Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

AFETO E APRENDIZADO

Por Mari Monteiro

TERCEIRÃO - 2013: RETA FINAL...


Não é necessário tanto tempo assim para que eu me apegue às pessoas. Sou daqueles seres humanos que não sabem viver sozinhos. Inclusive, daqueles que respeitam a máxima bíblica: “Ame ao próximo como a ti mesmo”.
Ai meu Deus! Faltam muitas pessoas nesta foto...






Além disso, amo fácil,
fácil... Talvez com a mesma intensidade de quem nunca deixará de insistir no amor, em detrimento de toda e qualquer decepção.




















Muito provavelmente, isso aconteça porque acredito em “TODA FORMA DE AMOR” (plagiando Lulu Santos). Amo a todos com quem eu convivo, em diferentes níveis de intensidade e de apego. E, se não amo mais, porque ninguém é perfeito... Não desejo o mal, afinal não saberei mais a quem não amava... (Nessas horas é bom não ter boa memória rsrrsrs).  















































Uma coisa é certa, quanto mais amo, mais quero perto, mais quero bem, mais sofro  a ausência e mais RESPEITO a pessoa amada.



























Com os amigos do “TERCEIRÃO”, é assim... Não amo a todos de forma igual, mas AMO A TODOS. Nunca desviei o olhar, fugi de uma conversa franca, nunca fingi ser outra pessoa. Mari: simplesmente Mari.  Eu e eles.











 Foram anos permeados de manhãs fáceis e agradáveis e de manhãs não tão fáceis e nem tão agradáveis assim, mas nunca sozinhos... UNS PELOS OUTROS.




Desejo que antes de partirem, saibam de algumas coisas que, por falta de tempo, deixei de dizer (ô aula que passava rápido!!!).  Para que cada um de nós se encontre nestas falas, vou escrevê-las em forma de tópicos (BEM PROFESSORA MESMO AGORA HEIN???kkkk):









- Sem CUMPLICIDADE, não há aprendizado. Somos cúmplices.

- Sem AUTENTICIDADE, não há reconhecimento. Nós nos reconhecemos.

- Sem RESPEITO, não há amizade. Somos amigos.

- Sem ALEGRIA, não há prazer. Temos prazer em estar juntos.

- Sem ESFORÇO, não há recompensas. Temos o saber como recompensa.

- Sem LÁGRIMAS, não há o transbordamento dos sentimentos. Nossos sentimentos transbordaram algumas vezes.




Desejo também que saibam de mais umas “coisinhas” (BEM AMIGA MESMO AGORA HEIN???kkk)

- Protejam-se contra o Mal. Ele está em todos os lugares.

- Não sumam da vida uns dos outros. Sozinhos, somos fracos.

- Fiquem próximos aos seus familiares, não existem pessoas que lhes queiram melhor que eles neste mundo.

- Façam boas escolhas. O que não significa que serão escolhas fáceis.

- Digam “eu te amo”, sem moderação, mas com muita HONESTIDADE.

- Alimentem suas almas com: BOAS MÚSICAS; BONS LIVROS; BOAS CONVERSAS; PRECES.

- Cultivem a HUMILDADE. Pessoas arrogantes nunca conseguem chegar muito longe.

-  E, por fim, lembrem-se de mim. Porque me lembrarei de vocês POR TODA MINHA VIDA!!! SEJAM FELIZES! MUITO FELIZES!




12 comentários:

  1. É difícil acreditar que faltam apenas 4 dias para fim de uma fase tão intensa e marcante em nossas vidas... porém, mais difícil ainda é escrever este comentário sem derramar algumas lágrimas!
    Esta sala não foi apenas mais um terceiro ano, mas sim , O terceiro ano!!!
    Agora, estamos preparados para a árdua luta que é a vida, além de estarmos levando conosco uma bagagem repleta de lembranças e sorrisos inesquecíveis! Pois como já dizia Clarisse Lispector em minha frase predileta: " A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade"

    NATALI RANDI, orgulhosa em dizer que fiz parte do terceirão 2013 CEC

    OBS.: Mari, sentirei saudades imensuráveis!!! Milhões de beijos, e que o destino se encarregue de promover diversos encontros entre nós no futuro s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe suas palavras Natali; que possamos mesmo nos rever muito no futuro!
      Foi uma honra trabalhar E APRENDER com vocês!

      Sentirei muitas saudades também... E também derramei muitas lágrimas ao escrever para vocês!!!

      Obrigadíssima por tudo Natali!

      Bjus e FELIZ VIDA!!!

      Excluir
  2. Nossa realmente é difícil de acreditar que depois de tantos anos o momento que eu mais esperei na minha vida esteja tão próximo, porém eu acreditava que seria um momento muito feliz,mas não, é muito triste esse momento de despedida.
    E concordo com a Natali está sala foi O terceiro ano!!!

    E Mari minha prof linda, nunca me esquecerei de você, de todos os conselhos, de todos os Micaellas kkkk, você sempre foi e sempre será muito especial para mim e tenho certeza que quando eu precisar de você, você irá me ajudar e saiba que sempre irei te ajudar também quando precisar.


    Te amooooo s2

    Micaelle Lorenceti, orgulhosa em dizer que fiz parte do terceirão 2013 CEC

    ResponderExcluir
  3. MikaellEEEEEEEEEEEEEE, mimo...kkkkkkkkkkk

    Nossos últimos dias" juntos chegaram!!!
    Rápido demais, eu diria....

    Também te amo muito e estarei sempre aqui...

    Muitíssimo obrigada pela companhia!

    Feliz Vida!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS TERCEIRO
    Que vocês tenham um futuro brilhante e que tenham muito sucesso na vida , q vocês tenham atitudes maravilhosa. UM ÓTIMO FUTURO PAR VOCÊS PARABÉNS
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 1EM 03/12/2013

    ResponderExcluir
  5. Agatha, mimoooooooooooooooo!!!

    Em nome do "TERCEIRÃO", agradeço a você pelo carinho!!!!

    Logo serão vocês! O tempo voa... (Que clichê!!! mas são seis horas da manhã!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk)

    Obrigadíssima!

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Terceiro
    Desejo a todos vocês tudo de bom que todos tenham um futuro brilhante e continuem sendo essas pessoas MARAVILHOSAS. Parabéns Sucesso a todos.
    Jéssica Henriques 1° EM

    ResponderExcluir
  7. Jessica, mimo!!!

    Que delícia sentir seu carinho pelo "TERCEIRÃO"...
    Estou chorando aos poucos...
    Será assim com vcs também!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Saudades vou sentir de todos vocês.
    De todos as conversas,as risadas jogadas ao vento, as brincadeiras e de tudo que vivemos e passamos nestes anos todos, alguns mais outros menos,porém o bastante para consolidar uma amizade..... Dividimos, não só uma sala de aula, mas sim sorrisos,lágrimas e expectativas futuras.
    Pode ser ,que nos separemos e que talvez nem nos reconheçamos daqui alguns longos anos, mas valeu a experiência de termos compartilhado momentos que ficarão para a vida toda.Muita sorte , muita luz e muita força para enfrentar a próxima etapa na vida de vocês.
    Obrigada pela amizade de todos vocês,um grande beijo , adoro todos , beijos, beijos ..........

    Profª Sandra Siqueira

    ResponderExcluir
  9. Sandrinha, sua lokaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! kkkkkkkk

    Você é que é muito especial para todos nós!!!!
    E, agora, você me deve uma caixa de lenço de papel.... de tanto que eu chorei!!!!


    Bjus mimooooooooooooo!!!!

    ResponderExcluir
  10. Como não se emocionar com essa demonstração de carinho, hein meu mimo?!
    Sou completamente grata a deus, por ter colocado pessoas maravilhosas em minha vida que me proporcionaram os melhores momentos e que preencheram todo o espaço vazio que havia em mim. Vocês foram a minha família, presente tantos nos momentos de tristeza e nos de alegria e, é por isso que vou lembrar cada um de vocês de uma forma diferente, pois foram capazes de me fazer feliz de todos os jeitos e justamente por isso que chorei e continuo chorando. Minhas lagrimas são de saudades dos momentos que hoje só estão em minha memória e em papéis que passei dias escrevendo para guardar, para futuramente ler e relembrar, e ainda poder chorar de orgulho dos meus amigos e do TERCEIRÃO que nunca imaginei ter e mostrar pros futuros estudantes que a UNIÃO de uma sala faz toda a diferença. Sempre há discussões, brigas e magoas, mas o amor que há uns pelos outros prevalece e é bem maior, tão intenso que uns reconhecem os erros e minutos depois se desculpam e se abraçam e vê que o tempo passa muito rápido e que não vale a pena.
    Aproveitar enquanto pode, enquanto a tempo, pois momentos como esses são inesquecíveis e intensos.

    MARIIIIIIIIIII, obrigada por tudo!!! Obrigado por todos os abraços, por todos os elogios e obrigado por ser essa pessoa maravilhosa capaz de alegrar todos os que estão em sua volta. Espero te ver em breve! TE AMOOOOOOOOOOO


    Bruna Zerbetti

    ResponderExcluir
  11. Bruna, mimooooooooooo...

    Nosso chor é um choro bom... Porque não é só de distanciamento dos nossos amigos, é porque tudo foi muito intenso e bom!

    Todos os abraços e amor que prevaleceu entre nós, como você disse permanecerão na nossa memória eternamente.

    Lembra que eu sempre dizia que, no final de tudo, eram esses sentimentos e esses momentos que levaríamos conosco!!!

    Eu que agradeço por ter feito parte (ainda que pequena) da sua vida! Também TE AMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pra sempre!!!


    Bjus


    Com amor, Mari.

    ResponderExcluir

COMENTE!