Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 31 de março de 2013

ATÉ QUANDO?

Por Mari Monteiro
Quando vi esta imagem, a primeira coisa que fiz foi ficar paralisada por alguns minutos. Depois, , me senti mal (DE NOVO!!!), porque isso já virou um "déjà vu" na educação. TODO MUNDO sabe o que  acontece. Sabe também que as agressões verbais (que também doem!!!) são constantes... e as mortes??? Daí a OBVIEDADE do título deste artigo. E quem pode responder a pergunta: "Até quando?" eu, você, os alunos, os professores que são agredidos das mais variadas formas, as autoridades (aliás, autoridades em que mesmo???). 


E, por falar em AUTORIDADES EM EDUCAÇÃO, quem são vocês caras pálidas que se escondem atrás das portas de seus gabinetes? Distantes  dos palavrões, dos xingamentos, das ofensas, das agressões e de toda sorte de descasos que sofremos em sala de aula? De que lado estão? Tais questionamentos advém do fato de que esse tipo de notícia já se tornou comum (isso quando é veiculada pela mídia que, afinal de contas, tem coisas mais importantes para noticiar..."coisas" que desviem o foco de nós mesmos, que faça com que nos acostumemos com nosso próprio sofrimento), o que fortalece o "NÃO - ASSOMBRO". 



Tenho muito medo de que nos acostumemos com cenas e fotos relacionadas à profissão docente... porque às outras formas de violência já tomaram o seu lugar na sociedade: o "lugar - comum"...



Enfim, quero muito saber o que acontecerá com o agressor (independentemente de sua idade. FODA-SE  o ECA! A Constituição não funciona mesmo...). E se fosse sua mãe?

2 comentários:

  1. Até quando? Até quando suportaremos ter uma profissão que deveria ser a mais reconhecida e valorizada de todas as profissões e é, exatamente o oposto disso? Até quando nossos governantes irão priorizar o auxílio reclusão e deixar nossos salários defasados e desmotivadores? Até quando teremos que conviver com Direitos e ver os DEVERES esquecidos num canto qualquer? Até quando teremos que ter leis para reger cada segmento de nossas vidas, por conta de uma sociedade hipócrita e corrupta? Até quando teremos que conviver com a violência dentro das escolas e ainda receber o título de CULPADOS por essa situação? Na verdade estou farta de ser chamada de incompetente e culpabilizada por todas as situações de um sistema caduco e falido. De ser humilhada para ter um aumento salarial onde tenho que prestar prova para constatar minha "competência", de ter que depender de bônus sem critérios ou com critérios dúbios para sobreviver com mais dignidade. Eu, apaixonada pela educação como sempre fui, amante da minha profissão, grito a quem quiser ouvir: Estou FARTA dessa situação. Dignidade Já!

    ResponderExcluir
  2. É isto amiga!!! FARTA é a palavra. Sinto-me menos sozinha com seu comentário postado aqui!!! valeu muito! Bjus

    ResponderExcluir

COMENTE!