Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

FILME RECOMENDADO: DIVERTIDA MENTE (RECOMMENDED MOVIE INSIDE OUT)

POR MARI MONTEIRO




SINOPSE: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-196960/ acesso em 06/07/2016)


Filme vencedor do Oscar de Melhor Animação deste ano, “Divertida Mente”, indicado para faixa etária a partir dos seis anos de idade, em minha opinião exige um tanto mais de maturidade para compreensão da enriquecedora mensagem incutida na obra. O que equivale afirmar que quanto maior o grau de abstração do público maior e mais profunda será a leitura feita do enredo.




Conforme dito na sinopse, os sentimentos que habitam a mente de Riley se “movem” de acordo com as circunstâncias em que se insere a personagem.  De um modo pedagógico, pode-se dizer cada sentimento resulta num tipo de consequência. O enredo é elaborado de tal forma que é impossível para quem assiste não se colocar no lugar de Riley, o que deixa a trama mais emocionante e dinâmica.


Durante o filme é possível, inclusive, sentir os impactos que as palavras POSITIVAS E/OU NEGATIVAS têm para o nosso processo de formação implicando os campos social, físico e emocional. De acordo com o enredo, criamos ILHAS DE PERSONALIDADE compostas pelas nossas memórias mais significativas. Quanto mais ricas e positivas as memórias, mais belas e sólidas são as nossas ilhas.


Aliando tecnologia e humanismo, a Pixar desenvolveu uma animação que nos faz desejar realizar um “passeio” dentro do próprio cérebro. Um passeio para reorganizar as memórias; para priorizar umas e apagar outras.  Que vontade que tive de possuir uma espécie de aspirador de memórias para sugar todas as lembranças e as informações inúteis e tristes que ocupam lugar na minha mente para ceder espaço para outras mais felizes e significativas. Confesso que já tenho um, mas queria um mais potente. (rsrs)



Outro aspecto que me chamou a atenção foi a classificação das memórias. Existem as memórias de longo prazo, as recentes... E assim por diante que ficam organizadas em prateleiras. Tive uma sensação muito boa quando percebi esta “organização”. Ingenuamente, passou pela minha mente que eu poso fazer o mesmo com minhas lembranças.  Para que os sentimento “positivos” predominem sobre os demais. Não seria ótimo?! Mesmo porque, a expressão “cair no esquecimento” é literal no roteiro. 


Enfim, trata-se de mais uma “ferramenta pedagógica” que, através do entretenimento, pode ser empregada para a realização das mais diversas atividades interdisciplinares e em todas as séries e segmentos do Ensino Fundamental e Médio. (VER PROJETO CINEMA EM CENA – contato: marimonteiro10@hotmail.com).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!