POR MARI MONTEIRO
Nós, docentes, sabemos o quanto está cada vez mais difícil
conseguir fazer com que os alunos escrevam de modo espontâneo e de acordo com a
NORMA CULTA DA ESCRITA. A propósito, não
se trata apenas de uma dificuldade inerente aos estudantes, muitos de nós,
adultos, perdemos a HABILIDADE DE REDIGIR textos e de LER textos e livros que
demandem um pouco mais de tempo e de atenção. Certamente, compreendo que isso é
parte de um contexto imediatista, no qual prevalecem os TEXTOS IMAGÉTICOS e as
frases com, no máximo, 140 caracteres do Twitter.
Outra evidência de que estamos perdendo o contato com a
escrita e com a leitura são os números correspondentes aos likes que se obtém
no facebook, por exemplo. Quando o post se limita a uma frase ou a uma imagem,
perfeito e rápido; mas, quando se trata de um link que propõe a leitura de um
artigo, perceba como poucos se interessam pela leitura.
Por trás dessa RESISTÊNCIA À LEITURA existem aspectos muito
graves que nos conduzirão como disse José Saramago: a um tempo em que grunhir bastará”. Perderemos
nossa capacidade de expressão; teremos um vocabulário pífio. Em suma, ficaremos
“sem assunto”. E nada mais desagradável do que duas ou mais pessoas se olhando
sem saber o que dizer ou quando a conversa não flui. Faltará entendimento pelo
menos de uma das partes.
A propósito, ao clicar no link abaixo, é possível perceber o quanto estamos aquém do alcance de um rendimento satisfatório no que tange aos resultados das correções das redações do ENEM:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/especial_enem/2015/01/13/especial-enem-interna,466144/inep-revela-media-de-notas-dos-alunos-no-enem-2014.shtml
► Diante
disso, é possível apontar uma série de outros fatores que contribuem para as
dificuldades relacionadas à escrita:
- Escassez de leitura;
- Empobrecimento do vocabulário;
- Pressa: escrever exige reflexão e concentração;
- Preguiça;
- Falta do hábito de escrever empregando a norma culta
(muitas abreviações);
► Por outro
lado, há uma série de “procedimentos” que podemos adotar para escrever bem:
- Ler muitos
bons livros;
- Participar
de debates e argumentar sobre os mais diversos assuntos;*
- Assistam a
bons documentários e telejornais;
- Manter o
foco no tema da redação, lembrando que, geralmente, são usados dois ou mais
“textos-base” para a elaboração do texto;
- Sempre
utilize o rascunho;
- Escreva PRIMEIRO
com o CORAÇÃO; ou seja, não se preocupe, a princípio, com a letra, ortografia e
nem com a quantidade de linhas (a preocupação excessiva com estes aspectos
neste momento poderá fazer com se perca o foco no tema e nas argumentações. Ao
passar o texto a limpo, aí sim, USE A RAZÃO; ou seja, revise seu texto,
corrija-o e aproveite para fazer as adequações necessárias como, por exemplo,
troca de expressões por uma única palavra ou vice – versa, para que seja
RESPEITADO O NÚMERO DE LINHAS EXIGIDO.
- Ao passar o
texto para a FOLHA OFICIAL DE REDAÇÃO, atente para que sua caligrafia esteja LEGÍVEL: outras pessoas lerão seu texto e o não entendimento de alguma(s)
palavra(s) pode prejudicar o entendimento do texto todo.
*Lembre-se, o
gênero textual mais solicitado nas redações do ENEM é o TEXTO ARGUMENTATIVO, no
qual é necessário demonstrar um conhecimento consistente sobre o tema;
POSICIONAR-SE sobre o mesmo e defender, com propriedade o seu ponto de vista e, por fim, no parágrafo conclusivo propor uma "solução" plausível para a temática colocada.
Outro aspecto
muito importante é o conhecimento dos CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DO
ENEM. Assim, seguem alguns dos critérios
que s e deve ter em mente ao revisar o seu texto:
►Serão avaliadas
somente as redações transcritas para a Folha de Redação (cuidado para não
confundir com o rascunho!) com caneta esferográfica de tinta preta;
►Linhas com cópia dos
textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas
para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
► A nota da redação
pode variar de 0 e 1000 pontos, sendo que o candidato receberá cinco notas
isoladas de 0 a 200 pontos para cada umas competências compreendidas pela
produção textual;
► Cada prova será
avaliada, em princípio, por 2 corretores;
► Nos textos em que as
notas dadas por cada corretor tiverem diferença igual ou superior a 100 pontos,
um terceiro corretor entrará em ação;
► As redações que
tiverem discrepância igual ou maior que 80 pontos para uma única competência
também passarão por um terceiro corretor;
► Nos casos em que a
diferença permanecer, mesmo passando por um terceiro avaliador, o texto será
encaminhado para uma banca avaliadora, composta por mais três corretores, que
atribuirão uma nova nota final e decisiva.
► O Título não é
obrigatório, fica a critério de o candidato incluí-lo ou não;
► Quanto à letra, pode
ser de fôrma ou de mão, o importante é que seja legível.
Desejo a todos uma excelente prova
de redação, com conteúdo e argumentos consistentes; ou seja, bem diferente da redação abaixo! (rsrsrs)
Por trás dessa RESISTÊNCIA À LEITURA existem aspectos muito graves que nos conduzirão como disse José Saramago: a um tempo em que grunhir bastará”. Perderemos nossa capacidade de expressão; teremos um vocabulário pífio. Em suma, ficaremos “sem assunto”. E nada mais desagradável do que duas ou mais pessoas se olhando sem saber o que dizer ou quando a conversa não flui. Faltará entendimento pelo menos de uma das partes.
A propósito, ao clicar no link abaixo, é possível perceber o quanto estamos aquém do alcance de um rendimento satisfatório no que tange aos resultados das correções das redações do ENEM:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/especial_enem/2015/01/13/especial-enem-interna,466144/inep-revela-media-de-notas-dos-alunos-no-enem-2014.shtml
► Diante disso, é possível apontar uma série de outros fatores que contribuem para as dificuldades relacionadas à escrita:
► Por outro lado, há uma série de “procedimentos” que podemos adotar para escrever bem:
*Lembre-se, o gênero textual mais solicitado nas redações do ENEM é o TEXTO ARGUMENTATIVO, no qual é necessário demonstrar um conhecimento consistente sobre o tema; POSICIONAR-SE sobre o mesmo e defender, com propriedade o seu ponto de vista e, por fim, no parágrafo conclusivo propor uma "solução" plausível para a temática colocada.
Outro aspecto muito importante é o conhecimento dos CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DO ENEM. Assim, seguem alguns dos critérios que s e deve ter em mente ao revisar o seu texto:
► A nota da redação pode variar de 0 e 1000 pontos, sendo que o candidato receberá cinco notas isoladas de 0 a 200 pontos para cada umas competências compreendidas pela produção textual;
► Nos textos em que as notas dadas por cada corretor tiverem diferença igual ou superior a 100 pontos, um terceiro corretor entrará em ação;
Desejo a todos uma excelente prova de redação, com conteúdo e argumentos consistentes; ou seja, bem diferente da redação abaixo! (rsrsrs)
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