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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A CULPABILIDADE ATRIBUÍDA AO PROFESSOR


- “Na hora que começa a briga, o professor não intervém?” (REPÓRTER)
- “Somente após alguns minutos”. (ALUNO)


Por Mari Monteiro

Engraçado, a pergunta deveria ter sido: “E as autoridades educacionais não intervém?”. Mas, agora, já é de praxe. A culpa é sempre do professor. Não podemos esquecer que caso o professor tocasse nas alunas, as mesmas poderiam alegar alguma forma de assédio e até agressão. E, desde quando estudamos “técnicas de MMA nos cursos normal Superior ou nas Faculdades relacionadas à educação”?

A sala de aula há muito tempo, deixou de ser local de respeito mútuo e de aprendizado. Na maioria dos casos, o professor exerce múltiplos papéis e as aulas propriamente ditas ficam reduzidas a 20 ou 30 minutos, devido às intervenções feitas: conversas solicitando silêncio, temáticas envolvendo ética educação (aquela educação que já caberia ao aluno trazê-la de casa, imbuída em seu comportamento...).


Contudo, cada vez que nós, professores, fazemos tais intervenções (apagando fogueira), assumimos uma responsabilidade que NÃO É NOSSA. Deste modo, fica bem fácil para o governo e para a mídia (porque eu deveria poupá-la?) de colocar a culpa no PROFESSOR, que também não passa, em casos como este, de uma vítima da situação e que, por inúmeros motivos sente-se “desarmado” e impotente para resolver situações de violência como esta.

Não são raros os casos em que os professores (isso já aconteceu comigo ao tentar separar uma briga no recreio) saem feridos. E quem lhes dá assistência (médica ou psicológica) ou sequer razão? Não sei vocês, amigos, mas quando vejo notícias como estas, sinto-me DESAMPARADA. É como se os papéis tivessem sido invertidos totalmente. O professor não é mais a autoridade (no sentido da RESPEITABILIDADE) máxima na sala; portanto, para que prestar atenção às suas aulas, por que não proferir palavrões em sua presença e por que não “sair na porrada”?

Por outro lado, percebo que os alunos também estão desamparados, SEM REFERÊNCIAS. Refiro-me às referências relacionadas aos valores à moral. Tudo em suas vidas é muito instantâneo, imediato e efêmero. A inconsequência reina, pois eles não possuem o hábito (assim como muitos adultos) de ponderar sobre as consequências de seus atos.

Portanto, senhores repórteres e mídia em geral e; sobretudo às AUTORIDADES EDUCACIONAIS COMPETENTES (competentes?) que, antes de perguntar se os professores não intervêm, procurem conhecer melhor NOSSA REALIDADE e nossos limites enquanto educadores. Somos educadores e, nosso currículo, não inclui artes marciais, jiu-jitsu e outras modalidades. Quando conseguimos desenvolver uma boa aula na qual somos ouvidos e conseguimos estabelecer um diálogo com nossos alunos já nos damos por SATISFEITOS. E, da próxima vez, não entrevistem um aluno, entrevistem um professor.




11 comentários:

  1. roberta ‏@RobertaMorch

    legal seu blg....

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  2. Guilherme ‏@guilhermeleaooo

    Muito conveniente ao governo colocar a culpa de todo um processo social cultural econômico e político no professor.

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  3. Renilce França ‏@renilcefranca

    Acho que a discussão sobre esse assunto é bem mais ampla. É preciso ser realmente objetivo no que se pretende.

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  4. Rosângela Lustosa ‏@ro_lustosa

    Mari, os governos (3 esferas) se preocupam mais com a propaganda de que EDUCA do que resolver os entraves para uma educação de qualidade. O Governo de PE se preocupa em enviar uma turma para o estrangeiro, mas falta carteira nas escolas. Imoral.

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  5. Rosângela, lamentável esta informação que vc acaba de nos fornecer. E que triste saber que a Educação está caótica em todo o Brasil... Aí o Governo "cria" umas escolinhas modelo para filmar e colocar na mídia e o povo acredita!!! triste!!!!!!!!!!!!

    Obrigada pela sua participação!!! bju

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  6. Obrigada pelo elogio Roberta!

    Continue nos visitando sempre!!!

    Bjus

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  7. Guilherme ‏@guilhermeleaooo, concordo com vc Guilherme!!! O governo só faz aquilo que lhe convém! Sempre!

    obrigada pela participação!!

    Abraço!!

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  8. A objetividade é fundamental Renilce, mas ela só se origina de discussões fecundas e sérias... vamos continuar batalhando com o que temos: PALAVRAS E IMAGENS...

    Sua participação é muito importante.

    Bju

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  9. A família e o governo depositaram no professor todas as suas responsabilidades. Pais não educam mais seus filhos em casa e quando o filho apresenta mal comportamento entre a família até questionam: "é isso que você está aprendendo na escola?", "Foi isso que sua professora te ensinou?". O governo nem se fala; joga os professores numa sala de aula sem os recursos básicos necessários à qualquer ação educativa descente e ainda se omite quando um professor é injustamente acusado de não dar conta de uma briga entre alunos em sala de aula. Não sei onde vamos parar. Daqui um tempo, ninguém, nem por falta de opção, vai querer se candidatar à vaga de "professor-pai-mae-lutador-sacodepancadas".

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  10. Olá Deise Gama! Excelente comentário. Tomara que muitos leitores o leiam,pois está repleto de VERDADE e de SENTIMENTO. Sobre não querer mais ser professor. Já está acontecendo. Existem muitas turmas/salas sem professores de determinadas disciplinas na maior parte do ano letivo. E, como vc disse, a tendência é piorar. Por isso, vamos continuar soltando a voz, que é o que temos de mais valioso e nossa INDIGNAÇÃO.

    Obrigadíssima pela valorosa contribuição.
    Participe sempre!!!

    bju

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