Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

INTERTEXTUALIDADE E TEXTO ARGUMENTATIVO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

POR MARI MONTEIRO



Não raramente, os textos que servem de base para as redações do ENEM, dos VESTIBULARES e dos CONCURSOS PÚBLICOS são diversificados; ou seja, são fornecidos ao candidato dois ou mais textos para serem lidos e usados como base para a elaboração da escrita.  Logo, a intertextualidade “equivale à relação que há entre dois ou mais textos, de mesma natureza ou de naturezas diferentes, que dialogam entre si.” (In. http://soumaisenem.com.br/portugues/generos-textuais/conceitos-basicos-de-intertextualidade - acesso em 18/11/2014).

Para que os leitores entendam a temática deste artigo, segue abaixo a atividade proposta aos alunos, cujo objetivo principal era: Verificar a habilidade inerente à interpretação textual e à elaboração de TEXTO ARGUMENTATIVO, tendo como ponto de partida a INTERTEXTUALIDADE e a relação entre a temática proposta e o cotidiano.


Leia os textos abaixo e desenvolva as questões:


TEXTO 01: A Via Láctea (Compositor: Renato Russo)

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Mas não me diga isso

Hoje a tristeza não é passageira
Hoje fiquei com febre a tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela parecerá uma lágrima

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza das coisas com humor
Mas não me diga isso!
É só hoje e isso passa...
Só me deixe aqui quieto
Isso passa.
Amanhã é outro dia
Não é?

Eu nem sei por que me sinto assim
Vem de repente um anjo triste perto de mim
E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça
Não me dê atenção
Mas obrigado por pensar em mim.

Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Eu me sinto tão sozinho
Quando tudo está perdido
Não quero mais ser quem eu sou.

Mas não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado por pensar em mim...




TEXTO 02 : SOCORRO (Arnaldo Antunes)

Socorro, não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir
Socorro, alguma alma, mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada
Socorro, alguém me dê um coração
Que esse já não bate nem apanha
Por favor, uma emoção pequena
Qualquer coisa
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva
Socorro, alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento
Encruzilhada
Socorro, eu já não sinto nada
Socorro, não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo (...)
http://www.vagalume.com.br/arnaldo-antunes/socorro.html

TEXTO 03: PINTURA

  1 – Qual é a temática comum às duas composições poéticas?

2 – Pode –se afirmar que em ambas composições o “eu lírico” sente  o mesmo tipo de dor emocional? Comente:

 3- A POSTURA do “eu lírico” da composição “Socorro” é a mesma assumida na composição “A Via Láctea”? Justifique sua resposta

 4 – Quais seriam os supostos motivos IMPLÍCITOS nas canções  e na pintura que levam os protagonistas a se sentirem desconfortáveis

5 – Com base nos textos lidos e na obra de Vincent van Gogh, elabore um TEXTO ARGUMENTATIVO (com, no mínimo VINTE linhas) sobre o assunto. Depois de corrigido, proceda à NARRATIVA DIGITAL: (Elaborar o texto na folha oficial anexa).

No caso específico da atividade aqui apresentada, foi proposto aos alunos que desenvolvessem quatro questões anteriores à elaboração do TEXTO ARGUMENTATIVO. Tais questões forneceram subsídios para a elaboração de um texto argumentativo mais consistente; sobretudo, no que se refere à interpretação, ao vocabulário e à temática dos textos.


A SELEÇÃO DA TEMÁTICA é extremamente importante. Neste caso, o aspecto central comum aos três portadores de texto é a tristeza, que tem como ASPECTOS PERIFÉRICOS: a solidão; a  carência; a depressão e o isolamento social. E, em contrapartida, a incessante busca do ser humano por uma condição afetiva e emocional mais confortável.
Nesse sentido, é interessante proceder a uma etapa de SENSIBILIZAÇÃO anterior à realização da atividade escrita, o que inclui  a leitura das composições, a observação da obra e uma contextualização das mesmas; sobretudo,  afim de evidenciar a “ATEMPORALIDADE” a elas inerentes. 
Ou seja, trata-se de composições idealizadas há décadas e até (há séculos, no caso de Van Gogh).  Certamente esse procedimento favorecerá a percepção dos alunos de que as problemáticas implícitas (ou explícitas) nas obras tem se agravado com o passar do tempo, o que os levará a refletir sobre quais seriam os motivos, as consequências e as próprias atitudes advindas destas atitudes. Por exemplo, na primeira composição, a princípio, os estudantes imaginaram-na como “otimista” em relação à segunda. O que não procede, pois há vários momentos de ironia na composição, como os versos: “Mas não me diga isso.” / “Amanhã é outro dia/ Não é?”.


 Cabe, inclusive, uma PROVOCAÇÃO no sentido de questionar o que tornaria as seres humanos menos egoístas, menos isolados e menos infelizes.

Enfim, trata-se de AGUÇAR OS SENTIDOS e de deixa-los famintos para que o cérebro, ao roncar de fome, acorde as ideias com seu barulho   e as faça fluir em foma de PALAVRAS VIVAS!








78 comentários:

  1. Todos nós temos nossas angústias, todos nós temos uma tristeza.
    Comecei com essa frase para mostrar que isso é a base de tudo, pois todos tem um sofrimento, pode ser na alma, no corpo, no casamento, na perda nas amizades complicadas, no namoro é quase em tudo. As vezes , queremos ficar sozinhos, às vezes queremos ajuda pra poder nos libertar de tudo isso; outras vezes, o escape é um corte no braço; " uma navalha" uma "Gillette" qualquer coisa que serve, os pulsos são o alvo maior.
    Mas, às vezes, a saída pode ser o suicídio, uma pessoa sozinha em seu quarto se entope de remédio começa ver a escuridão da morte vindo ou também possa ser a luz que ele tanto necessitava vindo lhe alcançar , seu corpo desmonta no chão e acabou o sofrimento finalmente.
    Afinal esquecer não dá, isso não existe, será que uma pessoa consegue esquecer o que passou de mais ruim na sua vida? Então me ensine pois não consigo. Mas vamos levando o que tiver que ser será !

    ResponderExcluir
  2. Querida Mayara, realmente, esquecer as coisas ruins é algo muito difícil...

    Mas, isso não pode nos impedir de continuar acreditando e tentando sempre!

    Parabéns pelo texto mimo.

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso de você, você precisa de nós.
    Acredito que, atualmente, ás pessoas não sentem mais nada e não tem sentimentos. Não digo isso por todos, porém pela maioria. Afinal, Porque deveria sofrer por alguém? Porque deveria ter compaixão por quem não tem por mim?
    A depressão veêm sendo considerada o mal do século, devido ás pessoas estarem vivendo cada vez mais em seus proprios mundos, isolados de tudo e de todos, pois acreditam que podem resolver tudo sozinhas assim como Renato se refere na música "Só me deixe aqui sozinho".
    Muitas vezes, pensamos que nos e os outros somos capazes de resolver nossos problemas por nós mesmo, porém não é bem assim.
    Justamente, pelo fato de ás pessoas se isolarem cada vez mais é que elas precisam cada vez mais de ajuda como: um abraço, uma conversa ou apenas um simples "Olá, tudo bem com você?". Isso, já melhora a vida de muitas pessoas que se sentem sozinhas, mas têm medo de assumir ou, simplesmente por orgulho, não admitem precisar um do outro.
    Enfim, nenhuma pessoa é capaz de enfrenta problemas sozinhas e, dessa forma, poderemos ajudar a quem precisa e ajudar a nós mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika, mimo...

      Seus argumentos estão de acordo com a predominância do individualismo que experimentamos atualmente.

      Além disso, você se lembra como você sentia "medo" de escrever????

      Quem diria hein??? Agora produz textos ótimos!!!

      Parabéns!!!

      bju

      Excluir
    2. Verdade mari, ainda tenho um pouquinho viu kkk
      Obrigada beijos s2

      Excluir
  4. Todos os textos, são espetaculares. Mas o do Renato — Via Láctea — acredito eu, que é o que mais combina comigo. Sim, todos temos momentos tristes, até acho que, de certa forma, em alguns casos, esses momentos são essenciais na vida de cada, mas se você vive triste, isso não é normal, se você só sente vontade de ficar no seu quarto, não é normal. Como meu querido Raulzito dizia: "O homem é a própria felicidade. Ser infeliz? Que loucura... E tem gente que é e aceita. E se você só vive triste, você está doente, tem algum problema."
    Não to querendo dizer que toda a dor que sentimos, é besteira. Mas todos temos que compartilhar a alegria. Pensar positivo... Não é porque uma paixão sua te decepcionou, que todas as pessoas vão te decepcionar. Aliás, a vida é assim, não temos tudo que desejamos, por isso, que nos resta sonhar. O sonho é um dos melhores tipos de libertação que existe.
    E quando parecer que nada está dando certo, olhe para o céu, imagine que você pode ter o infinito, é só você batalhar. Quando tudo parecer desnecessário demais, pare, e pense, que Deus te deu mais um dia, e isso é uma vitória — Se for ateu, sem problemas, você tá respirando e isso já é ótimo o bastante.
    Isso que sempre digo pra mim mesma, e pro meus amigos, familiares, enfim. O segredo da vida é pensar positivo.
    E também, tem o caso, que a única forma que a pessoa enxerga, é se cortar ou se suicidar, já presenciei, vários casos, e entendo, e tento ser a pessoa mais feliz e positiva da vida dela, já que ela não tem isso nela mesma, tento fazer ela se livrar de todos os demônios dela, porque não temos nada a temer. Não tem nada em nós mesmos que não possamos vencer, dar a volta por cima, e ainda rir daquilo e pensar: "Nossa, que bobagem".

    Evelyn R, 8° ano.

    ResponderExcluir
  5. Evelyn, mimo..

    Que surpresa boa, abrir o blog esta manhã e me deparar com seu texto!
    Um texto repleto de argumentos que nos levam a pensar sobre o quanto é importante lutar contra as tristezas que nos assolam e buscar a felicidade.

    Repito: me fez muito bem ler o que você escreve. E o que me dá ainda mais alegria é o fato de você ESTAR comigo e AINDA NEM SER MINHA ALUNA!!!! Ainda... Mas, já somos amigas!!!

    Obrigadíssima!

    Parabéns pelo texto...


    Bjus

    ResponderExcluir
  6. A dor não limita-se a uma sensação desagradável ou um desconforto momentâneo, está associado a um processo destrutivo e cruel que atinge além da carne humana uma dor imensurável na alma, resultante de perdas, angústias, e decepções ao longo da vida. A depressão é responsável por um apelo sentimental que leva o indivíduio a frustação e desanimo emocial diante das situações e experiências vividas.
    Muito comum na sociedade atual esses males corroem o espiríto e destroem as esperanças de qualquer indivíduo fraco, sem nenhuma estrutura. Devemos nos alicerçar na palavra de Deus e sermos guiado por elas, enfrentando nosso medos e dificuldades, quebrando barreiras e destruin
    do obstáulos.

    LUCCAS NUNES BIAZOTTI, 13 - 3°E.M
    OBS. SE ALGUMA PALAVRA ESTIVER ERRADA REMETE-SE AO MAU FUNCIONAMENTO DO TECLADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe com o teclado Lucas... Conheço a "máquina" que você usou rsrrsrs
      O mais importante são os seus argumentos e a sua coerência ao redigi-los!

      Parabéns pelo texto!

      Bjus

      Excluir
  7. Sentimentos reais
    Amboas textos desrevem a realidde da sociedade atual, de uma forma em que não deixa dúvidas sobre os sentimentos relatados.
    As pessoas andam tão focadas em trabalho, em serem bem sucedidas que que esquecem do que realmente importa, do que as fazem felizes. As pessoas estão repletas de sentimentos negativos; estão em meio a solidão mesmo rodeadas de outras pessoas.
    Feliz mesmo é aquele que enxerga a felicidade na felicidade dos outros, que não vive apenas para deveres.
    Os textos mostram exatamente o que se passa dentro de cada ser humano. A falta de sentimento, de compaixão consigo mesmo, e principalmente a necessidade de solidão.
    Assim sendo, mostra o quanto precisamos um dos outros para sermos felizes.

    Mariana Toledo 3° E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má!!!

      Concordo plenamente com você, mimo, quando afirma que todos nós precisamos uns dos outros para ser felizes. Já dizia o poeta: "É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO..."

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  8. Intitulado

    Aquele sentimento que todos já sentiram, mas que não se enquadra em nenhum sentimento já nomeado. É isto, não é pura tristeza ou vagueza, nem solidão, já que nossa mente, maquinando informações, não nos deixa perceber que estamos sós em meio há tantas certezas ou dúvidas.
    Quem gera esse sentimento inominável são os nossos pensamentos tortuosos que surgem a partir de delicadas situações como: um abandono, uma desilusão, um amor ou amizade não correspondido ou mesmo uma expectativa frustrada.
    A ironia do senso comum quer passar somente mensagens esperançosas e positivas, sem se preocupar com o interior de cada sr e a efervescência de opiniões que nos circundam.
    Portanto, o sentimento sem nome é caracterizado puro e simplesmente por anedonia e não há bálsamo que o refrigere além de nós mesmos.

    NATALI RANDI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natali, mimo,

      De fato, nossos pensamentos tem muito poder sobre nossa conduta e sobre o rumo que nossas vidas assumem. Daí a necessidade de nutrir bons pensamentos; consistentes e positivos em relação a nós mesmos, aos outros e às circunstâncias.


      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  9. Em dias como esse nada me adianta,não tenho vontade nem de me levantar da minha própria cama,não tenho motivação para nada,apenas olhar ao redor e me perguntar o porque de tudo aquilo estar daquele jeito,naquele lugar no mesmo instante,me faça essas mesmas perguntas,e lhe respondo,não sei,apenas estou triste.
    Pensamentos ruins me vêm a cabeça,enquanto me volto para cama fico pensando na situação em que me deixei chegar,ai estado lastimável em que estou. No quarto escuro,trancado,isolado,as lágrimas começam á aparecer com a volta dos maus pensamentos.No canto esquerdo do quarto escondido na penumbra,um prato com um sanduíche e um pequeno copo de suco,intocados, que pretendo deixa-los assim por um bom tempo,já que não sinto mais fome nem sede a alguns dias.
    Não sei mais como é o dia,como são as cores e as verdades do mundo exterior,já que no meu mundo só existe eu e a escuridão como única companheira.As vezes uma dor forte me assola,más não quero tomar mais remédios,porquê apesar de ser uma dor é um sentimento diferente,um dos únicos que ainda me sobra.Finalmente hoje tomei coragem e uma decisão,e essa decisão será para sempre.
    Hoje no dia da minha morte deixo essa carta para alguém que me encontre aqui deitado em minha cama,pálido,sem vida,com os pulsos cortados,a depressão e a escuridão finalmente me venceram e agora já não faço mais parte dessa realidade.
    Só digo mais uma coisa,não deixe as coisas chegarem nesse ponto,temos uma escolha,e essa foi a minha.


    Henrique Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, mimo...

      Seu PRIMEIRO TEXTO, embora fictício, prendeu minha atenção. Gosto muito de textos narrados em primeira pessoa; sobretudo, porque CAMINHO COM O PERSONAGEM.

      Seu personagem. serve de "ALERTA" para muitos de nós que, eventualmente, passamos por momentos difíceis (quem não passa???). Além disso, nos faz refletir sobre as possíveis escolhas; pois, como dizia Renato Russo: "TUDO ESTÁ PERDIDO, MAS EXISTEM POSSIBILIDADES."

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  10. Os Riscos da Depressão

    A depressão é perigosa? Sim e muito. A cada dia que passa a depressão está se tornando mais comum e mais perigosa para todos.Nos dias atuais os mais afetados estão sendo os jovens,mais especificamente os adolescentes na faixa dos 15 anos.
    A depressão é uma doença que atinge principalmente o sistema nervoso central,interferindo plenamente nas emoções,pensamentos e percepções do individuo que sofre a doença.
    A depressão pode ser causada por vários fatores como: Fatores psicológicos,ambientais e genéticos.Apresenta vários sintomas,os mais comuns são:Tristeza,angústia,perda de interesse em atividades,pessimismo,sentimento de culpa,irritação,cansaço entre outros sintomas não menos importantes quanto os descritos acima.A principal consequência da depressão,com certeza é a dase final,o suicídio.Além de vários prejuízos familiares e profissionais.
    O único tratamento possível para depressão são os remédios anti-depressivos,eles não causam dependência ao paciente,mas só podem ser comprados com receituário médico.
    Portante a depressão é realmente uma doença perigosa.Deve-se tomar muito cuidado com ela.A prática de atividades físicas regularmente ajuda no combate e prevenção da depressão.


    Henrique Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique... Pessoa do bem total!!!

      Desta vez, você SUPEROU MINHAS EXPECTATIVAS. Primeiro, elaborou o magnífico texto fictício e, depois, ainda pesquisou sobre as possíveis origens e males inerentes à depressão!!!

      Parabéns, não somente pelos textos; mas pela dedicação à minha disciplina... ME SENTI IMPORTANTE AGORA kkkkkkkkkkk

      Bju

      Excluir
    2. Ah prof a senhora sempre vai ser importante para muiiiiiita gente,disso pode ter certeza!!!!

      Português ficou muito melhor agora kkk

      Excluir
    3. Especificamente HOJE Henrique... Eu precisava ouvir isso!!!

      Muitíssimo Obrigada mimo!

      Bjus

      Excluir
  11. Um bom jogo

    Como você vê a sua vida?
    Eu vejo como um bom jogo de videogame! mas exitem dois tipos de jogadores:aquele que mesmo antes de jogar e conhecer a boa historia que o jogo apresenta,já procuram saber o final dele antes mesmo de sentir a emoção de jogá-lo.E existem aqueles que evitam saber a opinião dos outros sobre o jogo,evitam saber o final,para que,no final da historia do jogo ele não venha perder a surpresa das consequências causadas no final da historia mediante as suas decisões durante o jogo.
    Na nossas vidas,não há como prever o futuro,mas podemos altera-lo constantemente com as decisões que tomamos na nosso vida.Cabe a nós decidirmos como viveremos nesta terra: se vamos viver mediante as escolhas de outras pessoas,ou das nossas próprias escolhas. Cabe a nós buscarmos a esperança de viver ou não,se vivemos a nossa vida,ou se vivemos uma cópia da vida das outras pessoas.
    Enfim a morte é uma certeza que temos na nossa vida,mas antes que ela chegue temos de decidir se nós deixaremos ser abatido pela depressão,tristeza e outras coisas ruins,precisamos viver do melhor jeito possível,sendo felizes com o que temos e com quem somos.

    Vinicius Majolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius...

      É como lhe disse hoje. Gostei muito da sua analogia. Os argumentos foram muito pertinentes. Aprender a tomar as decisões acertadas é uma coisa muito complicada; mas a gente vai aprendendo... Um tombo aqui, outro ali. Só não podemos "PERDER VIDAS" como num jogo de vídeo game...

      Parabéns!!!

      Bjus


      Excluir
  12. Sozinho

    Quem nunca sentiu aquela vontade de jogar tudo pro alto, sair da zona de conforto, abusar do ócio e quis ficar sozinho por certo tempo?
    Pois é, a solidão é desenvolvida através da depressão, ou então, é apenas um momento instantâneo de cada um. Eu admiro muito a solidão, pois é um tipo de “sentimento” que te faz refletir, pensar, desabafar consigo mesmo, e o melhor, um dever de dar satisfação, seja pra quem for.
    Eu sempre gostei dessa “vibe”. Ficar sozinho é bom, é algo que te deixa mais liberto, te afasta de certas pessoas, te torna uma pessoa mais “tolerante”. Às vezes, ficar na sua casa, dentro do seu quarto, é muito melhor do que você sair com pessoas que não gostam de você, melhor do que qualquer festa, melhor do que qualquer evento. Andar pelas ruas, e reparando o luar da noite, e o seu vazio, é algo espontâneo e bom.
    Estar bem consigo mesmo, se ver sozinho, refletir mais sobre a sua pessoa, sobre o seu dia, sobre os seus objetivos. E não existe pânico ou medo, porque quando se esta sozinho você esta mais seguro do que na companhia de qualquer pessoa, porque afinal, a maldade humana, é mais macabra e perversa do que qualquer ficção já criada.
    Ou seja, continua valendo aquele velho ditado: Melhor sozinho do que mal acompanhado!

    Vinicius Moreira
    Nº 13
    2º Ano | Ensino Médio

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu texto Vini...

    Seus argumentos são bem consistentes. E entendi perfeitamente sua escolha pela solidão. Alguns seres humanos, às vezes, são mesmo muito perigosos...

    Parabéns!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Um mal que está se alastrando

    A depressão é um transtorno que está atingindo várias pessoas, independentemente de sua classe social, faixa etária ou sexo. Antigamente, quando foi descoberta, seus índices eram baixos; mas, com o passar do tempo, esses índices se elevaram e a tendência é aumentar cada vez mais.
    O transtorno se desenvolve em cada pessoa por motivos diferentes. Estes podem envolver fatores genéticos, emocionais e ambientais, porém, os sintomas e as características da patologia não se manifestam nos indivíduos da mesma forma.
    O ser humano com depressão fica tão transtornado com a baixa autoestima, a solidão, a tristeza, entre outros, que acaba pensando até em suicídio, pois vê na morte a única alternativa para fugir do sofrimento e do “inferno” que consideram suas vidas. Vale ressaltar, que há pessoas que não demonstram ter depressão; por isso, os familiares e os amigos devem ficar atentos ao ver alguém que conhece na maioria das vezes deprimido e sem vontade de fazer coisas que antes considerava agradável.
    Enfim, a depressão é muito preocupante, levando o ser a mudar completamente de comportamento e de personalidade e , também, o tornando incapaz de levar uma vida normal.

    Naara 3º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Naara.

      A depressão é um mal que está se alastrando pelo mundo. Além disso, é muito preocupante mesmo e, apenas há pouco tempo, tem sido levada a sério pela sociedade.

      Parabéns pelos argumentos!!!

      Bjus

      Excluir
  15. Problemas

    A depressão é um dos piores estados onde a pessoa pode chegar, pois suas consequências abrangem tanto a parte espiritual e emocional quanto a parte física do individuo, portanto, os autores estão cobertos de razão em expor aquilo que os aflige.
    Na composição “A Via Láctea”, Renato Russo deixa explicito a sua condenação, e nisso ele quer se privar das pessoas com suas esperanças, porque essas já não moram mais nele. Descartando todos os seus objetivos ele fica a deriva do que der e vier a espera da morte.
    Já em “Socorro” o autor demonstra sua dificuldade através da esperança de encontrar algum ponto de apoio, por menor que seja, para reconstruir sua vida. Assim como na obra “Depressão” o autor deixa implícito o que poderia ter causado esse vazio, mas mesmo assim, podemos supor que seja pela falta de pessoas em sua vida, pois uma parte de nós é preenchida por quem nós consideramos, não tendo essa, somos “preenchidos” com o vazio.
    Portanto, essa é uma das causas da depressão, a falta de problemas. Outra causa é o acúmulo desses problemas, que pode ser tão grande ao ponto de obstruir o caminho da vida da pessoa. Então a luz no final dele se apaga.

    Leonardo S. R. Nº: 6 2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,

      Realmente, a depressão é um dos piores estados que apessoa pode chegar, pois afeta a pessoa como um todo (nada está bom!).

      Gostei muito dos seus argumentos sobre as composições. Ficaram ótimas!

      Bjus

      Excluir
  16. Reações

    Depressão é algo que a mil maneiras de se resolver ou mil maneiras de suportar, mas também há mil maneiras de se conviver com ela, Renato Russo aceitou, pois sua depressão viera de algo que claramente não havia soluções, talvez, por isso foi mais fácil de aceitar, mas conviver com a sua própria depressão não é algo fácil de se fazer, muito pelo contrario. É algo muito difícil, olhar para a pessoa e noção deixar perceber que há algo errado, ou quere contar mas não ter palavras para descrever o que está havendo, você aprende a convive, pois noção há o que fazer para se abrir ou se você se abre o que você escuta é: “Tenso”, ”Pesado”, ”Já estive em situação pior”
    Isto é, depressão é algo que aflige de jeitos diferentes, e em resultado disso, as pessoas tem reações diferentes, aceitar ou pedir ajuda tudo isso varia de pessoa para pessoa, e o tanto que ela suporta de depressão.

    Teló 2ºM

    ResponderExcluir
  17. Vitor,

    gostei muito quando você argumentou que, geralmente, o que uma pessoa depressiva/deprimida ouve, é TENSO. E é mesmo, porque a maioria da sociedade ainda lida com a depressão com certo preconceito; como se não fosse nada.

    Porém, tenho uma ideia muito particular sobre isso (até por experiência própria): CADA UM TEM UM LIMITE PARA A DOR. Nesse sentido, cada um sente a dor de forma diferente, daí o "peso do sofrimento" e, consequentemente, a maneira de lidar com ele, é ÚNICA...

    Parabéns pelos argumentos.

    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Dê valor a vida
    Muitas pessoas nao dão valor a vida, mas dão valor quando a perdem , como ficar em cima de uma cama doente sofrendo por varias dores, perder a pessoa amada, perder familiares que nao deram valor em quanto tinha. Com a vida nao se brinca, a vida é muito curta para nós. Por isso, temos que da o valor a quem esta a nossa volta, pois, quando você menos espera, a pessoa se vai e a dor da saudade vai ficando. Cada dia é um novo dia, uns bons outros nem sempre pois na vida sempre tem um " porquê". Nada acontece como queremos; afinal, tudo tem seu preco, para darmos valor quem merece antes de perder. Tudo que vai nem sempre pode volta um amor, uma pessoa querida. E nós so temos uma chance para viver e para amar e para aproveitar a vida ao maximo. Portanto dê valor às pessoas que estao a sua volta.

    Jessica Henriques N°07 1EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica,

      Gostei muito do seu texto e dos argumentos.
      Realmente, o melhor é VALORIZAR, não somente a VIDA, mas tudo que temos antes de perder!


      Parabéns!!!

      Bjkus

      Excluir
  19. Os nossos medos
    Lendo os dois textos e possível perceber a dor de cada um dos compositores, porque, por mais que uma música, um poema ou qualquer texto de outros gêneros. Eles acabam se expondo muito, dizendo muito a respeito de si próprios junto ao contexto abordado.
    Trazem experiências de vida e muito mais. Mas, no contexto apresentado podemos perceber a aflição do(os) compositores de um modo tão intenso que, ao lermos os textos, nos colocamos no lugar de cada um dos dois autores. No caso de Renato Russo, a dor de todos os dias após contrais a doença “HIV ou AIDS”, e ter que conviver com o fardo de que poderia morrer neste exato momento ou no dia seguinte tornado tudo isso mais difícil e mais intenso a cada momento de sua vida, mais o que mais o prejudicava era o fato de ter que tomar um coquetel antiaids que no caso seria, dezesseis comprimidos todos tomados de uma só vez e ele dizia que, era como se um cachorro o devorasse por dentro.
    Já o eu lírico de Arnaldo Nunes tinha problemas emocionais não sentia nada por alguém ou de algo, ele pede socorro a qualquer um, até para as coisas que não compreendemos; mas ele queria sair da situação na qual se encontrava que nos caso de Renato e totalmente ao contrario, ele aceitou o fardo da doença e sabia que seus dias já estavam contados por assim dizer.
    Portanto, creio que há muitas semelhanças entre as duas obras mas também a coisas tão pessoais que são especificamente de cada um dos dois autores.

    Caio Ferreira 2º EM

    ResponderExcluir
  20. Caio,

    Gosto muito quando um aluno faz alterações no texto na hora da postagem. Isso significa que o texto foi relido, REPENSADO e reavaliado pelo próprio aluno-autor.

    Também gostei muito dos seus argumentos!!!

    Parabéns!

    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Depressão: Uma doença como qualquer outra

    A depressão, diferente do que muitos pensam é uma doença onde a pessoa fica com o estado de humor alterado e com uma tristeza profunda, que é desencadeada por uma série de fatores, por exemplo: pelo estresse e acontecimentos como separações, crises, mortes, etc.
    As composições poéticas "A via láctea" e "socorro" retratam características de pessoas depressivas. Numa das composições é descrita uma pessoa onde o estado tanto físico, quanto mental já está tão agravado que esse alguém já não faz questão de se ajudar ou ser ajudado; diferente de "socorro", onde a pessoa descrita pede ajuda para sair de uma vida vazia, sem emoção e sem sentimentos.
    Enfim, a depressão tem cura como qualquer outra doença, e deve ser tratada com acompanhamento médico, pois é uma doença que afeta muitas pessoas e é considerada a "doença do século".


    Nome: Júlia Toledo Fortes
    Nº 05
    2º EM

    ResponderExcluir
  22. Julia...

    As análises que você elaborou sobre as composições: "Socorro" e "Via Láctea" estão ótimas!
    E também concordo quando você afirma que a depressão é considerada a "doença do século"... O prognósticos das últimas pesquisas realmente não é nada animador.

    Parabéns!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Sentimentos diferentes
    Em minha opinião
    O primeiro texto fala que tudo
    Ele fala que ficou “com febre
    A tarde inteira e que cada
    Estrela parece uma estrela
    Ele queria rir das desgraças
    De a vida ver leveza das coisas
    Com bom humor e vem um
    Anjo triste, mas a febre.
    Dele Não passa, mas obrigado pensou.
    No segundo ele representa um
    Sentimento de tristeza
    De sofrimento de dores
    Precisando de Alguém
    Para confortado para
    Abraça-lo e
    Emprestar as penas

    Abner De Souza Dias N ° 1

    ResponderExcluir
  24. Abner, querido...

    Que "final" maravilhoso você elaborou para seu texto!!!

    Saiba que você me deixou muitíssimo feliz!!!

    Parabéns!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  25. Atualmente, os temas tratados no texto vem ocorrendo em grande proporção, pois a depressão está muito presente na vida dos jovens.
    O sofrimento pode ser algo que levamos para a vida inteira; sofremos por pessoas e também sofremos pelas nossas atitudes. A pior dor,sob meu ponto de vista,não é a dor física e sim a dor emocional, que é mais difícil de superar e que , ás vezes, podemos levar uma vida para esquecer.
    Um outro fator, é o isolamento. Isso causa também a depressão. Outro fator é o bullying, que pode ocorrer de modo que a pessoa se afaste das outras, achando que pode resolver seus problemas sozinhos. Mais todos precisamos de ajuda para todas ás coisas. Sozinho não vamos a lugar algum.
    Enfim, a depressão vem afetando a todos, pela falta de carinho, isolamento, e por coisas ruins que acontecem e são difíceis de superar. O carinho e amor podem ser uma hipótese de curar essa depressão. Isso nos prova que precisamos um dos outros para ser feliz.

    André Araujo 3º ano E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André...

      Está acabando!!! rsrrsrsrs
      E você escrevendo cada vez melhor!!! Fico muito feliz!!!

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  26. Um desafio a se conquistar

    A vida é enigmática. A cada momento situações pairam sobre as pessoas, ora trazendo bons sentimentos, ora destruindo tudo já construído. Cada um possui seus limites, suas fraquezas, e todos possuem suas perspectivas de vida. Algumas com sustentações mais fortes, outras mais frágeis. Ou seja, a qualquer momento, todos estão sujeitos a decepções, as quais muitas vezes devastam tudo já construído.
    A realidade é cruel e quando ela chega com toda sua fúria, as pessoas tendem a fugir e se isolarem em lugar longe com somente suas dores, seus medos, a fim de reconstruir novamente um sentido para a vida. Mas, em algumas circunstancias, se reerguer se torna impossível.
    Estar bem e ser feliz não depende apenas de você, depende de tudo ao seu redor. A fuga da realidade as vezes é o melhor caminho para se conhecer e compreender o sentido do mundo.
    Contudo, o maior desafio de todos começa ao nascer. A partir disso, tudo pode acontecer e para tudo deve-se manter uma certa “malicia” e jogo de “cintura”. Afinal, não é apenas de momentos ruins que se resume a vida. E cada um encontra a felicidade onde quer.


    LETICIA DOS SANTOS N-12 3EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, mimo!!!

      Adorei seu texto e seus argumentos.
      Sei que nesta vida não lhe faltarão oportunidades!!!

      Parabéns !!!

      Bjus

      Excluir
  27. Atualmente, os temas tratados no texto vem ocorrendo em grande proporção, pois a depressão está muito presente na vida dos jovens.
    O sofrimento pode ser algo que levamos para a vida inteira; sofremos por pessoas e também sofremos pelas nossas atitudes. A pior dor, sob meu ponto de vista,não é a dor física e sim a dor emocional, que é mais difícil de superar e que, ás vezes, podemos levar uma vida para esquecer.
    Um outro fator, é o isolamento. Isso causa também a depressão. Outro fator é o bullying, que pode ocorrer de modo que a pessoa se afaste das outras, achando que pode resolver seus problemas sozinhos. Mais todos precisamos de ajuda para todas ás coisas. Sozinho não vamos a lugar algum.
    Enfim, a depressão vem afetando a todos, pela falta de carinho, isolamento, e por coisas ruins que acontecem e são difíceis de superar. O carinho e amor podem ser uma hipótese de curar essa depressão. Isso nos prova que precisamos um dos outros para ser feliz.

    André Araujo 3º ano E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De novo André????

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Adoro que vocês escrevam!!!

      Bjuis

      Excluir
  28. Quebra Cabeça De Momentos

    "Era Uma Vez Momento Feliz... Fim!" A Vida É Feita De Momentos, Montada Peça a Peça... Parte a Parte, Momentos Felizes e Tristes, um amontoado de lembranças e sentimentos, muitas surgindo em momentos contraditórios, momentos não propícios para trais ações ou pensamentos. Não existe um ser humano que seria inteiramente conformado, totalmente realizado e feliz, onde o mesmo possuiria tudo que viria a desejar, teria qualquer sentimento sempre que desejasse, e acompanharia as pessoas que viria a desejar e admirar quando bem preferir.
    Em Meio a momentos felizes, pode-se obter grandes marcas, pontos que venham a ficar para sempre na memória, e curtir os mesmos pouco a pouco, porém, após a felicidade sempre se terá momentos tristes ou não tão satisfatórios como anteriores, mas após ou até em meio a tristeza, surgira um sentimento de tranquilidade e calma, um foco de felicidade novamente retorna, Como uma balança, onde um dependa do outro para haver um certo equilíbrio, já que para se dar valor a felicidade e reconhece-la como algo realmente bom, deve-se entender o que seria um momento de tristeza.
    Assim sendo, a real importância estaria em ter um certo controle sobre seus próprios sentimentos, buscando-se diferenciar momentos e atitudes, onde a felicidade e a tristeza venham a existir, tanto uma quanto o outro, não só para felicidade ter seu devido valor, mas para que também se tenha a consciência de que em meio a tristeza, grandes decisões podem ser tomadas.


    FELIPE PLACIDO 3º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, querido.

      Gostei muito do início do seu texto e, é claro, do restante também!!! rsrrss

      Seus argumentos estão ótimos!!

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  29. A vida além da Depressão

    Existem muitas pessoas que, ao passar por muitos problemas na vida, acabam entrando em uma forte depressão. Essa doença transforma a pessoa. Ela não tem mais vontade de fazer nada. Entrar em uma depressão é como entrar em um túnel todo escuro, onde não existesse saída.
    Essa doença deixa a pessoa como se estivesse totalmente sozinha, izolada do mundo e muito diferente das outras pessoas. Para a depressão surgir nas pessoas não existe idade, mas ela se manifesta através de problemas sentimentais, amorosos, profissionais ou até com os amigos.
    Existem pessoas que tem depressão, mais não aparentam, pois fazem tratamento, procuram ajuda para simplismente conseguir sair desse túnel escuro e sombrio que as tortura. Quando as pessoas não procuram tratamento e realmente sentem que para aquele túnel a única saída é a morte, é porque acreditam que não existe outra solução e nem outro caminho a não ser o suicídio.
    Por isso, existem pessoas que tiram as suas vidas por causa da depressão. Mas não precisa disso. Existe tratamento e a até cura para a depressão.

    Giovanna Bareti N:4 1EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, ótimo texto!!!

      Os argumentos também estão ótimos!!!

      Parabéns pela participação mimo!!!
      ]
      Bjus

      Excluir
  30. Como a Tecnologia Influencia na Depressão ?


    Hoje em dia a solidão e a depressão são os fatores mais preocupantes entre os jovens e até adultos, pois hoje em dia, não é como antigamente, onde as pessoas ficavam menos conectadas e conversavam pessoalmente. Hoje em dia, a tecnologia toma conta dos jovens, que ficam o dia todo no computador, em redes sociais. Assim como nos celulares.
    Algumas soluções para esse problema seria os pais controlarem o tempo de uso no celular ou no computador antes que eles sem sintão solitários. E se sentir solitário, é o primeiro passo para a depressão. Se o jovem estiver com depressão, o ideal é tratá-lo clinicamente, pois os médicos sabem o que fazer.
    Mas o que seria solidão ? Um fato tão comum entre os jovens. Solidão é um problema na qual as pessoas não conseguem fazer amizades, por isso, e por outros fatores elas se sentem solitárias.
    Finalmente, para mim, uma das principais causas da depressão é a tecnologia, onde as pessoas conversam "online" e deixam de conversar pessoalmente, causando a solidão e outros tipos de problemas, porém usando a tecnologia moderadamente, podemos usa-la para nos aproximar de pessoas distantes.


    Nicolas Magalhães Nº 13 1ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas mimo,

      Sei que já lhe disse isso antes. Mas você escreve muito bem!!!

      Continue escrevendo... sempre!!!

      Parabéns!!!

      bjus

      Excluir
  31. Anônimo30 de novembro de 2013 15:32
    Tristeza

    A tristeza é muito ruim, porque você para de pensar nas pessoas em tudo em que você fez. Ela abala o coração das pessoa deixando-as tristes.
    Então, a tristeza é muito ruim porque quado você está triste é porque você fez alguma coisa para a pessoa ou a pessoa fez para você. E ela fica com o sentimento pesado. Mas tudo se resolve. Você pode pedir desculpas para a pessoa que você fez algo errado e ela para você o mesmo: pedir desculpa para você.
    Assim, quando você estiver realmente pronto sabendo-se que não vai, mais deixa as pessoas tristes sim felizes, você vai ser outra pessoa: mais feliz do que era antes, sabendo que não vai mais machucar nenhum sentimento: nem seu e nem das outras pessoas .

    Nome: Gabriel Silva Mantelato 1º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, "MIMO TEIMOSO!" rsrrsrrs

      Seus argumentos ficaram bons!

      A escrita é um exercício CONSTANTE e que, por isso, acaba se tornando um prazer!!!

      Parabéns!!!

      Bjus

      Excluir
  32. O que se leva da vida, que hoje se leva

    E como não se surpreender a maneira que as coisas fluem? Nessa vida, que mesmo sendo curta, aparenta ser longa, sempre avaliando o jeito que a encara.
    Durante essa trajetória vários caminhos e vãos vão surgindo, com obstáculos negros e com uma luz esperançosa no fim. Uns temem prosseguir ou temem a escolha, pois, apesar de demonstrarem serem dificultosos, são por uma boa causa.
    A dor adquirida através dos “rumores” presentes na vida, não se limitam apenas a disso. Ela é muito mais profunda e intensa, que até as mais simples palavras e desabafos ocultos transbordam a efervescência desse sentimento. A superação é o enfoque para que seja enfrentada deixando claro que a persistir na cura e na solução, é uma maneira de amenizar o sentimento de dor.
    Portanto, sempre seremos surpreendidos na vida, mas não apenas por dores ou atos derivados dela, mas também pela alegria, que, propositalmente, preencherá um vazio na qual foi substituído, mas não perdido e que a partir de hoje, não será como antes.


    Bruna Zerbetti n°05 - 3°ÃO

    ResponderExcluir
  33. Bruna, mimo!!!

    Primeiramente, adorei seu título!!!
    Quanto aos seus argumentos, estão excelentes!!!

    Parabéns!!!

    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  34. Uma gota de esperança

    Hoje, vivemos em um mundo onde a depressão está cada vez mais dominando a alma das pessoas, e é a doença que está cada vez mais matando. Isso significa que a dor em cada pessoa está aumentando de uma forma gigantesca, a ponto de essa dor ser maior que a pessoa. A pessoa não consegue mais lutar. É como se ela tivesse morrido há muito tempo. Lá está presente apenas seu corpo.
    A ausência de sentimentos é a pior dor possível. Talvez seja isso que causa a depressão em muitas pessoas, a ausência de sentimentos deixa a pessoa morta por dentro, como se não houvesse rumo ou razão para viver. Um sentimento qualquer, uma luz que seja, é capaz de libertar quem mais precisa de ajuda, quem está na escuridão. Nós precisamos de uma luz, para não cair na escuridão profunda de nossa alma.
    É esse tipo de sentimento que está faltando no mundo. Às vezes, uma lágrima pode significar um alívio, um sentimento que veio à tona, sendo ele bom ou ruim. Alguns pensam que o simples fato de uma lágrima escorrer pelos seus olhos significa sentimentos ruins, que retrata a tristeza ou coisas que nos fazem mal, mas nem sempre é assim. Esse sentimento tem o poder de nos libertar de nós mesmos, de ver que a vida vale a pena, apesar de todo sofrimento e dor que carregamos dentro de nós mesmos. A lágrima tem o poder de limpar nossa alma, limpar todo sentimento ruim que está dentro de nós, de renovar nossos sonhos, nossa vida.
    Portanto, a depressão pode ser curada apenas com um sentimento, um sentimento que nos faça sentir vivo. Uma lágrima, um sentimento de alívio pode fazer a pessoa retornar a vida, fazer a pessoa se sentir importante para aqueles que vivem ao seu redor. Apesar de toda dor e sofrimento, a vida vale a pena.

    Mateus Andrade nº11 - 1ºEM

    ResponderExcluir
  35. Mateus, mimo!!

    Excelente texto e excelentes argumentos.

    Você escreve muitíssimo bem!!!

    Parabéns!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  36. Depressão, mais do que um ''sentimento'', é uma doença, que infelizmente corroê por dentro, vem sem avisar e demora à ir embora e não há muito à fazer, até para os amigos ajudarem.
    Um sentimento que pode atingir a todos, por sentir perda ou falta de algo ou alguém na maioria das vezes, por incrível que pareça, atinge poetas, músicos (isso até os inspira a fazer canções) e também ocorre em pessoas ricas, por terem tudo o que querem.
    Mas, a depressão também não é algo para não ter cuidado, pois há muitos casos de pessoas que acabam se suicidando por causa dela. Tem que se ter calma com este assunto, pois pode acabar magoando mais ainda a pessoa, ela tem que ser tratada com cuidado em dobro.
    Assim sendo, a depressão é uma doença, sem cura, apenas o tempo pode fazer isto passar, mas ainda fica a pergunta; ''Por que não conseguimos nos livrar desse sentimento, emoção, se temos controle de nosso corpo? ''

    Marcelo Tadeu Barbosa Reis Nº10 1ºEM

    ResponderExcluir
  37. Marcelo, mimo!!!

    Seu texto ficou ótimo. É uma mistura de informações com argumentações consistentes. Elementos essenciais a um bom texto argumentativo.

    Parabéns!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  38. A solidão, tristeza, depressão se parecem mais presentes nesses últimos tempos, principalmente nos jovens. Mas, o que vem aumentando bruscamente é o número de casos de pessoas com depressão, sejam elas jovens, adultos ou até crianças. Alguns sintomas da depressão são: estado de espirito depressivo durante a maior parte do dia, interesse ou prazer pela maioria das atividades claramente diminuído; diminuição de apetite, ganho significativo de peso, sentimento exagerado de culpa ou de inutilidade, fadiga ou perda de energia, etc...
    Em ao menos 20% dos pacientes com depressão, instalada na infância ou na adolescência, existe o risco de surgirem também distúrbios bipolares.
    De acordo com pesquisas, foi instalado que o número de casos de, suicídios por motivos de depressão aumentará muito nos próximos anos, principalmente nos jovens.
    Enfim, vale ressaltar que a depressão é, sim, uma doença, coisa que muitas pessoas não acreditam que seja, e muitas vezes, taxam - na como algo comum, que "vem em um dia e se sai tranquilamente no outro". Infelizmente, essas pessoas não entendem a gravidade disso, trata - se de uma doença grave e o indivíduo afetado deve ser tratado com muita cautela.

    Guilherme Martins Andrade dos Santos - Nº 5 - 1°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui, mimo

      Seu texto está muito bem elaborado.
      Gostei muito também das argumentações.


      Parabéns!!!

      bjus

      Excluir
  39. "Hoje a tristeza não é passageira". O mundo hoje está muito triste e individualista, digamos que sem cor. com o individualismo não há alegria, conversas, dialógos, somente você e você nesse mundo todo que existe.
    Devido ao avanço de tecnologias, não que essa seja ruim, as pessoas passaram a ficar isoladas cada um no seu canto, com as suas coisas, no "seu quadrado", não há mais aquele companheirismo que tinha antes, o querer de estar com outras pessoas conversar, sair para encontrar novas pessoas, fazer novas amizades.
    A tristeza das pessoas vem porque, algumas vezes, elas querem não veem, o sentido, o outro lado de todas as coisas. Depressão é um outro estágio de tristeza, não a como falar sobre, pois nunca tive e nao sei como é estar a par de tal situação. Tristeza todos temos, decepções, mágoas, feridas todos nós temos, agora estar, se colocar no lugar de alguém que nao enxerga porque esta ali, o que tem sua vida é extremamente dificil.
    Assim sendo, estou certo de que se alguem esta assim, não quer a presença de ninguém, e respeito e concordo com isso, você nao deve se entrometer na vida de ninguém, o certo a fazer é deixar a pessoa ali do jeito que ela esta ou da forma que ela quer, você nao sabee pelo que ela esta passando, o melhor a se fazer é deixa-la perceber e deixar que ela volte naturalmente, ou mesmo que ela nao volte, ela acha que foi/esta sendo o melhor pra ela.
    "e meu sorriso sem graça
    não me dê atenção
    mais obrigado por pensar em mim".

    Victor Eduardo Marques nº12 2º E.M.

    ResponderExcluir
  40. Victor, querido...

    Concordo plenamente com você. Não há como s ecolocar no outro e saber exatamente o que ele sente. O que podemos ter é uma vaga ideia. Mesmo porque, cada um sente a dor de uma forma diferente. Há pessoas "mais tolerantes à dor" e pessoas (como eu e garanto, ISSO NÃO É FRAQUEZA!) que são "menos tolerantes". Nestas pessoas, nas quais me incluo, tudo é POTENCIALIZADO... e como é difícil!!!

    Parabéns!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  41. Dê pressão á depressão

    A depressão hoje em dia afeta muitas pessoas, muitas pessoas que afetam muitas pessoas. tornando isso um ciclo. Quando se fala sobre depressão, a coisa é seria. Afinal ela não é um sentimento momentâneo. É uma doença, grave, pior que muitas outras, e ainda existem pessoas que não levam a serio dizendo que é algo passageiro. Sim a tristeza pode até ser, mas não a depressão.

    Quando se lida com alguém que tenha essa doença corrosiva, é preciso tomar cuidado consigo mesmo também. Dependendo do quanto pessoa é importante para você, o intuito é ajudar e não ficar dizendo coisas inúteis. O silêncio em alguns momentos é o melhor remédio, apenas escute e diga palavras confortáveis.

    Existem depressões que vem, algumas vezes, por nada e não vão embora logo. Mas, na maioria dos casos é preciso tomar cuidado e estar perto de quem ama. Compartilhar amor e dor, tudo para dividir os fardos com quem se importa com você. Sozinho não tem como se livrar.

    Muitas vezes, já passei por períodos depressivos, mas por motivos externos e algumas vezes decepções que eu causo. Mas quem está comigo eu sei.

    Concluindo, a depressão é provavelmente a doença que mais atinge as pessoas hoje em dia, com todos esses "negócios" de tecnologia e o individualismo exuberante que piora drasticamente a cada dia.

    Eliel Móbile de Oliveira - 2ºEM - N°3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliel, mimo...

      Você tem toda razão. A depressão tem atingido cada vez mais pessoas ultimamente...
      O que é um risco para a saúde não apenas do portador de depressão, mas também para a qualidade das relações sociais que ele "mantem".


      Parabéns!!!

      Valeu!!!

      Excluir
  42. A doença da tristeza.

    A tristeza é um sentimento de desânimo ou frustração em relação a algo ou alguém. E a partir disso, pode desenvolver a depressão, que, por sinal, é um transtorno psiquiátrico que afeta muitas pessoas no mundo. Uma pessoa depressiva não sente prazer em fazer coisas do dia-a-dia, passa a não raciocinar direito, se sente fraca, podendo ter insônia, alterações de apetite e até mesmo se suicidar.
    Na composição “A via Láctea”, o eu lírico está com depressão. Ele não tem esperanças e vontade de viver, já na composição “Socorro”, o eu lírico está se sentindo vazio e sozinho, contudo tem esperanças de ser ajudado.
    Portanto, a depressão atrapalha a vida da “pessoa” e das pessoas ao seu redor. Ela se torna incapaz de amar o próximo e a si mesma. Existe cura para depressão, porém, depende de pessoa para pessoa. Na minha opinião há maneiras de curar a depressão, sem ir à psicólogos/psiquiatras, tomar remédios e etc, apenas acreditando em si mesma.


    Thalita França Pereira Nº10 2º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, mimo!

      Excelente a sua definição de depressão.
      Quanto à análise das composições, seus argumentos foram impecáveis!!!

      Parabéns!!!

      Valeu!!!

      Excluir
  43. A Doença do Século

    Uma doença "mental" que daqui a alguns anos matará mais que qualquer doença carnal, a depressão pode ser causada por muitos fatores e, muitas vezes, leva somente para um caminh... Infelizmente ainda não existe a "cura" exata para esse mal do século que atinge tantas pessoas
    Alguns fatores que podem ocasionar a depressão são: A perda de um parante, fins de relacionamentos, rejeição, tristeza, solidão e muitos outros. Como evitar? A ciência ainda não descobriu, mas uma coisa que todos nós temos que, pode não levar a cura, mas reduzir muito o número de pessoas doentes... O AMOR. O próximo, a compaixão, o afeto, um carinho. Coisas simples que podem fazer muita diferença.
    Eu nunca tive, mas conheço muitas pessoas próximas que já tiveram e, de verdade, não desejo isso para ninguém. Chega um ponto em que a pessoa fica tão triste, tão para baixo que acaba "contaminando o ambiente".
    Pude concluir, através da leitura dos textos, que a sociedade atual vive muito a mercê desta doença que, mesmo não sendo física, pode levar à morte. É triste, mas, infelizmente, é a nossa realidade.


    Leticia Barbosa 2º E.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, meu mimo,

      Concordo plenamente com você quando afirma que o amor ; a compaixão; o afeto e o carinho podem fazer toda a diferença. Inclusive, acredito que façam diferença tanto como PREVENÇÃO, como TRATAMENTO.

      Parabéns!!!

      Valeu!

      Excluir
  44. Válvula de escape
    A dor é um sentimento inevitável na vida do ser humano. A mesma pode ser advinda de frustrações, sonhos fracassados, decepções ou algo que tenha mudado a diretriz da sua vida, fazendo-a seguir um rumo completamente inesperado.
    Esse sentimento não pede permissão para tomar conta de você. Ele simplesmente vem, inesperadamente, sem data e nem hora. Entretanto, tornar a dor um sentimento crônico vai de cada um.
    A distração é uma ótima válvula de escape para quem sofre de depressão. Se divertir, rir, esquecer do mundo lá fora são algumas das diversas maneiras capazes de trazer alegria, mesmo que momentânea, e fazer esquecer do aperto que há na alma.
    Se pararmos para pensar, ficar sofrendo à espreita não vale a pena. A vida é curta demais para isso, e só temos a oportunidade de viver uma vez. Portanto, cabe a cada um decidir de qual forma viver, se irá viver da melhor forma ou se irá viver sempre se lamentando dos problemas imprevisíveis e intermináveis impostos pela vida. As decepções e as frustrações sempre virão, e lamentar não irá adiantar, por isso, devemos estar preparados para qualquer peça que a vida venha nos pregar, sendo a fé e a força de vontade de lutar essencial na hora dessas provações, porque sem luta não há vitória.

    Gabriella Martins 3ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, mimo!!!

      Quanta felicidade ao ler seus textos!!! Estão cada vez melhores!
      Gostei muito dos seus pareceres sobre a possibilidade de se fazer uso das distrações e das diversões como uma "válvula" de escape para auxiliar no tratamento da depressão!!!


      Parabéns!!!

      Valeu!

      Excluir
  45. A depressao em dois mundos

    O "eu lirico" da Via Lactea e uma pessoa que nao tem amor a si propio porque ele ja sabe que os dias dele estam contados, suas esperanças nao sao mais as mesmas, sua alegria virou tristesa, o seu querer de viver nao existe mais.
    Muitas vezes quando temos uma uma doença, uma pessoa que perdemos, conclusao um pedaço de nos que foi arrencado, as vezes queremos alguem para nos libertar daquilo, mas em outras queremos ficar de lado sem ninguem ter seu palpite. Mas nao podemos pensar assim pois sempre temos que ter fe e coragem para passarmos em cima dos nossos problemas, das nossas paredes e do nosso mundinho triste que nao quer ninguem perto.
    O "eu lirico" da musica socorro ele quer ter esperança de que tudo vai mudar ele so nao quer ficar sosinho porque sosinho ninguem vai em lugar algum, ele so deseja ter algum motivo dele sentir, dele viver, ele quer ter um sentido qualquer em sua vida.
    Muitas pessoas nao tem ninguem para acolher, para te fazer feliz, ele nao quer se tornar sosinho na vida porque ele tem esperança assim como tantas e tantas pessoas, muitas vezes queremos compartilhar as nossas tristes as, nossas perdas e etc, mais a maioria das vezes ninguem quer nos houvir ou deixa de lado o que temos de tristesa. Mas temos que ter esperança por que tudo o que esta ruim e que faz se tornar triste, e para termos mais força de vontade para queremos algo a mais. Temos que lutar para que tudo seja um lar de rosa porque so assim podemos viver com o amor e com convecçao. E nao devemos desistir dos nossos sonhos por alem dos nossos sonhos iremos mais longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, mimo.

      Seu texto ficou muito bom! Sei que quanto mais você escrever (e reescrever), melhores serão suas habilidades de interpretação e de argumentação!


      Parabéns!!!

      Valeu!

      Excluir
  46. Aproveite a vida
    Como você dá valor a sua vida?
    A vida é muito mais do que só respirar, enxergar e andar.A vida tem vários propósitos , como aproveita-la ao máximo pois depois da morte não terá mais nada , não poderá ver a luz do sol outa vez , sentir o vento etc.
    Quando você estiver em cima de uma cama doente, sem poder sair dela , ai sim você vai dar valor a vida .Mas por que esperar ficar doente para dar valor a ela ?!,por que não valorizar enquanto pode fazer tudo que quiser agora?!
    Eu vou dizer o por que ; quando alguém tem uma pessoa muito especial , elas nunca dão o devido valor,mas na hora em que perdem começam a dar o valor que ela merecia.Então começam a entrar em depressão , começam a se sentir culpados por não terem dado o devido valor que a pessoa especial merecia.
    O amor também é um ótimo exemplo.Quando uma pessoa ama muito outra ela faz de tudo para não perde-lá ;mas a outra pessoa nem liga , acaba perdendo a pessoa que dava sentido á sua vida ;só que essa pessoa só percebe que a pessoa amada era especial , quando á perde , e depois quer de volta e não pode , porque o outro não quer mais sofrer.
    Portanto dê valor enquanto tem a quem ama ; pois, depois que perde-lá (ló) , nem sempre poderá voltar atras ; pois, nem tudo q vai necessariamente volta para nossas mãos.
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 1EM 03/12/2013 19:25h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha mimo...

      Seu texto ficou contagiante. Gosto muito de textos que nos estimulam a refletir sobre nossas ações no mundo e, principalmente, sobre nossas RELAÇÕES com as outras pessoas.


      Parabéns!!!

      Valeu!!!

      Excluir
  47. Nem tudo está perdido

    Seria uma doença que envolve uma dor física? Ou seria um tormento psíquico com uma dor espiritual? A depressão é uma doença que pode afetar tanto o estado mental de uma pessoa quanto o seu físico. Existem diferentes graus de depressão. O mais grave consome a pessoa de tal maneira que ela não consegue cuidar de si própria. Ela se perde em si mesma e não é capaz de se recuperar; e vai se degenerando por dentro e mesmo com medicamentos; não há mais solução é como se ela se tornasse um corpo vazio.
    O início da tristeza, da solidão, da depressão pode apresentar feridas emocionais como uma decepção, traição, a morte, falta de amigos e baixa auto estima. São os sintomas que são acumulados em partes da vida e que em algumas pessoas se tornam um veneno que vai sendo aplicado aos poucos e vai tomando conta delas. Assim sendo, existem esperanças, existe uma cura? Isso depende da pessoa. Se ela não quiser, não vai se livrar disso, nunca. Mais se juntar suas forças, mesmo as poucas que restam, ela pode se libertar e viver novamente.

    ResponderExcluir
  48. Laísa, querida...

    A introdução do seu texto ficou fantástica! A gente lê as primeiras linhas e não quer parar mais... Isso é muitíssimo importante: CATIVAR O LEITOR.
    As primeiras linhas de um texto devem sempre "SEDUZIR" o leitor...

    Parabéns!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  49. A depressão está atingindo as pessoas cada vez mais hoje em dia tanto que ela é considerada uma doenças. Muitaa vezes ela não é percebida pelas pessoas ao redor, pode ser que aquela pessoa que está ao seu lado esteja passando por algo difícil e está se sentindo mal, mas não percebemos porque não podemos sentir a dor do outro. Existem vários motivos para que uma pessoa entre em depressão como, por exemplo, uma doença grave, a morte de alguém querido, a perda de um grande amor, etc. As vezes a pessoa quer ajuda, no caso da composição "Socorro" ou ela simplesmente sabe que não há solução ou algo que faça sua dor passar que é o caso da composição "Via Láctea".


    Bianca n 01 2E.M

    ResponderExcluir
  50. Bianca, mimo

    Infelizmente suas constatações e argumentos são reais. E o fato de não "podermos sentir a dor do outro", como você disse, apenas faz aumentar a indiferença e agravar o problema.

    Parabéns!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir

COMENTE!