Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 30 de março de 2014

A FALTA DE EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO (EDUCATION OF MISSING IN EDUCATION)

POR MARI MONTEIRO


Notícias e bibliografias sobre a indisciplina e a falta de educação dos alunos não faltam. Contudo, me surpreendi quando procurei algo relacionado à FALTA DE EDUCAÇÃO e à INDISCIPLINA DO PROFESSOR em relação aos alunos; aos  seus pares e aos seus superiores. Supostamente, adultos que somos, deveríamos ser mais contidos; falar baixo; pregar a tal “ESCUTÓRIA” (termo este que credito a Rubem Alves); manter o respeito... bla, bla, blá...  Isso, na prática, não acontece. E, pior, aumenta com o tempo. Tenho medo que seja contagioso. 


Infelizmente, pude presenciar esse tipo de comportamento em TODOS os lugares em que me relacionei com professores na vida. Em todos os locais e situações, a MINORIA é educada. E a maioria não aprendeu ou não tem paciência para ouvir. Só quer falar (ou gritar...). Não é fácil constatar isso; bem como, não é fácil EXPRESSAR esta situação.  Além disso, estou ciente de que essa minha assunção desagradará muitas pessoas. Porém, tenho certeza, não será ninguém que me conheça de fato. Porque quem me conhece sabe que o que para na garganta me adoece. Então eu digo. Então eu pago o preço.

Contudo, tenho plena tranquilidade no que se refere a minha CONDUTA DOCENTE. Por muitas vezes, meus alunos me viram triste; calada; indignada... E, na maioria das vezes, tratavam-se de coisas que pude dividir com eles... Logo, sabiam que não eram eles os "causadores" do meu  estado. Agora, gritar com alunos; colegas professores e superiores é algo que NUNCA EXPERIMENTEI. E isso é algo que me confere certo crédito para tocar neste assunto...

Sei que o título, a princípio, pode parecer AGRESSIVO. É intencional.  A “agressividade” contida no título não chega a representar legitimamente a sensação de ser agredido (a) no meio educacional. Não que em outros ambientes a falta de educação seja aceitável; mas, no meio educacional, é DESCABIDA e VERGONHOSA!



De agora em diante, esclareço: FALO POR MIM. TÃO SOMENTE POR MIM. Minha fundamentação? Anos a fio frequentando ambientes educacionais (escolas privadas; universidades; escolas estaduais; escolas municipais; reuniões pedagógicas; cursos de formação etc.) Esclareço também que – em nenhum momento – minha intenção é generalizar. Por outro lado, também não serei tão pontual assim. Desnecessário. O teor deste artigo é INQUIETANTE por si só. Cada leitor, com base na sua vivência profissional e com um OLHAR CRÍTICO, poderá autenticar ou não minhas constatações e considerações.


Falo especificamente da EDUCAÇÃO (ou da falta dela) DO EDUCADOR. É necessário, antes, observar a distinção entre TOM DE VOZ e GRITOS. Há professores que possuem, naturalmente, um tom de voz alto. E, justamente por ser natural, não agride. A voz é alta, forte e firme, mas não é agressiva. Apenas este fator não caracteriza um professor mal educado.

Por outro lado, o professor mal educado é aquele que grita. Uma característica marcante deste professor é o fato de ele confundir INDISCIPLINA com LIBERDADE DE EXPRESSÃO ou com a alegria do aluno. Percebo que, nestes casos, o descontentamento (no sentido mais amplo  da palavra) está muito relacionado à falta de educação e, consequentemente, aos gritos. Isso porque distanciar-se da vida pessoal e trabalhar com seres humanos, com diferente shistórias, diferentes perfis... E não “misturar” as coisas, são ações extremamente difíceis. Não esqueçamos aqui que, antes de ser professores, SOMOS HUMANOS: sentimos dores, frio, frustrações, medo, raiva, insegurança...

O ato de “falar alto” em sala de aula se torna uma espécie de circulo vicioso: o professor fala alto porque o aluno fala alto e cada vez mais alto. SE O PROFESSOR GRITA, O ALUNO NÃO PRECISA “SE ESFORÇAR” PARA OUVI-LO. Soma-se a isso uma troca de energia muito ruim. Entre os gritos de todos, que – em determinado ponto – nem “sentem” que gritam, cria-se uma atmosfera DENSA e TENSA.

E as FISIONOMIAS? Observem. Existe um grande número de professores que já possui o rosto moldado pela “BRABEZA” (como diria minha avozinha). Já cheguei a fazer um teste comigo mesma e sugiro que façam. Fiquei em frente a um espelho e fiz de conta que estava dando uma bronca daquelas nos meus alunos. Fiz, inclusive, aquela famosa pose (a propósito viciante, chega a virar TOC!) de tentar, EM VÃO, claro, controlar uma situação de indisciplina apenas com expressões faciais. Meu Deus! Pensei: “QUE PESSOA HORRÍVEL EU SOU! QUANTAS RUGAS!”.


Neste dia, TIVE MEDO DE MIM... Quero “desmanchar” a cara fechada; descontrair lábios e olhos; falar manso. Quero CONVERSAR com meus alunos, com meus pares, com meus superiores... E, claro, isso refletirá na minha vida pessoal e vice-versa.

VISÃO ROMANTIZADA A MINHA SOBRE EDUCAÇÃO? Sim. Eu sou romântica. Não quero me tornar pedra. Não tenho no meu guarda- roupa uma máscara para cada situação. Além disso, penso que ficar "trocando de máscaras" dá muito trabalho. Resta, então, vigiar. Sorrir deve ser um hábito e não uma exceção. Quero cumprimentar e ser cumprimentada. Pense. Não é pedir muito. Basta um ESPELHO e uma boa dose de CORAGEM para ser PROFESSOR sem se deixar contaminar pelo “vírus” do mal humor... Quero um rosto e não uma carranca.

NESTE CASO, ENTENDAMOS A EDUCAÇÃO, NO SENTIDO MAIS AMPLO DA PALAVRA: NAS ESCOLAS; NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS EM GERAL; NO ÔNIBUS; NAS FILAS; NAS RELAÇÕES MÉDICO - PACIENTE... ENFIM, SOMENTE UMA EDUCAÇÃO "GERAL" MUDA AS CIRCUNSTÂNCIAS.



24 comentários:

  1. Pois é Mari, hoje em dia os professores são assim, gritam, não descontraem na aula, e eu acho que assim fica bem mais difícil de "pegar" a máteria, pois assim o professor acaba se tornando chato, e professores chatos o aluno não tem o prazer de aprender, já passei por muitas escolas e eu posso contar nos dedos os professores que brincam com seus alunos, que não se desesperam para passar a máteria, os que você vê mais como amigo do que como professor ...

    Yasmim Jacó Cavalieri

    ResponderExcluir
  2. Yasmim, mimo...

    Isso é verdade. Também penso assim. E também aprendi sempre mais quando não sentia MEDO dos professores; mas sim um respeito conquistado. Como vc diz, eles eram "PROFESSORES - AMIGOS".

    Obrigadíssima!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. É Mimo, os professores estão perdendo o respeito hj em dia, em só gritam, discutem, e alguns ate msm falam certos tipos de palavriados q n são apropriados em uma escola! Por isso q sinto tanto sua falta, uma professora respeitada, dedicada, que sabe dar sua aula corretamente e fazer os alunos se enteresar pela matéria! Acho uma vergonha certos tipos de comportamento de um professor em uma sala de aula!!! Beijos Mimo sz

    Giovanna Bareti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, mimo!!!

      Muito obrigada pela participação!!!

      Também sinto falta de vc!!! Muita.


      Bjus mimo!

      Excluir
  4. Concordo contigo.. minha queria Mary.. pois eu tive o privilegio de ter aula contigo 2 ou 3 anos kk, e nesse período alem de educadora, você chegava na sala sendo amiga, cobrando o necessário e um pouco mais para nos preparar para a “selva” no mundo lá fora.
    Uma coisa q eu vejo, quanto mais alto a pessoa ou grita ela perde a sua razão, porque o individuo se expressar de uma forma agressiva não leva a lugar nenhum, ao invés de querer por ordem numa sala de aula, por exemplo, na verdade ele deixa seus alunos assustados e muitas vezes com medo diante tal reação. Por isso o mais ideal seria a pessoa ser serena e falar calmo e em bom som, não há necessidade de gritar para expressar o que se pensa, quem pensa que falar mais alto ganha alguma coisa, está enganado.
    Sendo que na área da educação onde os professores são os espelhos de seus alunos, essa atitude não seria tão legal em ver nas salas de aulas.
    Beijos Mary sdd XD a parte da pessoa Serena, é sobre vc haha *-*

    Adilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, mimo!!!

      Muito obrigada pela participação!!!

      Também sinto falta de vc!!! Muita.


      Bjus mimo!

      Excluir
  5. Realmente a falta de educação e muito grande na educação! E sim muitos pontos que você mostrou Mari, são de fato verdade, exemplo seria o da expressão facial, e como não ajuda em nada e só gera mais desconforto eu que sou aluno sei bem como é isso, e justamente por essas causas e outras, perdi muito conteúdo de português no SESI minhas aulas de português eram insuportáveis justamente por causa da professora, ( mas a escola em si é muito boa, hoje deve estar melhor ainda depois das reformas), até hoje não falo mais com a tal professora ,mais e o que eu sempre te digo em sala de aula, só tenho a te agradecer Mari, só aprendi realmente língua portuguesa no ensino médio.
    Voltando ao contexto, realmente, gritar não ajuda em nada, isso só gera mais desconforto a nos alunos e só prejudica o professor, que acaba pegando fama de chato, e logo sua aula será desvalorizada pelos alunos, que claro levaram a desentendimentos e a falta de respeito mútuo entre professor e aluno (os), o ambiente fica inabitável para o os dois conviverem.
    É ridículo ver e ouvir falar que professores e alunos acabam se matando em escolas, mas nem sempre a culpa e do professor, posso citar muitas pessoas que são desrespeitosas em sala de aula, principalmente com os professores, amigos próximos (se ele ler saberá que e ele mesmo).
    Concluindo, eu apoio você Mari e acredito que se a educação fosse mais valorizada na educação as aulas de todos seriam de maior qualidade, claro com professores qualificados e capacitados a ponto de dar excelentes aulas.
    Caio, terceiro médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, querido...

      Como sempre, escrevendo cada vez melhor!!!
      Fico feliz que tenha uma visão tão madura e pertinente sobre o assunto.
      Pena que seja nosso último ano juntos... (snif)

      Obrigadíssima.

      Bju

      Mari

      Excluir
  6. Querida Mari esta é a nossa realidade nua a crua. Creio eu que muitos docentes ainda não se encontraram e nem tampouco sabem a que vieram e apesar deles muitos alunos sobrevivem. Fico reflexiva ainda mais diante deste texto e consigo visualizar muitos docentes que utilizam do seu "poder" para intimidar alunos querendo provar não sei para quem este dito "poder" que sobe a cabeça. Reflito ainda que muitos docentes precisariam conhecer a si mesmos e isto ainda está longe de acontecer. Não consigo conceber Educação separada da Espiritualidade (não me refiro a crenças religiosas e sim a dedicação para com o outro). Quando enfim o olhar sair do umbigo e ir para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, ouvir o seu próprio Tom de Voz passa a ser algo normal. Você está de parabéns com tal artigo. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Helena, mimo...

    Sei que deveria esperar para respondê-la depois... Mas a ansiedade e a FELICIDADE não couberam em mim... rsrrss
    Sabe por que???

    PORQUE SEU PARECER É UM ADAS COISAS QUE MAIS IMPORTAM PRA MIM! Devido à sua clareza de ideias; elevação espiritual; inteligência; bom senso... Enfim..

    Sinto-me lisonjeada com seu comentário!

    Muitíssimo obrigada!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente, Mari, belo artigo por sinal!
    Se houvesse o comprometimento dos alunos e ao mesmo tempo a capacidade e paciência dos professores não seria assim a situação da educação nas escolas, tanto públicas quanto particulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, querido...

      Também penso que esta equação: Comprometimento dos alunos + capacidade e paciência seria a solução para grande parte dos problemas educacionais do Brasil.

      Muito obrigada pela participação. Saiba que me sinto muito feliz por ter sido sua professora...

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  9. Eu estudei 8 anos em uma escola particular e durante esses anos eu tive mais de 12 professores diferentes e a maioria eram assim como você descreveu Mari, mal educados. Havia um em especial (cujo o nome não citarei aqui por ser antiético) que era o mais mal educado que já conheci, além de gritar com os alunos sem necessidade ele zombava dos defeitos e dificuldades deles, eu mesma já fui vitima dele algumas vezes sendo exposta para toda sala. Enfim, essa falta de educação vinda dos que trabalham na área da educação esta ficando mais frequente o que é realmente lamentável e vergonhoso.

    Bianca 3ºE.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, mimo...

      Seu comentário reforça, infelizmente, tudo que escrevi. Também não consigo entender... Para mim, os profissionais DA EDUCAÇÃO deveriam ser os mais bem EDUCADOS do mundo!!! Afinal, é da área...

      Muito obrigada pela participação. E, enquanto educadora... escrevo e lamento muito que isso aconteça cada vez mais.


      Bjus

      Mari

      Excluir
  10. Concordo plenamente com tudo o que você disse Mari' á respeito da educação e a falta da mesma para se educar. Se todos os professores refletissem sobre o assunto, encontrariam uma resposta de o por que na maioria das vezes suas aulas e matérias não alcançam um nível satisfatório! A proposito, rs gostei da comparação feita de um rosto moldado pela brabeza com uma carranca! E parabéns por mais um artigo excepcional!

    ResponderExcluir
  11. Olá Deyber,

    É sempre gratificante ler seus comentários. Também ri sozinha quando digitei a parte da brabeza e da carranca rsrs. Mas não é que é??? Repara pra vc ver! Algumas metem medo... E, com isso, acham que "conquistarão" algum respeito. DUVIDO. Ninguém aprende sentindo medo.

    Muitíssimo obrigada por mais esta contribuição.

    Abraço.

    Mari

    ResponderExcluir
  12. Mari, lindona!!!

    Adorei tudo o que você escreveu.. Fiquei com medo das minhas rugas!! Vou fazer o teste no espelho.

    Simplesmente perfeito. Não quero e não podemos virar pedra. O mundo precisa de almas cada vez mais caridosas, respeitosas, educadas, bem humoradas, inteligentes e com um toque grandioso de literatura.

    Um grande beijo,

    Michelle Robles Zanini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, mimo...

      Quanta honra "encontrá-la" por aqui. O parecer de uma pessoas esclarecida; inteligente e sensível como você conta muito para que eu continue a escrever. Ainda mais quando sei que esta pessoa "está comigo" (rsrrsrs). Isso é impagável!!

      Muitíssimo obrigada pelo apoio e pela participação!

      Bjus

      Excluir
  13. Marizinha,
    primeiramente desculpa a demora.. passei um tempo refletindo sobre esse assunto pois hoje em dia isso chega a ser um fato tão comum que chega a passar despercebido (infelizmente) .

    Muitos professores não tem respeito com seus alunos e vamos ser realistas a maior parte desses acontecimentos são em escolas públicas.
    Como alguém pode exigir respeito se não sabe respeitar o próximo? Difícil né ..

    Mari vou aproveita e contar minha revolta.... porque gritar é o minimo do que fazem, já ouvi entre professores falar que tal aluno é burro, é analfabeto... mas fazer algo pra mudar a realidade não faz! Alias enche a lousa com textos pra fingir que estamos "aprendendo" alguma coisa, talvez pensam que não somos capacitados pra aprender ou por pura preguiça. Não sei... só acho ridículo como as pessoas são alienadas diante dessa situação.... porque todos sabem (estão cansados de saber ) mas não fazem nada para melhorar!
    Sei que não são todos que vão concordar comigo, mas aqueles que concordam reflitam sobre o assunto... porque concordar e abaixar a cabeça não vai melhorar em nada!

    fica aqui meu desabafo !
    beijoos Mari <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leh, mimo...

      Entendo perfeitamente seu ponto de vista e é realmente lamentável que ele venha justamente REFORÇAR meus pontos de vista sobre a educação e sobre as relações que se estabelecem entre alunos e professores.


      Muito obrigada pela participação!

      Saudades!

      Bjus

      Excluir
  14. Ual , lendo o artigo, senti como se estivesse ouvindo-a, de fato. Expressa muito bem seu caráter, e posso dizer isso, porque tive a honra de tê-la como professora por quatro anos. E confesso, que no inicio tinha receio de você. Afinal, eu estava na 8° serie, e nunca havia tido aula, com uma professora que chegava na sala de aula , e de certo modo, passava uma seriedade e firmeza, nos tratando como "adultos". E sem muito esforço, era respeitada e amada. Simplesmente, pela educação e respeito.
    Com o passar dos anos, varias barreiras foram quebradas, entre você e nós (alunos). E com nosso amadurecimento, começamos a realmente nos entendermos como seres humanos , e não apenas, como professor e aluno. Sentimentos passaram a contagiar aulas super bem aproveitadas, onde não se ensinava apenas o conteúdo de ensino, mas também, relações para a vida.
    Sem duvida, para mim, é possível apreender muito mais , quando há respeito e educação mutua dentro da sala de aula. O ambiente fica mais harmonioso. E com isso, podemos nos expressar melhor e refletir melhor sobre todas as questões. Respeito e educação devem andar juntos , não apenas em sala de aula, mas em todos os momentos (como ja dito por você).
    Não posso deixar de dizer, que te acho incrível MIMO, estou com saudades de suas aulas, de nossas conversar, e, sobretudo de você. Pode-se passar anos , e varias professoras (os) na minha vida, mas sei que não vou , e nem quero, esquecer de ti. Te desejo muito sucesso em sua vida, que você continue fazendo o que ama por muitos anos. E espero que, em breve, possamos nos encontrar, para matar a saudade!
    Beijos , com carinho .. de sua ex (mas, para sempre) aluna Leticia dos Santos.

    ResponderExcluir
  15. Le, mimo...

    Impossível não chorar loga na primeira linha do seu relato... Sobretudo, porque convivemos juntas (e com a sala inteira) e aprendemos muito juntas.

    Cada palavra sua tem um valor inestimável pra mim, porque minha "para sempre amiga", ex - aluna",
    agora frequenta uma excelente Universidade e tem um futuro promissor pela frente!!!

    Sou sua fã!!! rsrrss

    Muito obrigada.
    Saudades sempre!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  16. É incrível como eu vizualizei a Sra. falando isso. Até li com sua voz em mente. E realmente na sociedade atual as pessoas não se portam com respeito para com as outras. No ambiente educacional está sendo imposto o medo e não os bons modos. Há professores que tratam os alunos como animais. E chega à esse ponto? Sim. Infelizmente. Minha mãe contou-me sobre um professor dela no Magistério que chegava na sala e dizia: "Bom dia RATADA!" Um absurdo né? O que custa tratar alguém com respeito? Todo ser humano merece respeito. Eu imagino o quão constrangedor devia ser pras mulheres daquela classe serem chamadas de RATAS.

    A falta de educação chega até a se tornar ofensiva. Cadê o bom senso? Seria bom se todos se colocassem no lugar do outro, que tratassem os outros como gostariam de ser tratados. As pessoas precisam se escutar, gritar menos. Quem dera se todos pensassem e agissem assim.

    Enfim existem professores que respeitam os alunos, creio que se encontram em minoria. E existem aqueles professores como a Sra. Mari, que é amiga dos alunos, que ensina gentilmente, que dá aula com alma, que se preoculpa com os alunos. Eu nunca a ouvi aumentar o tom de voz em sala de aula, e muito menos ser mal educada. Obrigada por ensinar mais do que a matéria, por sua dedicação e amor pelos alunos.

    ResponderExcluir
  17. Laísa,mimo...

    Gostei muito de saber que foi capaz de me "ouvir" dizer o texto... É sinal que conhece bem meu tom de voz!!! rsrsrrs
    Acredito que o grito, assim como a grosseria e atitudes afins, não levam a lugar nenhum. Pelo contrário, nos tiram a paz, o chão, a vontade e até a dignidade.

    Já ouvi muitos gritos e Não houve nenhum que tenha me feito bem!! Com o qual eu tenha aprendido algo...

    Muito obriga mimo pelo cainho e pela participação!!!

    bjus

    ResponderExcluir

COMENTE!