POR MARI MONTEIRO
EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.
terça-feira, 13 de outubro de 2015
E SE A “MARI” FOSSE PRESTAR O ENEM 2015? (WHAT IF "MARI" WERE SUPPLIED The ENEM 2015?)
Faltam exatos ONZE dias para o ENEM (Exame Nacional do Ensino
Médio). E isso é muito bom dependendo, claro, do ponto de vista. Alguns
acreditam que na reta final é necessário acelerar e “recuperar” o prejuízo, outros
acham que é tempo de revisar conteúdos... E por aí vai. RESPEITO CADA
DECISÃO. Contudo, tenho uma opinião
muito única com relação ao ENEM, VESTIBULARES e CONCURSOS EM GERAL. Penso que o
conteúdo do ENEM e afins é o que estudamos durante, no mínimo, TODO o Ensino
Médio e não aquilo que se aprende em intensivos ou em simulados quando estamos
no 3º ano Médio ou às “vésperas” de realizar as provas.
O conteúdo do ENEM é uma soma dos conteúdos de ensino e das
nossas VIVÊNCIAS. Ou seja, se eu nunca me dediquei durante todo o EM, como
poderei passar numa prova tão abrangente, estudando apenas nos últimos meses? Uma
vez que o ENEM leva em conta a CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS de ensino, tudo
que foi feito ao longo vida escolar no que se refere à educação formal é somado
à experiência de vida de cada um. Daí a importância de um repertório relevante
e significativo acerca das obras lidas; dos filmes assistidos; das poesias e
das composições ouvidas. Da qualidade deste repertório dependerá; por exemplo,
a QUALIDADE DA REDAÇÃO. Isso porque o que escrevemos está diretamente
relacionado ao “tamanho” do nosso vocabulário; o que equivale afirmar que
QUANTO MAIOR E MAIS REQUINTADO FOR O NOSSO VOCABULÁRIO, maior será a chance de elaborarmos
uma redação que atenda às exigências do ENEM, que inclui a ARGUMENTAÇÃO
ESCRITA. E, obviamente, um bom vocabulário não se constrói em alguns meses, mas,
ao longo de toda uma existência.
Todas as atividades realizadas durante o Ensino Médio e que,
no momento da elaboração, não as consideramos importantes se perdem com o
tempo. Ao contrário, se fizermos tudo com afinco e com DEDICAÇÃO, as atividades
tendem a adquirir uma importância e um “peso” tal, que poderão ser facilmente “pinçadas”
de nossa memória sempre que precisarmos. Aí entra o papel e a POSTURA DO
PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO! (Jamais deixaria a responsabilidade de ser aprovado
no ENEM apenas nas “costas” do aluno; “Fifty-fifty”). Cabe ao professor, dentre outras coisas, desenvolver
os conteúdos empregando recursos diversificados como músicas; filmes; imagens etc.;
elaborar atividades que conduzam o aluno à reflexão e à crítica; fazer “links”
entre as informações do dia a dia
(notícias) com a necessidade de
INTERPRETAR as informações veiculadas etc.
Diante disso, suponhamos que eu fosse prestar o ENEM 2015, minha
tática “seria” a seguinte (sempre fiz isso e sempre deu certo! rs):
DESACELERAR; “tirar o pé”; descansar minha mente. Dormir bem antes da prova,
chegar tranquilamente no local, me acomodar da melhor forma possível e PENSAR,
PENSAR E PENSAR! Em que? Em tudo que APRENDI e VIVENCIEI! No caso das questões de
múltipla escolha, na medida em que eu fosse lendo os enunciados, buscaria na
minha mente situações similares. Ao ler cada alternativa, por eliminatórias,
riscaria as alternativas “impossíveis” e reveria atenciosamente as demais para
assinalar a supostamente correta. Se, ainda assim, não conseguisse responder,
iria pra questão seguinte; depois, voltaria revendo as que não estivessem
feitas.
No caso da elaboração da redação, primeiramente, leria os “textos
– base”, que podem ser compostos por fragmentos de artigos de periódicos,
gráficos, HQ, reportagens etc. Em seguida, destacaria a ideia central de cada
item. A partir daí começaria meu rascunho. Escreveria, a princípio, sem me
preocupar com questões ortográficas; mas, sim, focada na articulação entre
minhas idéias e a temática proposta. No primeiro parágrafo faria a apresentação
da proposta/temática da forma mais CONSISTENTE possível (daí a necessidade de
estar plugado (a) nos acontecimentos atuais). Num segundo parágrafo, me
posicionaria em relação à temática e argumentaria a fim de CONVENCER o leitor
de que estou plenamente convicta do que escrevi. E, num terceiro e último parágrafo,
apresentaria uma solução para a temática em questão. Contudo, deveria se tratar
de uma solução VIÁVEL. A redação do ENEM é totalmente pautada em temáticas
reais e atuais que, portanto, requerem soluções praticáveis. Além disso, este
parágrafo é conclusivo e deve dar conta de RETOMAR a ideia central do primeiro
parágrafo e de “fechar” o texto. Finalmente, revisaria CALMAMENTE meu texto e atentaria
para o número de linhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário