Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

terça-feira, 22 de julho de 2014

TOUCH SCREEN, MAS NÃO TOQUE EM MIM! (TOUCH SCREEN, BUT DO NOT TOUCH ME!)

POR MARI MONTEIRO



Sobre o título, cabe uma breve definição do termo “touch screen”: refere-se ao toque em um determinado tipo de tela. Ela sensível ao toque é um display eletrônico visual que pode detectar a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, por meio de pressão. O termo refere-se geralmente ao toque no visor do dispositivo com o dedo ou a mão, que também podem reconhecer objetos, como uma caneta. Telas sensíveis ao toque estão se tornando cada vez mais comuns. “(In. http://www.tecmundo.com.br/multitouch/177-o-que-e-touch-screen-.htm acesso em 22/07/2014).


Muito raramente faço refeições na praça de alimentação de algum shopping. Aquele burburinho, misturado com música que não dá pra identificar qual é. Não dá pra ouvir direito quem está com você e nem falar baixo. Enfim, é algo que não me agrada.

Porém, hoje foi um daqueles dias sem  escolha. Aproximadamente um ano depois, lá estava eu sentada com minha refeição. Tenho o hábito de comer muito devagar, o que faz com que eu tenha tempo para observar muita coisa. E, como não pude deixar de notar o comportamento das pessoas. Fiz o que denominei de "lista de atitudes". Não é uma lista positiva. A propósito, talvez possa adjetivá-la de depressiva.

A problemática maior é a INTENSIDADE DAS MINHAS PERCEPÇÕES NESTE MOMENTO. Grande parte disso eu atribuo ao fato de estar na metade da leitura da obra: “A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO”, de Mario Vargas Llosa, escritor peruano, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2010. A leitura desta obra fez com que eu mudasse meu olhar para o que Llosa chama de "Sociedade do espetáculo", cenário que envolve o fascínio pelo IMEDIATISMO e pelas IMAGENS em detrimento a toda forma de cultura que envolva um pouco mais de "empenho" e de paciência.

Não é novidade que estamos nos isolando socialmente no mundo real. Faz tempo que isso acontece. E a internet não é a única vilã. TEMOS ESCOLHAS. Talvez nos falte discernimento na maioria dos casos... E não é questão de idade. Tem muito marmanjo que, encantado com a tecnologia, já passou mais tempo com seu celular do que com a namorada; muita esposa que já tocou “N” vezes mais a tela touch de seu aparelho do que o corpo de seu esposo... E não? Essa observação é a primeira citada simplesmente porque é GRITANTE! Casais, cada qual com os olhos pregados nas suas telas.  Crianças PEQUENAS (bem pequenas) pedindo a atenção da mãe ou do pai que está muito mais interessado (a) na conversa ao celular. Pessoas sozinhas, que comem com uma mão e com a outra visualiza seus feeds e, na hora de usar a faca, ainda continuam olhando para a tela.

Segunda observação: Como as pessoas comem rápido! Mas não é um rápido comum, é RÁPIDO DEMAIS! E não é para ficar abraçadinho um ao outro (quando se trata de casais) ou para conversar entre si (quando estão em grupo), é para trocar whats; posts; atualizar feeds etc...

 Terceira observação: Fisionomias fechadas.  Algumas já "deformadas" pelo costume. Verdadeiras "carrancas do São Francisco" (me perdoem as carrancas). Rubem Alves (cuja partida me entristeceu muito), certa vez, escreveu que gosta de observar rostos. Faço mais ou menos isso quando saio sozinha. Até um tempo atrás, eu corria o risco de alguém pensar que estaria flertando; mas, agora, para que alguém deixe de olhar os celulares e olhe pra você, é preciso chamar a pessoa pelo nome ou xingá-la sem motivos. Logo, não corro este risco.

Outro comportamento que seria cômico se não fosse trágico, é o da pessoa que usa o fone do celular e que, paradoxalmente, fala mais alto do que quando usa o aparelho. Quando vejo isso, não posso evitar o pensamento de que se trata de uma pessoa ENSANDECIDA andando a pé e falando sozinha.

Percebeu como eu demoro para fazer uma refeição? Deu tempo de fazer todas estas observações e pensar sobre cada uma delas ao ponto de “memorizá-las” para dividir com vocês. Confesso que não foi agradável, mas era o melhor que eu tinha a fazer. Entre checar minhas notificações, preferi olhar para as pessoas, analisá-las no que deveria ser um “habitat” favorável a conversas, a olhares mais demorados entre namorados, familiares...


Confesso que fiquei mexida com isso. Como afirmei no começo do artigo, o isolamento social no mundo real não é nenhuma surpresa. Há quem passe muito mais tempo no mundo virtual. Mas, depois deste meu “trabalho de campo” (permaneci ali por uns quarenta minutos), estou estarrecida. NÃO HÁ MAIS DIÁLOGO.  As pessoas não se tocam mais. AFETIVIDADE ZERO.  Não sei você, mas quanto a mim, já faz um tempo que considero um LUXO e uma PROVA DE APREÇO pela minha pessoa, quando vou falar com alguém e a pessoa coloca o celular “no mudo” ou o deixa “de canto”. Certamente, faço o mesmo. É o mínimo que alguém que ainda tem ao menos um dos pés no mundo real deve fazer.

Enfim, de um modo geral, o que conclui é que a maioria das pessoas possui um aparelho touch screen; os toques são CONTÍNUOS e, ao mesmo tempo, SUAVES. Isso até soaria romântico se eu não estivesse falando de um aparelho de celular. Um aparelho que, como qualquer outro recurso, não chorará por mim; não vivenciará minhas emoções; não acariciará em meu lugar... Mas, imagine sair sem ele, nem pensar. Ficar sem bateria? Passar 24 horas off? Isso é inconcebível. Nesse quesito, chego a INVEJAR OS ANIMAIS, que nunca deixarão de SE TOCAR, seja por instinto de sobrevivência ou por puro gosto pelo toque mesmo; experimente afagar um gato ou um cão... Acredito que uma POSSIBILIDADE ANIMADORA é a EDUCAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS EM GERAL (assunto sobre o qual escreverei em breve). Não quero ser fatalista; porém, chegará o dia em que o isolamento social será UM MEIO DE VIDA para a maioria; simplesmente porque, sem perceber, o ser humano falará cada vez menos; seu vocabulário se limitará e, em alguns casos, até reduzirá; suas mãos já não tocarão mais a outra pessoa, pois faltará iniciativa e quem sabe até mesmo vontade. Afinal, a tela touch screen, sensível ao toque, ironicamente, NÃO RETRIBUI, NÃO TOCA EM MIM... 


 OBS. Nas próximas semanas, meus alunos do Ensino Médio postarão suas CONTRIBUIÇÕES sobre o tema abordado através de textos opinativos; artigos de opinião e  editoriais. Será um imenso prazer saber como eles percebem este comportamento social...

29 comentários:

  1. Bem interessante, Mari. Penso o mesmo. Há algum tempo, escrevi um textinho, mais ou menos ligado à esse assunto... Que era mais ou menos assim:
    "O luxo da vida está na simplicidade. Quem nunca imaginou uma vida igual a de Amélie Poulain? Quem nunca olhou para o céu e imaginou coisas? Quem nunca pulou sem motivo? Quem nunca riu sem motivo? Mas sinto que cada vez mais estou perdendo o prazer de sentir/viver na simplicidade, estou muito presa nas minhas tecnologias, com a minha cara socada em uma tela, deixando cada vez mais a manipulação da mídia me envolver. Sem contar da minha solidão. Sinto falta de ser tocada pelo o bom humor em meio à uma tarde fria, sinto falta de jogos e risadas compartilhadas. Sinto falta de me aceitar. Uma luta contra minha consciência. Preciso de momentos. Preciso de ser menos egocêntrica, egoísta. Ou melhor, precisamos."
    Evelyn.

    ResponderExcluir
  2. Evelyn, mimooooooooooooooooo

    Você aqui!!! Amo quando você escreve.

    Amélie Poulain??? Somos nós! rrsrsr

    Que bom que compartilhamos nossas ideias e que elas se complementam. Isso é uma HONRA para mim!!!

    Novamente, você me deixou muito emocionada com seu texto e com sua "presença""""" Enfim, estou FELIZ demais!!!

    Muitíssimo obrigada mimo por "inaugurar" este espaço. Sempre lamento o fato de você não ser minha aluna; mas, sei que ainda nos falaremos muito nesta vida!!!

    Bjus


    Mari.

    ResponderExcluir
  3. Espaços Diferentes Realidades Diferentes

    Espaços diferentes? Isso existe? Sim isso existe. E não só apenas em ficção. Dois espaços diferentes se colidem todos os dias por todos os cantos.
    Os dois mundos são completamente opostos e ligados ao mesmo tempo, veja, como exemplo, o seu cotidiano. Com certeza já ouviu dizer coisas do gênero internet, “facebook”, “Google”, “Hotmail” entre outras milhares delas. Essas palavras foram criadas para o espaço virtual, mas com o tempo passaram de simples siglas a palavras rotineiras que, por mais que tentemos evitar, não conseguimos. E como isso altera o nosso espaço real?
    Primeiramente, pelo vocabulário. Com a “entrada” dessas novas palavras em nosso cotidiano acabamos, gradativamente deixando de lado outras expressões e palavras. Em segundo lugar, facilitar as coisas, por exemplo, usar um dicionário, quando se tem um site como o “Google”? Com apenas alguns cliques você pode pesquisar o que quiser, e os seus resultados são quase sempre positivos.
    A cada dia que passa, temos novos mecanismos para fazer amizades virtualmente falando. Todos nós sabemos como é delicado de fazer e manter amizades no espaço real, já no virtual com mais apenas alguns cliques é possível fazer amizades, iniciar conversas, ver fotos da pessoa desejada. Enfim saber de todas as suas atividades e mais propriamente de sua vida.
    Porem ,com toda essa tecnologia a pessoas que as usam para o mau, uma pessoa atrás de um computador é capaz de fazer coisas inimagináveis, bandidos usam o mundo virtual para coletar dados de suas vitimas, pédofilos á espreita, apenas esperando o momento certo para atacar. A Policia Federal sempre está presente com seus agentes infiltrados. Mas, nem sempre, o serviço é finalizado com sucesso. Na vida real também não é muito diferente, temos a policia “física” mas nem sempre se obtém sucesso nas missões.
    O leve tecido da realidade está decaindo cada vez mais depressa, ainda temos locais que o mesmo é mais espesso, em lugares mais afastados sem a presença do espaço virtual.
    Enfim, só posso concluir que, o espaço virtual sempre irá estar se colidindo com o real e, assim por diante. Trata-se de tão grande e majestosa que vai além dos alcances da nossa imaginação, mas temos que prestar atenção pois hoje somos nós quem dominamos a máquina, mas, um dia, não tão distante, talvez, será ela que nos dominará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Henrique,

      Preciso dizer que me surpreendo cada vez mais com seus textos. Você escreve cada vez melhor. Além disso, suas idias são colocadas de forma cada vez mais clara e coerente.

      Gostei muito do termo "COLIDIR" empregado por você. Perfeito. Representa perfeitamente a nossa realidade social.

      Excelente texto!

      Parabéns!

      Abraço!

      Excluir
  4. A internet de hoje em dia

    Hoje em dia é muito fácil encontrar alguém que não sai do celular. A pessoa está comendo, andando, limpando a casa e não para de olhar o celular. A tecnologia vem aumentando e se tornando um vicio. Acredito que, na questão de amizade, a internet é muito ampla, muito mesmo, e é bem mais fácil achar alguém com os mesmos gostos para tudo. Ás vezes, a pessoa não é aceita no espaço real, mas encontra pessoas que a aceitam e até mesmo são iguais a ela no espaço virtual. Então acaba se prendendo a ele. Até mesmo pra quem é aceito, conversa o dia todo com os amigos, namorado(a) e parentes pela internet. As pessoas já não conversam direito quando estão perto umas das outras.
    Os amigos virtuais de longa distância se tornam próximos, principalmente, por serem fáceis de achar, gostar das mesmas coisas que você, te entender e até ter os mesmos problemas que você.
    Então, por esses motivos o espaço virtual vem crescendo e o espaço real vem diminuindo. Mas, para tudo deve haver um limite. Não se deve ficar o tempo todo na internet e não sair. A vida foi feita para viver e aproveita-la. Então, aproveite-a.

    Yasmim Jacó Cavalieri 2 ano E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, mimo

      Concordo com você quando diz que o espaço real diminui cada vez mais em relação ao espaço virtual. O que é lamentável por muitos motivos; sobretudo, porque significa que não há uma predisposição das pessoas, de um modo geral, para buscar um equilíbrio entre os "dois mundos. E, pior, com isso, perdem espaço sentimentos e atitudes como: afetividade; abraços;diálogo; proximidade e... "HUMANIDADE".


      Excelentes argumentos!

      Parabéns!

      Beijos

      Excluir
  5. Um mundo real

    Em minha opinião as pessoas hoje em dia, principalmente os adolescentes, estão habituados a viver em um mundo virtual. Redes sociais, sites de relacionamentos, enfim tudo isso faz parte de um mundo onde as pessoas conversam, se relacionam e vivem.
    Se vimos que por um lado isso pode até ser bom, porque afinal é graças às redes sócias como, Twitter ou Facebook, que podemos nos comunicar com mais facilidade e rapidez com quem está longe ou até mesmo com quem está perto. Mas, vendo isso de um outro ângulo, isso pode afetar o contato físico, ou seja o contato visual. Exigem pessoas, casais de amigos ou até mesmo de namorados, que se conhecem virtualmente e que nas redes sociais tem muito assunto, porém quando se encontram, as coisas são diferentes. Muitas vezes, não tem a mesma facilidade para conversar como faziam virtualmente, as vezes, também por vergonha.
    Por isso, eu acredito que deveríamos conversar e viver mais no mundo real, como se faziam antes. Sou a favor da tecnologia e também das redes sociais, mas, creio que temos que aprender a utiliza-la à nosso favor.
    Por fim, também existe a questão do vício que a tecnologia e as redes sociais trouxeram para as pessoas, pessoas que não "vivem" mais para poder sempre estar na internet. Isso é outro mal que o mundo virtual nos traz.

    ResponderExcluir
  6. Convívio social por diferentes ângulos

    Com o avanço da tecnologia as coisas se tornaram mais rápidas, práticas e fáceis. Redes sociais foram criadas para o compartilhamento de informações, interesses, conhecimentos e esforços em busca de objetivos comuns, é algo que diversos tipos de redes sociais tem em comum, são cada vez mais utilizadas no mundo todo. A mais utilizada é o Facebook, com 1,15 bilhão de usuários (dados de outubro de 2013). No mundo, o LinkedIn passou a ser mais utilizado que o Twitter de acordo com estudos realizados pela empresa de medição comStore. O Twitter caiu para terceiro lugar, com 11,3 milhões de usuários brasileiros, o Tumblir, com 7,9 milhões; o Ask.fm, com 5 milhões. E em destaque está o Instagram, com um crescimento de 900% desde janeiro de 2013, e que em abril desse ano chegou a 4 milhões de usuários.
    O espaço virtual facilita a vida, garante diversão, socialização, entretenimento. Dá pra falar e ver parentes distantes, amigos; mandar currículos; fazer pesquisas; conhecer pessoas; trocar mensagens. Atualmente, as pessoas se comunicam muito mais por tecnologia, com mensagens em seus smartphones, tablets, entre outros meios tecnológicos. Tudo tão simples e descomplicado. A tecnologia tem que estar presente, são tempos modernos! Precisamos dessa facilidade que a tecnologia nos proporciona. No entanto, evitar vícios é essencial, pois tudo o que é demais prejudica a sua maneira. Uma conversa no whats up não tem a mesma naturalidade e veracidade que uma conversa real, face a face, olho no olho, expressões e gestos, a tonalidade da voz. Os relacionamentos virtuais não podem substituir um relacionamento real. Somos humanos e não maquinas. Nenhum emoticon de smile pode comutar um sorriso real, humano.
    Enfim, um modo de resolver é dar mais importância ao convívio social real, sair mais, fazer reuniões com amigos, com mais frequência, sempre que tiver oportunidade. Se puder escolher entre uma conversa virtual e uma real, escolha a real, aproveite! A vida é curta demais para passar atrás de uma tela. Muitas vezes; a tecnologia virá a ser uma perda de tempo e o melhor a fazer é desligar-se dela, mesmo que por alguns instantes, já faz toda a diferença. A solução possível seria dar um fim à tecnologia; porém, não tão possível assim; pois o mundo já não pode viver sem ela.

    2º E.M.

    ResponderExcluir
  7. Mundo virtual vs Mundo real !
    Bom, muitos sabem que a internet é um meio muito importante de comunicação, além de trazer várias vantagens para a nossa sociedade. Uma dessas vantagens é poupar nosso tempo, com tanta tecnologia somos capazes de comprar qualquer coisa, pagar contas fazer transferências, conversar com pessoas que se encontram em outros lugares, além de ser um modo de diversão e de distração.
    É, o mundo virtual é tudo de bom não é? Porem, tudo que é de mais faz mal. Ficar vidrado na frente do computador o dia inteiro, pra quê? Precisamos viver também a realidade; o que está ocorrendo ao nosso redor.
    Não sabemos quanto tempo vamos viver; por isso, viva intensamente. Faça passeios, programe eventos com a família e com os amigos, brinque e sorria.
    Assim sendo , internet , jogos, computador são muito importante, porém, estão destruindo algo muito importante a infância. Como diz o autor “Augusto Cury” em seu livro “O vendedor de sonhos” : “estão criando crianças insatisfeitas e ansiosas, forte candidatas a serem pacientes de psiquiatras e não seres humanos felizes e livres.”

    Larissa Silva N°06 1°ano

    ResponderExcluir
  8. No mundo atual, a predominância da internet esta cada vez maior e com ela vem às famosas “redes sociais”.
    Existem diversas dessas redes, como o Facebook, whatsapp, etc. Elas servem para a comunicação entre as pessoas no mundo.
    Tem muitos lados positivos, pois tudo se torna mais fácil; relacionamentos a distancia, conversas em grupos e diversos outros benefícios; porem toda grande ideia tem um lado ruim.
    Com todas as possibilidades que o novo “Mundo Virtual” oferece, as pessoas tem esquecido de vivenciar o Mundo real. Elas estão mais acomodadas e algumas se encontram muito viciadas, não conseguem ficar um minuto sem seu celular, tablet, notebook, computador, etc. Assim, elas se distanciam da verdadeira realidade.
    Eu sou a favor do mundo virtual, contanto que seja moderadamente e também sou a favor do mundo real.
    Assim então sou a favor dos dois, pois não viveria sem minhas redes sociais e também não viveria sem a graça do mundo real, onde eu aprendo a conviver com as pessoas, experimento coisas novas, conheço novas pessoas, etc.
    Mariana Alves 1°Ano

    ResponderExcluir
  9. Entre dois mundos!

    Atualmente, o mundo virtual se sobressai em relação ao real. Os jovens passam bastante tempo conectados a algum aparelho.
    Os benefícios da internet são muitos e esse meio vem facilitando cada vez mais e mais o nosso dia-a-dia, ele acaba aproximando pessoas, divulgando ideias, debatendo conceitos, o que eu acho que é um ótimo.
    Eu sou a favor de ambos os mundos, acredito que o mundo virtual tenha grandes benefícios, mas acredito que seja super necessário o contato físico. As pessoas deveriam achar um meio termo, uma forma de usar moderavelmente o mundo virtual.
    Portanto, considero essencial o uso de ferramentas virtuais e acredito que estas acarretam grande bagagem de conhecimento para quem usa com bom senso, mas não desprezo de forma alguma a pele na pele.

    Rafaela 1ºA

    ResponderExcluir
  10. Passei para deixar um abraço e dar uma olhada pelo seu blog, já algum tempo que não vinha aqui,
    pois desejo um resto de semana muito abençoado. Peregrino E Servo

    ResponderExcluir
  11. Fugir da realidade ou voltar para ela?
    As relações sociais vêm se atualizando e se modificando com o passar do tempo. Com isso, a tecnologia se torna cada vez mais presente em nosso cotidiano, gerando assim uma maior comunicação virtual entre as pessoas.
    Contudo, essa “divisão” social tem afetado grande parte da sociedade, fazendo com que as pessoas não saibam lidar com essa divisão de mundos, tornando-a algo prejudicial em suas vidas. Entretanto, ambos possuem benefícios e malefícios, o mundo virtual por si tem suas vantagens por conta da aproximação de pessoas distantes, da rapidez e da facilidade do acesso à comunicação. Mas; por outro lado, esse mundo virtual acaba “prejudicando” a vida social das pessoas no mundo real, pelo fato da falta do contato físico. Além disso, possuem também os jogos, onde a pessoa prefere “fugir” da realidade, tendo também os jogos violentos que acabam induzindo o público praticante a introduzirem tais violências em seu cotidiano.
    Já a realidade, está se tornando algo tão incomum a ponto que muitos migrem para o mundo cybernético, devido a isso estamos perdendo cada vez mais o contato entre nós, porém, estamos nos tornando pessoas mais frias, pois não há mais o verdadeiro “olho no olho” e a vontade de sentir a presença do outro.
    Enfim, devemos saber balancear ambos os mundos, sem esquecermos os valores e princípios do mundo real e desfrutarmos bem das qualidades que o mundo virtual nos proporciona.

    Júlia Toledo Fortes 3º E.M

    ResponderExcluir
  12. Coerência no contexto virtual.

    A virtualização é fato consumado nos dias atuais, faz parte da rotina de trabalho e lazer de quase todos os brasileiros.
    Contudo, deve-se ter critérios para usufruir de todas as facilidades que a internet pode oferecer e tomar cuidado para não se tornar refém de tal tecnologia.
    Crianças e adolescentes são os mais expostos a tornar-se um usuário sem limites, caso não sejam orientados pelos responsáveis. Há casos em que pedófilos e psicopatas envolvem as pessoas através das redes sociais apresentando um falso perfil para enganá-las.
    Muitas pessoas estão preferindo as amizades virtuais invés de relacionar-se pessoalmente com familiares e amigos. Assim, acabam se tornando alheios aos acontecimentos em sua volta.
    Porém, a internet também pode nos fornecer muitas coisas boas, pesquisas e informações em geral, facilitando a vida das pessoas nos vários sentidos.
    A internet diminui a distância entre as pessoas do mundo todo, dando acesso a compras de produtos de outros países, favorece as relações com as pessoas de lugares distantes e mostra as notícias em tempo real.
    Enfim, usando a internet e as redes sociais com responsabilidade, podemos desfrutar tudo de bom que essa tecnologia pode oferecer.

    Thalita França Pereira 3º E.M

    ResponderExcluir
  13. Geração atualizada
    Hoje em dia é muito comum vermos pessoas que só se importam com celulares, notebooks, e outros meios de comunicações eletrônicas e deixando de lado o que é comum, um simples diálogo faz bem para todos, afinal, não se vê mais uma conversa interessante entre pessoas nos restaurantes, e sim muitos dedos descontrolados nos celulares.
    Em minha opinião, aparelhos só para atender a ligações, é indispensável olhar nos olhos de uma pessoa enquanto conversa, hoje em dia me sinto privilegiado ao sair com uma pessoa que não liga para tecnologias e tem um bom papo. Na realidade penso isso não como um vício, mas temos que ter cautela, daqui a alguns anos pode virar doença, ou causa para elas, o uso exagerado dos aparelhos prejudica a nossa visão, nos nervos das nossas mãos, enfim, uma série de problemas indesejados.
    Temos que acordar, uma geração como esta inteligentíssima invés de avançar está andando para trás as poucos, com tanta tecnologia devemos fazer as coisas mais fáceis, mas na verdade está sendo um enorme atraso em nossas vidas. Devemos fazer um mundo à moda antiga, nada como uma boa conversa com quem você gosta.

    Henrique Morroni nº09 2 ano EM

    ResponderExcluir
  14. O Virtual e o Real

    Estamos vivendo um período em que dois mundos se confundem: o virtual e o real.
    Muitas pessoas, especialmente jovens, adolescentes e crianças, dedicam horas do seu dia ao mundo virtual. Por falta de alguém que lhes oriente ou lhes faça companhia no mundo real, buscam suprir essa carência na Internet.

    Batem longos papos... virtuais. Olhos nos olhos? Não. Talvez nem se conheçam.Trocam abraços apertados, mas não sentem o calor humano.Enviam flores... virtuais. Sem perfume, sem textura, sem graça...

    É um mundo atraente, porque oferece uma grande variedade de opções e exige esforço mínimo. Nesse mundo, gastam horas e horas sem perceber que o tempo passou. Sentam-se confortavelmente diante de um microcomputador e viajam pelo mundo... sem sair de casa. Não é preciso enfrentar problemas no trânsito, nem pagar passagem, nem sofrer com a chuva, com o calor ou o frio.

    Muitos entram pelas portas desse fascinante mundo virtual em plena luz do sol e só se dão conta que já raiou um novo dia quando o sono avisa que a madrugada chegou. Nesse mundo em que amigos imaginários se encontram, pouco importa a realidade de uns e de outros. Eles não se conhecem, ou se conhecem pouco, mas trocam inúmeras informações, nem sempre verdadeiras, pois isso não tem tanta importância. Vivem intensamente esse mundo, onde a imaginação tem asas... Onde se pode fazer o que se deseja sem que ninguém saiba. Conectar-se com os mais variados assuntos e obter prazeres imaginários. Poderíamos até dizer que para alguns esse mundo virtual é mais fascinante que a realidade. Mas será que o uso desmedido desse recurso não está nos tornando insensíveis, falsos, viciados, promíscuos? Será que não estamos navegando em águas sombrias e perigosas?

    A Internet é um avanço importante para facilitar nossa vida e abrir novas portas de comunicação e integração entre criaturas. No entanto, não surgiu para que fechemos a porta do mundo real. Não surgiu para que evitemos o contato físico com nossos familiares, nossos vizinhos e amigos.O mundo virtual, por mais atraente que seja, não tem calor, nem perfume, não tem a vibração da natureza, nem o brilho do sol. É um mundo onde tudo é válido... Mas nem tudo é verdade. Sem o contato pessoal não se pode perceber o apoio num sorriso, a compaixão num olhar, o calor de um aperto de mão, nem a docilidade de um gesto de ternura. Quem se isola no mundo virtual acaba perdendo a sensibilidade e desenvolvendo a indiferença diante dos acontecimentos reais. A Internet surgiu para abrir novas possibilidades em nossas vidas, e não para que nos isolemos em casa, fugindo da realidade para viver da imaginação.


    Nossa caixa de mensagens pode estar abarrotada de beijos, abraços, bom dia e boa noite, feliz aniversário e outras felicitações... Virtuais. Isso tudo pode ser deletado com apenas um clique ou com um defeito qualquer na máquina.

    Mas quando um abraço aproxima dois corações e uma voz deseja um bom dia com convicção, os registros ficam gravados na alma, onde nada, nem ninguém, pode apagar.

    Note os vizinhos... Eles podem estar precisando de alguém que lhes diga: “olá! Tenha um bom dia!” Ouça o choro ou a gargalhada de seus irmãos. Eles são reais e não estão no mesmo lar que você por acaso.

    Portanto, não se tranque em seu mundo virtual. Sinta o perfume das flores... Ouça o canto dos pássaros... Ande na areia e deixe a espuma das ondas tocar seus pés... Vivendo intensamente o mundo real, você perceberá que o mundo virtual terá outro significado em sua vida.

    Vinicius Alcivan Nº 11
    3º Ano | Ensino Medio

    ResponderExcluir
  15. Tecnologia a frente de tudo

    Hoje em dia as redes sociais estão muito comum, principalmente pelo uso para meio de conversa como WhatsApp, Imessage, Facebook e Instagram para interagir mais, com fotos, vídeos, mensagens e etc. Isso nos prende muito. Cada dia algo novo que queremos conhecer, se informar sempre. Com isso, esquecemos do espaço real, esquecemos o quanto é bom e prazeroso se encontrar com amigos pessoalmente e familiares, namorados e etc, em um bom restaurante ou shopping, conversar e rir com a pessoa, aproveitar o dia.
    Confesso que pertenço ao espaço virtual, mas minha preferência é pelo real, amo me divertir com as pessoas que eu gosto, sempre é bom ter um diálogo interessante com os outros.
    Enfim, temos que separar horas certas para tudo, se não acabamos "sem valor" para os outros, saber o valor da vida é algo essencial, mas das tecnologias não.

    Beatriz Morroni nº 02 2ªano EM

    ResponderExcluir
  16. O mundo virtual na realidade
    O que o espaço virtual é realmente?O mundo virtual não é nada mais nada menos do que uma réplica do mundo real.Porém com algumas mudanças.O mundo virtual evoluiu muito,tanto em termos de animação ,como em termos de trabalhos e pesquisas.Na verdade,podemos dizer que a tecnologia esta ''comandando'' nossa sociedade, com aparelhos eletrônicos inovadores, filmes e desenhos mais elaborados etc.
    Um exemplo de como a tecnologia evoluiu, pode-se ser citado um dos país mais avançados tecnologicamente do mundo, o ''Japão''.No Japão as pessoas levam a tecnologia muito a sério.Eles inventaram desenhos ( mais conhecidos como animes)que se parece-sem com humanos.E acabaram criando uma cantora holográfica, chamada ''Hatsune Miku''. Ela é um tipo de anime que canta(uma cantora holográfica 3D), mais conhecida como ''Vocaloid'' que por sinal é muito famosa, para falar a verdade ela é mais famosa que uma cantora real (humana).
    Mas com toda essa tecnologia , acabamos esquecendo de nossa realidade, o que pode ser um problema. Afinal , se esquecermos nossa vida real, sempre iremos querer viver no mundo virtual e esquecer as coisas boas da vida.
    Portanto, devemos deixar a tecnologia de lado um pouco e viver no mundo real de vez em quando, para que n posamos esquecer de viver.
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 2EM

    ResponderExcluir
  17. Dois Mundos Conectados


    Atualmente, estamos vivendo em um mundo onde a tecnologia está presente em nosso cotidiano a todo momento, sendo que podemos usá-la tanto como malefício ou como benefício. Temos por exemplo, as redes sociais, que aproxima quem está longe e se não tomarmos cuidado, distancia quem está perto.
    Há momentos, em que o mundo virtual -caracterizado pelo uso de rede sociais e outros- é muito bem-vindo, pois ''encurta'' as distâncias, ''mata'' a saudade e até pode ajudar no setor do trabalho. Mas, se não usarmos com cautela, isso pode se tornar um problema. Temos que ter em mente que, mesmo com tanta tecnologia e parafernálias sociais, ainda vivemos em um mundo real, onde o toque e o olho no olho contam mais que tudo.
    O mundo real, muitas vezes não nos proporciona encontros, ou conversas com quem temos algum relacionamento; por isso, utilizamos as redes sociais como uma válvula de escape. Desde os primórdios ou até mesmo algumas gerações antes dessa -nossa-, exitem relatos que nossos ancestrais viviam sem qualquer tipo de rede social. As notícias vinham pelo rádio, ou pela tv preta e branca e, mesmo assim, a geração deles era muito melhor que a de hoje. As coisas tinham mais valor, os sentimentos eram mais intensos e de, uma maneira geral, mais saudável.
    Tudo tem um lado positivo e negativo. Basta termos bom senso e usarmos ao nosso favor, seja onde for. A evolução humana é incrível, o que somos capazes de criar é fantástico. Mas isso ás vezes me assusta; pois tenho medo do que coisas simples como, um abraço ou um ''bom-dia'', se torne cada vez mais raro. E não só ás máquinas, mas nós, nos tornemos robôs, sem qualquer sentimento.
    Enfim, apesar de todas as contradições, devemos apenas saber diferenciar o modo saudável ou não do uso tecnológico. O mundo real não, pois ele, por si só, já é saudável o suficiente para vivermos unicamente com ele.



    Letícia Barbosa 3° E.M

    ResponderExcluir
  18. Sentimento Preciso
    Apesar de ser uma grande amante do mundo virtual, sou realmente fã do nosso bom e velho mundo real. Para mim, é importante ter o toque na pele, o contato, o olhar da pessoa amada, e não simplesmente uma mensagem contendo oração dizendo “Eu Te Amo”, não, isso não é pra mim.
    O aplicativo que mais gosto e que passo grande parte do meu dia é o “Instagram “, basicamente uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos. Adoro postar e “curtir” fotos de amigos, mas é claro que fotografias são feitas através de uma festa com as amigas ou em um lindo passeio com a família; para isso é necessário existir “o momento”,” os sorrisos”.
    De fato, todos hoje em dia tem algum contato com o mundo virtual, o que facilita a entrada nesse ciclo vicioso.
    A cada dia bilhões de pessoas se “conectam” e cada vez mais cedo; crianças com 6 anos já possuem seus próprios celulares. A cada dia as conversas “olho no olho” estão sendo deixadas para trás e são trocadas por mensagens que nem sempre se sabe qual a verdadeira reação ou identidade da pessoa.
    Portante, acredito sim que é possível o uso da internet desde que tínhamos um senso de manter um equilíbrio entre os dois mundos, porque não tem nada melhor do que receber um grande e carinhoso abraço sincero.


    Letícia De Andrade Viana 1º E.M

    ResponderExcluir
  19. Relações sociais: mundo real vs mundo virtual

    Há alguns anos não ouvia-se falar em "mundo virtual", "amigos virtuais", ou "relações à distância". Você só conversava com alguém de outro país quando viajava pra lá ou a pessoa vinha pra cá. Conversava também por telefone, e-mail, cartas, mas redes sociais? A crianção de uma rede mundial de computadores foi revolucionária, sendo chamada de Era da Tecnologia. Pessoas há milhões de quilômetros se vêm pela tela de um computador, conversam em tempo real, se conhecem, namoram e até mesmo casam-se através do mundo virtual.
    Ao mesmo tempo que a internet aproxima pessoas todos os dias, ela as afasta também. É muito comum vermos grupos de amigos ou familiares onde todas ou a maioria das pessoas olham fixamente para seus aparelhos celulares, verdadeiramente vidradas e ignorando por completo o mundo que existe ao redor delas. É triste ver que uma ferramenta criada para a troca de informações dentro do governo dos EUA e, posteriormente, para aproximar pessoas, está afrouxando os laços das relações interpessoais físicas. Atualmente, a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo conectadas à internet, redes sociais e diversos aplicativos em seus aparelhos móveis.
    Enfim, é raro ver pessoas se abraçando com a frequência que antes se via. Parece até que há campos de força ao redor de cada pessoa, impedindo-as de se aproximarem. O contato interpessoal tornou-se praticamente nulo. Em barzinhos, parques, shoppings, clubes, entre outros lugares, vemos as pessoas conectadas, apostando curtidas em fotos, mergulhando cada vez mais no mundo que as aproxima de quem está longe, afasta de quem está perto, vicia e acomoda.

    Maria Luiza, Nº 7 - 3º E.M.

    ResponderExcluir
  20. Virtual ou Real

    Hoje em dia o espaço virtual está cada vez maior. Está acabando com a vida de algumas pessoas, que não estão tendo vida própria e a vida real vai se acabando.
    A vida real, não está sendo vivida. Isso porque as pessoas, atualmente, só ficam mexendo nos computadores, celulares etc. As pessoas estão ficando cada vez mais viciadas em jogos e nas redes sociais. A tecnologia está entrando na vida das pessoas muito facilmente e é difícil de sair. Na vida real, você sai, curte a vida. Até que pode mexer um pouco no computador, mais não tanto, tem que curti a vida enquanto você está novo depois, que envelhe-se você não faz quase nada. Então você vai relembrar e ver que ter curtido mais a vida enquanto estava novo e não ter ficado vidrado nos celulares e computadores.

    Nome: Gabriel S. Mantelato Nº 6 Serie: 2 E.M

    ResponderExcluir
  21. Mundo virtual ou real?
    Particularmente, prefiro o mundo virtual. Sei que vivemos no mundo real e que devemos saber lidar com as pessoas de forma pessoal da mesma forma que conseguimos no mundo virtual.
    Claro que nada substitui o contato cara-a-cara e que, com o passar do tempo, acabaremos perdendo o hábito de conversar. Mas, a internet facilita muito a comunicação, inclusive, com pessoas que moram longe.
    Ás vezes me sentia obrigada a usar redes sociais; pois, muitas pessoas já não conseguiam, mas falar comigo pessoalmente. Quando comecei a usar, percebi que era uma coisa muito legal e prática.
    Você ter a possibilidade de conversar com uma pessoa ou mais ao mesmo tempo, independente do lugar e da hora em que você se encontra, é excencial; pois, não é sempre que você tem tempo de se locomover de um local para outro só para falar com uma pessoa. Além disso , existem alguns assuntos que não temos coragem de falar com as pessoas no momento em que estamos com ela. Portanto no mundo virtual nós temos a liberdade de falar sobre tudo.

    Kênia Santos Coletto Nº18 1ºANO ENSINO MÉDIO
    Colégio Euclides da Cunha

    ResponderExcluir
  22. Ambos espaços estão interligados,pois sem a existência da real seria impossível que se exista o virtual ;pois, o virtual é quase como o real mais muito melhor pois existem muitas pessoas que preferem se isolar na frente de um computador do que sair a rua, porque para essas pessoas esse é o lugar onde elas se encontram. De certa forma , o mundo é muito bom porque facilita muito a vida das pessoas, leva a pessoa a vários lugares apenas com um toque ,lugares que a pessoa nunca visito na vida e graças a essa tecnologia atualmente pode fazer isso pelo menos virtualmente, se resolvem muitos problemas em frações de segundos . Mas o problema é que essa tecnologia toda tem seu lado ruim as pessoas estão se comunicando verbalmente cada vez menos , estão esquecendo do mundo fora das “polegadas” da tela de um celular, está criando um total sedentarismo nas pessoas porque o vicio dessa tecnologia não permite nem que elas tenham a necessidade de levantar do sofá , hoje ninguém mais aguarda ancioso a chegada de uma carta pois em um clique ou um toque ela manda uma livro por exemplo , a toda essa tecnologia é boa ?! é , mas não se pode viver só para isso pois como eu disse no começo se não existisse o espaço real não se iria existir o virtual , atualmente foi criado até uma faixa para quem estiver mexendo no celular , essa idéia ainda não chegou ao Brasil mas garanto que quando chegar irá fazer sucesso , pois para onde olhamos há uma pessoa digitando ou vidrada na tela do “cel “ ou do tablet, existem pessoas ficando com tendinite de tanto digitar isso é realmente muito ruim, acho que deveria existir um dia sem tecnologia as pessoas se comunicarem verbalmente pelo menos um dia no ano que seja isso seria bom para as pessoas e para o planeta também .
    Marcos Vinícius de Oliveira n°14 2°em

    ResponderExcluir
  23. Evolução Virtual
    Hoje em dia, o espaço virtual está muito mais em evidência do que o espaço real. Essa questão de espaço virtual é muito mais simples e prático e é a melhor opção em muitos momentos. O problema é que as pessoas abusam disso. Podemos perceber que o espaço virtual 'invade' o espaço real, com celulares, computadores, notebooks, em sites de conversa, relacionamento e afins.
    Quando que há essa invasão entre um espaço e outro, é porque hoje em dia as pessoas não tem mais aquela conversa olho a olho, onde era possível perceber a mentira, ou até a sinceridade das pessoas. Tudo isso por conta da intensa evolução da tecnologia. A todo momento vemos pessoas com celulares nas mãos. E, se você não tem um, você é "o" desatualizado.
    Podemos concluir, que o espaço virtual hoje é de extrema importância para a sociedade devido a sua rapidez para fazer coisas simples, que transforma coisa complexa em simples e eficaz. Porém, as pessoas exageram no uso da tecnologia. E tudo que se torna exagero, não nos faz bem.
    - Guilherme Martins Andrade dos Santos , N°8, 2° EM

    ResponderExcluir
  24. Realidade no mundo virtual

    Uma pesquisa recente revela que 54% dos brasileiros passam pelo menos 30 horas por semana conectados, e 34% mais de 40 horas semanais. Isso representa quase dois dias inteiros da semana com neurônios fazendo sinapses de acordo com códigos binários do espaço virtual. Os dados são absurdos.
    Muitas pessoas estão trocando a realidade, pela “virtualidade”. Há quem prefira passar horas em um smartphone, que tem crescido no numero de vendas, do que passar o dia conversando pessoalmente com alguém.
    Porem, nem tudo esta acabado, muitos estão tomando atitudes para melhorar sua qualidade de vida, como por exemplo: diminuindo o tempo que se passa em meio há tanta tecnologia. Infelizmente, o numero é pequeno, mas já esta fazendo uma boa diferença.
    Entre o real e o virtual, onde vivemos? Ainda é cedo para descobrir uma resposta, mas, enquanto isso, seguimos fora da realidade para viver no ciberespaço.
    As pesquisas confirmam que o crescimento, da tecnologia e o numero de pessoas que estão completamente conectadas a ela, é preocupante. Por isso, seriam necessárias sérias mudanças para que a qualidade de vida das pessoas melhorasse.

    Giovana. C de Oliveira
    Nº07 2ºEM

    ResponderExcluir
  25. Utilidades do espaço virtual

    Hoje em dia as relações sociais mudaram completamente com a chegada das novas redes sociais. As pessoas quase não se encontram mais, só se falam pela Internet, algo que pode ser bom, ou não.
    Sob meu ponto de vista, as redes sociais tem suas vantagens e desvantagens. Eu vejo como vantagem, o fato de sempre poder falar com pessoas, estar sempre conectado podendo saber de tudo que ocorre pelo mundo em tempo real.
    Mas, vejo desvantagens a pessoas viciarem na Internet, não conseguem ficar um minuto desconectados, não conseguem nem interagir com pessoas fora do "celular". Também vejo como desvantagem as pessoas que não usam o celular, computador, qualquer meio de usar a Internet, como para o próprio bem, como notícias, pesquisas etc.
    Mas, boa parte da população está viciada ao extremo na Internet, o que é muito ruim, uma forma rude de dizer, "estão se tornando primitivos novamente", não se interagem, não percebem a "vida fora da Internet".
    Portanto, sou a favor dos dois tipos de espaço, mesmo eles sempre se opondo. Contanto: que o espaço virtual seja usado na forma mais útil para a humanidade.



    Marcelo Tadeu Nº13 2ºEM

    ResponderExcluir
  26. De que lado você esta:Virtual ou real ?

    Essa nova época em que estamos está muito diferente se comparada a antigamente.Nossa época está sendo dominada pelo espaço virtual: a "Internet". A internet está em todo o lugar: Celular, computadores, e outros aparelhos.
    O espaço virtual está em grande confronto com o espaço real, mais o virtual esta dominando, até as profissões virtuais ou algo com computação está uma lista enorme de procura, eis como youtuber, criador de site, manutenção de computadores, as pessoas estão se importando mais com redes sociais, jogos do que com estudos para terem um futuro promissor.
    Assim, devido as situações descritas acima, o espaço virtual está com mais força do que o real, embora saibamos que o mais certo a fazer e buscar o equilíbrio entre "um mundo e outro".

    Gabriel Celestino Nº05 2ºEM

    ResponderExcluir

COMENTE!