Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O ENSINO DE POESIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERÊNCIA

POR MARI MONTEIRO


Quem são os cegos do castelo? (artigo baseado na letra: “Os cegos do castelo” – Nando reis)

 Uma das tarefas mais difíceis, a meu ver, nas aulas de Literatura, é promover o gosto pela poesia e pela disposição de interpretá-la. Por isso, sempre que posso (e percebo que os autores dos livros didáticos também o fazem) promovo a leitura de letras de música e realizo a associação destas com a poesia. Este artigo conta um pouco desta experiência a partir de uma atividade de interpretação da letra "Os cegos do castelo", de Nando Reis.


Creio poder afirmar, com certa tranquilidade que, em determinados momentos da nossa vida, todos ficamos “cegos” para algumas coisas.  Os motivos? Muitos. Não sofrer ou sofrer menos, por exemplo. Pois, quanto menos profundamente ENXERGO, menos SEI, menos SINTO, menos SOFRO.
Castelo medieval na Romênia (sempre que ouço esta canção... me vejo fugindo de um castelo semelhante...)

 Porém, a referida letra de Nando Reis (meu compositor contemporâneo preferido) merece um zelo minucioso em cada verso ou estrofe. O que é uma coisa muito particular, porque, a menos que pudéssemos ter uma conversa franca e particular com o autor, jamais saberíamos  suas reais intenções ao escrever determinado poema. Daí o ENCANTAMENTO da poesia. Ela pertence aquele que a lê, alternando as nuances de acordo com as circunstâncias e com o estado de espírito em que se encontra o leitor. Diante disso, para começar, eis a composição:



“Eu não quero mais mentir

Usar espinhos que só causam dor

Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu

Dos cegos do castelo me despeço e vou

A pé até encontrar

Um caminho, o lugar pro que eu sou. Eu não quero mais dormir

De olhos abertos me esquenta o sol

Eu não espero que um revólver venha explodir

Na minha testa se anunciou

A pé a fé devagar

Foge o destino do azar que restou. 

 E se você puder me olhar

E se você quiser me achar. E se você trouxer o seu lar.  Eu vou cuidar, eu cuidarei dele. 

Eu vou cuidar do seu jardim. Eu vou cuidar, eu cuidarei muito bem dele. Eu vou cuidar. Eu cuidarei do seu jantar. 

Do “céu e do mar, e de você e de mim.” (refrão)

Link http://www.vagalume.com.br/nando-reis/os-cegos-do-castelo.html#ixzz2grj8VmP7 (acesso em 04/10/2013)


 Comecemos pelos dois primeiros versos: “Eu não quero mais mentir/Usar espinhos que só causam dor.” Pressupõe-se que o eu lírico esteja cansado de mentir e de sentir dor. Sabe que a mentira traz consequências que doem. Além disso, faz uma analogia entre mentira e espinhos. Ele inicia seu poema tomando um posicionamento: NÃO QUERER MAIS MENTIR.



Para que isso aconteça, de fato, ele precisa “abandonar” certas atitudes, pessoas e lugares, o que ele denomina de “CEGOS DO CASTELO”. Isso fica muito evidente nos versos seguintes: “Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu/ Dos cegos do castelo me despeço e vou. / Nesse sentido, o eu lírico está ciente do que deve fazer:” Ele deve deixar para traz tudo que o atraia e que, mesmo assim, causava dor e sofrimento. Nesse sentido, o eu lírico está ciente do que deve fazer: “A pé até encontrar/ Um caminho, o lugar pro que eu sou.” Ou seja; ele sabe o quanto terá de caminhar até alcançar seus objetivos, até se redescobrir e descobrir um lugar onde ele possa ser plenamente feliz.
 

A segunda estrofe, provavelmente seja a mais complexa do poema. Ela denota o temor da distração (“Eu não quero mais dormir”), como se, ao distrair-se, algo de muito ruim pudesse lhe ocorrer. Ele ainda se mostra enfraquecido na sua fé e no seu otimismo (“A pé a fé devagar/ Foge o destino o azar/ Que restou”).


 
Nas estrofes seguintes (o refrão), o eu lírico denota esperança em dias melhores. Ele acredita que, caso encontre (ou reencontre) a pessoa amada, tudo poderá ser diferente. Diante de uma ENTREGA, de uma confiança incondicional (“E se você trouxer os eu lar”); ou seja, se a outra pessoa vier INTEIRA para ele, ele também se entregará e cuidará bem de tudo que lhes pertence. Quando o eu lírico diz: “Eu cuidarei do seu jantar/ Do céu e do mar, e de você e de mim”, ele se compromete a se dedicar de corpo e alma a um amor SEM MENTIRAS, onde haja RECIPROCIDADE, ZELO e, consequentemente, MENOS "ESPINHOS"... 



Daí  emerge a questão:
“QUEM SÃO OS CEGOS DO CASTELO?”. Eu? Você? Todos que mentem? Todos que não cuidam das pessoas amadas? Todos cuja fé não é forte o suficiente para confiar no semelhante e dormir em paz?  


Numa visão muito particular, acredito que seja tudo isso junto. E, assumindo uma posição ainda mais particular, também desejo para mim esta RUPTURA: DESPEDIR-ME DOS CEGOS DO CASTELO E SEGUIR... Para onde? Para onde ninguém sofra por mentiras; para onde não haja espinhos e nem dores. UTOPIA? Sim... Mas, por que não sonhar? E foi assim que decidi realizar uma atividade para dividir este sonho: solicitei aos meus alunos que ouvissem a canção, pensassem sobre um determinado verso e registrassem suas impressões, as quais os convido para conhecer agora. São "CAMINHOS" surpreendentes! Garanto! A questão é a seguinte:


 ► Releia o verso: “(...) a pé até encontrar um caminho, um lugar pra o que eu sou. (...)”. Caso você encontrasse este caminho, descreva detalhadamente como ele seria? (sinta-se à vontade para descrever também o seu caminho...)

 

84 comentários:

  1. Queridos leitores, os comentários dos alunos do Ensino Médio serão postados por eles, gradativamente, a partir de amanhã.

    Boa leitura a todos!
    Obrigada!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cada pessoa sente a dor do mundo fazendo referência as suas dores, o cego não sofre menos por não ver a dor aleia, ele sofre até mais por não poder amenizar e ver o mundo pelo filtro dos olhos dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Caros Alunos em Pós Graduação, obrigadíssima pela participação.

    Concordo que a dor ALHEIA dói muito nos "cegos" (metaforicamente falando) sensíveis às "dores do mundo e do outro". E creio, ainda, que é esse tipo de percepção que pode movê-los rumo à saída do "castelo".... para ser mais feliz e fazer mais feliz a quem os rodeia.

    Por gentileza, participem mais vezes.
    Adorei a visita!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Questã de N 8 Resposta
    Esse caminho seria legal cheio de fé esperança amor paz
    Abner De Souza Dias
    3 Ano EM

    ResponderExcluir
  5. Seria Um Caminho Simples, De Certo Modo Tranquilo, Mas Não Fácil... Onde Pessoas Teriam A Consciência De Que Seus Atos Possuem Consequências... Que Não Vivem De Aparência, Um Caminho Feito De Pedras De Ouro, Não Por Dinheiro, Mas Apenas Uma Representação De Quão Importante É Seu Destino... Um Caminho Que Se Resumiria Em Apenas Em: "Buscar Uma Verdade, E Vive-la Acima De Tudo"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que seu caminho é bem convidativo Felipe!!!
      Gostei muito da sua descrição!
      Nunca deixe de escrever o que pensa e o que deseja!

      Valeu

      Excluir
  6. Um caminho sem voltas, com curvas e obstáculos. Ele seria claro e cheio de vida e, em outros momentos, escuro e vazio. Eu caminharia na minha velocidade, ás vezes, para acompanhar pessoas, ás vezes, para fugir delas fugir delas e, outras vezes, apenas para parar no meio e ficar lá.
    Eu escolheria as pessoas que caminhariam ao meu lado. Algumas já deixaram de me acompanhar, tomaram seus próprios caminhos, suas próprias direções e, quando cruzam comigo, agem com indiferença, outras pessoas achei pelo caminho. Algumas estão comigo desdo começo e, ás vezes, caminho sozinha. A solidão é necessária e está sempre presente no caminho de todos.
    O caminho, na verdade, é uma constante de pessoas entrando e saindo, sorrindo e chorando, uma constante de sentimentos, um fluxo de confusão, onde busco me achar e apenas apreciar essa longa e dura caminhada, para alguns curta, mas nunca fácil chamada vida.
    Um dia esse caminho terá o seu fim e eu perecerei deixando a tudo e a todos que passaram por ele e me fizeram ser o que eu sou.
    A questão é que todos nós já encontramos nosso caminho. O que muitos tem que aprender é a caminhar por ele.

    - Valéria (2º E.M)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, mimo...

      Já lhe disse que sua descrição foi a melhor que li entre tantas excelentes que os alunos fizeram.
      Gostaria muito que sua mãezinha lesse tanto o artigo como a sua descrição. Tenho certeza de que ela ficará muito feliz com seu trabalho. Pois , nunca me esquecerei do carinho com que ela me tratou no nosso encontro!

      Valeu!!!!

      Excluir
  7. Seria, dificil por que eu iria para um monte de lugar até acha o que sou ? quando achasse, iria ficar em paz. Não iria querer causar intriga com quem, e iria sabe quem ia ser o amigo verdadeiro para estar do meu lado.


    Gabriel silva mantelato Nº 3

    ResponderExcluir
  8. Não acho que exista um caminho certo a ser percorrido, acho que existam as pessoas certas para andarmos, pessoas que se amam e se ajudam. Sempre com obstáculos a serem ultrapassados, claro. Mas no final, pra mim, o importante é perecer feliz e deixando memórias inesquecíveis.

    Eliel Mobile de Oliveira - Nº3 - 2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do seu ponto de vista Eliel.
      Realmente... um caminho sem as pessoas "certas" ao nosso lado não teria tanta importância assim...


      Valeu!!!

      Excluir
  9. Seria como um túnel escuro, mas com um resquício de luz no final e que, a cada passo, a luz aumentasse. Um túnel onde eu andasse perseverante e, mesmo se caísse, eu me levantaria e continuaria em frente, alimentando cada vez mais a fé de um dia chegar à àquela luz. Não seria um caminho silencioso teria um som agradável do mar, o vento a soprar as folhas das árvores; pássaros cantando, mas eu apenas escutaria não veria a única coisa que eu enxergaria seria a luz a minha frente e a escuridão ao meu redor. Não estaria frio e nem calor, uma temperatura confortável, caminharia no meu compasso, se eu ficasse exausta pararia para repousar. Poderia até se ouvir uma música que eu selecionasse apenas para descontrair, porém em minha mente preservaria o anseio de sair e finalmente chegar à luz e, enfim, encontrar o que sou e ser.

    Nº 08 1º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laísa, consegui caminhar pelo túnel e enxergar a intensidade da luz que você descreveu.
      Também consegui ouvir o som do mar.
      Foi incrível!!!!

      Valeu!!!

      Excluir
  10. Nesse caminho , eu só encontraria coisas boas para mim; um caminho em que eu me encaixasse , onde me entendesen e que eu conseguise recomeçar tudo de novo , para que desse tudo certo, para que meu caminho tivesse tudo oque eu esperase ou não, porque a vida é cheia de surpresas e obstáculos que devemos passar , é como todos dizem "Tudo na vida passa ".
    E nesse caminho sei q irei encontrar muitas pessoas q vão marcar muito minha vida , algumas eu vou lembrar e levar comigo por toda minha vida e outras eu vou fazer questão de esquecer ; irá existir alguns desvios e pedras no caminho, mas eu irei superar e continuar minha jornada. Mas no final eu serei muito feliz , independente do que aconteça.
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 1EM 5 de novembro de 2013 18:00h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho que você escolheu é muito lindo Agatha!
      E sua descrição está muito bem feita.
      Parabéns!!!

      valeu!

      Excluir
  11. Seria um caminho contrário de muitos de que eu passei, seria contrário ao do comodismo, da superficialidade e da indecisão. Nesse caminho encontraria muitos dos meus objetivos não alcançados, esquecidos no tempo por decisões erradas que tomei, em forma de novas oportunidades.
    Para eu chegar no final do caminho, teria que agarrar todas essas oportunidades, e ao chegar no final do caminho, eu iria me deparar com um lugar cheio de respostas para: “Quem eu sou?”; “O que fazer?”; “Pra que estou aqui?”.

    Leonardo S. R.
    Nº: 6
    2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez belas escolhas para o seu caminho Leo.
      Deu até vontade de caminhar por ele... rsrrsrss

      Parabéns!

      Valeu!

      Excluir
  12. Mas falta uma pergunta: "Que pão devo comer?"

    ResponderExcluir
  13. Nesse mundo que idealizo estou casado, bem sucedida, esperando um filho, viajando para muitos lugares, podendo ter contato com espíritos de entes queridos que já se foram, podendo conhecer o céu e o inferno e saber para onde vamos quando falecemos.
    Sonho em poder ter uma vida serena com muito amor a minha volta, onde não houvesse pobreza, mentiras. Sonho em ter minha família sempre unida, onde meu pai, minha mãe, minha irmã, o Willyan, meu filho e todas pessoas que amo fossem eternas e a felicidade fosse rotina e em elemento crucial em nossas vidas.
    Enfim, gostaria que esse sonho fosse realidade, mas como algumas partes são impossíveis farei de tudo para alcançar as possíveis e torná-las reais e concretas.

    Júlia Toledo Fortes
    Nº 05
    2ºEM

    OBS: Mari mudei algumas partes do final, pois estava um pouco confuso, espero que não se importe.

    ResponderExcluir
  14. Seria um caminho por um bosque de flores ao redor, com muitos animais fofinhos, alegres, brincando.
    Um caminho livre de sofrimento e repleto de alegria, de coragem, de perseverança; não diria um caminho sem obstáculos, até mesmo, que para sermos alguém na vida devemos enfrentar obstáculos, mas que por esse caminho sejamos capazes de passar por tudo o que é importo para nós e colocado em nossa vida para nos atrapalhar ou atrasar.
    E por fim, que seja um caminho onde a coragem se sobressaia ao medo e a felicidade esmague a tristeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mica, mimo...
      Seu caminho é lindo, porque é (ao mesmo tempo) realista e idealizado...
      E isso é como sonhar sem tirar os pés do chão!
      Também desejo que a coragem e a felicidade esmaguem toda tristeza de nossas vidas!!!

      Valeu!!!!
      Parabéns!

      Excluir
  15. Julia, mimo...
    Como conversamos, achei seu caminho bem criativo... Onírico e até romântico sob meu ponto de vista.
    Gostei muito, apesar de você rir e não acreditar... Mesmo porque, a proposta da questão era isso mesmo: um caminho para VOCÊ, para o que VOCÊ deseja ser...

    Parabéns!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  16. "...andei por tantas ruas e lugares, passei observando quase tudo..."

    Um caminho onde eu faria o percurso sozinho, sem ninguém ao meu lado. Seria um caminho frio, congelado, sem sol, sem flores, sem cor, somente um clima baixo. Nesse caminho eu iria querer ter um momento de nostalgia, eu iria desenterrar partes do meu passado; fotos, objetos, amuletos, tudo simbólico que representou algo na minha vida; e com isso, eu reviveria a minha memória. E a cada vez que eu encontrasse algo do meu passado, iria tocar uma trilha sonora bem triste. E a cada parte do caminho que eu parasse, e eu encontrasse algo, e logo após que eu revivesse aquele momento, esse pedaço ia ficando com vida, flores iam nascer, o clima ficaria mais claro, tudo se tornaria vívido ali, naquele momento!

    Mas nesse caminho, eu não só recordaria as coisas boas do meu passado, mas sim, eu iria recordar as coisas ruins também, e dai eu veria que tudo o que passei, foi superado.

    E esse caminho não teria fim, e enquanto eu tiver chão sobre os meus pés, enquanto eu puder caminhar por ele, enquanto eu puder estar vivo, enquanto a minha hora não chegar; e talvez nesse meu caminho tenha muitos obstáculos, e eu ainda possa cair no meio dele, mas eu só vou querer manter a minha alma forte, e seguir em frente sem jamais olhar para trás.

    E Muitas vezes as pessoas a nossa volta tem preguiça de procurar outros caminhos, e acabam sofrendo com a perda de tempo seguindo os caminhos que não são delas. Se cada um fizesse sua propina trilha, sobraria tempo para ajudar aqueles que não conseguem.

    Agradeço pela Leitura!

    Vinicius Moreira
    Série: 2º Ano | Ensino Médio
    Número: 13





    ResponderExcluir
  17. Vinicius, mimo...

    A descrição do seu caminho é perfeita. Consegui enxergá-lo nos mínimos detalhes. A propósito, gostei muito da conclusão de que muitas pessoas não mudam de caminho por "preguiça" (diria que até para não sair das chamadas zonas de conforto). O que é um fato ... E que, lamentavelmente, culmina com a perda de muitas outras possibilidades de vida.

    Parabéns!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. No início o caminho seria escuro e medonho por não sabermos a onde ele irá nos levar, mas com o avançar dos passos e o conhecimento do lugar a que chegaremos, o escuro e o que consideramos medonho vai se tornando claro e seguro.
    E depois de enfrentar todos os obstáculos existentes pelo caminho, encontraríamos um local completamente diferente do que estávamos acostumados, este seria predominado pela alegria e pela paz, sem medo, mentiras e falsidades. Um lugar onde encontraríamos liberdade para ser feliz e conseguir realizar nossos sonhos.

    Naara 3º ano

    ResponderExcluir
  19. Que belo caminho Naara..
    Quanto ao início difícil, de certa forma, isso é bom para aprendermos a valorizar a "caminhada" e a chegada".

    Parabéns!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  20. O caminho seria sem mentiras, sempre falando a verdade e mesmo que que as vezes acabasse machucando. Seria um simples caminho em busca da minha felicidade de quem realmente sou, iria correr atraz das pessoas q simplismente me fazem bem e que quero por perto. Creio que ser verdadeiro e sincero é o melhor caminho, seria tudo à base de confiança, pois para o caminho ser melhor todos teriam que confiar uns nos outros. E ao chegar no final dessa longa caminha ter ao meu lado pessoas q so quererm meu bem e ter uma felicidade pura e completa.
    Giovanna Bareti Lima 1°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, mimo...

      Sem dúvida, o caminho sem mentiras é sempre o melhor caminho!!!

      Parabéns!

      Valeu!!!

      Excluir
  21. Um caminho cercado por um extenso jardim, onde cada flor corresponde uma vitória alcançada, um objetivo concretizado ou mesmo um desejo realizado.
    O trajeto do meu caminho servirá como uma plataforma onde, eu olharia meus inimigos abaixo de mim e os ultrapassaria, buscando sempre a felicidade plena.
    Meu caminho é uma trajetória que, a cada passo dado, mais perto de realizar meu sonhos eu estarei, seja pelo amor, ou pela dor.

    NATALI RANDI

    ResponderExcluir
  22. Natali, mimo....
    Sabe o que mais me alegrou na sua descrição?
    É saber que você já sabe por onde caminhar... Você está a caminho do bem. da fá e da verdade!

    Parabéns!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  23. Basicamente falando, este seria um caminho em que não haveria injustiças, mentiras, ou traições. Seria um caminho em que eu pudesse contemplar o mundo com as pessoas que me fazem bem, e desfrutar de todas coisas que me rodeiam e que me guiam de forma que eu possa me encontrar.

    Abner Barcelar nº2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "CONTEMPLAR O MUNDO" Abner...
      Não haveria coisa melhor mimo...
      Parabéns pela descrição!!!

      Valeu!!!

      Excluir
  24. Este caminho seria um lugar abstrato, onde é possível "enxergar" o verdadeiro sentido da vida. Onde eu poeria ser feliz e livre, sem se importar com a opnião e opressão alheia. Literalmente, este lugar seria onde todos poderiam ser você mesmo.
    Transcrevendo para o mundo real seria o momento em que cada um, depois de todas as decepções e frustrações, "olhasse" para a própria vida e, á partir disso conseguisse percorrer um caminho com mais felicidades e gracejos.


    LETICIA DOS SANTOS N°12 3°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, mimo...
      Acabei de imaginar "um caminho com mais felicidades e gracejos. Lindoooo!
      Te vejo caminhando por ele.

      Parabéns!!!

      Valeu!

      Excluir
  25. O caminho seria como um foco de luz que possibilitaria me despreender de tudo o que passei e tudo o que senti, seria a maneira mais acessível de poder me livrar de tudo oque um dia fui refém. Um rumo com novas oportunidades, com direitos a escolhas, mas ainda assim com consequências, pois saberia que elas seriam mais um degrau para adquirir experiencias para enfatizar aquelas que já foram contempladas.


    Bruna Zerbetti N°05 3°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caminho, Bruninha, meu mimo, representa "LIBERTAÇÃO"!
      Torço por você .... SEMPRE!!!

      Parabéns!!!

      Valeu!

      Excluir
  26. Não seria um lugar perfeito, eu sou oque sou e não posso mudar. Tenho muitos defeitos e sou chato comigo mesmo.
    Esse lugar seria de reflexão, onde eu pudesse me concentrar e meditar profundamente na tentativa de melhorar oque eu acredito que deva ser melhorado, esse lugar seria vazio, calmo e com fundo musical.


    Matheus Roberto 3°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um caminho para procurar melhorar asi mesmo é uma excelente opção Matheus.
      Uma escolha abençoada mimo...
      Você será professor???

      Parabéns!!!
      Valeu!!!

      Excluir
  27. Ellen Rossi Patucci

    OBS: Prof Mari, não me aguentei de ansiedade e vim aqui postar meu texto que tanto me esforcei, por ser o meu último :-( Espero que goste e que todos gostem também!

    Eu estaria no meio de dois mundos paralelos. Olhei para trás e vi um bar... um bar muito elegante por sinal. A música clássica puxado para um jazz dançante soava em um velho rádio no fundo. Nas cadeiras haviam homens de terno, poderosos, ostentando poder as belas mulheres, de belas pernas, vestidos curtos, cigarro Hollywood e jóias que refulgiam.
    O garçom feliz, com um sorriso no rosto preparava as bebidas, levantava uma das mãos a cada homem que chegava, dizendo: "Fiquem a vontade, cavalheiros! Sentem-se que aqui tenho das melhores damas e bebidas da região". Os cavalheiros logo se sentavam e bebiam um uísque caro, com uma das mulheres de vermelho sentada em uma de suas pernas, instigando-os.
    Podia ver alianças de ouro no anelar esquerdo daqueles homens. E me perguntava o motivo daquilo tudo... uma carreira, sucesso, família, dinheiro, tudo sendo trocado por uma noite, sendo trocado por nojeiras. Uma máscara usada durante todo o dia, toda a noite... por sua vida toda.
    A festa corria durante a madrugada inteira. Os trajes sociais haviam sido deixados para trás, agora proferiam palavras sem nexo, risadas embriagadas.
    No final da festança, um sino tocou... um longo som, anunciando indiretamente que tudo acabara. Logo o lugar s tornou escuro, via-se vultos negros e sem face rindo alto e sarcasticamente enquanto todos que estavam ali queimavam. As belas damas, agora envoltas a aquele calor possuíam a face deformada. Via-se queimar os trajes de grife caras, o dinheiro... As taças de bebidas, que antes tomavam, agora explodiam e o álcool aumentava o fogo no local. Ouvia-se gritos pedindo por socorro, implorando para serem salvas. Durava uma eternidade.
    Logo o sino parou e vi aquele local cheio de cinzas se recompondo lentamente. As cinzas subiam compondo parte por parte daquele cenário. O brilho da lua se expandia perante o bar, ultrapassando as extensões da janela. E então, o cenário aos poucos se torna invicto, com as belas moças instigando os nobres cavalheiros que possuíam em suas mãos um copo do mais caro uísque. E o garçom envolto ao clima, cumprimentava sorridente os homens que chegavam ao local.
    Olhei então a minha frente e ali estava eu e a garota que amo, em uma chácara silenciosa, apenas ouvíamos a bela sinfonia de uma cigarra e um grilo. Era noite de verão.. o vento balançava as folhas da jabuticabeira. Observávamos tudo isso em uma rede, ao lado externo da chácara. A frente da casa, ao invés de quintal, como na cidade grande, havia um portão preto de ferro (daqueles medievais, bem grande). E nas laterais, um cercado que separava os bois da casa da chácara. Uma junta da outra, envolvidas com beijos, sorrisos, abraços e carinhos. A lua no céu brilhava, mas nada tão refulgente poderia ser maior do que o brilho daquela garota ao meu olhar. Lua cheia, extremamente redonda e grande, nos fazia lembrar do primeiro dia em que nos conhecemos.. o céu fez a réplica perfeita daquela noite. E naquela imensidão azul escuro, nenhuma estrela brilhava. Apenas nosso amor e a lua se destacavam.

    Queria agradecer a uma garota especial que me inspirou e me ajudou na elaboração. E a você, Mari... por sempre elogiar meus textos e assim, me fazendo ter esperança que sou capaz de melhorar nos próximos.

    ResponderExcluir
  28. Ellen, mimo...

    Quanta alegria você me proporcionou. É uma honra e tanto ver seu texto postado aqui; pois você se transferiu de escola e não se esqueceu da nossa atividade (e nem de mim! rsrsrsrs).
    O seu texto descritivo, como sempre, está impecável!
    tenho a impressão de que você nasceu com os genes dos grandes escritores. Por favor, nunca deixe de escrever...

    Jamais esquecerei a RESPONSABILIDADE e a DEDICAÇÃO que você demonstrou ao postar seu texto; pois foi por puro carinho e vontade mesmo... sem interesses de notas (já que está EM OUTRA ESCOLA!)

    Vou considerar isso um aprova de respeito e de afeto imensa da sua parte!!!

    Obrigada por m e ensinar a ser melhor.

    Saudades!!!
    Valeu muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!

    Mari.

    ResponderExcluir
  29. Um caminho onde eu caminharia sozinha. Começo pensar e imaginar como seria viver : sem familia, sem amigos, sem casa, sem amor, sem carinho, onde ninguem se preucupasse comigo, que eu fizesse tudo que queria, sem criterios sem regras, sem fe, sem esperança e sobretudo sem Deus seria um caminho de escuridao.
    As vezes me vejo caminhando em alguma parte desse caminho. Sei que isso acontece por minha falta de vontade, preguiça, malcriaçao e ate falta de amor comigo mesmo e com as pessoas que me ama.
    Sei que vencerei tudo isso pois tenho ao meu lado pessoas que me ama e torcem por mim. Minha familia, amigos e professores que me apoiam e me ensinam muitas coisas boas.

    Simone Oliveira Marcelino 2º Ano

    ResponderExcluir
  30. Sem dúvida Simone, mimo...

    Seu caminho mudará quando VOCÊ quiser MUDAR de caminho!

    E, tenha certeza, muita gente quer o seu bem. Inclusive eu!!! Nunca desista. Um lindo caminho te espera!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  31. Acordei, olhei ao redor e percebi que tudo estava mudado. Ao abrir a janela do meu quarto, havia muitas árvores cujas folhas tinham um tom de verde indescritível. O vento fazia com que as folhas caíssem lentamente ao chão, o local estava em silêncio absoluto e apenas o som das folhas era perceptível.
    Depois de alguns minutos andando por este lugar, avistei uma caverna, dentro dela a escuridão não era completa, andei em direção a claridade que aumentava a cada passo meu, e encontrei uma janela que me conduzia ao que parecia ser outro mundo, cujo céu era alaranjado e entre suas árvores caminhavam pessoas, velhos, crianças, jovens de semblante tranquilo demonstrando felicidade. Íam ao encontro do que eles acreditavam der um mundo diferente.
    Através da janela percebi que quanto mais caminhavam, mais claro ficava a aura que os cercavam. No meio da multidão uma criança me viu na janela e acenou para que eu os acompanhasse. Pulei a janela e os acompanhei e continuamos caminhando sob a aura que nos faz cada vez melhor...


    Thalita França Pereira 2º E.M

    ResponderExcluir
  32. Thalita, meu mimo...

    Gostei muito de "percorrer" seu caminho.
    seus textos estão cada vez melhores.

    Parabéns!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  33. Um caminho como se fosse uma estrada, uma inter-estadual,aonde eu estivesse vagando sozinho em um automóvel, caminho sempre retilíneo sem muitas curvas, apenas alguns caminhos paralelos, onde eu pudesse seguir por onde desejasse.
    Andando por campos verdes frutíferos, para a direita um caminho com sentido o trabalho, a dedicação profissional e etc...Coisas desse ramo. Mais alguns quilômetros a frente um caminho alternativo surge do lado esquerdo sentido para a alegria, sem o estresse do dia-a-dia, a diversão e o lazer.
    Tudo se resumiria a uma longa estrada com varias entradas e saídas e direções, que me levariam para vários caminhos diferentes, que começou a ser “construída” desde o dia em que eu nasci.
    E essa “estrada” apenas terminaria no dia em que eu partisse desse mundo, e eu finalmente iria descobrir o que existe no fim dessa estrada, talvez encontrasse pessoas que me marcaram ou que fizeram parte dela ao longo da vida, tudo não passa de possibilidades pois eu não sei o que irei encontrar lá.

    Henrique Rodrigues 1º Médio

    ResponderExcluir
  34. Henrique, mimo...

    A cada vez que leio seus textos, fico mais feliz com sua evolução.
    Você faz uso de vocabulários requintados e suas descrições são excelentes!

    Parabéns!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  35. Mari, fico muito feliz pela evolução textual do Henrique, ele aprendeu de verdade a gostar da disciplina de Língua Portuguesa, a se interessar pelas leituras, e tenho plena certeza que foi você que conseguiu esse mérito todo, um professor aplicado, dedicado, marca pra sempre a vida de qualquer estudante, ele te levará pra sempre como um guia, um referncial... Bjs

    ResponderExcluir
  36. Simone, meu mimo!

    Nem preciso dizer que chorei muito DE ALEGRIA e DE GRATIDÃO ao ler seu comentário.
    Fico muito feliz. A recíproca é verdadeira: o Henrique é um ser humano único... dessas pessoas que já nasceram fadadas ao bem!

    Muitíssimo obrigada pelo reconhecimento!

    Bjus

    ResponderExcluir
  37. Primeiramente, seria um caminho reto e com poucas curvas, e nesse caminho eu não caminharia sozinho, caminharia com amigos e com aquelas pessoas que me fazem bem, seria puro e repleto de paz e felicidade, um caminho onde não existiria o mal, onde eu poderia desfrutar das amizades verdadeiras, de todas as coisas boas da vida.
    Nesse caminho, eu teria uma missão, e ela seria de fazer o bem para as pessoas que caminhassem ao meu lado, missão de propagar a paz e alegria por onde eu passasse.
    Creio que não seria um caminho perfeito, mas seria aquele caminho que me faria feliz, e onde eu pudesse me encontrar e ser quem eu sou sem viver em paradoxos.

    - Guilherme Martins Andrade dos Santos, N°:5 , 1° EM

    ResponderExcluir
  38. Guilherme, mimo!!!!
    (que para o trânsito das "vias rodoviárias" para as professoras atravessarem kkkkkkkkkkk)

    Seu caminho é muito interessante!
    Parabéns pela descrição!

    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Um caminho onde eu pudesse sempre seguir reto, com a cabeça erguida, sendo o que eu sou e sem encontrar curvas erradas durante o percurso. E quando eu olhasse para os lados pudesse ver arvores enormes, flores de diversas cores e aromas, animais de todas as espécies desde os mais fofos até os mais ferozes, montanhas, rios e cachoeiras. Assim seria na grande parte da minha caminhada, mas em alguns momentos esse caminho seria escuro, com tempestade e o meu cenário lindo de natureza estaria totalmente destruído por conta dos obstáculos que iriam aparecer. E no final desse caminho eu olharia para trás e agradeceria por ter tido a oportunidade de seguir neste caminho apesar de ter enfrentado obstáculos e tempestades, mas sem isso eu não teria me tornado o que sou.



    Mari como você pode ver eu mudei totalmente o meu texto de antes porque eu achei que aquele não estava de acordo com o que se estava pedindo, mas espero que você goste desse porque geralmente eu não sei escrever tão bem quanto a maioria dos meu colegas, mas esse eu gostei muito e achei que ficou bom. Peço desculpas por ter demorado tanto pra postar mas agradeço desde já se você levar em consideração.


    Bianca nº 01 2º E.M

    ResponderExcluir
  40. Bianca, mimo.

    Adooooooooooro quando acontece isso: você mesma decidir mudar para melhor sua escrita.
    É claro que levarei em consideração. COM TODO PRAZER!!!
    Também gostei muito mais deste.

    Parabéns!!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de viver em um mundo onde eu já tivesse acabado minha faculdade de engenharia e já tivesse casado com o meu namorado. Queria viver muitas aventuras com ele, viajar o mundo inteiro e conhecer muitas pessoas novas.
    Meu sonho é ser mãe. Queria depois de uns cinco anos de casada poder ter minha primeira filha que tenho certeza que será muito amada e muito bem cuidada. Eu idealizo a família perfeita que, apesar de não existir, sei que ela terá pessoas capazes e dedicadas de poder chegar bem perto do meu conceito de "perfeição".
    Não vejo minha vida fora dos caminhos de Deus, apesar de minha vida poder tomar varios rumos, sei que todos me levarão para um único lugar: um lugar de adoração, de súplica e de agradecimento a Deus.
    "Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz será e tudo te irá bem." Salmos 182: 1-2

    Leticia Barbosa 2º EM

    ResponderExcluir
  42. Muito reconfortante seu caminho Le, mimo.
    Seu sonho, sua fé... tudo isso somado ao amor que você é capaz de sentir, lhe conduzirá a lugares sempre iluminados!

    Parabéns!!!

    valeu!!!

    ResponderExcluir
  43. Um lugar para o que eu sou... um lugar onde mentir só é necessário para manter algo que você goste, como uma amizade, um namoro, etc. Um lugar calmo, com músicas, com pessoas que não se preocupam tanto com coisas desnecessárias, um lugar que você não é julgado por motivos ''bestas'', um lugar que não há conflito entre ''semelhantes''.
    Mas o caminho para este lugar, poderia ser um caminho longa, distante, de difícil acesso, onde pessoas teriam que se ajudar, pois não vemos isso nos dias atuais.

    Marcelo Tadeu nº10 1ºEM

    ResponderExcluir
  44. Um lugar sem julgamentos, sem conflitos, sem preocupações banais...
    Lindo caminho Marcelo!!!

    Parabéns mimo!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  45. Se eu encontrasse esse caminho, seria exatamente como eu. Esse caminho me libertaria, me transformaria para ser quem eu realmente sou, e isso me faria feliz, livre para ter experiências novas, e conhecer um mundo novo. Esse é o caminho, a verdade, o lugar onde eu poderia ser eu mesmo, e ser aceito pelo o que eu sou. Mas, acima de tudo, seria um caminho onde todos meus sonhos e meus desejos mais profundos se realizassem, onde eu pudesse compartilhar toda minha felicidade com as pessoas que eu amo, pessoas que estão comigo desde o começo da minha caminhada. E esse caminho só estará completo quando eu conseguir compartilhar todo meu amor e felicidade com aqueles que estão comigo. “Happiness is only real when shared” – Alexander Supertramp.

    Mateus Andrade nº11 1ºEM

    Ps: Mari, mudei algumas coisas no meu texto, espero que tenha ficado melhor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se texto ficou MUITO melhor mimo!!
      É esse meu objetivo: que vcs tenham esta percepção e esta AUTONOMIA para reelaborar a própria escrita. SEMPRE!

      Parabéns!!!

      Valeu!

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Se eu encontrasse esse tal caminho seria um pouco difícil pois, há um ditado que diz " o que vem fácil, vai fácil ", por que tudo que vem de graça ou sem esforço se perde ou não damos o devido valor e atenção. Realizaria o meu sonho de trabalhar na área de programação e T.I, trabalhando em grandes multinacionais ou ate mesmo em serviços a domicilio com a manutenção de computadores domésticos.
    Mas tenho a leve certeza de que já estou nele e que ele não esta muito longe de se concretizar e se tornar realidade, pois desde que sou pequeno minha vida foi os computadores e suas funções, e essa e uma área que sempre vai estar em desenvolvimento e aqui no nosso pais o mercado tecnologia esta começando a florescer e se desenvolver tornado uma área muito boa pra novos empregos.
    Obrigado Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que agradeço Caio.
      Observar seu avanço em Língua portuguesa não tem preço mimo...
      Gostaria de ter um texto seu de dois anos atrás para "comparar" com a qualidade do que vc escreve agora!!!
      Incrível!
      Gostei muito do seu caminho!

      Parabéns!!!

      Valeu!

      Excluir
  48. Esse caminho seria um lugar onde eu pudesse ser eu mesmo, onde eu tivesse uma família. Onde independente das dificuldades, seriamos muito felizes, onde poderíamos ser nós mesmos, sem ser falso com as pessoas. Aproveitaria o tempo livre para ficar com a família de algum jeito, seja viajando, visitando familiares entre outros, iria em muitos lugares onde ainda não conheço, e seria feliz, fora do "cegos do castelo"

    Nicolas Magalhães Nº13 1ºEM

    ResponderExcluir
  49. Gostei da sua colocação Nicolas: "seria fora dos 'cegos do castelo'"...
    Isso demonstra maturidade da sua parte!!!
    Além disso, é um caminho bem possível.
    Lute por ele mimo!

    Parabéns!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  50. O meu lugar desejado seriacomo uma "floresta". Eu ficaria no meio do mato, pensando na vida, com o barulho da natureza e buscando soluçoes para alguns problemas. Seria o lugar mais bonito e tranquilo... Onde eu poderia ter o meu momento.
    Mylena Andrade n°12 1EM

    ResponderExcluir
  51. Que caminho maravilhoso mimo!!!
    Ter momentos pra si mesmos é o melhor caminho!!!

    Parabéns!

    Bjus

    ResponderExcluir
  52. Meu mundo seria completamente diferente começaria com uma oração, sentaria com todos na mesa para poder tomar café , poder olhar para minha família , meu irmão, meu pai, minha mãe e ter a oportunidade e tempo de dizer " te amo" todos os dias . Meu mundo seria sem violência e sem drogas, pois mesmo que eu não use, não é legal ver as pessoas se acabando com ela, e eu olhar e não pode falar nada, a pessoa que você mais ama e respeita destruindo sua própria vida, e tenho só o direito de falar, mas mesmo assim não adianta. Meu mundo não ia haver a discriminação nem preconceito um mundo que todos respeitassem a opinião de cada um. Mas ainda acredito que as pessoas ainda podem mudar o mundo, abrir os olhos deixar os "cegos do castelo "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer "Eu te amo" do fundo do coração é de extrema importância.

      Precisamos aprender a VERBALIZAR o amor; EXPRESSÁ-LO cada vez mais e de modo mais sincero...

      Parabéns!

      Valeu mimo!

      Excluir
  53. Seria um lugar onde eu encontrasse um verdadeiro proposito, onde tudo fosse melhor e mais importante, um lugar onde todos só se preocupassem em viver felizes, sem futilidade e deixasse para trás coisas banais.


    Drey Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei disso Andrey: "Deixar para trás as coisas banais.

      Primeiro, porque é extremamente saudável sabermos separar o que é prioridade e, segundo, porque desta forma nossa "bagagem" se torna mais leve.

      Parabéns!

      Valeu!!!




      Excluir
  54. Meu caminho seria diferente de tudo oque vivo agora, diferente de tudo oque nossa sociedade quer como; pessoas perfeitas e iguais , pensamentos idiotas e sem sentido.Mas penso diferente, acho que as pessoas devem ser como querem e diferente das outras, afinal " Ser normal é chato".
    No meu caminho e iria viver do jeito que eu quisesse , cheio de (loucuras , diversão , etc) pois é assim que vejo minha vida e , é assim que eu quero ,que meu caminho seja; afinal eu me encaixando e gostando de mim mesma , nada mais importa.
    Jessica Henriques Rodrigues 07 1EM 21/11/2013 20:02h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, mimo.

      Gostei muito do seu caminho. Ele representa AUTENTICIDADE. Coisa rara hoje em dia!!!

      Parabéns!!!!

      Valeu!

      Excluir
  55. Um lugar,sem tristezas,dores,mágoas,ódios e pessoas orgulhosas que só pensam em si mesmas.Onde existem pessoas amorosas,cuidadosas e que temem a Deus.

    Vinicius Majolo

    ResponderExcluir
  56. Lindo caminho Vinicius.
    Com certeza, nos sentiríamos mais seguros seguindo um caminho assim!

    Parabéns!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  57. Meu caminho seria algo calmo, talvez pudesse ser visualizado, como uma estrada, e eu pilotaria uma Kombi, velha e surrada, amassada e riscada. Meu caminho seria calmo, para compensar o que já fizeram comigo, e vão fazer. Creio que escolhi uma Kombi, pois assim levaria meus amigos comigo, protegendo-os até a gasolina acabar, ou chegar ao meu destino.

    Teló 2ºM

    ResponderExcluir
  58. Gostei da ideia de não caminhar sozinho Vitor.

    Amigos de verdade sempre nos fazem bem... muito bem!!!

    Parabéns!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  59. Meu caminho seria do bem, um lugar bonito, repleto de amor e carinho, onde todos seriam mais amorosos, sem maldade.
    Um lugar que o dinheiro não seria unanimidade, mas sim a felicidade e que a paz prevalecesse.

    André Araujo 3º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André.... mimo

      Seu caminho não poderia ser outro, pois você é uma pessoa do bem total!!!

      Parabéns!!!

      Valeu!!!

      Excluir
  60. Um caminho ideal, repleto de alegria e fidelidade. Junto com uma mulher virtuosa que me acompanhará até o resto da vida, me fazendo feliz e confortando em momentos tristes, juntos pensaremos igual e realizaremos nosso sonho do compor um família. Porém isso tudo é passageiro, a eternidade depende de nossas atitudes na Terra, o esforço para permanecermos puro deve ser diário, sacrificando desejos e situações para sobretudo agradar A DEUS e receber Seu Galardão até o fim.

    Luccas Nunes, 13 - 3°.E.M

    ResponderExcluir
  61. Lucas, mimo.


    Gostei muito do seu caminho!
    Um caminho de fé e, por isso mesmo, seguro e iluminado!!!

    Parabéns!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  62. Um caminho , sem carros ,cheio de árvores de muitas cores , uma grande trilha para se caminhar no chão flores e folhas que caíram no outono e no inverno , o céu sempre estaria azul e com poucas nuvens .Ao andar alguns metros você encontraria um grande lago , onde se poderia ver peixe de muitas cores , perfeito para banhar-se.
    Mais pra frente poderia se ver muitas árvores frutíferas , mangas , goiabas, maças ,pitangas , e muitas outras a li só esperando para serem pegas .perto dali um campo de flores lindas , rosas tulipas ,margaridas .
    Ao longe tinham muitos animais vivendo sem medo de ninguém : macacos ,tigres , leões , ursos, e muitos outros tipos de animais .
    A noite, a lua brilha , os grilos e as corujas cantam , as estrelas brilham sempre .O pôr-do-sol era a coisa mais linda que lá existia . O sol era grande e surgia no meio das montanhas no leste .As luzes vinham de pouquinho em pouquinho iluminas nossos olhos.

    FERNANDO SILVEIRA

    ResponderExcluir
  63. Fernando, mimo!!!
    hehhehhehehe... Enfim! (brincadeirinha...).
    Estou bem feliz com seu texto, pois me lembro bem da sua dificuldade em iniciá-lo... E eu lhe dizia: "Comece. Depois as ideias começam a fluir.

    Parabéns!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir

COMENTE!