


      Bom texto!

      Um abraço.

      Mari

      Excluir
  20. O amor ,na maioria das vezes ,ocorre entre duas pessoas que tecnicamente não conseguem se desapegar uma da outra, consegue aceitar as diferenças uma da outra, pensamentos opostos ao de cada uma das partes do casal , e alem de tudo aceitar a pessoa como ela é sem querer em momento algum , sempre aceitando com os erros e acertos que ela comente na vida isso na minha opinião é o amor real .
    Muitos jovens de hoje com um mês de relacionamento ou até menos já diz que sente um amor como nunca sentiu na vida ; depois por qualquer tipo de discussão boba sem motivo algum aquilo que se dizia amor acaba de uma hora para outra ..., Ai eu me pergunto onde esta todo aquele amor que ambas as partes diziam sentir um pelo outro ?!, na realidade tudo aquilo não era amor era apenas uma paixão ou só atração mesmo .
    Eu acredito que não seja possível florescer o amor por alguém em menos de um ano , não que pra começar a amar tenha prazo mas pra ter certeza e dizer aquilo com base e não iludir ninguém é sempre melhor viver o agora esperar para ter uma base segura para no futuro se dizer que se a ama a quem se ama sem iludir ou mentir , saber perdoar fazendo assim com que esse amor plante e colha bons frutos . Eu coloco do ponto de vista dos jovens porque também já cometi essas “gafes” pois dizia o “ eu te amo “ com muita facilidade , depois de varias desilusões eu aprendi que não era amar é um gostar uma atração ou algo do tipo.
    Marcus n°14 2°em

    ResponderExcluir
  21. Como não amar o amor?

    Em primeiro lugar ao analisar o cenário atual logo percebemos que falta amor no mundo, e a falta de amores, contudo, irá observar que vai além disso, a existência do amor agravou vários fatores tais como: a falta de gentileza, compaixão e humanidade.
    As pessoas inegavelmente acostumaram-se com essas mazelas, talvez por mágoas, amores não correspondidos ou proibidos, passaram a acreditar que o amor não é de suma importância, sendo que é o principio pra tudo.
    Atualmente é difícil de ver alguém fazendo algo sem pensar em um retorno. A humanidade se tornou interesseira, diferente daquele amor épico que idealizamos quando somos pequenos, um amor como de nossos avós que duram uma vida toda, hoje qualquer briga é motivo pra separações e mágoas; as pessoas antigamente aprendiam a construir um amor, um amor que era sentido com mais intensidade que seria passado para seus filhos, mas isso não aconteceu o amor foi se degradando e deixando de ser importante, as pessoas passaram a se importar com coisa fúteis. O mais grave é que poucas pessoas sente faltam do amor e de ser amado, ou tentam transmiti-lo de alguma forma, como um grafiteiro que certa vez disse o seguinte: ''o amor ama o ódio e ódio odeia o amor'', tentando através da sua arte fazer as pessoas refletiram sobre o assunto.
    Dessa maneira tenho a convicção que somente com um choque cultural , a sociedade passará a respeitar uns aos outros não por obrigação, mas por opção, e posteriormente saberão amar; mas amar de verdade sem por dificuldade, defeito ou qualquer outro motivo que seja no caminho. Inquestionavelmente, eu defendo o amor, acredito, admiro e o amo.Creio, que através dele, o mundo seria melhor e, com menos frieza, acredito em um amor reciproco que constrói e vai passando de uma pessoa para outra.O amor é um sentimento contagiante, apesar de muitos trocarem por bens materiais ou dizer amar sem saber o que é realmente amar, dizer um ''eu te amo'' como qualquer outras palavras como se não tivesse um significado que pode mudar vidas e pessoas, nada vale que um grande amor, de sentimento mais puro e incomparável.

    Rafaela n:12 1ªEM

    ResponderExcluir
  22. É verdadeiro?

    Acreditar no amor é relativo, porque existem diversas formas para se amar. Tem aquele amor de mãe, pai, de amigo, até mesmo animais de estimação e, claro, o amor entre o homem e a mulher.
    Sabe aquele amor "metade da laranja", "tampa da panela". Eu não acredito nisso! Não existem pessoas iguais. Porém, temos aquelas que estão dispostas á passar por cima de qualquer diferença,nos fazem acreditar que cada um de nós é a "metade da laranja".
    A palavra amor é referencial ao amor romântico e ao erótico. Acredito que sexo e amor não se juntam, não existe essa de "nós fizemos amor" : Quem naquela hora pensa em amor? São poucas que dizem que amam na hora do sexo; porém no sexo só há prazer.
    O amor verdadeiro é aquele que nos faz superar obstáculos. No entanto, cada vez mais encontro menos amor nas pessoas,elas geralmente só olham para si mesmas.
    Resumindo : Por que ainda acredito no amor? Porque sem ele as pessoas seriam rudes, sem ele você não saberia qual a explicação do sentimento. Eu acredito que a questão é ver para crer, só se consegue acreditar no amor quem já sentiu.

    Fábio Constantino 03, 2EM

    ResponderExcluir
  23. O amor em seus sentidos.

    Primordialmente, quero esclarecer que acredito em amores verdadeiros, amores à primeira vista. Temos como exemplo, pessoas que, de certa forma, ao se verem pela primeira vez, sentem algo que acreditam nunca terem sentido antes. Não é certo que realmente seja amor. De fato, sentem algo, mas, pode ser química, atração ou quem sabe amor. Sob o mesmo ponto de vista, existem aqueles amores que, indubutavelmente, são verdadeiros. Em outras palavras, aqueles que duram para sempre.
    Inclusive, existem aqueles amores passageiros. Isto é, amores que durante um determinado tempo, acredita-se ser o amor verdadeiro; mas, muitas vezes, por conta de acontecimentos, o amor, a relação, fica machucada, e, com isso, o amor vai acabando. Exceto se o amor for muito forte e superar todos os obstáculos. Esses então, são considerados os amores verdadeiros.
    Uma vez perdido o amor verdadeiro, não se encontra outra vez. O amor verdadeiro é aquele que se diz ser sua alma gêmea. O amor que, segundo acredito, é para além da vida.
    Creio que aquelas pessoas que são almas gêmeas, são destinadas a estarem juntas, se não nessa vida, será na outra. E, como dizem, quando algo tem que ser e/ou acontecer, elas acontecem mais cedo ou mais tarde.
    Concluo, então, que amores verdadeiros, amores à primeira vista ou amores familiares, independente de tudo, é o sentimentos mais puro que existe.

    Nathalia Ramos 1° E.M.

    ResponderExcluir
  24. O amor vai muito além do dizer "Eu te amo", não é algo que apenas se diz e sim que se demonstra.
    Hoje em dia utilizamos o termo "amor" para nos referirmos a um sentimento afetivo entre duas pessoas, porém esse afeto vai muito além disso. Aquilo que sentimos, por nossa família, por nossos amigos e até mesmo por Deus, é sim de certa forma amor.
    Muitos acreditam que amor é algo que devemos provar, algo que todos precisam saber que sentimos por alguém...mas quem pensa dessa forma , em meu ponto de vista, esta totalmente errado. E é em momentos como este que as pessoas se sentem pressionadas a sentir, e o pior, a dizer "Eu te amo" sem ao menos sentir alguma coisa. Palavras tem um significado muito forte, essas três então...nem se comparam, quem realmente ama sabe o tempo e o momento certo de dizer e comprovar que o que sentem é verdadeiro, ou seja, depois das verdadeiras provas nunca se esqueça do mais importante "Eu te amo", pois não adianta falar sem mesmo sentir ou provar através de gestos e atitudes, algo que não existe.
    Amor não se implora se constrói. No tempo certo encontraremos a nossa verdadeira metade, na qual iremos ser correspondidos da mesma forma.

    ResponderExcluir
  25. O amor não existe

    Ultimamente, a tecnologia aproximou as pessoas virtualmente e afastou mais na questão que se refere aos sentimentos. Isso porque o mundo virtual é mais liberal, vasto, com uma "realidade" mais acessível e confortável do que a outra realidade. As pessoas preferem gastar mais o seu tempo na frente de um computador, porque sabem que aquilo não faz mal algum, não hostiliza, não fere seus sentimentos, não afeta sua integridade moral.

    A questão é que, com esse avanço, as pessoas não pegam mais um papel e uma caneta e escrevem uma declaração, porque sabem que o correspondente nem vai ler o que a pessoa escreveu. Esse tipo de hábito perdeu o sentido ao longo dos anos. As pessoas perderam o interesse em ler, em tolerar o próximo, em prestar atenção no que o outro tem pra falar. São esses e muitos outros motivos que provam que o amor morreu.

    Passar horas na frente de um computador vale muito mais a pena do que usar drogas, ir pra balada, beber ou até ir a uma festa com amigos, porque são essas simples coisas que enriquecem a vida; não há necessidade de se matar psicológica, física e emocionalmente por algo, alguém ou um momento tão instantâneo. Viva você, se preserve, se valorize. Pois para amar alguém é necessário valorizar sua vida; Amar a si mesmo primeiro. Colocar como prioridade.

    A Tecnologia mata a realidade; mas junto com ela, mata toda frustração e decepção. Portanto, acredito que o amor é algo que caiu no ostracismo a muito tempo.

    Vinicius Alcivan
    Nº 11
    3º Ano

    ResponderExcluir
  26. Sobretudo O Que Seria O Amor?

    Primeiramente,tenho vivido em uma "geraçao" sentimental,uma civilizaçao emotiva,em que as pessoas falam do amor como se fosse a utima coisa,como se ele a razão para se viver.Inquestionavelmente,o "amor" esta a nossa volta,provavelmente nao com a mesma intensidade para todos.Em outras palavras "amores" platônicos,interesseiros,abusivos,fingindos,possessivos etc...
    Inegavelmente "amores"assim nao tem um final faliz.Podem até trazer alguma "alegria" no começo,mas por consequencia acabam em "lagrimas".Sao pessoas inseguras,dependentes de alguém a sua volta,estão insensiveis ao amor,eles não perserbem o amor a sua volta,nao sabem dar valor ao amor,e nao dao valor as pessoas que a ama.
    portanto,o "amor" e o amor estao sobre a civilizaçao.Mas as pessoas,estao conseguindo diferenciar entre o "amor" e o amor verdadeiro? Indubitavelmente, Nao pois nao sabem distingir um sentimento do outro.O amor verdadeiro nao se deve por apenas sentimentos,nem por palavras,mas principalmente,por atitudes.

    Alexandre placido
    N 1
    1 ano

    ResponderExcluir
  27. A existência do amor.

    A partir do momento em que você entende o que é realmente o amor, passa a imaginar se é possível senti-lo, recebe-lo sem dar nada em troca apenas amor. Amar é estar pronto para se entregar ao próximo como irmão, como homem ou mulher sem as cobranças mundanas, o que hoje estão mais importantes que o amor, Por isso o mundo se encontra em conflito, guerras religiosas, maldades atrás de uma tela de computador.
    Com toda essa tecnologia, as pessoas passaram a deixar de se ver, de se abraçar, de se tocar. As vezes, penso se isso foi realmente bom para nós, porque tanta tecnologia acabou nos afastando uns dos outros. Pessoas confiam em outras, através de palavras bonitas escritas numa mensagem de celular e depois, descobrem uma grande farsa atrás de todo aquele suposto amor.
    Enfim, para conquistar o verdadeiro amor, temos que amadurecer muito, deixar a materialidade de lado e pensar nos potencialidade, nas qualidade que as pessoas tem, no verdadeiro amor podemos sentir até por um animal, esse sim é um amor incondicional. Ele nos ama sem nada exigir, pois é uma criatura divina e sem maldade no coração.

    Lucas De Gois

    Nº 8

    1º Ano

    ResponderExcluir
  28. A Importancia do Amor para as Pessoas


    O que é o amor ? O amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto. Devido à este sentimento, ainda existe um pouco de paz nas famílias, pois em famílias onde existe muito afeto, consegue superar seus problemas sem muitas dificuldades.
    Existem muitos "tipos" de amor com, por exemplo, o amor compartilhado com os amigos, o amor compartilhado entre pais e filhos, o amor entre o homem e a mulher e outros tipos.
    Creio eu que o amor mais importante é o que vem dos pais, pois se não recebermos o amor paterno, não saberemos usar o amor de forma correta com as pessoas que merecem.Sem o amor, a vida seria vazia e a frieza das pessoas aumentaria, criando uma sociedade tumultuada pelos assédios que afetam a moralidadeda relação de parentesco.
    Atualmente, com tantas tecnologias, as pessoas vão perdendo o afeto com seus familiares. Essa é uma parte ruim para quem usa demasiadamente a tecnologia, porque a pessoa que usa em excesso acaba se distanciando de seus familiares. Através da tecnologia, corretamente, podemos compartilhar o amor com as pessoas que moram longe.
    Finalmente, acredito que o amor é essencial para nossas vidas,devemos dar o nosso amor para quem realmente merece e não devemos deixar que nada substitua ou destrua o amor


    Nicolas Magalhães Nº16 2°EM

    ResponderExcluir
  29. (Título Vago)

    Amor? O que é o Amor? Ele existe? Podemos vê-lo? Tocá-lo? Como definimos o que é amor e o que não é? Quando começamos a amar alguém? Amor, uma palavra tão pequena, contém apenas quatro letras; mas, para alguns, significa muito, uma vida inteira quem sabe. Pará outros, é apenas mais uma palavra comum que já foi dita tantas vezes que já não significa nada.
    Vejamos, pela definição que encontramos no dicionário, amor significa afeto, apego, cuidado, carinho entre outras coisas. Sentimentos do dia-a-dia, ou, pelo menos deveriam existir. Todos pelo menos uma vez já te disseram que, temos que amar alguém; mas, onde está escrito que isso deve ocorrer? Amor por obrigação não é amor, pode ter várias outras denominações para isso, como medo ou até mesmo gratidão, porém nunca será amor de verdade.
    Dizer “eu te amo” hoje perdeu a sua essência. Na maioria dos casos nem é de verdade, usam só para completar algo que faltou ou até mesmo usado como se fosse um simples “boa noite”. Essa expressão que citei acima, vulgo “eu te amo” deve ser usada em momentos propícios, ou seja quando se tem absoluta certeza de que é isso o que se sente em relação à outra pessoa, independentemente de ser um pai, mãe, amigo, marido/esposa entre outros.
    Dou-me ao luxo de citar-me como exemplo, jamais tive a coragem de dizer aos meus avós o quanto eu os amo e o quão importante eles são para mim, fica entalado em minha garganta cada vez que os vejo, temo não ter forças para dizer essas palavras enquanto tenho tempo, amanhã pode ser tarde demais. Semelhante, ao meu pai tenho quase certeza de que isso nunca irá ocorrer, como eu disse um pouco antes medo, gratidão e obrigação não são formas de se amar ninguém. Tratamentos rudes, falta de carinho e atenção, distanciamento, são as palavras que uso para fortalecer o meu pensamento.
    Amor entre duas pessoas, de sexos diferentes, ou até mesmo iguais, qual é o problema nisso? Já dizia Renato Russo em sua música “Monte Castelo”, “... O amor é fogo que arde sem se ver...” Quem sou eu para discordar de Renato Russo, mas, infelizmente, eu discordo (risos).Tenho outra concepção , de que o amor pode sim ser visto, tocado e até mesmo demonstrado, basta querer enxergar, sentir e tocar para que isso ocorra.
    Enfim, a busca pelo amor verdadeiro pode ser demasiada longa, cansativa e pode nem acontecer; contudo isso são consequências. O amor pode salvar o mundo, só que antes de pensarmos em salvar o mundo, devemos pensar em nos salvar antes. O amor pode quebrar barreiras e distâncias. Se você acredita nisso lute por esse ideal, um dia poderá se surpreender. E, um último aspecto, amar não é para os fracos como eu, somente os mais propícios terão o seu “lugar ao sol”, pois no quesito amar ou ser amado, querer não é poder.

    “Quem inventou o amor? Me explica por favor...”
    (ANTES DAS SEIS-LEGIÃO URBANA)

    OBS: Marizinha, não consegui pensar em um título produtivo que se encaixe com o texto...

    ResponderExcluir
  30. O amor e seus relacionamentos

    No cotidiano temos um assunto freqüente o amor, muitas das vezes as pessoas vê o amor como um sentimento sem explicações, porque tem o lado positivo e o negativo, freqüentemente as pessoas vêem mais critica do que pontos bons. Provável hoje em dia as pessoas não pensam um nos outros e pelo fato de termos evoluídos na tecnologia vimos muito acidente acontecerem, mas não é mais uma ameaça por assentir muitas vezes.
    Os relacionamentos ele pode ser conscientizado, mas ainda se encontra motivos para por obstáculos e não querem melhorar o sentimento que um sente pelo outros. E a vida amorosa acaba em traição e entre outros modos, por isso sempre vai haver a separação continua e no final todos se tornam infelizes. Mas se houvesse a igualdade o pensar no seu próximo enquanto homem e mulher tudo seria perfeito.
    Por fim, precisamos ter escolhas não pensar que o amor é apenas uma paixão, necessário escolher quem combina e quem vai te satisfazer e não vai estar ao seu lado por opção e sim porque te ma vai estar quando precisa, e pensar duas vezes antes de se relacionar porque não podemos deixar obstáculos no amor porque a vida e feita par ser feliz.

    Simone Oliveira Marcelino Nº 08 3º EM

    ResponderExcluir
  31. O que é o amor?

    O amor verdadeiro realmente existe? O que se entende por amor? Ele é algo realmente importante para nossas vidas?
    Podemos perceber que, nos últimos tempos, o amor parece estar se transformando em um sentimento banal, algo que não tivesse a devida importância na vida das pessoas, até mesmo amor entre pais e filhos, pois, nos noticiários, vemos muitas notícias de tragédias horríveis onde se vê filhos matando os próprios pais e vice-versa, muitas vezes é apenas para ganhar algo material em troca. A própria tecnologia, com esse incrível avanço que teve nos últimos anos influenciou bastante nisso tudo também, onde não se vê mais aquela troca de olhares entre um casal, e, sim, apenas trocas de mensagens pelo celular. O amor acaba se tornando um “amor tecnológico”, algo muito superficial e, consequentemente, acaba muito rápido.
    Precisamos amar mais uns aos outros e principalmente demonstrar, que o amor pode mudar o mundo, pra melhor é claro. Nós podemos mudar, com um simples gesto como, por exemplo, um abraço: um ato simples; porém, que faz a diferença.
    Portanto, concluo que o amor ainda existe sim. Mas é preciso demonstrá-lo, dia após dia, para com as pessoas ao nosso redor.
    “É preciso amar as pessoas / Como se não houvesse o amanhã”
    (Pais e Filhos - Legião Urbana)

    Guilherme Martins Andrade dos Santos N°8 , 2°EM

    ResponderExcluir
  32. Amor ao próximo


    O sentimento de querer estar com certa pessoa, passar tempos bons e tempos ruins, o importante é estar com a pessoa. Este sentimento é o sentimento do amor.
    O amor varia de pessoa para pessoa e, nestes tempos de hoje, o amor ao próximo é algo escasso, que está na ''pré-extinção". Se observarmos o centro de São Paulo, encontramos todos os tipos de pessoas, desde sem-teto à empresários e não demonstramos um "pingo" de amor a estas pessoas. E por que isso ocorre? Será que é pela pressa do dia-a-dia? Ou o amor ao próximo está realmente acabando?
    Só vemos este tipo de amor entre familiares, como pai e mãe que sempre tem um amor incondicional e verdadeiro; pois, atualmente, as pessoas só conseguem se importar com elas mesmas, mão existe mais a preocupação com o próximo.
    Acredito que amar ao próximo é essencial para que o mundo "ande", pois enquanto os seres humanos não demonstrarem verdadeiro amor o caos dominará a sociedade.
    Portanto, acredito que o amor seja essencial para humanidade, para cessar as guerras e os conflitos do mundo. O amor é o caminho para um mundo melhor.



    Marcelo Tadeu nº13 2ºEM

    ResponderExcluir
  33. Amor contraditório

    O “amor” é um sentimento que rege as relações humanas, sejam elas entre familiares, amigos, relacionamentos amorosos e etc.
    Desde que nascemos, temos contato com o “amor” através dos cuidados que recebemos (ou não) das mães ou de outros adultos.
    Atualmente este sentimento está banalizado e desvalorizado por alguns, transformando-se em objeto de troca de interesses; perdendo, assim, sua essência.
    Pessoas matam, oprimem, humilham e ainda sim, dizem que amam. Onde está o “amor ao próximo”? Que tipo de “amor” é esse?
    Em minha opinião, não vejo diferença entre “amar” e “gostar”. Ou você gosta, não gosta ou é neutro em relação as pessoas. Porém, não desacredito na sua existência.
    Assim, entendo que, cada pessoa tem uma maneira específica ou particular de internalizar seus sentimentos e também procurar o tão falado “amor” dentro de sí mesmo e não em outras pessoas.

    Thalita França Pereira nº09 3ºE.M

    ResponderExcluir
  34. Amar ou não amar

    O amor é uma palavra pequena; porém, contém inúmeros significados, muitos questionam se existe ou não amor verdadeiro, para alguns a resposta é muito óbvia, para outros hesitam em responder e ficam com uma grande dúvida.
    Em minha opinião, a existência do amor é verdadeira, um amor familiar, que recebi de meu pai e de minha mãe desde quando nasci, e esse sentimento é verdadeiro, pois já tive diversas provas para ter certeza. É a forma de amor mais comum que existe, acho que todos ou quase todos tem um amor familiar.
    Falando de amor em que duas pessoas se apaixonam verdadeiramente, é comum vermos em filmes, novelas, séries de TV, mas presenciarmos em nossa vida é um pouco difícil, mas não impossível. Sempre, quando gostamos de uma pessoa, tentamos mostrar a ela o nosso melhor, o que temos de bom para oferecer. No entanto, o difícil é ser correspondido, na maioria das vezes é isso o que acontece, inclusive foi o que ocorreu comigo uma vez. Fora o caso de avós de um amigo meu que se conheceram com mais ou menos dezessete anos e até hoje estão juntos e o amor de ambos permanecem.
    Podemos concluir que o amor existe, de todas as formas e de todos os jeitos, somos seres que tem sentimentos e eles devem ser demonstrados. Para quem não acredita, um dia irá descobrir essa sensação inesperada.

    Henrique Morroni 2º EM

    ResponderExcluir
  35. Amor: O sentimento em extinção
    O amor é um sentimento de carinho e demonstrações de afeto que uma pessoa sente por outra. Esse sentimento pode se manifestar de diferentes formas como o amor materno, paterno, entre irmãos (fraterno), amor físico, aos animais, entre outros.
    Contudo, vivemos em uma sociedade onde está se extinguindo um sentimento tão bonito devido ao pensamento das pessoas, que se tornam cada vez mais consumistas e egoístas, abrindo uma margem para se tornarem indivíduos esdrúxulos. Com isso, estamos nos acostumando com essa falta de afeto e carinho, fazendo com que a afetividade se torne algo incomum. Aliás, não podemos nos esquecer de que a criminalidade e violência nos torna pessoas mais acanhadas e desconfiadas.
    Enfim, sou uma pessoa suspeita para falar sobre o amor, pois fui criada em um ambiente de muito carinho e afeto. Portanto, em minha opinião as pessoas devem ser educadas para fazer desabrochar esse sentimento que está se perdendo com o tempo e que, por sinal, é um fato muito ruim.


    Júlia Toledo Fortes 3º E.M

    ResponderExcluir
  36. Boas vibrações

    Na existência da duvida se existe amor na sociedade tão maléfica de hoje, podemos perceber poucos detalhes que ficam implícito ás pessoas que estão em uma minoria absurda.
    Nota-se que os amantes do mundo moderno tem algum tipo de chamativos em suas ações, as quais percebe-se que há diferença de pessoas não apaixonadas , ou seja, pessoas que amam podem ter um desempenho diferentes das quais não amam, pelo fato de se alegrarem com o amor, assim, eximir qualquer obstáculo mental e imposto em seus dias, em qualquer tipo de ambiente.
    Percebo que o bom humor é algo difícil de se abandonar também, no qual o stress tem uma facilidade imensa de ser dissipar e isso atinge o individuo, há uma facilidade de se manter sempre com essa personalidade positiva, tanto que ela já é quebrada quando o motivo do amor o faz abalar sendo através disso que essa estabilidade é quebrada.
    Relações com novos colegas, sendo de trabalho ou de pessoas nas quais você vê em sua rotina, o fato de se tornar mais segura em começar um dialogo com outra, e há também a facilidade de criação de novos assuntos. Contudo ainda há dificuldade de conversar com alguém que não desejo nenhum tipo de relação.
    Concluo que a amar com algum tipo de emoção que traz satisfação de sentimentalismo as pessoas, intensifica as qualidades e a segurança de apresentar seus defeitos, a existência do amar é sim algo difícil de se provar pelo fato de que os grandes valores são raros e belos, umas são poucas, como uma perola a qual esta protegida e quando se acha é de valor inestimável.




    Vitor Tello nº 12 3ºE.M

    ResponderExcluir
  37. "Ter ou não ter"

    Quanto mais a tecnologia avança, mais focamos em objetos fúteis e menos nas pessoas que amamos. Essa sociedade de consumo vive apenas para comprar, e existem aquelas que vivem para roubar.
    No amor, isso se encaixa ao afirmar que procuramos relações rápidas, buscamos o “objeto”, o prazer, e não queremos “trabalhar” para conquistar com esforço o amor. Visamos cada vez mais a inteligência e menos o que nós sentimos.
    Imagine se Platão tivesse computador em sua época... Provavelmente não teria feito 2% do que fez, pois tudo já estaria pronto, assim como hoje. Tudo é acessível.
    Em um mundo onde a criminalidade cresce cada vez mais, vemos que o importante é ter. “Ter ou não ter, eis a questão”, fazendo um trocadilho com Shakespeare.
    As pessoas se amariam mais num ambiente onde todos se respeitassem e se ajudassem. Porém, isso é algo que, provavelmente, nunca ocorrerá. Afinal, existem lixeiros e empresários, ganham salários diferentes, em questão de quantidade. Para o empresário o que vale é o lucro, não a vida e a manutenção dela. A questão do foco profissional também afeta muito no foco das pessoas e o que elas buscam.
    Concluindo, numa sociedade onde não se pode faltar o consumo, uma solução seria tornar os empregos mais dignos, pagarem melhor, acabar com indiferenças. Com medidas para tornar as pessoas cada vez mais iguais tornaria mais fácil de elas se amarem.

    Eliel Móbile de Oliveira - 3º EM

    ResponderExcluir
  38. Caixinha do Amor
    Diante deste tema, é possível afirmar que existe amor. Amor por familiares, coisas e até mesmo por algum lugar.
    Apesar de o amor ter suas barreiras, é o sentimento mais forte que se pode ter; pois, quando se fala em amor, se fala de todo o conjunto de sentimentos, de todas as emoções aglomeradas em um único.
    Nos dias atuais amoré comumente confundido com a paixão, sendo que paixão é algo forte; porém passageiro. E amor é para sempre.
    No entanto, passo a comparar o amor a uma caixinha de surpresa; ora entristece, ora alegra, ora te decepciona, ora te surpreende. Isso é o amor. Quando penso nisso me lembro de várias situações que comprovam que não existe amor, mas será mesmo que não existe esse sentimento que nos faz flutuar e ter a sensação de que aquilo é o nosso melhor?
    Muitos julgam que, ao encontrar o amor verdadeiro, encontram sua alma gêmea, e quando encontrada nunca se acha outra. Mas não acredito que ao perder o amor nunca mais teremos aquela sensação. Acredito que aprendemos a amar alguém e que, com o tempo, nasce novamente o amor forte e verdadeiro.
    Concluo que, por mais que pareça infantil e doloroso, quando decifrado, o amor é simples e surpreendente. Isso porque, quando o amor é decifrado barreiras se tornam pequenos obstáculos que, quando superados, só fortalecem.
    Letícia Andrade nº7 1E.M.

    ResponderExcluir
  39. Os clichês do amor

    Pensar no conceito de “amor” pode ser difícil nos dias de hoje, pois os valores foram invertidos de tal forma que o amor virou algo artificial. Nas redes sociais vejo casais dizendo “eu te amo” e terminando o relacionamento logo em seguida e em pouco tempo dizendo “eu te amo” para uma outra pessoa. Nessas situações, me pergunto se eles realmente sabem como é amar.
    A propósito, o que é amar? Acredito que amar seja se entregar por completo, mesmo sabendo que há possibilidades de sofrer, é estar disposto a ver a felicidade da pessoa mesmo que isso custe a sua, é aceitar as diferenças e gostar até dos defeitos; é ter paciência; cuidar e, ao mesmo tempo, deixar livre.
    O amor é aquele sentimento de querer estar junto. Sentir aquele frio na barriga, as pernas bambas, o coração disparado. O amor está presente entre casais de namorados, entre mãe e filho, entre cachorro e dono, entre amigos. Ele acontece quando menos se espera. Ele chega sem avisar. Ele é feito de clichês.
    Infelizmente, as pessoas estão desaprendendo a amar. Elas preferem se apegar a um celular ou outras coisas materiais invertendo valores, dando importância a coisas artificiais. A maioria, hoje em dia, fecha o coração e os olhos e não enxerga a verdadeira importância desse sentimento e de demonstrá-lo.
    Concluo que o amor é tão importante a ponto de mudar vidas e transformar pessoas. Se todos espalhassem amor por aí em forma de sorrisos, olhares sinceros, abraços apertados, mesmo que seja em desconhecidos na rua, o mundo seria muito melhor. Se todos desapegassem da tecnologia e se permitissem amar, a guerra e a violência acabariam. Se todas as pessoas se respeitassem mais, aceitariam justa toda forma de amor e seriam mais felizes.


    Bianca 3º E.M

    ResponderExcluir
  40. O amor e sua essência

    Vivemos em uma época em que as pessoas já não prestam mais atenção umas nas outras, a vida corriqueira e os afazeres da vida tomam todo nosso tempo. Quanto tempo destinamos ás pessoas amadas? Pergunta difícil de ser respondida; pois, é inegável que, com o passar das gerações, o ser humano vem perdendo sua essência e o que chamávamos de amor, não se tem o valor esperado, o inestimável.
    Inquestionavelmente, o amor é o sentimento mais importante que existe, e acredito que com ele, todos os outros sentimentos se unem em um só. O amor é o ‘’combustível’’ que move o mundo, guerras e batalhas acontecem em contraponto a isso. Todas as ações do ser humano orbitam em torno de seu amor ou da falta dele, seja para fazer o bem, seja para fazer o mal, ou até mesmo para não fazer nada.
    Por outro lado, não podemos, de maneira nenhuma, julgar alguém por seus sentimentos, de alguma forma, a pessoa vai ter amor por alguém ou por alguma coisa, seja pelos amigos, pelos pais, pelo cachorro ou por algo material. Cada pessoa é um caso, devemos respeitar cada um com suas dificuldades nem que seja só de amar, e esse respeito, já simboliza o amor que sentimos pelo próximo.
    Enfim, o amor possui um significado individual e ninguém pode e nem deve interferir nisso. Amar muitos amam, o difícil é provar esse sentimento em atitudes.

    Letícia Barbosa 3°E.M

    ResponderExcluir

COMENTE!