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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 3 de novembro de 2013

ENEM 2013: DEPOIMENTOS

POR MARI MONTEIRO



A problemática maior que enxergo em relação ao ENEM é o fato de que Os estudantes e os professores necessitam ter consciências d e que são necessários TRÊS ANOS de estudos para se prestar o ENEM. A maioria acredita, e vejo isso acontecer anos a fio, que apenas os conteúdos do Terceiro ano dão conta de prepara-los. Pensando assim, TODOS deixam para o ÚLTIMO ANO, para o ÚLTIMO MÊS, para a ÚLTIMA SEMANA, para o ÚLTIMO DIA, para a ÚLTIMA HORA... Uma preocupação e uma responsabilidade que já deveriam estar instaladas desde o início da vida escolar.


O aluno necessita; sobretudo, desde o início do Ensino Médio, saber que a preparação para o ENEM e para o vestibular acontece em todas as aulas. Além disso, há outros fatores que não são levados em conta quando o assunto é ENEM. Por se tratar de um exame matematicamente mensurável, o aluno pensa somente na quantidade. Contudo, há outros aspectos envolvidos e que não são devidamente desenvolvidos pelas escolas junto aos alunos.


De acordo com Camila Guimarães (2013) numa reportagem intitulada: “CARÁTER SE APRENDE NA ESCOLA”, na edição nº 804, de 21 de outubro de 2013, existe uma lista de atributos que influenciam o êxito  nos estudos e, por conseguinte, no mercado de trabalho e que devem ser desenvolvidos e aprimorados na escola. Segundo a pesquisadora os atributos poderiam ser agrupados assim: PERSEVERANÇA (perseguir uma meta, ser disciplinado e resiliente); AUTOCONTROLE ( não ceder a impulsos, como ligar a TV enquanto estuda); EXTROVERSÃO (não ficar apenas no campo das ideias, conseguir realizar o que planeja; CURIOSIDADE (estar aberto aos erros, sem medo de assumir riscos); PROTAGONISMO ( acreditar que, com esforço, é possível mudar o que está ruim e COOPERAÇÃO (habilidade de trabalhar em equipe).  A pesquisadora afirma ainda que:

“(...) este tipo de lacuna na FORMAÇÃO DO JOVEM pode comprometer a continuidade dos estudos, não importa o quão inteligente ele seja. (...)” (Guimarães, 2013:61).


Trata-se de atributos que são inerentes ao indivíduo durante sua vida, cabendo, em MAIOR RESPONSABILIDADE aos pais; contudo podendo sim ser desenvolvido se APRIMORADOS na sala de aula e pelo resto da vida, mesmo porque são aspectos inerentes a todos os setores da vida humana. E; por isso mesmo, tal como diz na reportagem (na íntegra) devem ser considerados na AVALIAÇÃO ESCOLAR. Ou seja, ao saber que terá sua capacidade de perseverança, por exemplo, avaliada, o aluno tratará de considerá-la  e de pensar sobre suas atitudes com uma visão mais crítica, enquanto SUJEITO QUE INSISTE  (ou que desiste). Suas escolhas passarão a ter um peso maior, o que o ajudará no seu amadurecimento.


Enfim, o ENEM é uma possibilidade (talvez a única que a maioria dos estudantes brasileiros tem de cursar uma boa faculdade). Então, por que não pensar mais seriamente sobre o assunto desde o início do Ensino Médio? Por que não considerar todas as implicações periféricas que envolvem um bom resultado: RERSPONSABILIDADE; DISCIPLINA PARA OS ESTUDOS e PERSEVERANÇA?

Segue uma pequena amostra com alguns DEPOIMENTOS dos meus alunos do “TERCEIRÃO” do CEC, que relatam suas impressões e sensações acerca do ENEM 2013. Percebam, nos relatos, as pitadas de angústia, de pressão, de insegurança etc... Aspectos que poderiam ter sido minimizados, se a preocupação de “TODOS” não fosse somente a questão intelectual e quantitativa, mas também emocional e comportamental.


1 – NAARA

“O ENEM 2013 estava complicado pelo fato de ter muitas questões e, na minha concepção, pouco tempo para responder; por isso, não dava para pensar e analisar qual seria a resposta certa. Tinha que ler o texto, as alternativas e já assinalar a que considerasse correta. Nos dois dias fiquei muito nervosa e ansiosa, mas consegui conter minhas emoções e fazer as provas. O ENEM foi um aprova que me deixou tensa e desnorteada, devido à pressão psicológica.”

2 – FELIPE

“Eu estava ansioso por ir fazer a prova, mas mediante  a minha situação de trabalho, iria para o local da prova usando minha mochila, pois iria direto para o trabalho após a prova. Ao sair de casa,  comentaram que possivelmente eu não entraria já que  estava de mochila. Então, peguei a carta que recebi do ENEM e  a caneta preta; mas, por infelicidade, esqueci de pegar o RG. Só percebi ao chegar ao local. Enfim... meses estudando, horas “jogadas ao vento”. De certo modo,  a culpa foi da pressa e do nervosismo.

3 – NATALI

O ENEM despertou várias emoções ao mesmo tempo em mim, desde o dia que o antecedeu até os minutos finais das provas, como insônia, insegurança. Aflição por conta do tempo e ansiedade.
Mesmo achando o ENEM fútil e um método cheio de avaliação repleto de brechas e vãos, a expectativa criada sobre os dois dias era imensurável, pois um pensamento surgia em minha mente a todo o momento: “meu futuro está n aponta da minha caneta.”

4 – ABNER CARVALHO

Minha pessoa nunca imaginaria que faria o ENEM com tanta serenidade, mesmo não sabendo com profundidade a matéria de química e de biologia.
Quando fui informado que faria aprova no Jardim Rosina, logo comecei a reclamar; porém, ao adentrar na escola, percebi que se tratava de uma escola muito bem estruturada e ainda encontrei dois conhecidos.
A prova, em si, foi difícil, mas, final que prova não é? Apesar de ter “chutado” igual ao Ronaldinho em Química, eu acredito ter ido bem.

5 – MICAELLE

Para mim o ENEM não passa de um exame banal, servindo somente para rebaixar ca  autoestima de cada aluno, tentando fazê-lo acreditar que, literalmente, não sabe nada.
Creio que 180 questões, sendo 90 por dia e no segundo dia incluindo a redação, seja um abuso, por exigir demais dos alunos. Creio que 50 questões seriam suficientes e testaria os conhecimentos da mesma forma.
A Experiência que passei foi cansativa e, se fui mal, como acredito que fui não me adiantará de nada... Mas acredito que adquiri muito conhecimento durante o Ensino Médio.

6 – BRUNA

Um momento de tensão e muita ansiedade, nem uma barra de chocolate seria capaz de amenizar o que estava sentindo.
Enquanto ia para a escola, minha mãe tentava me acalmar, mas mal sabia ela que eu queria era chorar ao cantar a música do Guilherme Arantes que dizia:” Se você tentou/ E não aconteceu/Valeu/Infelizmente nem tudo é/ Exatamente como a gente quer”.
Desci do carro, entrei na escola e fui surpreendida quando a fiscal disse para eu aguardar, pois não saberia se eu poderia fazer a prova devido ao fato de meu RGT ser antigo. Aquele momento foi propício para que minhas lágrimas transbordassem. Com a confirmação de outros fiscais, e coordenadores, minha entrada foi autorizada e consegui realizar minha prova. Porém, fiquei incomodada com o barulho que durou mais de meia hora. Isso, consequentemente, me desconcentrava. Eu tentava manter a calma; porém, passar as dez últimas questões para o gabarito, o que me prejudicou.
No segundo dia, voltei com um sentimento d emedo e de vergonha. Acabei saindo meia hora antes de casa com meu pai, e estava uma chuva contínua  e forte. Quando não estávamos nem na metade do caminho, o trânsito parou. Comecei a ver pessoas saírem dos carros e terminar o percurso a pé. Meu pai retornou com o carro, pegou  amoto... E fomos mesmo embaixo de chuva. Chegamos ao local exatamente às 12h59! Achei aprova em si um pouco mais fácil e a redação me surpreendeu. Ao me deparar com ela, um sentimento de alívio tom ou conta de mim. Consegui desenvolver o tema e me lembrei das dicas da Prof. Mari e de palavras que facilitaram o desenvolvimento do assunto proposto.
Foi uma experiência bem complicada; porém, boa. Uma amostra de como serão daqui em diante as avaliações do meu desempenho e eu superando, cada vez mais, meus erros. Isso foi apenas um desabafo!

7 – ANDRE

Em minha opinião, o ENEM é uma prova idiota e sem sentido, pois fazemos apenas para o Governo ver a qualidade do ensino. Para nós, estudantes, é uma prova muito cansativa. Não é uma prova fácil d esse fazer. São 90 questões por dia (180 no total), mais a redação.
Foi uma péssima experiência pra mim. No meio da prova, alguém ligou o som no último volume e não me concentrei; ou seja, minha nota deverá ser baixa, disso não tenho dúvidas.
Enfim, foi um aprova ridícula que, sob meu ponto de vista, só causou revoltas  e frustrações entre os estudantes.


8 - JESSICA

Os professores da minha escola falaram do ENEM. O professor de matemática com suas contas complicadas, falando em equações e o Teorema de Pitágoras. A professora de português falando de advérbios, interjeições e substantivos. A professora de geografia com suas explicações regionais, sítios e selvas.


9 - LETÍCIA

Você possui um propósito?  Já pensou o porquê de fazer o ENEM? O ENEM  é uma prova cansativa, mas para quem sabe o que quer e se preparou intelectual e psicologicamente, o ENEM torna-se um desafio possível de ser superado.
A pior parte para os candidatos é a pressão que lhes são colocadas, seja da família, amigos ou até mesmo da escola. Todos esperam que você se saia bem. Entretanto, todos passam seu tempo dizendo o que todos já sabem: “O ENEM é tão difícil!”. Isso faz com que o candidato se perca dentre seus medos e, na hora “H”, não consiga ser producente e acaba se decepcionando.
Então, a maior dica para você que pretende fazer o ENEM é, primeiramente, estudar bastante. Vá fazer a prova com um bom domínio dos conhecimentos escolares. Segundo, acalme-se, o ENEM, como já foi dito, é um desafio que pode ser superado. E, acima de tudo, acredite em si mesmo... Que, no final, tudo dará certo.

10 - GABRIELLA

Minha primeira experiência ao fazer o ENEM 2013 foi tranquila em partes. No início, senti certa insegurança por ser minha primeira vez e pelo fato d éter sido muito pressionada no decorrer do ano em relação a isso.  Porém, aos poucos fui me tranquilizando.
No segundo dia, de exame, fiquei mais inquieta, acreditava que não conseguiria concluir a prova em tempo hábil, porque costumo demorar a fazer redações. Primeiramente, organizo meus pensamentos para, depois, passá-los para o papel, mas não tenho a habilidade de fazer isso em pouco tempo. Porém, superei minhas expectativas e terminei a redação antes do esperado.
As duas provas foram bem cansativas, não fui tão bem, mas também não fui tão mal. Espero me sair melhor da próxima vez.




 OBS. Novos depoimentos serão postados durante a semana...




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