Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

OLIMPÍADAS 2016 NO RIO DE JANEIRO: AINDA DÁ TEMPO DE CANCELAR?(OLYMPICS 2016 IN RIO DE JANEIRO: STILL GIVES CANCEL TIME?)

POR MARI MONTEIRO


Inocentemente, perguntei se ainda é tempo de cancelar os Jogos Olímpicos. Obviamente que isso não acontecerá. Contudo, quanto mais se aproxima o inicio dos Jogos, mais tensa eu fico e mais constrangida também. Sou brasileira e AMO MEU PAÍS, MAS ODEIO O QUE "FIZERAM” com ele.



 

A cada nova notícia relacionada ao Rio de Janeiro, percebemos o quanto o Estado está caótico. E como pode um estado nestas condições sediar uma Olimpíada? O acontecimento esportivo MAIS IMPORTANTE DO MUNDO! Aí ouço: mas o Brasil sediou a Copa do Mundo!"Respondo: “A Copa do mundo não se concentrou em um único estado!”  E, bem sabemos  as falcatruas e as estratégias de corrupção que ficaram como legados. E nós estamos pagando caro por isso.

 

Não é necessário pensar muito. Basta olhar o cenário do Estado do Rio de Janeiro: professores sem pagamento; policiais sem pagamento e sem combustível para as viaturas; a saúde pública sem condições de atender aos próprios munícipes, dirá os turistas, principalmente com o aumento dos casos de Zika vírus e dengue. E isso é só o começo. Todas as soluções “propostas pelo Governo são paliativos. E quando acabarem as competições? O Exercito continuará nas ruas para proteger o povo? Gente, nem tornozeleiras eletrônicas o Estado tem para os corruptos que cumprirão pena domiciliar (Tipo de frente para o Leblon ou hospedados em hotéis de frente pra o mar!) e vai bancar a segurança?


 Não obstante, há que se pensar também na questão do terrorismo. Todos dizem: "O Brasil não é alvo de terrorismo". Não é; mas os "países alvos" estarão aqui representados por suas delegações de atletas. E, justamente, por não sermos "alvo", não temos a menor condição de garantir nada referente à prevenção ou a providências relacionadas a eventuais investidas "terroristas".


Meu medo  é quando ficarmos sozinhos. O que acontecerá quando todos os atletas e/ou turistas tiverem partido? Acompanhem... Não temos a menor garantia de que o exercito continuará nas ruas (aliás, não ficarão!); as dívidas do Estado com o Governo Federal terão aumentado; de que servirão as obras (atrasadas e construídas as pressas, como é o caso do metrô, por exemplo); estas obras são seguras? Em qualquer outra circunstancia estas seriam perguntas imbecis, mas não aqui no Brasil, onde a corrupção impera; onde não temos governantes confiáveis; onde o desemprego tira a maioria de nós da lista de possíveis “compradores” de algum imóvel na Vila Olímpica etc.



 

E tem ainda a eterna guerra do trafico. Morro contra morro; facções trocando tiros entre si e com a polícia... Balas perdidas que parecem teleguiadas pra acertar pobre... Os assaltos, seguidos de morte na Linha vermelha. É só o Rio de Janeiro que está assim? Absolutamente não! Moro em SP... E aqui também está difícil, O País está em crise! Helllo! Comparo a realização das Olimpíadas no RJ com a realização de um clássico do futebol brasileiro no meio da Cracolândia, em são Paulo, sem policiamento...
 

Outra noticia que acabei de ver, é que Annita, uma cantora de funk carioca, participará da abertura das olimpíadas.  Ok. É um ritmo carioca? Sim. Mas não pra essa ocasião... Pelo amor de Deus! Todo brasileiro sabe o que á por detrás dos bailes funks... Temos tantos artistas louváveis. Temos a opção de chamar um artista de cada gênero: que artista não gostaria de se apresentar na abertura dos Jogos Olímpicos? Que seja um funkeiro; mas também um sambista, um cantor de MPB, um rapper, um roqueiro. Enfim... Seria uma excelente oportunidade de “espalhar” cultura do país e para o país. 


Acabei de ver na Globonews (17h13  de 12/07) que 4 800 profissionais de saúde voluntários que passaram por um processo rigoroso de seleção,"" a maioria estudantes de medicina em anos  avançados"- disse a repórter, (deve ser por isso que os Postos e a rede pública de saúde  estão sem médicos!) estão sendo treinados para atender os atletas e o publico em geral. A pergunta é: isso vai ter continuidade?


 

Sempre fiquei eufórica com acontecimentos que envolvem esportes de um modo geral. Acabamos de acompanhar a temporada 2015 - 2016 da NBA, e eu que vi praticamente todos os jogos e a letra do Hino Nacional sendo interpretada a capela por tantos artistas honrados (celebridades ou não) nas arenas, quando penso em Annita e seu funk, sinto asco... Gostaria muito que vocês leitores, me convencessem de que estou COMPLETAMENTE ERRADA. De que tudo está certo, que será um sucesso; que nós usufruiremos dos legados das Olimpíadas, que todo trabalhador será pago, que teremos segurança "nível Olimpíada"... Quem sabe alguém consiga, Sintam-se à vontade para postar seus comentários, Será um prazer conversar com todos.

Quanto às imagens abaixo, elas falam por si... Se é que as cifras são verdadeiras!



 

Enfim, deixo aqui eu desabafo minha indignação; mas, acima de tudo, minha perplexidade diante do Comitê Olímpico (ou da omissão deste órgão) que parece n;ao enxergar o obvio: "não temos a menor condição de sediar uma Olimpíada". Insistir nisso é, no mínimo, um de respeito aos atletas que treinaram duro durante quatro anos – e sonham com os Jogos Olímpicos -  e aos brasileiros que, constrangidos,  assistem a tudo “ em cima do muro” ... Enquanto isso  fico com Cazuza, pois concordo que “transformam o paios inteiro num “puteiro”, pois assim se ganha mais dinheiro (...)”... E, deixo também algumas Letras de Annita... Afinal, isso é (ou deveria ser) uma democracia e há quem goste. Segue um vídeo doas anos 80, quando já  estávamos "afundando... Só pra constar!) 



► Trechos de algumas letras de Annita, caso alguém queira treinar pra cantar junto... Ou ela nos surpreende, cantando composições de outros artistas. Vai saber...

1 - Meiga e abusada


"Eu, posso conquistar tudo que eu quero
Mas, foi tão fácil pra te controlar
Com, jeito de menina brincalhona
A fórmula perfeita pra poder te comandar

Pensou, que eu fosse cair mesmo nesse papo?
Que, tá solteiro e agora quer parar
Eu, finjo, vou fazendo meu teatro
E te faço, de palhaço, pra te dominar (...)
Faz o que quiser comigo na imaginação
Homem do teu tipo eu uso, mas se chega lá eu digo não. (...)"

2 - Menina Má

"(... Me olha e deseja que eu veja
Mas já digo: "não vai rolar!"
Agora é tarde pra você querer me ganhar
Rebolo e te olho
Mas eu não quero mais ficar
Admito que acho graça em ver você babar. (...)"

3 - Mulher

"(..) Ela nem ligou pro patrão, deixou o velho na mão e foi
pra rua espairecer
buscar uma solução pros problemas que ela tinha, deu
um giro na cidade quando decidiu me ver
bateu no meu portão, com lágrimas no rosto, quase que
eu sinto o gosto quando lembro dela assim
me abraçou apertado, num gesto desesperado, saudade
mútua ela se entregou pra mim

e disse que não tá bem,
fez meu olho brilhar dizendo que tá foda em casa e que
os problema tão demais,
capaz de se jogar no mundo
sem noção nenhuma do que pensa ou faz
e eu disse então meu bem...
cê sabe que eu sempre te quis, que bom que veio me
procurar
se quiser desabafar fica a vontade, mas com toda essa
saudade eu nem vou te deixar falar (...)"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!