Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SOBRE A “MAGIA” DO NATAL: SÓ PARA ADULTOS! (ABOUT THE "MAGIC" CHRISTMAS: ONLY FOR ADULTS!)

POR MARI MONTEIRO



Sobre o título, a expressão "só para adultos!' refere-se ao respeito que tenho pela INFÂNCIA e pelos SONHOS que toda criança acalenta, mas que... Nem todas vivenciam. Além de tudo este artigo é o que classifico como uma leitura um tanto "ÁCIDA"; porém, necessária... Pensar é preciso.



Quantas vezes durante o ano ouvimos frases como: “Feliz dia”; “Próspero amanhecer”; “Que seu próximo dia seja repleto de paz, saúde e harmonia”??? Eu, particularmente, recebo cumprimentos sinceros de meia dúzia de pessoas por dia.  Mas, no natal, essas  frases se multiplicam  assombrosamente. E abraços afetuosos? Quantos? De quem? Daí minha tentativa de entender o que ocorre no mês de dezembro. E, já que se trata de uma tentativa, minhas especulações estão abertas à exposição de qualquer discordância da sua parte.


Tenho diversas conjecturas a respeito do fenômeno da APROXIMAÇÃO entre as pessoas no natal.  Primeira: INTERESSE. Talvez, se eu demonstrar interesse carinho, as pessoas retribuam com presentes. Segunda: APARÊNCIA. A necessidade de fazer o que todos fazem. É natal e todos enfeitam suas casas; montam árvores; se empanturram de comida; trocam presentes; logo, não posso ficar de fora, porque não tenho CORAGEM DE SER AUTÊNTICO. Terceira: HIPOCRISIA. Em minha opinião, a conjectura que mais se aproxima do que eu acredito enquanto explicação para a “magia do natal”. 


(...)


Pensei muito... Não conjecturo mais. É hipocrisia e pronto. Explico. Há pessoas que não vejo há anos; mas que se eu encontrar no natal, elas saberão que os abraços e as palavras serão sinceros. Em contrapartida, convivo diariamente com inúmeras pessoas que, se me abraçarem ou proferir os famosos clichês natalinos, eu saberei se há sinceridade.  Como? Simples. Passa um “filminho” na minha cabeça (sou boa nisso rsrs) e vejo a qualidade da nossa convivência. É aquilo que Renato Russo dizia; “QUEM ESTÁ AGORA AO SEU LADO? QUEM PARA SEMPRE ESTARÁ?”


E o Papai Noel? Gente, quem é ele? Ele já foi à sua casa? À minha, NUNCA. Para mim, não passa de mais uma “pagação de pau” para Santa Claus, o abastado papai Noel dos norte – americanos e para os europeus igualmente abastados. Sei que, a esta altura do artigo, a maioria dos leitores, pensarão nesta palavra: RECALQUE! Coisa de pobre. Posso garantir que não é. O que me incomoda não é a festa em si; mas a hipocrisia, o consumismo e a desigualdade (que salta aos olhos) nesta época do ano. Tudo é potencializado. Por que não trocar presentes, ser solidário e carinhoso o ano todo? Por que reunir a família somente no final do ano? Para mim, Papai Noel não passa de um FUNCIONÁRIO MAL PAGO DO CAPITALISMO SELVAGEM.



Para não dizer apenas da minha indignação, faço o máximo para ver o lado bom disso tudo. Vejamos. As pessoas fazem cestas de natal e presenteiam famílias carentes (aplausos!!!); E O RESTO DO ANO?  As famílias se reúnem (aplausos!!!); E DURANTE A VIDA INTEIRA? Recebemos palavras otimistas e de conforto (aplausos!!!); QUEM ME DISSE ALGO SEMELHANTE QUANDO MAIS PRECISEI? É o tempo de esquecer e perdoar (aplausos!!!); O ARREPENDIMENTO É SINCERO? Lembramo-nos e até fazemos orações para aqueles que não estão mais entre nós (aplausos!!!); O QUE FIZEMOS POR ESTAS PESSOAS EM VIDA? Então... Tentei. E?

Fato é que sou visionária demais. Não gosto de miséria; contudo quando se trata de POBREZA DE ESPÍRITO. Fazemos promessas e firmamos compromissos conosco mesmos no final do ano e não cumprimos; ou seja, não somos fiéis nem a nós mesmos. Guardamos rancor, falamos por trás das pessoas; não dizemos “eu te amo” para familiares e pessoas que nos são caras... Mas, no natal, a “MAGIA” faz isso acontecer! Então isso é bom? Não! Seria bom se fôssemos tão GENTIS, AMOROSOS, SOLIDÁRIOS, EDUCADOS, SORRIDENTES E CARINHOSOS, como somos no Natal, durante o ano todo. Aí sim o Natal faria sentido pra mim.



E quanto à máxima que o “protagonista” do Natal (que não é o Papai Noel com seu saco de presentes!) nos deixou? “AME AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO?” Quem é nosso próximo? Façamos uma lista. Há algum morador de rua nela; alguma criança órfã; idosos doentes; crianças com câncer?

Durante o ano (não raro, durante uma vida inteira...) vale, de novo, o que R. Russo cantou: “CADA UM DE NÓS IMERSO EM SUA PRÓPRIA ARROGÂNCIA, ESPERANDO UM POUCO DE ATENÇÃO.” Mas, de repente, como num passe de mágica, nos transformamos em seres humanos mais  HUMANOS; GENEROSOS; FELIZES... Isso não cabe na minha cabeça. Terá ceia na minha casa? Não sei. Presentearei quem amo? Sim... Mas faço isso o ano todo. Direi do meu amor pelas pessoas? Sim... Mas faço isso o ano inteiro.  Arrepender-me-ei de algumas coisas? Talvez de algumas... NÃO FIZ ISSO O ANO INTEIRO! Farei promessas a mim mesma? Não. Ainda não cumpri um décimo dos combinados comigo mesma durante todos os finais de ano que vivi.

Portanto, meus amigos, desejo lhes uma FELIZ EXISTÊNCIA. Que todas as “coisas” que vocês consiguirem comprar para o natal sejam possíveis para todos e que vocês SEJAM e FAÇAM as pessoas muito felizes através dessas “aquisições”.  E que as palavras OUVIDAS e PROFERIDAS possam fazer parte do repertório de todos durante o resto da vida.  Que a tal “magia do natal” não desapareça no dia 26 de dezembro, tão efusiva e bruscamente como chegou.  E isso não são PROMESSAS, são DESAFIOS! Fica aqui o espaço aberto a todos que queiram discordar; reforçar; refutar... Enfim, este espaço é seu! 

COM AMOR E AFETO, MARI.





6 comentários:

  1. SENSACIONALLLLL...Isso é bomm demaisss!!!!!! Penso EXATAMENTE como fala, escreve, só não tenho esse potencial que você...saber Escrever...rs por isso que tem esse blog..pra gente amar, curtir, compartilhar e reler todas as vezes q puder...rsrsrs
    Parabénsssssssssssss......que Deus continue a iluminar essa Cabeça fantástica!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Camila, sua lindaaaaaaaaaaaaa!!!

    Super obrigada! Este é o tipo de artigo que a gente escreve e esperadas duas uma: que amem ou odeiem. Estou muito feliz que tenha gostado!!!


    FELIZ TUDO PRA VC!!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. bom dia muito certo e verdadeiro temos que pensar nos nosso semelhantes que muitos passa o ano todo sem ter o que comer e nesta data e um presente aqui outro ali mais passa muitas vez sem alembra que e o nascimento de Jesus que Jesus quer de nos ajudar os menos favorecidos.

    vamos agradecer a Jesus por este ano que esta terminando e pedindo a ele muitas paz e saude e luz a todos nos um feliz NATAL.


    maura

    ResponderExcluir
  4. Mãezinha,

    Que delícia ler seu comentário!!!
    Aprendi muito disso com você!!!
    Te amoooooooooooo!!!


    Com amor,

    Mari

    ResponderExcluir
  5. E la vamos nós de novo ADMIRAR...e HONRAR...
    Fantásticoooo....AMEEIIII e é justamente isso que penso, defendo, acredito e compartilho!!!! Sensacional!!! Deveríamos pegar esse texto e aumentar em letras garrrafais e"panfletar" pra ver se pelo menos "tocamos" um intimo...rs...Parabéns Mari' Moon..sempre me deixando mais contente...rsrs
    Amada e Querida Mari!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Camilaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

    Agora que nos conhecemos pessoalmente, é mais intenso ainda "falar" com vc por aqui!!! rsrrsrs

    Comecei o artigo sobre o ano novo! Devo postá-lo no sábado. Você e o Célio serão os primeiros a saberem!!!


    bjus!!!

    ResponderExcluir

COMENTE!